Alunos de Escolas da região podem aprender sobre arqueologia e cultura indígena na Unesc
Com o intuito de trazer um pouco mais sobre ocupação indígena na nossa região e o dia a dia do arqueólogo, a Unesc desenvolve no mês de abril o projeto “Arqueologia entre Rios: Do Urussanga ao Mampituba - Registros Arqueológicos no Extremo Sul Catarinense: Educação e Memória Indígena”. O objetivo é trazer os estudantes do Ensino Básico e Fundamental de Criciúma e região para dentro da Universidade, para que eles possam conhecer, de maneira lúdica, as pesquisas arqueológicas desenvolvidas pelos pesquisadores do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz).
Estas atividades são desenvolvidas nos espaços escolares e no Laboratório, contextualizando os diferentes grupos humanos, seguindo por atividades e discussão. O projeto alinha o conhecimento teórico e prático, por meio de atividades pedagógicas, como oficina de escavação arqueológica, pintura rupestre e produção de vasilhames cerâmicos. Elas são desenvolvidas de acordo com cada faixa etária dos estudantes.
Traga a sua escola
A equipe de Educação Patrimonial do Laboratório e o PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc atende as instituições de ensino que solicitarem atividades de educação. As escolas com interessem em participar podem agendar visitas de março a dezembro, pelo telefone (48) 3444-3761 ou pelo e-mail lapis@unesc.net.
Saiba mais
A ação iniciou com uma educação patrimonial realizada nas escolas dos municípios de Sombrio, Balneário Rincão, Araranguá e Criciúma. As atividades estão sendo conduzidas pelos bolsistas pesquisadores do Lapis, Giovana Cadorin, estudante do curso de Biologia e André Martins, aluno do curso de História.
Mais informações na página do laboratório (clique aqui)
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 18 de abril de 2018 às 15:36Promoção Predestinado Tricolor sorteia ingressos para jogo do Tigre
O Criciúma entra em campo pela Série B do Campeonato Brasileiro e a promoção Predestinado Tricolor vai sortear sete ingressos para professores, funcionários e acadêmicos da Unesc. A bola rola no sábado, às 19h30, e o adversário da vez é a Ponte Preta.
Para participar, o torcedor deve enviar um e-mail para sorteios@unesc.net, com nome completo, curso ou setor, CPF e uma mensagem demonstrando à vontade de torcer pelo Tigre. O resultado vai ser disponibilizado na tarde de sexta-feira (20/4).
A promoção, que ocorre regularmente quando o Tigre joga em casa, sorteia dois ingressos físicos, com entrada no portão 2, e cinco nomes em lista, com entrada no portão 3.
Para retirar as entradas físicas, os ganhadores devem apresentar um documento com foto no AICOM (Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing) até as 18 horas desta sexta-feira.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de abril de 2018 às 14:18Professor fala sobre Enade e Sinaes em eventos estaduais
O professor dos cursos de Administração e coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco foi o palestrante principal da quarta edição do Encontro Catarinense de Cursos Superiores de Administração e Tecnológicos, que teve como o ponto principal as discussões sobre o Enade (Exame Nacional do Desempenho de Estudantes), suas relações com os novos instrumentos de avaliação, e as perspectiva para os cursos da área da gestão.
Também participaram do evento, no último sábado (14/4) o professor dos cursos de Administração da Unesc Abel Correa de Souza, e do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos Igor Drudi, que ministrou uma oficina sobre questões relacionadas ao processo de inovação nos currículos dos cursos.
Já na última sexta-feira (13/4), Thiago falou sobre “O Sinaes e sua concepção sistêmica: Uma visão dos paradigmas avaliativos e regulatórios”, no campus de Lages do IFSC (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), em evento para aproximadamente 100 professores que participaram do debate sobre a contribuição e o papel da CPA (Comissão Própria de Avaliação) no processo de avaliação institucional. O evento foi uma iniciativa do Programa de Formação Continuada do IFSC.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 18 de abril de 2018 às 11:54Professor é palestrante na Jornada Internacional de Práticas Profissionais em Ciências Econômicas
A Unesc esteve presente na 2ª Jornada Internacional de Práticas Professionais em Ciências Econômicas, realizada na UNER (Universidade Nacional de Entre Rios), sediada na cidade de Paraná, Entre Rios, Argentina, na última semana.
O professor do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico da Unesc), Dimas de Oliveira Estevão, fez a palestra de encerramento da Jornada. O professor da Unesc abordou “A formação do profissional de Ciências Econômicas”.
Participaram do evento, além de estudantes de graduação de Ciências Econômicas e pós-graduação da UNER, professores de diversas universidades da Argentina, Uruguai e Espanha.
A participação de Estevão no evento, também faz parte do convênio que está sendo realizado entre o PPGDS e o Programa de Pós-Graduação da UNER.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 18 de abril de 2018 às 10:24Alteração de gênero e de nome aprovada pelo Supremo Tribunal Federal é tema de encontro
“Como você quer que eu te chame?”. No início de março, uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou que todo o cidadão tem direito de solicitar a alteração de gênero e de nome em seus documentos, diretamente em cartório. Para fomentar conversas sobre o assunto, o DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos) reuniu acadêmicos, professores e pessoas da comunidade, nesta terça-feira (17/4), para trocarem suas experiências sobre o assunto.
A Registradora Civil no cartório de Içara, Cristina Minatto, ministrou o evento e destacou a iniciativa de colocar o assunto em pauta. “Estas questões são de grande importância e devem ser debatidas dentro da Universidade, um local que reúne pessoas de diversas áreas do conhecimento e com muito a acrescentar”, afirmou.
Ela enfatizou ainda a luta das minorias, estimulando a reflexão dos participantes. “Mulheres lutam desde os anos 50 pelo seu lugar no mundo, e ainda fazem parte das minorias. Dos chefes de família, 40% são mulheres. Negros e pardos são maioria declarada no Brasil, então porque estes grupos ainda são considerados minorias? ”, questionou a Registradora Civil.
Durante a troca de conhecimentos, Cristina respondeu dúvidas, orientou e promoveu debates sobre a violência, dificuldades encontradas, burocracias e mudanças nos processos de alteração.
DIDH
O DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos) promove e estimula iniciativas Universitárias na promoção dos direitos humanos e na inclusão das diversidades. Ele apoia os movimentos sociais da região e busca colaborar com iniciativas que visão a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Conheça o DIDH
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
18 de abril de 2018 às 09:51
Newsletter
RSS