Novo passo rumo ao mercado de trabalho
A noite foi de comemorações no último sábado (10/3). A Unesc graduou cerca de 70 novos profissionais em uma grande festa na AM Master Hall. Amigos, professores e familiares estiveram no local para celebrar o novo passo rumo ao mercado de trabalho.
Colaram grau acadêmicos dos cursos de Administração, Comércio Exterior, Recursos Humanos, Ciências Econômicas e Secretariado Executivo.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 11 de março de 2018 às 17:34Encontro estreia laços entre Gana e Unesc
Ampliar e promover a internacionalização da Unesc é um dos grandes objetivos desta nova gestão. Com isso, a reitoria da Universidade recebeu na tarde desta sexta-feira (9/3) representantes da Embaixada de Gana no Brasil, do Consulado de Gana de Porto Alegre e de Brasília e da Cogacri (Associação da Comunidade de Ganeses de Criciúma).
A Cogacri foi o responsável pela vinda dos representantes até a Unesc, e o principal objetivo do encontro foi de estreitar os relacionamentos da Instituição com Gana. Apesar dos projetos de internacionalização que já acontecem em outros países africanos e do número expressivo de ganeses em Criciúma, não havia ainda parcerias da Unesc com o país.
“É muito comum para o Brasil se relacionar com a África, porém a nossa história é mais antiga, e poucas pessoas sabem dela. Eu ficaria muito feliz de servir de mediadora entre Gana e Brasil. A educação é fundamental e precisamos dela”, pontua a Embaixadora Extraordinária e Pleniponteciária de Gana, Abena Pokua Adompin Busia.
Para o vice-reitor, Daniel Preve, é necessário ter visão e ambição por projetos de internacionalização. “Estabelecer relacionamentos por meio da educação e romper as barreias culturais é muito importante para nós da Unesc. O povo de vocês enriquece não só a Universidade, mas também a comunidade”, enfatiza.
“Este encontro foi o primeiro passo para promover e desenvolver um trabalho diferente com o povo de Gana, um momento de dar oportunidade a eles”, explica a coordenadora do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias da Unesc), Janaína Damásio Vitório.
Também estiveram presentes no encontro o Cônsul Geral de Gana de Brasília, Samuel Sherry-Lord Quarshie, do Cônsul Geral de Gana do Rio Grande do Sul, Willies Taranger, o professor da Unesc e membro do NEAB, Alex Sander da Silva, e a professora de História da Unesc, Michelle Stakonski Cechinel.
Ainda na sexta-feira, a comitiva que visitou a Universidade esteve na sede da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma) para um evento. A Unesc foi representada pela coordenadora do NEAB (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e das Minorias), Janaína Damázio Vitório, pelos professores do Mestrado em Educação, Alex Sander da Silva e André Cechinel e pela coordenadora da pesquisa do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos da Unesc) “Narrativas afrodiaspóricas, Michelle Maria Stakonski Cechinel.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Assessoria de imprensa 09 de março de 2018 às 21:40Exposição traz a visão dos estudantes de Artes Visuais sobre a contemporaneidade
O outro, a contemporaneidade e o espaço. De que forma essas três definições conversam entre si? São diversas as respostas que podem se desdobrar desta pergunta. Elas dependem da interpretação de cada um, da vivência e da forma de olhar. Essa relação entre tais questionamentos levaram o artista CJ Bonroy, estudante do curso de Artes Visuais da Unesc, a encontrar a essência de sua obra, que ainda está em construção, mas compôs a exposição “Pintura & Pesquisa”, realizada pelos estudantes da quinta fase do curso.
O aluno comenta que mergulhou na sociologia para construir o conceito artístico dos três quadros que compõem a sua obra, conhecendo autores como Zygmunt Bauman. Com camadas de tinta à óleo, CJ Bonroy traz um espaço inexistente, habitado por uma intensão de corpo, representada pela silhueta de um indivíduo contemporâneo, que pode ser ele, ou qualquer outra pessoa. “A ideia é trazer essa identidade volúvel do ser humano, em um espaço vazado, deixando em aberto o caminho para que as pessoas possam se relacionar com a obra”, comenta.
