AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Senado aprova lei de imigração e Unesc traz palestrante internacional para debater

Senado aprova lei de imigração e Unesc traz palestrante internacional para debater
Maria Guia de Portugal falou sobre Crimigração e Direitos Humanos (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Combater a concepção errada de que os imigrantes cometem mais crimes do que os cidadãos nativos de seus países é um uma das questões que a professora doutora Maria João Guia, da Universidade de Coimbra, Portugal, abordou durante a segunda edição do Diálogos em Direitos Humanos e Sociedade da Unesc. O encontro, que ocorre nesta quarta e quinta-feira (7 e 8/6) na Universidade, trouxe como tema: “Crimigração e Direitos Humanos”.

O Senado brasileiro recentemente aprovou sua primeira lei de imigração, que estabelece direitos e deveres do imigrante, bem como princípios e diretrizes de políticas públicas. Para Maria, isso é preocupante. “O que me parece é que há um movimento de fatos muito semelhantes aos que aconteceram nos Estados Unidos, por isso acredito que seja tão importante estudar essa temática agora no Brasil. É necessário desdramatizar a ideia do estereótipo do imigrante como criminoso ou potencial terrorista, para que ele possa se inserir tranquilamente na sociedade”, comentou.

Maria ressaltou ainda a política imigratória de Portugal, que em seu terceiro ano consecutivo vem sendo considerada a segunda melhor a nível internacional. “Entre 33 países, Portugal foi considerada a segunda melhor, sendo primeiro a Suécia. Ou seja, acesso à saúde, a educação e a justiça, e muitos outros tipos de parâmetros. Isso é extremamente importante, se nós tivermos a capacidade de respeitar o ser humano, o estrangeiro que é diferente, e fazer ele se sentir parte da sociedade, naturalmente que ele irá contribuir de forma positiva para o país”, explicou. 

Debate continua

O encontro é promovido pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), e ocorre também nesta quinta-feira (8/6). As inscrições devem ser feitas na sala do programa, localizada no Bloco da Reitoria, sendo que as vagas são limitadas. A palestra ocorre no Bloco XXI-B, sala 21, a partir das 19 horas.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

07 de junho de 2017 às 21:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário