AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Um dia para conhecer e valorizar os trabalhos de extensão desenvolvidos na Unesc

Um dia para conhecer e valorizar os trabalhos de extensão desenvolvidos na Unesc
São mais de cem iniciativas que influenciam a vida de mais de 10 mil pessoas a cada semestre (Foto: Mayara Cardoso/Unesc) Mais imagens

Dedicação e conhecimentos que impactam mais de 20 mil pessoas por ano. Assim, os projetos de extensão da Unesc contribuem diariamente para o desenvolvimento da região Sul catarinense e o fortalecimento da qualidade de vida na comunidade. Para valorizar as ações em prol das pessoas e mostrar a importância da prática comunitária, a Unesc convida para a celebração do Dia da Extensão, comemorado na próxima quinta-feira (2/5). Também serão realizadas ações alusivas no sábado (4/5), na Praça Nereu Ramos.

Na noite de quinta-feira, a partir das 19h30 no Auditório Ruy Hülse, a Unesc acolherá a comunidade em um café aberto ao público para conversar sobre o que é a extensão e apresentar as ações desenvolvidas na Instituição. “Será um espaço com atrações que trazem a essência da prática comunitária, com atividades artísticas e culturais. Logo na chegada ao evento, os convidados poderão prestigiar o trabalho do grafiteiro e artista plástico Ricardo Herok, que estará pintando uma tela em homenagem ao Dia da Extensão. Teremos também momentos com alguns projetos e outras ações pensadas especialmente para o encontro”, conta a assessora acadêmica da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh.

O café oferecido pela Universidade também contará com produtos do projeto de extensão Feira da Economia Solidária, que reúne produtores agrícolas e estimula o empreendedorismo em um só lugar, para trocar informação e comercializar produtos sustentáveis e saudáveis de forma cooperativa.

Unesc na comunidade

A Unesc se fará presente na Praça Nereu Ramos mais uma vez. Com ações alusivas ao Dia da Extensão em um local preparado para receber visitantes, a Universidade promoverá atendimentos de orientação, prevenção, informação sobre direitos e deveres, cuidados pessoais, meio ambiente e outros assuntos que impactam diretamente no dia a dia da comunidade, com a participação de projetos de extensão da Instituição.

O evento ocorrerá das 9 às 12h30. 

O local poderá ser visitado até o fim de maio e contará com imagens e reportagens atuais da atuação da extensão promovida pela Universidade. A produção do material audiovisual, que será veiculado nos televisores, é de produção da Unesc TV e os registros fotográficos foram produzidos pela Assessoria de Imprensa da Unesc.

Para valorizar a extensão

Em 112 iniciativas, a extensão da Unesc impacta a vida de mais de 10 mil cidadãos do Sul catarinense, direta e indiretamente. As ações comunitárias são desenvolvidas em mais de 30 municípios catarinenses e do Norte do Rio Grande do Sul.

“É por meio da extensão que ocorrem trocas de saberes que contribuem para a formação do cidadão crítico e responsável. A prática é um importante elo entre a Instituição e a sociedade, que além de oportunizar que o acadêmico tenha conhecimento prático da realidade na comunidade onde está inserido, pode contribuir para o desenvolvimento deste espaço e para a qualidade de vida daqueles que ali estão”, destaca a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

Segundo Fernanda, a extensão pode ser percebida nos arredores da Universidade nas modalidades:

  • Universitária: Projetos que o estudante é levado à experiência real e direta na comunidade.
  • Prestação de serviços: Ações comunitárias de saúde, direitos e outras assistências pessoais e sociais.
  • Cultura: Atividades de ensino e promoção da arte.

Além de contribuir para o desenvolvimento da região, ainda são concedidas 534 bolsas de estudos para acadêmicos da Unesc por meio dos projetos de extensão.

Ouça a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias:

Universidade Comunitária


Com 50 anos de vida, a Unesc é a Universidade Comunitária da região. Possui cursos considerados de excelência pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – nas diversas áreas do conhecimento. Contando atualmente com 13 mil alunos e 1,5 mil professores e funcionários, a Instituição recebe diariamente mais de 15 mil pessoas que transitam entre as Clínicas Integradas, Unidade Judiciária de Cooperação e outros serviços dedicados à comunidade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 26 de abril de 2019 às 10:00
Compartilhar Comente

Unesc realiza ações comunitárias em duas cidades da região

Unesc realiza ações comunitárias em duas cidades da região
Universidade estará oferecendo atividades comunitárias em Forquilhinha e Urussanga (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc, com o seu caráter comunitário, estará na manhã desta sexta-feira (26/4) em Forquilhinha e Urussanga realizando ações comunitárias. Em Forquilhinha a ação ocorrerá em frente à Praça Matriz e tem a parceria das rádios Hulha Negra e Som Maior. Já em Urussanga, as atividades ocorrem na Praça Central Anita Garibaldi e têm o apoio da Secretaria de Saúde de Urussanga.

