AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Melhor trabalho de Arquitetura do Brasil é da Unesc!

Melhor trabalho de Arquitetura do Brasil é da Unesc!
Tatiany ganhou o primeiro lugar no Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura (Foto: Divulgação) Mais imagens

Ela não esperava nem estar entre os finalistas, mas nesta quinta-feira (9/3), Tatiany Fröhlich levou o troféu do primeiro lugar do Prêmio Saint-Gobain de Arquitetura - Habitat Saudável para casa. O concurso reconhece importantes projetos e conscientiza sobre o valor da sustentabilidade para o setor. Graduada pelo curso de Arquitetura da Unesc, Tatiany levou a ideia de um Centro de Educação Ambiental, a ser construído em Siderópolis/SC. A proposta foi desenvolvida para o seu projeto de conclusão de curso, orientado pelo professor Pedro Luiz Kestering.

Tatiany recebeu um MacBook Pro, um troféu e um diploma. Ela competiu ao lado dos maiores escritórios de arquitetura do país. “Receber esse reconhecimento é um grande impulso para a minha carreira, que inicia agora. Me identifico muito com a ideia do Prêmio Saint-Gobain, que trata do conforto, da acústica, da modulação e racionalização na Arquitetura. São questões que devem ser pensadas e projetadas por Arquitetos. E o prêmio reconhece esses profissionais”, ressaltou.

O concurso mobilizou profissionais e estudantes que acreditam na importância da contribuição da construção civil para a sustentabilidade e bem-estar. Nessa edição do Prêmio, os diversos confortos de uma obra - térmico, acústico, visual, modular e de saúde - foram o tema central, aliados ao uso da inovação e sustentabilidade das soluções construtivas.

Centro de Educação Ambiental


O projeto de Tatiany visa a criação de um local para estimular a mudança comportamental dos moradores de Siderópolis, que vem sofrendo constantes modificações territoriais no processo de recuperação ambiental. “O processo para se alcançar a sustentabilidade inclui novas práticas da população, para que isso se torne possível é preciso disseminar as informações e as atividades de educação ambiental”, ressalta.

No edifício seriam abrigadas atividades de educação ambiental e eventos culturais, com o intuito de aplicar no projeto arquitetônico os princípios da arquitetura sustentável, como a qualidade do ambiente interno, a eficiência acústica e energética. “Recuperação da água da chuva, energia solar, entre outras possibilidades foram implementadas o projeto”, contou Tatiany.

Saiba mais sobre o prêmio: (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 10 de março de 2017 às 17:46
Compartilhar Comente (1)

Municípios recebem material para as atividades de 2017 do Anjos do Futsal/Unesc

Municípios recebem material para as atividades de 2017 do Anjos do Futsal/Unesc
Reunião ocorreu na tarde desta sexta-feira, na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Foi dada a largada para a versão 2017 do Projeto Anjos do Futsal/Unesc. Na tarde desta sexta-feira (10/3), representantes dos 19 municípios parceiros do projeto, que incentiva a prática esportiva e a formação de cidadãos, estiveram na Universidade para um encontro onde conheceram os novos modelos dos uniformes para jogadores e professores dos núcleos, e receberam bolas e demais materiais para as atividades.

A coordenadora do Setor de Esportes da Unesc, Maria Aparecida Alves, deu as boas-vindas aos prefeitos, aos diretores das fundações de esporte e aos responsáveis por projetos sociais dos municípios participantes do projeto e colocou a Universidade à disposição. “A Unesc é parceira do Anjos do Futsal há nove anos. É uma satisfação estar junto de projetos como este, que impactam positivamente a comunidade”, afirmou.

O coordenador do Projeto Anjos do Futsal/Unesc, Jean Reis, comentou que o trabalho vem sendo desenvolvido desde 2001 com garotos da faixa etária de 10 a 14 anos. “O Projeto inicio com 60 crianças em Criciúma. Hoje, ultrapassa mil atletas em Criciúma, Cocal do Sul, Forquilhinha, Içara, Nova Veneza, Treviso, Orleans, Morro da Fumaça, Urussanga, Balneário Arroio do Silva, Turvo, Meleiro, São João do Sul, Sombrio, Lauro Müller, Balneário Gaivota e Balneário Rincão. Em 20017, Ermo e Praia Grande também passaram a ser parceiros do Projeto”, comentou.

