AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Universidade recebe visita de deputados catarinenses

Universidade recebe visita de deputados catarinenses
Encontro com a Reitoria ocorreu nesta segunda-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Reitoria da Unesc recebeu na manhã desta segunda-feira (9/4), a visita do deputado federal Ronaldo Benedet e do deputado estadual Luiz Fernando Cardoso. A reitora da Unesc, Luciane Ceretta e o vice-reitor, Daniel Preve, receberam os deputados.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de abril de 2018 às 15:41
Compartilhar Comente

Unesc desenvolve pesquisa sobre Transtorno Bipolar e busca voluntários

Unesc desenvolve pesquisa sobre Transtorno Bipolar e busca voluntários
Doença é caracterizada por mudanças de humor (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Transtorno Bipolar é um transtorno psiquiátrico caracterizado por mudanças no humor. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) ele é a sexta principal doença incapacitante no mundo e está vinculado a muitos casos de suicídio. Estima-se que até 2% da população mundial possua o transtorno, cuja idade média de início dos sintomas é de 25 anos – podendo aparecer na infância e adolescência, ou tardiamente, na vida adulta.

Na Unesc, o assunto é tema de pesquisa desenvolvida pelo Laboratório de Psiquiatria Translacional e Biomedicina Translacional, e envolve estudantes de graduação, mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. E para realizar os estudos, o laboratório precisa de voluntários, que podem ser homens ou mulheres acima de 18 anos, possuir ou não diagnóstico de Transtorno Bipolar e estarem dispostos a colaborar com os estudos na área. Eles precisarão apenas passar por uma entrevista e doar 20 ml de sangue. Os resultados da pesquisa serão apresentados ao público, no entanto, os dados pessoais dos participantes serão mantidos em sigilo absoluto.

Conforme a acadêmica de Psicologia da Unesc e bolsista de Iniciação Científica do laboratório Thiani Daminelli, atualmente os mecanismos neurobiológicos e fisiopatológicos que estão envolvidos nessa doença não são estão totalmente compreendidos. “A pesquisa pretende melhor compreender e aprofundar os conhecimentos sobre esse transtorno”.

A também acadêmica de Psicologia e bolsista de Iniciação Científica Tamires Rosa Pacheco explica que ainda não há evidências suficientes para utilizar marcadores biológicos que facilitem o diagnóstico do Transtorno Bipolar. “A pesquisa busca compreender melhor alterações a nível celular e comportamental destes pacientes. Estaremos também investigando se fatores traumáticos podem ser responsáveis pela etiologia destes transtornos”, conta.

Os interessados em colaborar com a pesquisa podem entrar em contato pelos telefones (48) 3431-2618 ou 3431-2643 ou pelo e-mail bipolar@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de abril de 2018 às 11:32
Compartilhar Comente

Fórum de Ensino das Licenciaturas reúne professores

Fórum de Ensino das Licenciaturas reúne professores
Encontro ocorreu sexta-feira na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Coordenadores dos cursos de Licenciatura da Unesc, membros dos NDEs (Núcleo Docente Estruturante) e professores do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) estiveram reunidos na última sexta-feira (6/7) para o Fórum de Ensino das Licenciaturas.

O encontro, promovido pela Diretoria de Ensino, foi pautado pelas discussões dos editais da Capes – 06/2018 - Programa de Residência Pedagógica e 07/2018 Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e nas demandas oriundas das reformulações das matrizes curriculares para adequação às novas Diretrizes Curriculares para Formação de Professores da Educação Básica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 09 de abril de 2018 às 15:14
Compartilhar Comente

Candidatos prestam exame da OAB na Unesc

Candidatos prestam exame da OAB na Unesc
Universidade recebeu estudantes e egressos de Direito de toda região sul (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Foram cinco anos de empenho e dedicação aos estudos, e neste domingo (8/4), alunos e egressos de Direito, de Criciúma e região, se reúnem na Unesc para um dos momentos mais decisivos de suas carreiras, o exame da OAB (Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil).

A prova é um momento determinante no futuro do candidato, onde ele pode se deparar a insegurança e a incerteza. Buscando tranquilizar seus acadêmicos, o curso de Direito da Unesc promoveu ações para auxiliá-los no exame.

