AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Vamos ajudar os moradores de Lages

Vamos ajudar os moradores de Lages
Mais de 400 pessoas estão desabrigadas por conta das enchentes (Foto: Divulgação) Mais imagens

Lages foi atingida por uma enchente. A Defesa Civil estima que 7,5 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo que mais de 400 pessoas estão desabrigadas. E para ajudar essas pessoas, a Unesc está com uma campanha de doações. Alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza, água potável, toda ajuda é bem-vinda. Os pontos de coleta estão localizados no Iparque, no Bloco Administrativo, no hall do Bloco S e no Bloco XXI C, próximo a Livraria Unesc. A coleta ocorre até terça-feira (13/6).

A iniciativa parte do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), o gerente do setor, Andre Topanotti, ressaltou a importância da participação de todos. “Nosso estado é abençoado com suas belezas naturais, mas em situações como esta, o frio, a chuva e as cheias que se abateram na região serrana, só faz o quadro se tornar mais crítico. Ajudar neste momento é muito importante pois estamos às portas de um rigoroso inverno, e nossa solidariedade é muito importante para ajudar nossos irmãos da serra neste momento de dificuldade”, comentou.

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de junho de 2017 às 14:45
Compartilhar Comente

Comissão de Fiscalização do Artigo 170 se reúne na Universidade

Comissão de Fiscalização do Artigo 170 se reúne na Universidade
Grupo apura as denúncias e acompanha os bolsistas (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Comissão de Fiscalização da Bolsa de Estudos do Artigo 170 esteve reunida nesta quinta-feira (8/6) na CPAE (Coordenadoria de Políticas de Atenção ao Estudante) para discutir os encaminhamentos referentes às denúncias recebidas no primeiro semestre de  2017, assim como as visitas domiciliares de acompanhamento dos bolsistas do Artigo 170, totalizando 42 casos.

Participaram da reunião os membros da Comissão, representando: Unesc, Edson Ugioni e Carmem Furlaneto; Secretaria de Desenvolvimento Regional, Valdecir Mariana; União das Associações de Bairro de Criciúma, João da Silva; DCE Unesc, Leticia Anselmo Manique Barreto, além da assistente social da CPAE, Maria Luiza Candido Rossa, da representante da Comissão Técnica do Artigo 170, Lutiele da Silva Ghelere representante e da coordenadora da CPAE e presidente da Comissão de Fiscalização, Janaína Damásio Vitório.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de junho de 2017 às 20:22
Compartilhar Comente (1)

Escolha Unesc oferece descontos especiais para quem tem mais de 45 anos

Escolha Unesc oferece descontos especiais para quem tem mais de 45 anos
Processo seletivo ocorre por meio do histórico escolar (Foto: Arquivo) Mais imagens

No Escolha Unesc, os candidatos com 45 anos ou mais têm um desconto especial. O benefício garante 20% na graduação. O aluno deve solicitar o desconto no ato da matrícula, além de apresentar certidão de nascimento ou carteira de identidade. As vagas são preenchidas pela ordem de chegada e as inscrições, que ocorrem por meio do histórico escolar, devem ser feitas de forma presencial.

São mais de 30 cursos de graduação nas áreas da educação, saúde, ciências sociais aplicadas, engenharia e tecnologia disponíveis, com possibilidades de bolsas de estudo. Os descontos não são cumulativos.

Para participar do processo seletivo basta vir até a Unesc com o histórico escolar e demais documentos necessários em mãos, para se inscrever e já realizar a matrícula.

Mais informações (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de junho de 2017 às 20:19
Compartilhar Comente

Mestrado em Direito Unesc realiza sua primeira Aula Inaugural

Mestrado em Direito Unesc realiza sua primeira Aula Inaugural
Unesc é única instituição do Sul de Santa Catarina com Programa (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma das novidades de 2017 da Unesc foi a abertura da primeira turma do Mestrado em Direito. E, nesta segunda-feira (12/6), ocorre a Aula Inaugural do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), às 19 horas, no Auditório Edson Rodrigues - Bloco P.

O encontro também marca uma conquista regional. A Unesc é a única instituição do Sul de Santa Catarina com Mestrado em Direito recomendado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Um Programa que tem como objetivo estudar, analisar e desenvolver, crítica e interdisciplinarmente, a concepção de Direitos Humanos enquanto processo e instrumentalização de reconhecimento do valor da vida humana e de transformação social e política.

Palestra

A Unesc recebe para a Aula Inaugural do PPGD a professora doutora Raquel Fabiana Lopes Sparemberger. Ela vai ministrar a palestra “Cenário da Pós-Graduação em Direito no Brasil: desafios e pespectivas”.

Raquel tem pós-doutorado em Direito pela UFSC. É doutora e mestre em Direito pela UFPR. Ela tem experiência na área de Direito, com ênfase em Teoria Geral do Direito, Direito Constitucional, Direito Ambiental e Direitos Humanos, América latina e questões decoloniais.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 08 de junho de 2017 às 20:08
Compartilhar Comente

Café com Ciência de junho aborda a depressão

Café com Ciência de junho aborda a depressão
Encontro entre professores da Unesc e comunidade ocorreu na ACIC (Fotos: Deize Felisberto) Mais imagens

A edição do mês de junho do Café com Ciência, que ocorreu nessa terça-feira (6/6) na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma), esclareceu dúvidas relacionadas a depressão. Em uma roda de conversa, o professor doutor da Unesc, João Quevedo, falou sobre preconceitos, prevenção e tratamento da doença.

Conforme Quevedo, que é médico psiquiatra, o primeiro ponto a ser observado, especialmente no tratamento de transtornos psiquiátricos, é a forma como cada indivíduo reage as adversidades da vida. “Existem pessoas mais resilientes do que outras. O que pode ser um trauma para uma pessoa, não é para outra”, comentou. De acordo com o professor, indivíduos que perderam seus pais antes dos 11 anos têm uma probabilidade maior em desenvolver a depressão na fase adulta.

Ele explicou que dois fatores são determinantes para o desenvolvimento da doença: um está relacionado a genética e o outro ao ambiente e ambos não controlados integralmente pelo indivíduo. “A genética está fora do nosso controle e o ambiente em que vivemos também nem sempre está”, observou.

Do total da população mundial, 10% irá desenvolver alguma doença psiquiátrica ao longo da vida, por isso, a importância também de saber lidar com o assunto. “Não devemos julgar àqueles que sofrem de depressão ou de algum transtorno psiquiátrico, são doenças como outras e que merecem respeito e precisam ser tratadas clinicamente. O que devemos fazer é estimular para que essas pessoas procurem tratamento adequado e o concluam”.

Depressão e suicídio

Outra informação importante repassada por Quevedo foi a forte relação entre a depressão e o suicídio. “Cerca de 10% das pessoas que sofrem da doença tentarão o suicídio”, informou. “Acho que estamos vivemos um jeito diferente em família, muito distante e tecnológico, e, quando se descobre, um familiar se suicidou. Muitas vezes, essas pessoas escondem o que estão passando, mas também estamos perdemos a capacidade de enxergar o outro.  Estudos mostram que essas pessoas dão pistas, bem claras, antes de cometer o suicídio”, complementou.

O Café com Ciência é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc e da ACIC voltada para toda a comunidade. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da Universidade.

*Com informações de Deize Felizberto, assessora de imprensa da ACIC

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 08 de junho de 2017 às 19:44
Compartilhar Comente