Na atividade em Forquilhinha, o curso de Biomedicina estará realizando auriculoterapia e tipagem sanguínea. O curso de Fisioterapia também realizará auriculoterapia e terapia manual. O curso de Nutrição estará à disposição para realizar avaliações e orientações nutricionais e teste de IMC (Índice de Massa Corporal). O curso de Enfermagem fará teste de glicemia, pressão arterial e dicas de educação em saúde de forma geral. Já o curso de Farmácia estará oferecendo orientações sobre medicamentos, realizando testes de tipagem sanguínea, orientações fitoterápicas e também estará com o projeto da Farmácia Solidária presente. Os cursos de Odontologia, Psicologia e Ciências Biológicas também participarão da ação.

Em Urussanga, o curso de Biomedicina realizará auriculoterapia e exames de tipagem sanguínea. O curso de Fisioterapia também estará realizando auriculoterapia e terapia manual. O curso de Nutrição estará realizando avaliações e orientações nutricionais e teste de IMC (Índice de Massa Corporal). O curso de Odontologia também estará presente no evento.

As ações são promovidas pela Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 25 de abril de 2019 às 18:08
Compartilhar Comente

Conferência Universitária debate saúde pública e fortalecimento do SUS

Conferência Universitária debate saúde pública e fortalecimento do SUS
Encontro reuniu lideranças e estudantes da área da saúde (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc é palco de debates em torno da saúde pública, saúde como direito e o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde), nesta quinta-feira (25/4). A 1ª Conferência Universitária de Saúde reúne lideranças da região, estudantes de graduação, mestrado e doutorado e profissionais do Programa de Residência Multiprofissional da Universidade para discutir temas relacionados à saúde coletiva e elaborar propostas que venham colaborar com os debates da Conferência Estadual de Saúde.

O evento da Unesc tem como tema “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS” e ocorre em um ano marcado pela realização de Conferências de Saúde em todo o território nacional.

As reflexões iniciaram com a palestra do médico e professor doutor Flávio Magajewski, que em sua fala sobre “Democracia e Saúde” fez uma retrospectiva sobre o assunto e introduziu a discussão dos eixos temáticos do evento: Saúde como Direito; Consolidação dos Princípios do SUS; Financiamento Aquedado e Suficiente do SUS. Segundo ele, é importante que seja reforçado o processo de construção participativa do Sistema Único de Saúde. “Ele não seria o sistema que é se não tivesse essa dimensão política e participativa que integra, incorpora e que faz com que possamos dizer que o SUS, de alguma forma, é a expressão da vontade popular”.

Magajewski ressaltou que o contexto atual é o de discutir os mesmos assuntos que já foram abordados antes da Constituição Federal Brasileira ser promulgada. “Estamos em um momento que mais do que dar um passo à frente, olhamos para trás e percebemos que basicamente estamos discutindo a mesma pauta que foi debatida há mais de 30 anos, na 8ª Conferência Nacional de Saúde. Voltamos a discutir a democracia e o financiamento do SUS e estamos retornando diante de uma situação de crise que ocorre não apenas no setor de saúde, mas nas políticas públicas e da própria economia”, comenta o palestrante. Ele ainda salienta que para o profissional de saúde, o SUS é praticamente a extensão da própria casa. “Falando do SUS nós estamos mencionando algo que vai nos abraçar pelo resto da vida, seja nas instituições na qual trabalharemos ou como sistema de saúde que garante nossa integridade física, mental e todas as possibilidade que temos”.

Após a palestra do professor doutor, houve o lançamento oficial da Liga Acadêmica de Saúde Coletiva. Organizada por membros do Núcleo de Saúde Coletiva, em parceria com o Programa de Residência Multiprofissional, a Liga realiza encontros mensais com o propósito de gerar discussões com acadêmicos e profissionais em assuntos relacionados à Saúde Coletiva.

No período da tarde, os participantes foram separados em grupos para a realização de discussões sobre os eixos temáticos da Conferência. No final do evento, os resultados levantados serão discutidos para, posteriormente, serem direcionados à Conferência Estadual de Saúde.

O evento contou ainda com um coffee break com a participação especial do cantor e compositor Allan Piter, de São Paulo, que está em excursão pelo Sul do Estado.

Universidade como protagonista

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, deu as boas-vindas aos participantes da Conferência Universitária de Saúde e ao palestrante. A reitora falou sobre a importância do debate desta quinta-feira, da participação dos estudantes nas discussões sobre a saúde coletiva e sobre o fortalecimento do SUS. Além disso, ela ressaltou o protagonismo necessário das Instituições de Ensino Superior em relação ao tema.  

