AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Plano de Desenvolvimento: mais de quatro mil pessoas contribuem com o planejamento da Amesc

Plano de Desenvolvimento: mais de quatro mil pessoas contribuem com o planejamento da Amesc
A Iniciativa da Unesc visa colaborar com o futuro dos 15 municípios do Extremo Sul Catarinense (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Mais de quatro mil pessoas contribuíram na construção do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amesc, realizado com os 15 municípios do Extremo Sul Catarinense ao longo dos últimos oito meses. Todas as etapas contaram ainda com participação ativa da sociedade em 60 encontros, entre os lançamentos e workshops e mais de mil contribuições foram consideradas na elaboração do plano. A informação foi repassada pela Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, juntamente com os coordenadores do Observatório Socioeconômico e de Inovação da Unesc, Thiago Fabris e Melissa Watanabe, durante assembleia do colegiado de prefeitos, na manhã desta terça-feira (28/02), na sede da Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc).

O Plano consiste em diagnóstico, visão de futuro e vocações, ecossistema socioeconômico, mapa estratégico, projetos estratégicos e governança. A ideia, analisada juntamente com os chefes dos Poderes Executivos, é de que em abril os documentos sejam encaminhados aos Legislativos de cada município para análise e aprovação para, posteriormente, apresentar à sociedade.

“Foi uma reunião muito produtiva com a participação ampla dos prefeitos no qual definimos algumas ações a serem adotadas a partir de agora. Portanto, a instituição, juntamente com o Executivo fará a apresentação do planejamento e estratégias para a Câmara de Vereadores de cada cidade. Após esse processo, o Executivo solicitará a aprovação deste documento que se transformará em projeto de lei e, a partir daí, a apresentação à sociedade”, explica Gisele.

Paralelo a isso, os coordenadores do Observatório Socioeconômico e de Inovação da Unesc, Thiago Fabris e Melissa Watanabe, realizam, já neste início de 2023, agenda de visitas em todos os municípios para apresentar os dados levantados durante os workshops, faltando apenas as visitas às cidades de Jacinto Machado e Sombrio para a validação dos projetos. 

União

Segundo Gisele, para tornar isso uma realidade precisa da união de todos. “Não conseguimos fazer nenhum tipo de diagnóstico nem tampouco proposições sem a participação popular e sem o olhar de quem vive a região. Somos uma universidade comunitária que atua com a comunidade e que contribui com o fortalecimento de toda a região. A função da Unesc é justamente isso, sinalizar e apontar as oportunidades e desafios existentes a partir das opiniões das pessoas e contribuir de forma efetiva para o aprimoramento e desenvolvimento das ações”, comentou.

De acordo com ela, outro diferencial da proposta é que a governança, ou seja, a orientação ativa sobre a forma como os projetos serão implantados e como os recursos para os projetos estruturantes serão captados, questão que já está dentro do processo de elaboração.

O presidente da Amesc, Almides Roberg Silva da Rosa, também salientou a importância da iniciativa e das estratégias daqui para a frente. “O plano vai nos nortear a desenvolver cada dia mais a região. Temos que estar unidos para que as ações sejam consolidadas. Sabemos que para a vida também tem que haver planejamento e na cidade não é diferente”, finalizou o prefeito de Santa Rosa do Sul e presidente da Amesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de fevereiro de 2023 às 15:58
Compartilhar Comente

Vereadores mirins do Colégio Unesc são empossados na Câmara Municipal de Criciúma

Vereadores mirins do Colégio Unesc são empossados na Câmara Municipal de Criciúma
Davi do Nascimento Severino e Helena Ferrazzo Outeiro foram eleitos no final de 2022 (Foto: Hannah Pires) Mais imagens

Os alunos do Colégio Unesc Davi do Nascimento Severino e Helena Ferrazzo Outeiro, eleitos vereadores mirins no final do ano passado, já estão oficialmente empossados em suas funções de legisladores. A posse foi realizada em solenidade na tarde de sexta-feira (24/02) na Câmara Municipal de Criciúma. Davi e Helena foram eleitos juntamente de outros 16 representantes de escolas públicas e particulares da cidade de Criciúma, em um pleito que contou com a participação de 6.400 eleitores do 5° ao 9° ano de 25 instituições do município. 

“Como o Colégio Unesc ficou em primeiro lugar entre as instituições participantes, pôde indicar uma vaga. Estamos ansiosos para envolvê-los nas atividades que irá durar um período de dois anos”, comentou o coordenador do programa, vereador Juarez de Jesus.

