AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

A luta da mulher no mercado de trabalho e na sociedade é tema de debate

A luta da mulher no mercado de trabalho e na sociedade é tema de debate
Mesa redonda contou com diversas mulheres de todas as lutas (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Enfermeiras, psicólogas, empreendedoras, professoras, conselheiras. O palco do Auditório Ruy Hülse foi preenchido por histórias incríveis de força, batalha e liderança. Mulheres de diversas lutas compuseram uma mesa redonda na noite desta segunda-feira (12/3). O encontro com a temática “Mulheres que fazem história”, trouxe ao debate dificuldades vividas por cada uma delas, sejam negras, com deficiência, transexuais, ou unicamente por serem mulheres. 

A vice-presidente do Núcleo da Mulher empresária, Maria Salete Milanezi, ressaltou a importância de se valorizar e da união feminina. “Temos que aplaudir cada conquista de nossas vidas e sermos sempre as melhores naquilo que fazemos. Além disso, é muito importante nos unirmos na luta do dia a dia com outras mulheres. Não critique outra mulher, nós somos todas iguais e precisamos estar juntas”, comentou. 

A mediação da mesa foi desenvolvida pela jornalista Pity Búrigo. Em meio ao debate, Pity questionou a professora Fernanda Lima, professora, pesquisadora e negra, sobre o que ocorreu com a rede social Instragram, que teve que tirar a plataforma de “Gifs” por problemas relacionados ao racismo. Segundo Fernanda, a raiz do problema vai muito mais além. “A construção do racismo se originou há muito tempo atrás. Após a abolição da escravidão o país nação não deu nenhuma estrutura para os negros realmente serem livres. Foi quando se originou todo o problema. Hoje, a luta segue, e nós precisamos ser fortes”, ressaltou. 

Completando a fala da professora Fernanda, a presidente do Conselho da Mulher de Criciúma, Maria Estela Costa da Silva, comentou sobre o racismo institucional. “Te olham e dizem qual é o teu ligar de direito. Por ser negra, acham que em uma escola não posso ser a professora, mas sim a profissional de serviços gerais. Em criciúma é visível o racismo institucional. Costumo dizer que é um leão por dia”, comentou. 
A psicóloga conselheira tutelar de Siderópolis, Cleo Martins, contou sobre a sua trajetória para se reconhecer como mulher transexual, e a luta não é apenas essa. “Carrego a luta por ser mulher, uma segunda luta por ser mulher negra, e uma terceira por ser transexual. Quantos rótulos em uma única pessoa? Muitos amigos me dizem: Mas o preconceito diminuiu, não diminuiu? E ai eu respondo: Você consegue enxergar a mulher trans em espaços de educação ou no mercado de trabalho? Eu sou igual a elas, apenas tive oportunidades diferentes. Ainda estamos longe”, contou. 

Também participaram do encontro  a juíza Débora Rieger Zanini, a secretária de Saúde de Criciúma, Franciele Lazzarin de Freitas Gava, a chefe de gabinete da reitoria da Unesc, Gisele Coelho Lopes, a conselheira Munivial de Saúde, Rindalta das Graças de Oliveira, a professora da Unesc Giovvana Jacinto Salvaro e a professora aposentada Maria Tereza Rovaris Conti. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 12 de março de 2018 às 22:32
Compartilhar Comente

Alunos de Administração desenvolvem Planos de Marketing de empresas da região

Alunos de Administração desenvolvem Planos de Marketing de empresas da região
Atividade foi desenvolvida pela quinta fase do curso (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os alunos da quinta fase do Curso de Administração de Empresas da Unesc fizeram visitas a oito empresas da região na última semana, para levantamento de informações sobre seus modelos de negócios, seus produtos e respectivos canais de distribuição, além de outros dados da área de Marketing.

A atividade faz parte da disciplina de Práticas Gerenciais de Marketing, ministrada pelos Professores Elenice Padoin Juliani Engel e Ricardo Pieri e teve como objetivo fazer um diagnóstico dos ambientes Internos e Externos das empresas para o desenvolvimento de um Plano de Marketing, com a orientação dos professores.

Até o final do semestre os alunos concluirão os respectivos Planos de Marketing e apresentarão a uma banca, com a presença dos empresários visitados, todas as sugestões e orientações desenvolvidas.

Participaram da atividade 42 alunos em parceria com as empresas: Criciúma Shopping, Vanguarda Store, Destroyer Beer, Carper Fabricação Máquinas para Telhas Concreto, Bom Gosto temperos e condimentos, Ótica Diniz, Desfruta Fresh Food Bistrô e RV Nova Moda.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 12 de março de 2018 às 21:41
Compartilhar Comente

Seminário de Integração marca início das aulas do PPGD

Seminário de Integração marca início das aulas do PPGD
Encontro ocorre até terça-feira na Universidade (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

“A Unesc é minha casa e está dando oportunidades de crescimento profissional e pessoal”. É com um grande sorriso no rosto que Glaucia Martinhago Borges Ferreira de Souza expressa a felicidade de participar da segunda turma do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc. O Seminário de Integração, que aconteceu nesta segunda-feira (12/3), e se estende até terça-feira (13/3), marca o início das aulas do programa de Mestrado neste semestre.

