Emanuela encontrou no México novas formas de lutar pelos Direitos Humanos
Ainda adolescente, a estudante Emanuela Caciatori já se interessava por temas políticos e movimentos sociais. Quando se deu conta das inúmeras injustiças que assolam o mundo, o tema “Direitos Humanos” começou a aflorar em sua vida. Foi assim que ela descobriu: esse seria o seu caminho para a transformação da realidade. Em meio a tais questionamentos, Emanuela encontrou no curso de Direito da Unesc sua porta de luta, e sem parar por aí buscou experiências ainda mais transformadoras por meio de um intercâmbio no México.
Emanuela fez duas disciplinas no curso de Direito da UASL (Universidad Autónoma de San Luis Potosí), Sociologia Jurídica e Ciência Política. A universidade escolhida possui um programa específico em direitos humanos. “Eu soube da universidade por meio do meu orientador da iniciação científica, o professor doutor Lucas Machado Fagundes, foi ele quem deu início aos tramites institucionais para realizar o convênio entre as universidades. A partir daí, quando abriu o edital, me inscrevi, fui aprovada, e decidi ir. Além disso, eu sempre tive um interesse pela América Latina, inclusive o recorte geopolítico na minha pesquisa é o cenário latino-americano, então o México foi a opção ideal para mim”, ressaltou a aluna.
Experiências mexicanas
Além de fazer as matérias do curso de Direito da UASL, Emanuela também aturou na Clínica em Direitos Humanos da universidade, um projeto que parte do mestrado em Direitos Humanos da instituição. “Esse projeto foi o que mais me motivou a ir para o México. “Todos os casos selecionados pela Clínica envolvem alguma violação de direitos humanos, então costuma sempre ser algo complexo. Trabalhamos bastante com questões ligadas à imigrantes, com violações de direitos trabalhistas, à uniões homoafetivas, à defesa dos recursos naturais e das populações indígenas e campesinas. Fizemos também algumas saídas de campo com a equipe da Clínica, visitando as pessoas a quem prestávamos auxílio jurídico, para intercambiar conhecimentos e informações relativas aos casos”, relatou Emanuela.
Entre os casos que a aluna atuou, um em especial a marcou durante o intercâmbio. Ela contou que uma empresa tentou instalar um lixão tóxico, de lixo industrial, no subsolo de uma comunidade rural. A ação iria afetar toda a agricultura e os meios de subsistência da população. Alguns integrantes da comunidade perceberam a intenção e passaram a se organizar para impedir a instalação, requerendo auxílio jurídico da universidade.
A Clínica ingressou com ações para impedir a construção e descobriu inclusive documentos com assinaturas falsificadas, ingressando também com uma ação penal. “Até o ponto em que pude acompanhar, as obras estavam suspensas e a comunidade acompanhando o caso de perto. Participamos de uma assembleia comunitária da população sobre o caso e foi uma experiência incrível ver a comunidade organizando-se e resistindo”, ressaltou.
Realizações pessoais e profissionais
Conhecer uma realidade totalmente diferente trouxe à Emanuela grandes ensinamentos em um pequeno espaço de tempo. Segundo ela, o amadurecimento está em primeiro lugar entre as experiências transformadoras. “Perceber que o mundo é muito maior que nosso umbigo nos possibilita encarar a vida e seus desafios com outros olhos. Fui muito bem recebida, fiz muitos amigos do México e também intercambistas de outros países. Também aprendi a me comunicar em outro idioma, falar, escutar, escrever, o que é imensurável enquanto aprendizado para a vida”, comenta a estudante.
Segundo a aluna, quem tiver a oportunidade de fazer um intercâmbio não deve deixar a chance passar. “É uma experiência imensurável e rica em muitos aspectos. O aprendizado extrapola o âmbito acadêmico. Eu optei por trocar a festa de formatura pelo intercâmbio e não me arrependo em nada, pois me agregou muito. É desafiador? É. Às vezes é difícil também, pois temos que aprender a nos virar sozinhos em um país diferente, que tem outro idioma, possui outros costumes”, comenta a aluna.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 13 de março de 2018 às 17:42Pós-graduação Unesc oferece workshop gratuito “Princípio da Versatilidade”
“Princípio da Versatilidade” é o tema do workshop que ocorrerá nesta quarta-feira (14/3) na Unesc com o executivo de negócios com formação em Administração, MBA em Gestão de Pessoas e Liderança, com foco na Gestão de Resultados através da formação de Equipes de Alta Performance, João de Barros Netto, da Versátile Treinamentos, do Paraná. O evento será realizado no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P da Unesc, às 19 horas. É gratuito e aberto ao público e marca a Aula Inaugural do MBA Executivo em Controladoria e Finanças e do MBA Gestão de Negócios e Estratégias Competitivas.
