AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reitoria recebe nova presidente da Associação dos Estudantes Angolanos

Reitoria recebe nova presidente da Associação dos Estudantes Angolanos
Epifânia apresentou o trabalho a ser desenvolvido (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O reitor Gildo Volpato recebeu na tarde desta quarta-feira (15/3) a nova presidente da Assac (Associação dos Estudantes Angolanos em Criciúma), que tomou posse no primeiro semestre de 2017. Epifânia Dinorá Nunes Fila, acadêmica do curso de Administração da Unesc, apresentou a nova diretoria e conversou sobre os planos da Assac. O chefe de gabinete da Reitoria, Ricardo Pieri, também participou do encontro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de março de 2017 às 17:38
Compartilhar Comente

Professor desenvolve pesquisas sobre gênero em universidade espanhola

Professor desenvolve pesquisas sobre gênero em universidade espanhola
Ismael Alves passou os primeiros meses de 2017 na Espanha (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc fez parte de estudos sobre gênero desenvolvidos na Espanha. Nos primeiros meses de 2017, o professor do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e do curso de História, Ismael Gonçalves Alves, esteve como pesquisador visitante no Instituto Universitário de Investigação de Estudos das Mulheres e de Gênero da Universidade de Granada. Lá, estudou a Seção Feminina da Falange, um ramo do partido Falange Espanhola, que impôs às mulheres lugares subalternos na sociedade..

Para participar das pesquisas na Espanha, o professor da Unesc passou por uma seleção da Fundação Carolina, que fomenta as relações culturais e a cooperação científica entre a Espanha e os países iberoamericanos. O trabalho de Alves “A Seção Feminina da Falange e Políticas Feminizadoras: A assistência social como transmissora de valores morais e políticos no Primeiro Franquismo” teve a supervisão da professora doutora da Universidade de Granada, Amalia Morales Villena. O resultado da pesquisa sobre os impactos de gênero das políticas sociais franquistas sobre a vida e o cotidiano das mulheres espanholas será publicado no Brasil em uma coletânea sobre estudos de gênero.

“Em Granada estudei a Seção Feminina da Falange e suas políticas feminizadoras entre os anos de 1939-1959. Durante a ditadura espanhola, ou franquismo, as mulheres foram expostas a uma série de políticas que reforçavam seu papel apenas como mãe e esposas, as transformando em dependentes dos homens. E neste sentido, a Seção Feminina da Falange, foi o instrumento utilizado, abrindo espaço para as mulheres a lugares e trabalhos considerados femininos, como assistência social”, explica Alves.

Na Unesc, o professor faz parte do Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero e orienta iniciações científicas, Trabalhos de Conclusão de Curso e dissertações na área. Atualmente Alves estuda políticas de assistência e seus impactos de gênero, mais especificamente, as políticas públicas materno-infantis entre 1930 e 1964 e como elas impuseram um modelo normativo de maternidade e infância. Também pesquisa a Legião Brasileira de Assistência, uma instituição parecida com a Seção Feminina da Falange.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 15 de março de 2017 às 17:12
Compartilhar Comente

47 anos: Curso de Artes Visuais da Unesc comemora aniversário com obras de alunos

47 anos: Curso de Artes Visuais da Unesc comemora aniversário com obras de alunos
Encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

28 vidas, 28 memórias e 28 infâncias. Estudantes do curso de Artes Visuais reviveram suas experiências e trouxeram um pouco de si para a exposição “Por onde andei: memória, infância e imaginação”. A mostra é comemorativa aos 47 anos do curso de Artes Visuais e traz esculturas e cerâmicas cheias de significados. A abertura ocorreu na tarde desta quarta-feira (15/3).

A exposição é uma proposição do Museu da Infância, em parceria com as disciplinas de Cerâmica e Pesquisa, Ateliê de Cerâmica e Ateliê de Esculturas, ministradas pela professora Odete Calderan. Ela traz uma reflexão dos estudantes sobre eles mesmos e sobre o outro, em sintonia com os diversos elementos que rodeiam a experiência.  

Para o coordenador do curso de Artes Visuais, Marcelo Feldhaus, o encontro tem o objetivo de agregar ações que fortaleçam a difusão da arte e da cultura em um momento de celebração e confraternização. “Permitam que essas ações vividas hoje transformem-se em experiência, que lhes passe e lhes transforme e que por alguns segundos a vida se confunda com a arte, pois a arte encontra-se no meio da vida”, comentou.

Em meio as obras está a arte de aluna Alice Meis, que também é estagiária do Museu da Infância. Alice, além de contribuir como artista, fez a parte curatorial da exposição. “A experiência de pensar em uma forma de entrelaçar tantas visões foi um grande desafio. Observar essas obras é uma forma de pararmos para revisitar nossas memórias”, comentou.

