No Dia Mundial da saúde, Unesc realiza ações em Criciúma, Forquilhinha e Jaguaruna
Em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, neste sábado (7/4), professores e acadêmicos dos cursos de saúde e do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc desenvolveram atividades em Criciúma, Forquilhinha e Jaguaruna. Nos três municípios o foco foram ações de promoção à saúde, com o intuito de chamar a atenção para a necessidade de cuidados.
Em Criciúma as ações ocorreram na Praça Nereu Ramos, durante o #secuidaSC, movimento do Governo do Estado que promoveu encontros como o deste sábado em toda Santa Catarina. No município, a ação também tem a parceria de 20ª Gerência Regional da Saúde. Os professores e alunos da Universidade estiveram ainda na Escola Padre Miguel Giacca, no Distrito de Rio Maina.
A estudante da quinta fase do curso de Enfermagem da Unesc Tainara Bueno de Souza participou pela primeira vez de um evento voltado para a comunidade e aprovou a experiência. “Estamos aprendendo sobre auriculoterapia e tivemos a oportunidade de colocar em prática com um público variado o que aprendemos. Estou achando maravilhoso ver as pessoas querendo saber mais sobre o assunto e querendo fazer a terapia”, afirma.
A Universidade esteve presente no evento com os cursos de Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia; o Programa de Residência Multiprofissional; o Nuprevips (Núcleo de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde), com informações e uma aula de yoga; o curso de Ciências Contábeis – com o evento Imposto de Renda na Praça – e a Biblioteca Professor Eurico Back, com contação de histórias.
A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego conta que neste ano a mobilização da comunidade foi feita por meio de uma abordagem com práticas integrativas de saúde como: aurículoterapia, aromoterapia, cromoterapia, orientações sobre argiloterapia, uso de plantas medicinais, homeopatia, alopatia, atendimento farmacoterapêutico e instruções de higiene oral. Neste ano a proposta esteve pautada nos pilares: “Eu quero parar de fumar”; “Eu quero ter um peso saudável”; “Eu quero me exercitar” e “Eu quero me alimentar melhor”.
“Toda a ação de saúde, do Imposto de Renda na Praça, da contação de histórias e do yoga envolveu mais em torno de 150 professores, alunos e funcionários da Universidade. A finalidade é a promoção da saúde do corpo e da mente e lembrar as pessoas da importância dos cuidados com ela. Queremos estimular a transformação no agir e no pensar”, comenta Fernanda.
Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a Universidade tem como objetivo a formação não apenas profissional do estudante, mas voltada para a sociedade. “Ações como as desenvolvidas neste sábado reforçam o papel comunitário da Unesc e aproximam ainda mais a Instituição da sociedade, e o conhecimento, das pessoas”, considera.
Para o vice-reitor, Daniel Preve, um dos pontos positivos nas ações realizadas é a troca entre acadêmicos e comunidade. “A extensão permite que os estudantes se aproximem mais da população e, além de colocarem na prática o que aprenderam em sala de aula, aprendam com as pessoas também”.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 07 de abril de 2018 às 13:55Comemorações dos 50 anos da Unesc iniciam com Show dos Titãs marca
O ano de 2018 vai ser especial na Universidade. Ele marca os 50 anos de vida da Instituição e para comemorar, uma série de eventos e atividades serão realizadas ao longo do ano. O primeiro será o show dos Titãs, que ocorreu nesta sexta-feira (6/4), na AM Master Hall. O evento é uma parceria entre a Unesc e a Som Maior FM.
Segundo a reitora Luciane Ceretta, a iniciativa quer celebrar com a comunidade interna e externa a história da Universidade, construída coletivamente. “Uma comissão envolvendo diversas pessoas está pensando com todo o carinho e cuidado a programação dos 50 anos da Unesc com eventos esportivos, artísticos, culturais, científicos e festivos”, afirma a reitora.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 06 de abril de 2018 às 21:49Programa Santander oferece bolsa para aluno da Unesc estudar no exterior
Que tal estudar no exterior com uma bolsa de estudos? A oportunidade está aí, por meio do Programa Fórmula Santander, que está com inscrições abertas para alunos de Graduação, duas vagas, com inscrição até julho, e Mestrado e Doutorado, uma vaga, com inscrição até setembro da Unesc. As inscrições vão até julho, na Coordenadoria de Relações Internacionais, na sala 1 do Bloco do Estudante, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.