João de Barros Netto tem ainda formação em competências profissionais nos ramos Administrativo, Financeiro, Marketing, Comercial de Vendas e Pós-Venda, Desenvolvimento Humano, Gestão de Equipes, Planejamento Estratégico e Decisões Estratégicas de Alta Complexidade.
O workshop tem como objetivo proporcionar um momento de reflexão e de percepção da importância de estar preparado para o atual momento do mercado; alinhar os participantes de um modo comportamental aplicando questões lúdicas; direcionar o público para o desenvolvimento do seu trabalho e de suas equipes no movimento da versatilidade e reforçar os conceitos de pró-atividade, atitude e de versatilidade.
Oportunidade de ampliar conhecimento
Os interessados em capacitação profissional, encontram na Unesc uma série de opções nas mais diversas áreas do conhecimento. Um exemplo são os cursos de MBA em Gestão de Negócios e Estratégia Competitiva e o MBA Executivo em Controladoria e Finanças, ambos com inscrições abertas para a nova turma. Os interessados podem procurar o Setor de Pós-Graduação da Universidade, pelo telefone (48) 3431-2626 ou e-mail pos@unesc.net.
MBA Gestão de Negócios e Estratégia Competitiva
Capacitar profissionais para o desenvolvimento e aprimoramento de técnicas de gestão organizacional, interessados na obtenção de padrões excelentes de qualidade e níveis competitivos de produtividade é o objetivo do MBA Gestão de Negócios e Estratégia Competitiva.
O curso é direcionado para profissionais de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia da Produção, Economia, Tecnólogos em Gestão e áreas afins. Durante as aulas, os alunos terão contato com disciplinas como Finanças Coorporativas, Análise Estratégica de Investimentos, Sustentabilidade Organizacional, Logística Empresarial, Estratégias de Marketing, Liderança e Coaching e Inovação e Gestão do Conhecimento.
MBA Executivo em Controladoria e Finanças
Empresários, empreendedores, profissionais de Gestão, contadores, administradores, economistas e demais interessados em gestão de negócios com nível superior podem ampliar o conhecimento técnico com o MBA Executivo em Controladoria e Finanças.
A especialização em Controladoria e Gestão Empresarial busca capacitar os participantes para eficácia na gestão de negócios por meio de instrumento de gerenciais destinados ao processo decisório, visando agregar valor às organizações e a perpetuação no mercado.
Cenários Econômicos, Contabilidade Financeira, Auditoria e Controles Internos, Gestão Tributária, Estratégia e Planejamento Estratégico, Sistema de Informações Gerenciais, Responsabilidade Social Corporativa e Gestão de Pessoas e Competências Organizacionais estão entre as disciplinas da especialização.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 13 de março de 2018 às 16:01Nova turma do Programa de Residência Multiprofissional inicia atuação em Criciúma
Um novo grupo de profissionais de Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Educação Física (Bacharelado) vai iniciar os trabalhos na comunidade, por meio do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde. Na manhã desta terça-feira (13/3), os 21 residentes, acompanhados por professores e gestores da Unesc participaram de um encontro com o prefeito Clésio Salvaro e representantes do poder público, para uma apresentação dos participantes desta edição do Programa. Eles vão passar dois anos desenvolvendo atividades e estudos em 20 Unidades de Saúde de Criciúma, com bolsa dos Ministérios da Saúde e da Educação.
Segundo a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, esta é a nona turma de Residência Multiprofissional em parceria com a prefeitura, uma parceria caracterizada por ela como muito forte, muito sólida. A reitora, responsável pela implantação do Programa na Universidade, há dez anos, comenta que ele tem dupla finalidade. “Ele oferece uma formação para a prática e, portanto, faz toda uma articulação com a graduação, qualificando muito o ensino na área da saúde coletiva. Também qualifica o cenário de práticas, na medida em que este residente transita tanto no atendimento nas diferentes áreas que ele faz parte nas Unidades de Saúde quanto na sala de aula dentro da Instituição nas atividades de pesquisa, de extensão e acompanhando as atividades de ensino”, salienta.
