Colaboradores da saúde da Amrec e da Amesc participam de capacitação na Unesc
O CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc promoveu nesta terça-feira (23/04) o Workshop visual sobre coberturas e equipamentos de incontinência e ostomia. O evento reuniu enfermeiros que atuam na rede de atenção primária à saúde nas regiões da Amrec e da Amesc. A intenção do encontro, conforme a coordenadora do CER, Mágada Tessman, foi instrumentalizar os enfermeiros para o cuidado sobretudo de feridas.
Entre os parceiros para a realização da atividade estiveram empresas, a Pós-Graduação em Estomaterapia da Unesc, o GEPE (Grupo de Pesquisa em Estomaterapia), o grupo do projeto de pesquisa em incontinência urinária e fecal e hospitais da região, além da Amrec e da Amesc.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 24 de abril de 2019 às 15:55Unesc presente em reunião de lideranças da área do Direito
A Unesc, representada pelo PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), esteve presente na reunião de lideranças da área do direito de Santa Catarina e do Paraná, com a presença do coordenador da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), professor doutor Ótavio Luiz Rodrigues Junior. O encontro foi realizado na Univali (Universidade do Vale do Itajai) na última semana.
O nome da Unesc foi levado pelo professor doutor do Mestrado em Direito da Universidade, Ismael Francisco de Souza. Ele conta que o evento foi pautado pela plataforma Espiral, pelo envio de livros à biblioteca de referência, conversas sobre um grupo de trabalho para classificação de obras, o novo documento da APCN (avaliação de propostas de novos cursos) e as perspectivas da área para 2019.
A Capes
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, fundação ligada ao Mec (Ministério da Educação), desempenha atividades na expansão, criação e consolidação da pós-graduação stricto sensu, conhecidos como mestrados e doutorados, em todos os estados brasileiros.
Desde 2007, atua na formação de professores da educação básica, ampliando o alcance de suas ações na formação de pessoal qualificado no Brasil e no exterior.
As atividades da Capes podem ser agrupadas nas seguintes linhas:
- Avaliação da pós-graduação stricto sensu;
- Acesso e divulgação da produção científica;
- Investimentos na formação de recursos de alto nível no país e exterior;
- Promoção da cooperação científica internacional;
- Indução e fomento da formação inicial e continuada de professores para a educação básica nos formatos presencial e a distância.
*Informações da Fundação Capes.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de abril de 2019 às 14:33Gestão e comunidade acadêmica se reúnem em mais uma edição da ação Diálogos Unesc
De forma sincera, aberta e direta, a reitoria da Unesc esteve entre acadêmicos que lotaram o Auditório Ruy Hülse na noite desta terça-feira (23/04) para mais uma edição do Diálogos Unesc, ação que busca aproximar a comunidade acadêmica da gestão da Universidade.
A noite foi de apresentação de ações já realizadas pela Universidade, por meio de reivindicações levantadas nas edições passadas e das melhorias que já estão em planejamento para serem colocadas em prática, além da maciça participação dos estudantes expondo seus desejos e necessidades.
Entre as questões citadas nas últimas edições do Diálogos Unesc e que já tiveram encaminhamentos positivos, foram apresentadas pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, as melhorias no que diz respeito às taxas acadêmicas; à centralização de atendimentos na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico); à reavaliação e simplificação no trabalho relacionado à bolsa do Artigo 170; à encontros de aproximação com a comunidade de forma geral; à inovação curricular e tecnológica; à melhora na vigilância e nos estacionamentos; entre tantas outras ações já realizadas.
Após as explanações e a apresentação da equipe gestora da Universidade, os estudantes tiveram espaço aberto para falar sobre os seus anseios. Entre as sugestões trazidas por acadêmicos esteve a da acadêmica da 5ª fase do curso de Artes Visuais, Renata Ribeiro Machado. Em um relato emocionado, Renata agradeceu a atenção já recebida da reitoria em outras oportunidades nas quais os procurou e reiterou seu pedido de atenção às acadêmicas que são mães e aos acadêmicos que são pais. “Nós não queremos que o fato de termos filhos inviabilize a nossa participação na Universidade. Meu pedido por um olhar por pessoas como eu que precisariam de um espaço para deixar o filho para vir a um evento como esse ou do Pibid, por exemplo, além de um fraldário disponível nos banheiros”, destacou. Ainda em suas palavras, a acadêmica reivindicou vagas especiais no estacionamento para gestantes e pessoas com crianças de colo.