Neste ano, o trabalho será com as categorias Sub-11, Sub-13 e Sub-14. Cada núcleo terá 40 participantes, que treinarão de duas a três vezes por semana. O 17º Festival Anjos do Futsal/Unesc ocorrerá em 26 e 27 de julho e envolverá todos os núcleos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 10 de março de 2017 às 17:33
Compartilhar Comente

Unesc abre as portas aos vereadores de Criciúma

Unesc abre as portas aos vereadores de Criciúma
Encontro aproxima vereadores da Universidade (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc abriu suas portas para os vereadores de Criciúma eleitos no último pleito eleitoral. Durante a manhã desta sexta-feira (10/3) eles participaram de um encontro, que trouxe informações sobre a Universidade e os serviços que ela presta à comunidade, além de um passeio para conhecer a estrutura do campus. “É muito importante tê-los aqui. Afinal, essa Instituição é da comunidade desde o dia que foi criada, por lei municipal”, lembrou o reitor Gildo Volpato.

“Esse momento, para nós, também é um aprendizado. Recebemos demanda de todos os setores da comunidade e hoje ficou bem claro como a Unesc pode contribuir. É importante que, também por meio da Câmara, a comunidade tome conhecimento dos serviços prestados pela Universidade”, comentou o presidente do legislativo criciumense, Júlio Colombo.

Tudo para a comunidade

Com mais de 10 mil alunos, 47 cursos de graduação, sete mestrados e dois doutorados, a Unesc atua com ensino, pesquisa e extensão. “Todo recurso investido na Instituição é reinvestido aqui, na Universidade e na comunidade. São investimentos no ensino, na pesquisa e na extensão e todos retornam para a região”, explicou Volpato, dando como exemplo os mais de 150 mil atendimentos realizados na área de Saúde e Direito, além de projetos como o Território Paulo Freire, entre tantas outras iniciativas.
 
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, apresentou aos vereadores projetos desenvolvidos dentro da Universidade que tem alto impacto na sociedade. “Os nossos colaboradores, antes de entrar nas escolas, nas entidades, na comunidade, são capacitados para isso”, ressaltou.

Presença

O encontro contou com a presença dos vereadores Ademir Honorato, Allison Pires, Camila Nascimento, Daniel Freitas, Jair Alexandre, Julio Cezar Colombo, Júlio Kaminski, Paulo Ferrarezi, Salésio Lima, Tita Beloli e Zairo Casagrande.

A pró-reitora de Ensino de Graduação, Maria Aparecida Melo; a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, e o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve, além de gestores e colaboradores da Universidade também participaram do evento.

O encontro foi organizado pela Reitoria, com apoio da Aditt (Agência de Desenvolvimento de Inovação e Transferência e Tecnologia da Unesc), por meio da Sala dos Municípios.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 10 de março de 2017 às 11:41
Compartilhar Comente (1)

Estudantes e profissionais de Direito debatem sobre Violência Obstétrica

Estudantes e profissionais de Direito debatem sobre Violência Obstétrica
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Dia Internacional da Mulher (8/3) foi um momento para debater assuntos importantes na Unesc. O curso de Direito, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, trouxe o tema “Violência Obstétrica” para a aula inaugural do curso. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, no Auditório Ruy Hülse.

O encontro contou com mesas redondas e palestras que foram desenvolvidas por profissionais de áreas e setores relacionados com o tema. O objetivo principal foi de promover o debate com o público, para que todos entendam e conheçam a importância do assunto.

Conceitos de Violência Obstétrica

Lei Federal

Caracteriza-se a violência obstétrica como a apropriação do corpo e dos processos reprodutivos das mulheres pelos profissionais de saúde, através do tratamento desumanizado, abuso de medicalização e patologização dos processos naturais, que cause a perda da autonomia e capacidade das mulheres de decidir livremente sobre seus corpos e sua sexualidade, impactando negativamente na qualidade de vida das mulheres.

Lei Estadual

Considera-se violência obstétrica todo ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, por um familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal ou física, as mulheres gestantes, em trabalho de parto ou, ainda, no período pós-parto.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 09 de março de 2017 às 21:34
Compartilhar Comente

Música e dança para homenagear as mulheres da Unesc

Música e dança para homenagear as mulheres da Unesc
Integrantes do Coral e da Cia de Dança se apresentaram no Quintas Culturais (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Música, dança e muita alegria fizeram parte do Quintas Culturais desta semana. Esta edição foi dedicada ao Dia Internacional da Mulher e a homenagem foi feita por integrantes Coral Unesc e da Cia de Dança Unesc, do Coletivo Sou e da Multiplicando Talentos. O encontro ocorreu no hall dos blocos XXI, a partir das 18h30.

Mostre seu talento

O Quintas Culturais é um espaço para os artistas da comunidade mostrarem seus talentos. O projeto ocorre todas as quintas-feiras no campus da Universidade e traz atrações em grupos ou individuais, com apresentações musicais, de teatro, dança, poesia e diversas outras expressões artísticas. Os interessados em mostrar seu talento podem se inscrever pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2622.

O projeto é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculado a Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), que promove o desenvolvimento e a percepção de diferentes linguagens artísticas na comunidade acadêmica, incentivando a a cultura na Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 09 de março de 2017 às 21:24
Compartilhar Comente