De acordo com Luciane, o Programa de Residência Multiprofissional vem ao encontro das necessidades no cenário nacional. “O Brasil hoje precisa de profissionais cada vez mais qualificados, sobretudo na área da saúde parta dar atenção necessária às demandas que vem das pessoas, que são sempre maiores, até por conta da longevidade. A Unesc então participa dessa formação que tem essa perspectiva, como Universidade Comunitária que é, está sempre à frente de seu tempo e buscando novas alternativas para qualificar a sua atuação”, afirma a reitora.
Salvaro deu as boas-vindas aos residentes, desejou sucesso nas atividades e salientou a importância de parcerias como esta feita com a Unesc para o desenvolvimento do município. "Cada um deve aproveitar a oportunidade que está recebendo e se esforçar para prestar um ótimo serviço aos criciumenses. Nós buscamos o mesmo propósito, que é oferecer uma saúde resolutiva, de qualidade e humanizada. Vocês serão muito importantes para a saúde pública durante os dois anos de duração da residência, e ao final do programa, esperamos que permaneçam conosco”, comenta Salvaro.
Conforme o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, os residentes começam a atuar a partir do dia 19 de março nas Unidades de Saúde e nestas últimas duas semanas, eles estão passando por um acolhimento pela equipe do Programa e representantes do poder público. “Eles participam ativamente do dia a dia das Unidades de Saúde e são inseridos nos serviços. Também têm contato com locais de atendimento como o Capes e hospitais, além de uma carga teórica. O objetivo principal do Residência Multiprofissional é a aprendizagem em serviço. É colaborar para que eles sejam profissionais diferentes e que colaborem com a mudança de cenário de práticas”, afirma Jacks.
O evento teve a participação da pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, da coordenadora do PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva – Mestrado Profissional) e tutora da Residência, Lisiane Tuon, da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, da secretária de Saúde de Criciúma, Franciele Gava e do secretário de Governo, Arleu da Silveira.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 13 de março de 2018 às 14:54Professora do curso de Odontologia da Unesc tem trabalho premiado em evento internacional
A professora do curso de Odontologia da Unesc Gina Casagrande, está entre os vencedores do Prêmio Bitufo/Professor doutor Luiz Reynaldo de Figueiredo Walter, que reconhece o trabalho de profissionais de Odontologia de todo o país. Gina foi a única representante de Santa Catarina a receber a premiação, entregue durante o 13º Encontro Nacional e 3º Encontro Internacional de Odontologia para Bebês, que ocorreu no fim de semana em Campos do Jordão, em São Paulo.
Gina apresentou o trabalho “RCC 23 – Raro relato de Tumor Odontogênico Queratocístico em bebê” na sessão de pôsteres de relatos de casos clínicos. Nele, a professora e dentista conta o caso de um bebê com um ano e 11 meses que foi levado ao seu consultório pela mãe, com queixa de irritação excessiva e desconforto há aproximadamente seis meses pela erupção de um dente que estava “trancado na gengiva”. Ao examinar o local, Gina percebeu uma lesão clinicamente semelhante a um “cisto de erupção”, com aumento de volume próximo ao dente. Após a análise do caso, ela optou por uma incisão e drenagem da substância que se encontrava no local. O material foi encaminhado para análise e o caso foi acompanhado por três meses e meio. Como não houve o surgimento do dente, foi realizada foi realizada a remoção da lesão que havia originado o problema e o material encaminhado para a análise histopatológica. O resultado foi um tumor e após 18 meses de acompanhamento clínico e radiográfico o menino está em processo positivo de recuperação.
Segundo a Gina, a literatura científica é escassa quanto à ocorrência de Tumor Odontogênico Queratocístico em crianças, o que demonstra a raridade do caso nesta faixa etária. “A alta taxa de retorno do tumor e o potencial para se tornar uma lesão osteolítica agressiva requer um diagnóstico precoce, priorizando tratamento cirúrgico adequado e acompanhamento a longo prazo a fim de melhorar o prognóstico do paciente”, afirma.
Para ela, o prêmio foi um importante reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo de sua carreira como odontopediatra. “O primeiro curso que fiz assim que me formei no curso superior, há 20 anos, foi na área de Odontologia para bebês e depois fiz a especialização em Odontopediatria. Após todo esse tempo trabalhando na área, ter o reconhecimento através do prêmio por um caso clínico foi de muita importância para a minha vida profissional. O meu trabalho ficou em segundo dentro de 30 apresentados. Fui a única representante do Estado de Santa Catarina a apresentar no congresso e isso me deixa ainda mais feliz por poder levar o nosso Estado, a cidade de Criciúma e a nossa Unesc nesse cenário nacional”, ressalta.
