Colaboradores da Unesc participam de capacitação sobre o Programa de Eficiência Energética
Uma ação que visa a redução de gastos e o bom uso dos equipamentos da Universidade. Assim foi a tarde, desta quarta-feira (24/4), de colaboradores, gestores e acadêmicos ao participarem de uma capacitação do Programa Educação + Eficiente Unesc. O encontro apresentou as ações realizadas na Universidade com o programa e dicas do uso correto dos equipamentos.
O programa da Instituição faz parte do PEE (Programa de Eficiência Energética) da Aneel (Agências Nacional de Energia Elétrica) e é uma parceria entre a Unesc e a Celesc. A atividade tem como objetivo promover a eficiências energética do sistema de iluminação da Unesc por meio da substituição de iluminação, ar condicionados e aquecedores das piscinas por equipamentos mais eficientes.
De acordo com o coordenador do DPI (Departamento de Projetos e Infraestrutura) da Unesc, Marcio Vito, a Universidade já realizou ações significativas no que diz respeito à troca e aquisição de novos equipamentos. “O programa também visa a modernização e o uso consciente desses equipamentos”, ponderou.
Conforme o engenheiro de energia da Inerge, empresa responsável pela realização do projeto, Jhuan de Souza, o programa apresenta benefícios a curto e a longo prazo para a Instituição. “A otimização dos investimentos, a modernização dos equipamentos, a melhor eficiência deles e claro, a redução do consumo e dos gastos”, explicou.
Ações na Universidade
A Unesc teve o projeto Eficiência Energética aprovado no processo de seleção realizado pela Celesc na Chamada Pública PEE 001/2016. Os projetos deveriam estar pautados em atividades de melhoria de instalação que envolvam a troca ou o melhoramento do desempenho de equipamentos e sistemas energéticos.
Após a aprovação e até o momento, o programa já substituiu 6.966 lâmpadas fluorescentes 40w por lâmpadas de LED 15w e 70 equipamentos de ar condicionado de janela obsoletos por equipamentos eficientes com selo Procel A. Além da instalação de um sistema solar de piscina em substituição ao sistema convencional de aquecimento e da instalação de desumidificadores de alta eficiência no sistema de climatização do Biotério.
Conforme Souza, a substituição deve ocorrer somente se necessária. “Os equipamentos substituídos devem ter a mesma eficiência energética ou ainda melhores”, comenta. Os equipamentos substituídos foram descartados de maneira correta, com empresas especializadas no descarte.
A iniciativa, regulada pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), disponibilizou mais de R$ 800 mil para aprimoramentos no desempenho energético de equipamentos e sistemas que utilizam energia eletrecista na Universidade.
O projeto é coordenado pela equipe do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc, sob responsabilidade da arquiteta Laise Niehues Volpato. Além disso, contou com a participação do engenheiro eletrecista da Celesc, Bruno Cordeiro
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 24 de abril de 2019 às 17:57Sala Edi Balod recebe exposição "Nós estamos trabalhando agora"
A exposição "Nós estamos trabalhando agora" dará destaque aos processos artísticos na criação da arte. A montagem é resultado de encontros realizados no projeto Pretexto, promovido pelo Sesc (Serviço Social do Comércio), durante os meses de março e abril. A abertura ocorrerá nesta sexta-feira (26/4), às 19h30, na Sala Edi Balod da Unesc. O espaço será aberto ao público e pode ser visitado até 30 de maio, das 14 às 21 horas.
A curadora da exposição, Kamilla Nunes, explica que "Nós estamos trabalhando agora" vai além de uma exposição de arte. “É uma exposição e um laboratório, é um ateliê e uma sala de aula. Neste projeto não serão apresentadas obras de arte, mas processos artísticos, o trabalho mesmo”, afirma.
Ela também conta que o objetivo é criar esferas públicas e espaços de cooperação, com a criação de zonas de indeterminação, tomada de consciência e mobilização artística e política. “Assim, criaremos um mundo sensível, que afeta e é afetado pela realidade que o circunda e o atravessa. Somos, também, uma plataforma prática e discursiva criada para possibilitar outros formatos para a produção e a apresentação da arte, para além da estrutura institucional normativa e ideológica estabelecida e organizada no modernismo”, afirma.
A montagem é autoria das artistas Angélica Neumaier, Bruna Speck, Cátia Hahn, Daniele Zacarão, Francine Nazário, Gisele Gonçalves, Helen Macedo, Iolanda Peres, Laridelua, Leyene Oliveira, Meg, Um Borderline e Maju Amboni.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de abril de 2019 às 17:46Acadêmicos da Unesc levam atividades de leitura para escola de Içara
As turmas de 2º e 3º ano da Escola de Educação Básica Antônio Colonetti, de Içara, tiveram uma atividade especial nesta terça-feira (23/04). As crianças participaram de uma ação promovida pelo curso de Letras da Unesc para promoção da leitura em sala de aula. A atividade faz parte do Projeto Sala de Leitura Itinerante e foi realizada após um convite da direção da escola.