Em meio a dezenas de possibilidades sugeridas pelos acadêmicos esteve ainda a criação de uma empresa júnior que possa atuar no trabalho de melhoria nos serviços prestados por restaurantes e lanchonetes do campus. Todas as questões levantadas foram registradas e serão encaminhadas da melhor forma para avaliação da equipe gestora.
A próxima edição da ação Diálogos Unesc será realizada nesta quarta-feira (24/04) às 9h também no Auditório Ruy Hülse.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 23 de abril de 2019 às 22:31Café com Muitas Ideias debate a relação da Reforma da Previdência e da pessoa com deficiência
Uma roda de conversa, quitutes e muito diálogo. Assim é o “Café com Muitas Ideias”, promovido pelo CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc. A segunda edição do encontro ocorreu na tarde desta terça-feira (23/4) na Universidade e reuniu profissionais da Unesc, acadêmicos e a comunidade externa para debater o tema “A Reforma da Previdência e a Pessoa com Deficiência”, tendo como convidada a Assistente Social do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Caren Delfino Pivetta.
De acordo com Caren, a conversa teve o objetivo de debater os dois impactos e as questões sociais dos benefícios aos deficientes. “Se os impactos já são grandes para os trabalhadores, para os deficientes será mais ainda”, colocou.
Conforme a assistente social, o acesso à previdência impacta o deficiente em outros pontos. “Muitos não têm acesso ao estudo, ou não têm equipamentos, então como essas pessoas vão acessar o mercado de trabalho?”, pontuou. “A realidade social e o acesso às políticas públicas também impactam na previdência”, acrescentou.
A assistente social ainda pontuou os impactos para os profissionais que atuam com os deficientes, pois sem os recursos vindos do benefício da aposentadoria, essas pessoas não poderiam acessar os serviços. Para a coordenadora do CER, Mágada Tesmann, é de extrema importância debater este assunto dentro da Universidade.
Caren também é conselheira do Codec (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência) de Criciúma. O evento contou com participantes do CER, dos cursos de Direito e Nutrição e profissionais externos que envolvem a temática.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 23 de abril de 2019 às 22:49Camerata Florianópolis estreia Tributo ao Queen em Criciúma
Homenageando a banda Queen, a Camerata Florianópolis traz à Criciúma um espetáculo com os maiores sucessos da banda inglesa. No dia 3 de maio, às 21h, a Sede Campestre do Clube Mampituba receberá o show intitulado como “Tributo ao Queen”. A performance terá a regência do maestro Jeferson Della Rocca e produção de Maria Elita Pereira.
Os ingressos estão à venda nas Lojas Ávila, CIA da Saúde e também no site Blueticket. O espetáculo é um oferecimento da Unesc com realização da Rádio Som Maior.
Inesquecíveis
Criado em 1970 e com um estilo eclético que varia entre as diversas vertentes do rock, o Queen já vendeu mais de trezentos milhões de discos ao redor do mundo com seus 15 álbuns. “O Queen sempre se diferenciou das demais bandas, passou do rock para o pop e depois voltou ao rock de forma muito natural, orgânica e sem forçar nada”, ressalta o pianista, compositor e arranjador da orquestra Camerata Florianópolis, Alberto Heller. Ele ainda destaca que são poucas as bandas que conseguem fazer com tanta maestria essa transição, com arranjos originais e bem trabalhados e por este motivo se sente orgulhoso em fazer parte do projeto.
Participam do Tributo, além dos músicos da Camerata Florianópolis, os vocalistas Daniel Galvão, Carla Domingues, Rodrigo “Gnomo” Mattos e Dudu Fileti; os guitarristas Eduardo Pimentel e Renato Pimentel; o baixista Baba Junior; e o baterista Ginho Bernardes. Todos os arranjos orquestrais são do compositor e pianista Alberto Heller.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 23 de abril de 2019 às 22:43
Newsletter
RSS