Professoras se emocionam com a proposta


A diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, comentou sobre a humanidade dos estudantes de Artes Visuais. “Sempre que me deparo com os alunos do curso eu sinto uma humanidade incrível. Eles transformam a vida aqui dentro, e como egressos de uma Universidade Comunitária, eu acredito no quanto eles irão transformar os espaços que passarem lá fora”, ressaltou.

A coordenadora do Museu da Infância, Edna Baumer, também professora do curso de Artes Visuais, se encantou pelos trabalhos do estudantes. Ao observar a obra, ela comentou que também refletiu sobre as suas próprias memórias. “Essa exposição marca a atual gestão do Museu da Infância. Pela primeira vez recebemos obras de nossos alunos. Hoje, vemos o percurso desses acadêmicos em suas obras. Elas também me fizeram pensar por onde andei”, contou a professora.

Comemorações seguem


Após a abertura da exposição, estudantes e professores do curso organizaram um lanche compartilhado. Os momentos também serão desenvolvidos na parte da noite, para alcançar todos os estudantes do curso.

Além de comemorar os 47 anos do curso, também foi celebrado o conceito máximo do MEC para Artes Visuais. Licenciatura e Bacharelado receberam 5. “Resultado que nos orgulha, motiva e reafirma o compromisso de buscar cada vez mais qualidade e compromisso com a formação de artistas, curadores, gestores culturais e professores de arte”, comentou Feldhaus.

Durante o evento também foram entregues camisetas com a identidade do curso para os alunos, com apoio cultural das empresas Torrecid do Brasil, Grupo Esmalglass, Livraria e Papelaria DOMEK, Padaria e Confeitaria São Marcos, Uniforuze Uniformes e Unilivros Livraria.

A exposição fica aberta para visitação até o dia 24 de abril. Mais informações pelo telefone 3431-2663.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 15 de março de 2017 às 17:08
Compartilhar Comente

Lançado edital de Eleições da Reitoria da Unesc

Lançado edital de Eleições da Reitoria da Unesc
Inscrições das chapas serão realizadas de 17 a 19 de abril Mais imagens

A Junta Eleitoral da Unesc lançou nesta quarta-feira (15/3) o edital de Eleições da Reitoria da Universidade, que prevê a eleição para os cargos de reitor e vice-reitor da Unesc para o mandato de 4 anos (2017-2021).

As inscrições de chapas da eleição ocorrem de 17 a 19 de abril. A Junta Eleitoral vai receber as candidaturas, das 10 às 12 horas, 14 às 16h30 e das 17 às 20 horas, na Junta Eleitoral, na sala 5 do Bloco do Estudante.

Podem ser candidatos professores do quadro regular, com vínculo empregatício mínimo de cinco anos (até a data da inscrição), que tenham disponibilidade para dedicação exclusiva e que não tenham sido condenados por prática de crime doloso.

As eleições ocorrem no dia 7 de junho, no campus da Unesc e Iparque (Parque Científico e Tecnológico), das 9 às 22 horas, nas dependências do Senai, das 18 às 21h30, e no Hospital São José, das 9 às 21 horas. Podem votar todos os professores, funcionários e alunos, com idade superior a 16 anos, incluindo Colégio Unesc, graduação e pós-graduação. Devem participar do pleito cerca de 13 mil votantes.

A chapa vencedora nas eleições deverá tomar posse em 30 de junho de 2017.

Clique aqui e acesse a página da Junta Eleitoral
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 15 de março de 2017 às 16:34
Compartilhar Comente

Unesc recebe curso preparado pela maior associação de professores de inglês do país

Unesc recebe curso preparado pela maior associação de professores de inglês do país
Encontro ocorre em abril e as inscrições já estão abertas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Professores de Inglês de Criciúma e região terão uma oportunidade única na Unesc. No dia 1º de abril a Universidade abre as portas para um encontro regional da Braz-TESOL, a maior associação brasileira de professores de inglês. Durante a tarde de sábado, os professores irão trocar experiências e participar de oficinas práticas relacionadas a diferentes tópicos que podem ser trabalhados em sala de aula.

O coordenador adjunto do curso de Letras da Unesc, Richarles Carvalho, comentou que essa é uma grande oportunidade. “Professores devem estar em constante formação, não são apenas os quatro anos de graduação que constroem um educador, é necessário participar de capacitações como essa para melhorar cada vez mais nossas práticas pedagógicas”, comentou o prodessor.

A Braz-TESOL tem mais de 2 mil professores associados e é afiliada da TESOL International (EUA), IATEFL (Reino Unido) e membro do TESOL do Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai). Segundo Carvalho, quando professores se reconhecem como grupo as vantagens são visíveis. “Sozinho você consegue fazer pouco, mas quando nos unimos e trocamos experiências em busca de um mesmo objetivo o resultado é muito maior”, ressaltou.

Informações e inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 15 de março de 2017 às 14:14
Compartilhar Comente