Os aulões, as palestras e as rodas de conversa potencializaram seus estudos, e no dia da prova não foi diferente, os professores e a coordenação do curso, acompanhados do Centro Acadêmico, marcaram presença mais uma vez. “Logo na chegada ao local do exame montamos nossa tenda para recebê-los. É um momento que os professores tentam tranquiliza-los, passar orientações básicas e trocar algumas informações, tudo em prol da tranquilidade do estudante”, destaca a coordenadora adjunta do curso Márcia Piazza

Resultado

A recém-formada Flavia Amboni afirma que momentos como este trazem confiança para vencer o nervosismo. “Já fiz algumas provas de teste antes, mas agora como formada o frio na barriga é ainda maior. Por outro lado, me sinto preparada. É impossível saber tudo, mas estudamos muito durante o curso e a preparação específica, sei que posso passar”, afirma.

A prova

O exame é dividido em duas etapas. Na primeira, com 80 questões objetivas de múltipla escolha em 17 disciplinas, o examinando deve alcançar o percentual mínimo de 50% de acertos. Só assim estará apto para realizar a segunda etapa, que consiste na elaboração de uma peça prático-profissional dirigida especificamente para a sua área de atuação futura. Podem realizar o exame todos os estudantes que estejam cursando no mínimo a nona fase do curso de Direito ou os já formados.

Parceria

Além das ações promovidas, o curso conta com uma parceria que eleva a excelência da preparação. São as ações conjuntas com a Damásio Educacional, que oferece simulados gratuitos e questões analisadas e corrigidas no site da instituição. “Há alguns meses nós do Centro Acadêmico e a coordenação conseguimos trazer este diferencial para o curso, mas nossa atuação não parou por aí. Buscamos incentiva-los a cada passo dentro da Universidade, na preparação, na divulgação, nas conversas que antecedem o exame e com muito apoio nas ações promovidas pelo curso”, conta o presidente do Centro Acadêmico, marcos Meller.

Saiba mais sobre a preparação e o exame da OAB

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de abril de 2018 às 14:44
Compartilhar Comente

Ciências Contábeis Unesc leva orientações sobre Imposto de Renda para a comunidade

Ciências Contábeis Unesc leva orientações sobre Imposto de Renda para a comunidade
Ação ocorreu neste sábado, na Praça Nereu Ramos (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Professores e alunos do curso de Ciências Contábeis da Unesc levaram orientações para a população sobre IR (Imposto de Renda) neste sábado (7/4), durante ação na Praça Nereu Ramos. As atividades estiveram ligadas ao #secuidaSC, evento realizado em todo o Estado e que em Criciúma teve a presença de diversos cursos e serviços da Unesc.  

O casal Rinaldo Flor Cardoso e Gabriela Pizzollo estavam aproveitando o sábado na Nereu Ramos e aproveitaram para tirar dúvidas sobre o preenchimento da declaração de IR na tenda montada pelo curso de Ciências Contábeis da Universidade. “Fazemos a nossa declaração, mas sempre temos algumas dúvidas. Já estávamos aguardando o evento da Unesc para obter informações que nos ajudariam. A cada ano aprendemos mais”, conta Cardoso. “Agora nos sentimos mais seguros para fazer a declaração. Já vamos aproveitar e fazer nos próximos dias”, afirma Gabriela.

Em uma das mesas de atendimento estavam a professora Vanessa Dagostin e a aluna da sétima fase Júlia Spillere. Para ambas, a troca com a população é enriquecedora. “É a primeira vez que participo e estou gostando muito. Aprendemos os instrumentos em sala e aqui temos a possibilidade de analisar qual abordagem e procedimento, dependendo da pessoa”, comenta Júlia. Já a professora Vanessa, lembra que além de colocar os conhecimentos em prática, os futuros contadores se conscientizam e conscientizam outras pessoas sobre as possibilidades de destinar 3% do IR devido ao FIA (Fundo para Infância e Adolescência), colaborando assim com ações em prol da sociedade.

E a parceria do evento com o FIA vem desde a primeira edição do Imposto de Renda na Praça, há oito anos. Segundo o presidente do CMDCA (Conselho Municipal os Direitos da Criança e do Adolescente), Edevilson Manoel Pereira, ações como a do curso de Ciências Contábeis da Unesc são essenciais. “É por meio da conscientização dos contadores que o FIA segue recebendo recursos. Muitas pessoas nem sabem da possibilidade de doação e os profissionais de Ciências Contábeis tem um papel muito importante nisso”.

Durante a última semana, o curso também realizou o Imposto de Renda na Unesc, com orientações aos acadêmicos, professores e funcionários sobre a forma correta de preencher a declaração do IR para pessoa física. 

A reitora, Luciane Ceretta e o vice, Daniel Preve, prestigiaram o evento, que contou com a participação de cerca de 30 professores e alunos de Ciências Contábeis.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 07 de abril de 2018 às 14:29
Compartilhar Comente