A coordenadora adjunta do curso de Odontologia, Fernanda Sônego, fez parte da comitiva de professores da Unesc que participou do Encontro Nacional e comenta que na literatura há apenas quatro casos como o relatado por Gina. “O prêmio significa muito para o curso de Odontologia. Ele mostra e qualifica toda a nossa forma de fazer e agir dentro da Instituição, que é com qualidade. E foi especial também porque a Unesc foi a única Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina apresentando trabalho neste congresso, um evento muito importante dentro do cenário de saúde bucal da criança”, comenta Fernanda.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 13 de março de 2018 às 13:09Professor do curso de Medicina da Unesc participa de estágio no Harvard Medical Center
O professor do curso de Medicina da Unesc, médico Rafael Ostermann, retornou ao Brasil após três meses de estudos no Beth Israel Deaconess Medical Center, um dos hospitais do complexo da Harvard Medical School, em Boston. Nos Estados Unidos realizou estágio em gastroenterologia e endoscopia digestiva avançada. Mas além dos estudos específicos, a presença em Harvard permitiu ao professor fazer um intercâmbio de informações sobre a metodologia de ensino utilizada neste centro educacional que é referência para o mundo, muito semelhante à utilizada na Unesc desde o ano 2000.
“Pude acompanhar aulas, visitar centros de simulação em Medicina e conversar com coordenadores do curso, que utiliza o mesmo método de ensino da Faculdade de Medicina da Unesc, o Problem Based Learning – PBL, ou aprendizado baseado em problemas”, salienta o professor. “Interessante que em Harvard essa metodologia foi implantada em 2015. Também vem sendo desenvolvida em várias universidades do mundo inteiro. O Pathways é feito em pequenos grupos estimulando o aprendizado ativo, focado no aluno, estimulando o pensamento crítico e raciocínio multiaxial”, destaca Ostermann, que ministra a disciplina de Cirurgia do Trauma.
Na Unesc o atendimento nas Clínicas Integradas também permite ao estudante de Medicina a possibilidade de ter uma experiência clínica precoce com o paciente. “Na Unesc Temos o currículo relativamente semelhante, porém trabalhamos nele desde a implantação do curso, o que a torna um referencial importante em ensino e educação médica. Já trabalhamos há anos um método que só foi lançado recentemente em Harvard, mas a ideia é aprimorarmos o processo ensino-aprendizagem, com novas ferramentas pedagógicas a fim de elevar o curso de medicina para um novo nível, um novo patamar”, analisa.
Para o professor a aproximação e interação nestes meses foram muito importantes para a realização de futuras parceria. “Tudo isso nos abriu portas e gerou uma conexão em nível global, que no futuro pode trazer essa interação entre professores e acadêmicos das duas universidades”, conta.
A experiência em um dos maiores centros médicos do mundo permitiu ao professor compartilhar o comprometimento mútuo entre instituição e profissionais. Seja na cultura de doações financeiras da comunidade para a instituição, onde são arrecadados valores para a manutenção e investimentos em projetos, ou pelo próprio sentimento de pertencimento de todos os profissionais em que universidade faz parte de um projeto de vida. Para o professor esse também pode ser o caminho da Unesc, que em 2018 completa seus 50 anos.
O professor Rafael Ostermann também inicia 2018 com um novo projeto, o curso de pós-graduação em Medicina de Emergência da Unesc e criação do centro de simulação realística. O centro tem como objetivo de promover o ensino médico baseado na reprodução de situações dramáticas e críticas da vida diária, incluindo situações de emergência e urgência. “Com isso vamos conseguir aproximar a expertise que levaria anos para ser alcançada em uma prática diária de plantões, fazendo com que o alunos saia mais preparado para lidar com essas situações”, explica.
O curso de pós-graduação já está com inscrições abertas e deve iniciar turma em 2018 aberto a profissionais na área de saúde. Os interessados podem obter mais informações pelo telefone (48) 3431-2626 ou pelo e-mail pos@unesc.net.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Assessoria de imprensa 13 de março de 2018 às 10:10
Newsletter
RSS