O Projeto Sala de Leitura Itinerante é coordenado pela professora Daniela Arns Silveira e conta com a participação dos professores Cibele Beirith Freitas, Carlos Arcângelo Schlikmann e Richarles Souza de Carvalho, do curso de Letras. A ação foi pensada com o objetivo de chegar à escolas de Criciúma e região desenvolvendo atividades de leitura de diferentes gêneros literários, com vistas à perspectiva de que a leitura é um caminho para o desenvolvimento da autonomia e da emancipação do indivíduo. A atividade é realizada mensalmente em escolas diferentes e consiste no compartilhamento de sugestões de leituras entre os próprios colegas.
No dia 4 de maio, o Projeto Sala de Leitura Itinerante estará na Praça Nereu Ramos e no Parque das Nações. “Estaremos apresentando um pouco da história do projeto e encantando com leituras gostosas e instigantes para públicos das mais diferentes faixas-etárias”, destaca Daniela. A atividade será promovida pela Diretoria de Extensão.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 24 de abril de 2019 às 17:18Prorrogadas as inscrições para o Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc
O Programa de Combate ao Tabagismo da Unesc teve inscrições prorrogadas. O projeto é voltado ao público interno e externo da Universidade e tem o propósito de ajudar os participantes no combate ao vício do fumo. A ação, realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, está com inscrições abertas até o dia 8 de maio.
Os grupos, promovidos desde 2016, têm o acompanhamento do psicólogo Roger Menegon Ferrari, membro da residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc. O programa ainda possui parceria com outros setores da Universidade, como o Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva/Atenção Básica, o SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho), o CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), o DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) e as Clínicas Integradas.
Para ingressar na ação, o participante deve morar em Criciúma. Funcionários e acadêmicos da Instituição também podem participar. O grupo se reunirá nas segundas-feiras à tarde, com encontros semanais, posteriormente quinzenais e mensais. Para se inscrever, o interessado deve procurar o setor do DDH, que fica no bloco Administrativo na sala 8, para preencher a ficha de inscrição. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2695.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 24 de abril de 2019 às 17:09Diálogos Unesc proporciona manhã de encontro entre gestão universitária e acadêmicos
A manhã desta quarta-feira (24/4) foi marcada por um encontro especial entre gestores da Universidade e estudantes, durante mais uma edição do Diálogos Unesc. Reunidos no Auditório Ruy Hülse, os acadêmicos puderam sugerir, elogiar, tirar dúvidas e reivindicar ao longo da conversa. A Reitoria apresentou ações e iniciativas já implantadas pela gestão atual e as que estão sendo projetadas ou em vias de serem colocadas em prática e respondeu todos aqueles que desejaram se manifestar ao longo do encontro. Os posicionamentos dos alunos foram todos registrados pela equipe da Reitoria.
A reitora, Luciane Bisognin Ceretta, conduziu o evento e iniciou apresentando os eixos estratégicos da gestão universitária: sustentabilidade financeira, inovação, excelência acadêmica, valorização de pessoas, respeito às diversidades, participação da comunidade, tecnologia da informação, atenção ao estudante, internacionalização, ensino a distância, comunicação e marketing e meio ambiente.
Luciane apresentou ainda os encaminhamentos dados às questões levantadas em edições anteriores do Diálogos Unesc, como: melhorias das taxas acadêmicas; centralização de atendimentos na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico); reavaliação e simplificação no trabalho relacionado à bolsa do Artigo 170; encontros de aproximação com a comunidade de forma geral; inovação curricular e tecnológica; e melhora na vigilância e nos estacionamentos.
Depois da apresentação da reitora, os microfones estiveram à disposição dos acadêmicos para realizar suas manifestações. Ao longo do diálogo, o presidente e a vice-presidente do DCE (Diretório Central do Estudante), Alexandre Bristot e Suzel Ramos, colaboraram com esclarecimentos e também apresentaram solicitações. Pontos relacionados à estrutura do campus, elogios sobre ações desenvolvidas pela Instituição e sugestões de melhorias em atendimentos e processos estiveram entre os temas elencados pelos acadêmicos.
O evento teve a participação do vice-reitor, Daniel Preve; da pró-reitora Administrativa, Indianara Reynaud Toreti; da chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes; do gerente de Inovação, Evânio Nicoleit; do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus; do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo; de uma das coordenadoras da Secretaria da Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas, Janaína Vitório; e da coordenadora da Central de Atendimento ao Estudante, Mira Dagostim.
O próximo Diálogos Unesc ocorrerá no dia 29 de abril, às 14h30 com colaboradores e às 18 horas com os professores.
Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 24 de abril de 2019 às 16:10
Newsletter
RSS