O principal objetivo do Mestrado é estudar, analisar e desenvolver, crítica e interdisciplinarmente, a concepção de direitos humanos enquanto processo e instrumentalização de reconhecimento do valor da vida humana e de transformação social e política.

O programa é dividido em duas faces: Direitos Humanos Cidadania e Novos Direitos e Estado, Direito e Sociedade. “Somos um dos programas do Brasil que envolve a temática dos Direitos Humanos e estamos ampliando horizontes nacionais e internacionais”, pontua o coordenador do programa, Antônio Carlos Wolkmer.

O coordenador do curso de Direito da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Júnior, acredita que a graduação e o mestrado devem caminhar juntos. “Devemos também estreitar a caminhada da graduação e a pós, aprofundando cada vez mais esse contato”, pondera.

Para a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, o principal propósito do programa é o poder de transformação. “Foi uma grande escolha. Vocês ajudam a desenvolver o papel da Universidade, compartilhem o saber de vocês”, afirma.

De acordo com a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, a construção do programa também é motivada pelos alunos. “Somos uma das 20 melhores Universidades não públicas em pesquisa, e o empenho para este título é de mão dupla. Uma coordenação enfática que busca força na Universidade e alunos motivados para aprender e ampliar os horizontes. Como a Unesc é comunitária, tratar dos direitos humanos é algo precioso demais”, enfatiza a reitora.

Diferencial acadêmico

Para Wolkmer, o curso se propõe a um mestrado crítico. “O objetivo é formar pesquisadores do Direito e preparar para o jurídico, em um ambiente familiar”, conclui.
Para o coordenador adjunto, Reginaldo de Souza Vieira, o sucesso do curso também depende dos alunos. “Nós daremos estrutura teórica para vocês usarem onde quiserem. Vocês vão sair daqui com um currículo e uma formação de ponta, isso depende também de vocês, afirma Reginaldo.

Corpo discente variado

Ao todo, 30 alunos irão iniciar as aulas na próxima semana. Glaucia é aluna da graduação em Direito da Unesc e já fez parte de disciplinas isoladas do programa no semestre passado, o que também motivou ela para participar neste semestre. “Aquilo me deu clareza e ambientação para participar. Além do aprendizado que o curso nos proporciona, é uma titulação importante para a carreia”, pontua Glaucia.
Natalia Alberton Dorigon se formou em Direito pela Unibave em 2014 e hoje também faz parte do corpo discente do programa. “O principal objetivo que me fez participar deste curso foi o interesse em lecionar, melhorar a qualificação do estudo. Um dos diferenciais que eu vejo deste curso é a atenção que os professores dão aos alunos”, pondera.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 12 de março de 2018 às 21:36
Compartilhar Comente

Escola de Gastronomia na Unesc ensina a preparar massas e molhos

Escola de Gastronomia na Unesc ensina a preparar massas e molhos
Interessados podem realizar a matricula até esta sexta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Que tal incrementar seus pratos com aquela massa italiana ou um bom molho grego? A Escola de Gastronomia da Unesc está com vagas abertas para o curso Culinária em Massas e Molhos Especiais. Os interessados podem realizar a matrícula até sexta-feira (16/3) no telefone (48) 3431-2570 ou e-mail sce@unesc.net.

O encontro, ministrado pela chef Cheila Casagrande, ocorre em duas datas, dia 21 e 22 de março, das 18h30 às 22h30. Acadêmicos, funcionários, professores e egressos da Universidade contam com desconto no curso da Escola de Gastronomia.

Durante as aulas, os participantes vão aprender a elaborar receitas como fettuccine, pappardelle, talharim, nhoque de batata rosa e nhoque de batata salsa. Além do preparo de cinco molhos: alfredo, italiano, quatro queijos, filé com mostarda dijon e nata com tomate cereja.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

12 de março de 2018 às 17:29
Compartilhar Comente (1)

Assembleia Legislativa vai homenagear a Unesc pelos seus 50 anos

Assembleia Legislativa vai homenagear a Unesc pelos seus 50 anos
Rodrigo Minotto e Manoel Dias visitaram a Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os 50 anos de história da Unesc, comemorados em 2018, serão motivo de homenagem na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina). No dia 16 de abril, ocorrerá uma sessão especial para marcar a data. A informação foi repassada para a Unesc na manhã desta segunda-feira (12/3), durante uma visita do secretário-geral nacional do PDT e presidente estadual da legenda, Manoel Dias, e do deputado estadual Rodrigo Minotto. Eles foram recebidos pelo vice-reitor, Daniel Preve.

“Para a Unesc é uma honra receber o reconhecimento da Alesc pelos serviços prestados pela Universidade nas áreas do ensino, pesquisa e extensão, contribuindo com o desenvolvimento de toda a região Sul”, afirma o vice-reitor.

O pedido foi realizado por iniciativa dos deputados estaduais Rodrigo Minotto, Cleiton Salvaro e Valmir Comin.

“Será o momento da Assembleia Legislativa reconhecer este papel importante que a Unesc tem para a região, como instrumento de transformação da sociedade através da educação de qualidade. A Universidade é referência e destaque em todo o nosso Estado e fora dele, e estes 50 anos comprovam essa excelência”, enfatiza Minotto. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 12 de março de 2018 às 11:28
Compartilhar Comente