AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudantes e profissionais de Direito debatem sobre Violência Obstétrica

Estudantes e profissionais de Direito debatem sobre Violência Obstétrica
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Dia Internacional da Mulher (8/3) foi um momento para debater assuntos importantes na Unesc. O curso de Direito, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, trouxe o tema “Violência Obstétrica” para a aula inaugural do curso. O encontro ocorreu nesta quarta-feira, no Auditório Ruy Hülse.

O encontro contou com mesas redondas e palestras que foram desenvolvidas por profissionais de áreas e setores relacionados com o tema. O objetivo principal foi de promover o debate com o público, para que todos entendam e conheçam a importância do assunto.

Conceitos de Violência Obstétrica

Lei Federal

Caracteriza-se a violência obstétrica como a apropriação do corpo e dos processos reprodutivos das mulheres pelos profissionais de saúde, através do tratamento desumanizado, abuso de medicalização e patologização dos processos naturais, que cause a perda da autonomia e capacidade das mulheres de decidir livremente sobre seus corpos e sua sexualidade, impactando negativamente na qualidade de vida das mulheres.

Lei Estadual

Considera-se violência obstétrica todo ato praticado pelo médico, pela equipe do hospital, por um familiar ou acompanhante que ofenda, de forma verbal ou física, as mulheres gestantes, em trabalho de parto ou, ainda, no período pós-parto.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

09 de março de 2017 às 21:34
Compartilhar Comente

Deixe um comentário