Unesc lança Cartilha de Extensão
Com o intuito de orientar os extensionistas sobre os processos de elaboração de projetos de extensão, a Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão), em parceria com as Unidades Acadêmicas, desenvolveu uma Cartilha de Extensão. O documento já está disponível no site da Unesc e foi apresentado aos professores e alunos extensionistas na tarde desta quinta-feira (9/3).
A Unesc define a extensão como uma prática de cooperação interligada ao ensino e à pesquisa e interage com a comunidade, desenvolvida em conformidade com as leis federais, estatuto e regimento, resoluções, portarias e normas regulamentares.
Para a pró-reitora de Pós-Graduação Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, havia a necessidade de um documento como esse. “A Unesc, por fazer extensão há muitos anos, necessitava de um documento que servisse de orientação a quem está chegando na Universidade e também aqueles que já estão aqui. Na Cartilha estão reunidos todos os passos necessários para se fazer extensão”, comentou.
A coordenadora de Extensão da UNA CSA, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, representou os coordenadores das Unidades Acadêmicas e comentou sobre a importância do documento. “É uma forma de formalizar a história constante da Unesc junto à comunidade”, ressaltou.
Também estão sendo desenvolvidas mais duas cartilhas pela Universidade, uma sobre inovação e outra sobre pesquisa. A cartilha foi revisada e diagramada pela Editora Unesc.
Acesse a Cartilha de Extensão (clique aqui)
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de março de 2017 às 21:00Reitoria recepciona nova turma de Residência Multiprofissional
Os 21 participantes da nova turma do Programa Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e em Saúde Coletiva da Unesc receberam as boas-vindas da Reitoria da Universidade nesta quinta-feira (9/3). Eles irão passar os próximos dois anos ampliando e aprofundando o conhecimento na área, aliando teoria, prática e pesquisa, em uma especialização com bolsa de estudo dos ministérios da Saúde e da Educação.
A sétima turma do Programa é formada por 21 pessoas graduadas em Educação Física (Bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Profissionais como Paola Galeli, de Marau, Rio Grande do Sul. Graduada em Psicologia pela UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), ela veio para Santa Catarina em função da Residência Multiprofissional da Unesc. “Soube do Programa e vim para cá porque ele está dentro da área que gosto. Tenho boas expectativas para os próximos anos”, comentou.
A turma conta também com egressos da Unesc, como a enfermeira Laís Righetto Mafra, de Lauro Müller. “Eu já flertava com a Atenção Básica desde o começo do curso de Enfermagem e fazer parte do Programa de Residência Multiprofissional e trabalhar ao lado de professores que me inspiraram é uma realização”, afirmou.
Para o reitor Gildo Volpato o Programa se identifica com a missão de uma Universidade Comunitária como a Unesc, que tem compromisso com a sociedade. “Vocês demonstraram em suas falas e pelo brilho no olhar o quanto estão comprometidos com o Programa e com o trabalho na área da Atenção Básica/Saúde da Família e da Saúde Coletiva. Sejam muito bem-vindos e sucesso nesta nova etapa profissional e pessoal de cada um”, ressaltou Volpato.
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, também deu as boas-vindas aos novos residentes e lembrou da importância dos profissionais buscarem capacitação nas áreas de Atenção Básica e Saúde Coletiva. “O Sistema Único de Saúde precisa de vocês. Estudem, se aprofundem no tema e façam a diferença na comunidade”, comentou a pró-reitora.
A coordenadora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker; o coordenador do Programa de Residência Multiprofissional, Jaques Soratto, e professores e coordenadores dos cursos envolvidos participaram da acolhida aos novos residentes.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de março de 2017 às 19:59Atividades do programa de capacitações para colaboradores em 2017 inicia na Unesc
A semana marcou o início das atividades do programa de capacitação promovido pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) para colaboradores da Unesc. A primeira delas ocorreu nesta quarta-feira (8/3), com o tema “Solicitação de Compras” e foi ministrada pelo supervisor de compras Wellington Cardoso Correa.