Deixar as obras “em aberto” já é uma marca do artista. “Eu coloco minhas emoções e sentimentos nas obras, mas não a minha identidade particular. Minha realização é ver as pessoas se relacionando com a arte, enxergando elas mesmas ali”, comentou.
Produções
O desenvolvimento dos trabalhos ocorreu por meio da disciplina “Pintura & Pesquisa”, lecionada pelo professor Alan Cichela. “As produções trazem a relação dos alunos com a arte contemporânea, trazendo o início da busca pela linguagem pessoal dentro da pintura, refletindo suas inquietações e desejos. É visível a evolução dos alunos no decorrer dos semestres, muitos trazem questões pessoais para as obras, outros mais abstratas. Eles estão no caminho de se libertarem, se sentindo mais seguros para o desenvolvimento de suas obras”, ressaltou.
Saiba Mais
A exposição está abertana Sala Edi Balod para visitação de 12 a 30 de março, das 14 às 18 horas.
Artistas participantes
Ana Berardinelli
Ariel Marafigo
Camila Florentino Nunes
Carol Machado
Cibele Luiz Borges da Silva
CJ Bonroy
Fatrine Borges
Grey
Hellen Viola
J.R.
Júlia Elena Alvarez
Lia Jeremias
Lip Wadocha
Lucas Andre Luiz
Luiz Fernando Coutinho de Aguiar
Luiz Uggioni
MEG
Rafaela Citadin
Stéfany Ribeiro
Walter Gobbo
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de março de 2018 às 21:35Unesc promove roda de conversa com mulheres que fazem a diferença na sociedade
Profissionais que se destacam por sua atuação profissional e na sociedade vão se encontrar na Unesc, segunda-feira (12/3) para a roda de conversa “Mulheres que Fazem História: Universidade, Diversidade e Trabalho”. O evento fecha a programação do Dia Internacional da Mulher da Universidade, é aberta ao público e ocorre às 19 horas, no Auditório Ruy Hülse.
A roda de conversa terá a presença da reitora da Unesc, Luciane Ceretta, da juíza Débora Zanini, da secretária de Saúde de Criciúma Franciele Gava, da líder comunitária Catarina Rocha Alves, da jornalista Pity Búrigo, das professoras de Direito Giovana Ilka e Fernada Lima, da conselheira municipal de Saúde de Criciúma Rindalta das Graças de Oliveira, da conselheira tutelar de Siderópolis Cléo Martins, da professora aposentada Maria Tereza Conti e da representante da Câmara da Mulher Empresária Maria Salete Milanezi.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de março de 2018 às 17:15Sete colaboradores da Unesc vão marcar presença na partida entre Criciúma e Tubarão
O Criciúma entra em campo neste domingo (11/3) e sete colaboradores da Unesc vão marcar presença nas arquibancadas do Estádio Heriberto Hülse. Os vencedores da promoção Predestinado Tricolor foram: Diogo Dominguini e Edenilson Luis Ghislandi, que vão receber um ingresso físico cada, e Evandro Cardoso, Flavia Nandi Medeiros, Cristian Arnaldo Faller, Maria Lucia Severo e Lauro Neto, que vão ter o nome na lista do portão 3.
Os ganhadores participaram da promoção enviando um e-mail para sorteiosecom@unesc.net, com nome completo, curso ou setor, CPF e uma mensagem demonstrando à vontade de torcer pelo Tigre. O sorteio ocorre regularmente quando o Criciúma joga em casa.
Os torcedores que vão receber o ingresso físico podem ingressar no estádio pelo portão 2. Já os outros cinco torcedores, com nome em lista, devem anunciar seus nomes no portão 3 e se identificando como funcionário, professor ou aluno da Unesc e portando um documento com foto.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
09 de março de 2018 às 15:19
Newsletter
RSS