Você sabe como fazer pesquisa e extensão na Unesc?
Buscar o conhecimento, se aprofundar e atuar fora da sala de aula. Além do Ensino, a Unesc é constituída por mais dois pilares, a extensão e a pesquisa. Por meio delas o estudante consegue enxergar além dos muros da Universidade. Mas e você, sabe como fazer para ter o contato direto com a realidade de sua área?
Essa dúvida não será mais um problema. Na próxima segunda-feira (27/3), às 16h30, no Auditório Edson Rodrigues, a Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa) vai realizar um encontro para esclarecer as políticas de pesquisa e extensão da Universidade.
“Muitas vezes, o aluno possui acesso facilitado ao ensino, pois é algo inerente ao cotidiano dele, porém o modus operandi da pesquisa e da extensão, ainda é algo distante para a maioria dos alunos. Entendemos que quanto mais informados os alunos forem, maiores serão as chances deles participarem dos processos que temos aqui dentro”, ressaltou a assessora da Propex, Gisele Coelho Lopes.
No encontro, além das políticas, serão apresentadas as formas de participar da pesquisa e da extensão por intermédio de editais como PIC, PIBIC e FUMDES, além dos programas e projetos de extensão realizados por meio das Unidades Acadêmicas.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 22 de março de 2017 às 17:17Projeto de extensão trabalha educação em saúde em escola de Criciúma
As atividades do projeto de extensão “Educação em Saúde: Contribuições do Ensino Formal no combate à Dengue, Zika e Chikungunya nas Escolas da Rede Pública Municipal de Criciúma – SC”, desenvolvido por professores e alunos da Unesc, iniciaram nesta terça-feira (21/3) na escola João Locatelli, localizada no Bairro Primeira Linha, em Criciúma.
A ação envolveu crianças de 5 e 6 anos e englobou mobilização para o tema com o uso de imagens de mosquitos Aedes aegypti e o mosquito comum, uma oficina realizada no pátio da escola, na qual foi procurado e indicado possíveis focos de mosquitos e os cuidados com o ambiente. Os alunos ainda visualizaram amostras de larvas reais de mosquitos e fizeram atividades de pinturas em sala de aula.
O projeto tem a coordenação da professora Maristela Giassi e a participação dos professores da Unesc Suzane Perico e Dourival Giassi, além das bolsistas Letícia Silva Oliveira e Alice Daminelli Valentim.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 22 de março de 2017 às 16:46Unesc recebe a visita de professores da UFSC
Ensino a distância, cooperativismo e desenvolvimento regional, economia solidária, gestão pública, entre outros assuntos, foram debatidos na tarde desta quarta-feira (22/3), na Unesc. Os professores da UFSC Arcângelo Safanelli e Luiz Salgado Klaes foram recebidos pelo reitor Gildo Volpato, para trocar experiências universitárias.
Também participaram do encontro o coordenador do Paes (Programa de Ações em Economia Solidária), Joelci José Zanini; a coordenadora do Setor de Educação a Distância, Graziela Giacomazzo; o coordenador do curso de Economia, Thiago Rocha Fabris, e o chefe de gabinete, Ricardo Pieri.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 22 de março de 2017 às 16:18Reabilitação psicológica de vítimas de violência é tema de Aula Inaugural
Em 25 de março de 2013, o administrador de empresas, palestrante e coach Eduardo Dumortout Anton, de São Francisco do Sul, sofreu um atentado e foi atingido por quatro tiros – um no abdômen, um na testa e dois na nuca – sofrendo um traumatismo crânio encefálico grave, com perda de massa cerebral. Nesta sexta-feira (24/3), ele estará na Unesc para falar sobre sua história e como os profissionais de Psicologia foram importantes em sua recuperação e retorno ao convívio social, durante a Aula Inaugural do curso de Psicologia.
A palestra “A reabilitação psicológica de um paciente e sua família após tentativa de homicídio” ocorre, às 8h30, no Miniauditório Edson Rodrigues, no Bloco P e, às 19h30, na sala 13 do Bloco S da Unesc.
“Na palestra, após narrar as cenas do atentado, a internação e o coma, enfoco a enorme contribuição dos psicólogos na minha reabilitação, bem como dos meus familiares, que assim como eu, foram fortemente abalados por este episódio de violência urbana”, conta Anton.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 22 de março de 2017 às 15:43Bem-estar: Unesc oferece Yoga para promover qualidade de vida entre colaboradores
Corpo, mente e alma. Esses três pilares podem ser trabalhos em uma só prática: o Yoga. Segundo a filosofia, os exercícios posturais são métodos para integrar o espírito, o mundo exterior e o Universo. Concentração, motivação e controle da ansiedade são alguns dos inúmeros benefícios, que auxiliam na solução do estresse diário. Na Unesc, os colaboradores têm a oportunidade de aprender a prática de forma gratuita.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o estresse afeta hoje mais de 90% da população mundial. A instrutora de Yoga Hérica Possamai comenta que o Yoga auxilia os colaboradores no dia a dia do trabalho. “O autoconhecimento desenvolvido em cada aula traz grandes benefícios. A prática abre um caminho para a busca de nossa real natureza e o retorno é motivador. Eles sentem alívio de dores na coluna, aumento da flexibilidade, diminuição do estresse e de todas as doenças que são recorrentes a isso”, contou.
A Associação de Yoga de Florianópolis realizou um estudo com o objetivo avaliar o efeito da prática do Yoga sobre a percepção de melhora profissional e qualidade de vida de funcionários de empresas públicas e privadas. Os resultados apresentaram percepção de melhora profissional de 91% e nos seguintes componentes da qualidade de vida: estresse (69%), disposição (62%), tensão (58%), dor (57%) e irritabilidade (55%).
Yoga é disponibilizado pelo programa Ânima
Um momento para “desligar” do profissional e focar no pessoal. Essa é a proposta do Ânima para professores e funcionários da Universidade. Entre as atividades oferecidas aos colaboradores da Unesc estão acolhimento em terapias complementares; inserções institucionais; meditação; oficinas de artesanato; práticas desportivas; saída de campo; ações de arte e cultura e Tour Unesc.
O coordenador do programa, João Alberto Ramos Batanolli, lembrou que o Ânima, ligado ao DDH, foi criado junto com a Reitoria, para ser um espaço que permita aos funcionários e professores ter mais contato consigo e com os colegas. “O objetivo é permitir uma reflexão sobre nós mesmos e promover a qualidade de vida dos colaboradores da Universidade”, comentou Batanolli.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 22 de março de 2017 às 15:20
Newsletter
RSS