A capacitação abordou o uso correto do software de compras Outbuycenter, esclareceu aos participantes sobre a inclusão da SDCV, passando pelos processos de triagem, cotação até a aprovação final.
Os colaboradores que quiserem participar desta capacitação, podem se inscrever para o próximo encontro, no dia 14 de março, das 9 horas às 10h30. O programa também oferece outras possibilidades para o calaborador
Mais informações
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 09 de março de 2017 às 16:05Câmara de Mediação e Conciliação auxilia na resolução de conflitos entre empresários
Com o intuito de resolver conflitos entre empresários sem ter que levar processos ao Poder Judiciário, Unesc e Acic (Associação Empresarial de Criciúma) trabalham juntas. Por meio de um convênio, associação e universidade desenvolvem atendimentos por meio da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem. As atividades foram retomadas nessa quarta-feira (8/3).
“As pessoas têm pouco conhecimento e, muitas vezes, ainda resistência em fazer uma conciliação e mediação fora do âmbito judicial e buscamos, especificamente nesta iniciativa entre a Unesc e a Acic, fomentar esta situação entre os associados da entidade com o know-how dos alunos do curso de Direito”, destaca a professora do curso de Direito da Unesc, Rosângela Del Moro.
Segundo Rosângela, o CNJ (Conselho Nacional de Justiça) e o TSJ (Tribunal Supremo de Justiça) têm estimulado estes métodos por conta da sobrecarga de processos. “Esses processos acabam trazendo desgastes emocionais e financeiros que podem ser evitados com a mediação, conciliação e arbitragem, além de serem concluídos de forma mais ágil”, comentou a professora.
Atendimentos ocorrem na Acic
Os atendimentos são realizados na sede da Acic pelos estudantes da última fase do curso de Direito da Unesc Jairo Borges Coelho e Mariana Domingos Alexandrino, com orientação da professora Rosângela, todas as quartas-feiras das 8h30 às 12 horas. O trabalho é gratuito e mantido em sigilo, sem a exposição dos envolvidos.
Os associados interessados em marcar uma conciliação podem ligar para o seguinte telefone 3461 0903.
*Com colaboração da Acic
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de março de 2017 às 14:47Novos colaboradores recebem as boas-vindas
A Unesc deu as boas-vindas aos colaboradores, contratados de novembro a março, na primeira integração de novos funcionários em 2017. A ação, realizada pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano), ocorreu na manhã desta quinta-feira (9/3) e promoveu informações com dinâmicas em grupo para os participantes.
O reitor da Universidade, Gildo Volpato, deu as boas-vindas e ressaltou a importância do trabalho em conjunto pelo crescimento da Instituição. “A partir da escolha de estar aqui, vocês representam a Unesc. Cada um é de grande importância, todos trabalham para a Universidade crescer, e espero que possam crescer junto com a ela. Aproveitem para fazer seu melhor e receber o melhor em troca, sejam bem-vindos a Unesc”.
Além da conversa com o reitor, o gerente do DDH, André Pais Topanotti, abriu o encontro apresentando a história, a visão, as competências institucionais, os valores e a missão, de educar, por meio do ensino, pesquisa e extensão, para promover a qualidade e sustentabilidade no ambiente de vida.
Universidade comunitária
A nova funcionária do Sead (Setor de Educação a Distância), Joana Machado, veio buscar uma nova visão de trabalho. “Tive experiências em instituições corporativas. Mas decidi buscar uma nova visão e novos pensamentos para qualidade de vida. Então, como comunitária, escolhi a Unesc”, afirmou.
As instituições comunitárias não têm fins lucrativos e reinvestem todos os resultados em melhorias para os alunos e comunidade, contribuindo para o desenvolvimento do país e ofertando educação de qualidade.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
09 de março de 2017 às 11:28
Newsletter
RSS