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Daniel Antunes, a transformação dos cenários de saúde coletiva está nas mãos de todos. “A cada estudante e a cada profissional que está hoje nesta Conferência, quero pedir que lute sempre pelo fortalecimento do Sistema Único de Saúde”.   

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, explicou que em 2019 está se fazendo um resgate da 8ª Conferência Nacional, que ocorreu em 1986. “A 8ª Conferência Nacional de Saúde foi marcante. Nela os usuários puderam defender o que era importante para eles e foi um momento em que, junto com os profissionais, puderam discutir a saúde como um conceito amplo. Dois anos depois, os brasileiros tiveram a sua Constituição, onde está escrito que a saúde é um direito de todos e um dever do Estado. Precisamos compreender o que isso significa, olhar para o cenário que temos hoje e continuar lutando pelo SUS, que apesar das fragilidades que apresenta, tem um potencial gigante. O SUS é um sistema para todos e de todos. A luta é nossa e o dever de fazer mais é nosso”.

O assessor de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Rafael Amaral, agradeceu pela união de diversas pessoas para a realização da Conferência. “A ideia era trazer os estudantes de mestrado, doutorado, especialização e cursos de graduação para debater o cenário que queremos daqui para frente. Queremos que vocês aproveitem a Conferência, exponham suas ideias, demonstrem os seus anseios e, principalmente, que lutem pelo nosso SUS. Um SUS universal, equânime, integral e gratuito”.  

A mestranda em Saúde Coletiva e membro da Comissão Organizadora da Conferência, Giovana Mondardo, também deu as boas-vindas aos participantes e ressaltou a importância do encontro. “Este é um grande evento protagonizado pela nossa Universidade, que tem um papel de incentivar o pensamento crítico, o debate e a transformação da sociedade. Que a gente reflita e tire desta Conferência propostas cabíveis para a nossa região, nosso Estado e nosso país”.   

O evento contou ainda com a participação da coordenadora do Núcleo de Saúde Coletiva da Unesc, Liziane Tuon.

A 1ª Conferência Universitária de Saúde é uma realização da Reitoria da Unesc e da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, em parceria com o Núcleo de Saúde Coletiva, o Programa de Residência Multiprofissional e o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 25 de abril de 2019 às 14:39
Compartilhar Comente

Unesc participa da Campanha de Vacinação contra o vírus da Influenza

Unesc participa da Campanha de Vacinação contra o vírus da Influenza
Doses gratuitas são destinadas ao público alvo definido pelo Ministério da Saúde (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

A Unesc iniciou, na última terça-feira (23/4), a Campanha Nacional de Vacinação do SUS (Sistema Único de Saúde) contra o vírus da Influenza (gripe). As vacinas são realizadas gratuitamente para o público-alvo na Clínica Escola de Enfermagem da Universidade e ocorrerão até o dia 31 de maio, no período matutino, das 8h30 às 11h30, e no período vespertino, das 13h30 às 19h30.

A campanha tem como público-alvo indivíduos com mais de 60 anos, crianças de seis meses até seis anos incompletos, gestantes, mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias, trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, povos indígenas, portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Para realizar a vacina, o interessado deve portar um documento que comprove a participação no público-alvo, a identidade, a carteira do SUS e a carteira de vacinação. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato pelo telefone 48 3431-2709.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 25 de abril de 2019 às 14:03
Compartilhar Comente

Alunos dos cursos da área da saúde participam de atividade no bairro Milanese

Alunos dos cursos da área da saúde participam de atividade no bairro Milanese
Acadêmicos aplicaram questionários com moradores da comunidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Nesta quarta-feira (24/04) acadêmicos dos cursos da área da saúde da Unesc iniciaram mais uma etapa da disciplina Interação Comunitária. Fruto de uma ideia da atual reitora Luciane Bisognin Ceretta, enquanto coordenadora da antiga Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde, a disciplina integra estudantes dos cursos da saúde: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Medicina e Psicologia, em atividades teóricas com inserção dos acadêmicos na comunidade.

A primeira atividade fora das salas de aula foi realizada no bairro Milanese, onde os acadêmicos convidaram os moradores, de casa em casa, a participarem de um questionário. "Depois de um reconhecimento da área e suas microáreas, os estudantes aplicaram uma entrevista com os moradores do bairro para compreender aspectos relacionados à vida e à saúde daquele território", ressalta Jacks Soratto, um dos professores da disciplina.

Conforme Jacks, após a aplicação das entrevistas, os acadêmicos farão a análise dos dados e, por fim, a devolutiva aos moradores de informações em forma de panfleto.

No total, mais de 200 alunos dos sete cursos participam das atividades.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 24 de abril de 2019 às 21:28
Compartilhar Comente