O aluno de graduação selecionado será beneficiado com uma bolsa de estudo de R$11.674,50. Não podem participar do processo seletivo alunos que estão cursando a primeira fase e o acadêmico precisa estar regularmente matriculado na Universidade. O primeiro passo da inscrição é preencher um formulário no site do Banco Santander (clique aqui), até o dia 12 de setembro.
Já o aluno de Mestrado e Doutorado será beneficiado com uma bolsa de estudo de R$15.566,00, sendo que o candidato selecionado não poderá concluir o curso de Mestrado ou Doutorado antes de realizar o intercâmbio acadêmico no exterior. A inscrição deve ser feita primeiramente no site do Banco Santander (clique aqui), até o dia 11 de julho.
No ato da inscrição são necessários:
- Ficha de inscrição (disponível na Coordenadoria);
- Comprovante de inscrição impresso (obtida no site do programa);
- Cópia do RG e CPF;
- Histórico escolar emitido pela CENTAC (Central de Atendimento ao Acadêmico).
Mais informações pelo e-mail relinternacionais@unesc.net e telefone (48) 3431-2660.
Saiba mais (Graduação)
Saiba mais (Mestrado e Doutorado)
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 06 de abril de 2018 às 18:35Dia Mundial da Saúde pauta roda de conversa na Unesc
Em alusão ao Dia Mundial da Saúde que é celebrado sábado (7/4), o Núcleo de Saúde Coletiva da Unesc realizou sua primeira Roda de Conversa sobre a acessibilidade na saúde na tarde desta quinta-feira (5/4). No encontro foi discutido as barreiras e dificuldades que a população tem com relação ao atendimento feito pelo SUS.
No evento, estiveram presentes estudantes de graduação e pós-graduação, profissionais das áreas de saúde, educação, assistência social e integrantes da comunidade.
“Mesmo depois de 30 anos de funcionamento do SUS, ainda estamos debatendo este assunto, onde muitas pessoas continuam tendo dificuldade de acesso a saúde, sendo que isso já deveria ser superado”, afirma a coordenadora do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva, Lisiane Tuon.
Já para os acadêmicos, a importância do debate se reflete na expectativa de um futuro com a saúde mais acessível. “Com estas discussões esperamos ter uma perspectiva de futuro muito mais positiva, com estes problemas superados”, comenta a estudante de Nutrição, Carla Martins.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
06 de abril de 2018 às 17:07Praça do Estudante ganha o colorido do mosaico
Quem passa pelo campus da Unesc pode perceber as ações feitas para deixar ele ainda mais bonito. O professor artista Sérgio Honorato e a acadêmica Gianna Rech, ambos do curso de Artes Visuais, desenvolveram um mosaico, que envolveu a estrutura da placa de identificação na Praça do Estudante. A iniciativa foi coordenada pelo Setor de Arte e Cultura.
A coordenadora do Setor de Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, conta que outras ações vão ser realizadas em toda Universidade. “Acreditamos na possibilidade de deixar o campus da Unesc cada dia mais acolhedor, colorido e com marcas da trajetória de docentes e discentes que por aqui transitam. Nos próximos meses, outros espaços serão contemplados e mais professores e estudantes poderão se envolver. Estamos abertos para sugestões e parcerias”, afirma.
O processo foi realizado a partir das cores da logomarca da Universidade. A produção artística contou com o apoio das Empresas RZ e Gabriella Revestimentos Cerâmicos, que doaram as peças.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 06 de abril de 2018 às 16:16
Newsletter
RSS