Davi do Nascimento Severino, aluno mais votado na cidade, falou em nome dos eleitos na tribuna da Câmara e agradeceu a oportunidade de representar o Colégio no projeto. “Reconheço a seriedade deste programa que tem como objetivo promover a interação entre a Câmara Municipal de Criciúma e estabelecimentos de ensino”, afirmou Davi, destacando a importância do programa para a formação dos adolescentes. “O projeto permite aos estudantes compreender o papel do Legislativo Municipal dentro do contexto social, contribuindo assim para a formação da nossa cidadania”, concluiu.

A coordenadora do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Unesc, Wânia Inácio da Silva Ramos, mostrou-se satisfeita com o engajamento da comunidade escolar com o programa. “Desde o início do projeto, no processo eleitoral, tanto no período de campanha quanto após as eleições, os alunos se mostraram muito empolgados com o projeto, mostrando o desejo de cumprir e exercer a cidadania de forma consciente”, afirmou.

Sentimento este compartilhado pela diretora da Instituição, Marcela Gava da Silva, que aponta o projeto como muito significativo no aprendizado por trazer situações referentes às atribuições e deveres dos parlamentares. “Os alunos têm a oportunidade de apresentar projetos e compreender o papel do poder legislativo no contexto em que estão inseridos, contribuindo também para a formação da cidadania e o conhecimento dos aspectos políticos da nossa sociedade”, concluiu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de fevereiro de 2023 às 17:44
Compartilhar Comente

Colaboradores do Apoio Logístico recebem homenagem da Unesc

Colaboradores do Apoio Logístico recebem homenagem da Unesc
Café da manhã especial no Bloco da Reitoria foi forma de comemorar o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais (Foto: Marciano Bortolin) Mais imagens

A manhã desta quarta-feira (22/02) foi de gratidão e reconhecimento na Unesc. Um café da manhã especial foi servido aos colaboradores do Apoio Logístico da Universidade, setor responsável pela manutenção e limpeza dos espaços da Instituição, para comemorar o Dia do Auxiliar de Serviços Gerais, data celebrada anualmente no dia 22 de fevereiro.

O café da manhã foi uma forma de agradecer e valorizar o trabalho dos profissionais, essenciais para o funcionamento diário da Instituição. Os colaboradores do setor desfrutaram o momento de socialização e descontração e ouviram as palavras de agradecimento da reitora Luciane Bisognin Ceretta, que frisou a importância do Apoio Logístico no dia a dia da Universidade.

“Cada um de vocês tem o seu espaço, seu lugar e são fundamentais para o funcionamento da Universidade”, afirmou a reitora, destacando que o trabalho do setor viabiliza todas as atividades da Unesc realizadas no campus. “Nós não conseguiríamos realizar as atividades em sala de aula, os projetos de extensão e a gestão se não fossem vocês”, enfatizou, reconhecendo o trabalho árduo do setor. “Do fundo do coração da Unesc, que represento neste momento, muito obrigada por todo o apoio e por todo o trabalho”, concluiu.

Confira a galeria de fotos do evento

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de fevereiro de 2023 às 17:23
Compartilhar Comente

Educação Física da Unesc: há 50 anos formando profissionais diferenciados

Educação Física da Unesc: há 50 anos formando profissionais diferenciados
Mais imagens

Com certeza você já ouviu falar que é muito importante cuidar do corpo, não é mesmo? Um corpo saudável resulta em inúmeros benefícios. Mas, como em tudo, é necessário ser orientado por um bom profissional. Em muitos casos por alguém formado em Educação Física.

“Temos um quadro docente formado por professores mestres e doutores e diversos projetos de Pesquisa e Extensão para os alunos participarem com bolsas de estudo”, destaca o coordenador do curso, Joni Márcio de Farias.

Outro diferencial da graduação em Educação Física na Unesc, que possui aulas nos períodos matutino e noturno, é a possibilidade do aluno concluir licenciatura e bacharelado em quatro anos. “Na licenciatura, a matriz curricular é baseada na formação de professores de Educação Física e no bacharelado para o esporte, atividades para academia e saúde coletiva”, explica Joni.

Ampla estrutura

O coordenador aponta a estrutura como “mais que adequada”, para a formação dos profissionais de Educação Física. “Possuímos um complexo esportivo com dois ginásios; dois campos de futebol suíço; uma pista de atletismo oficial, um piscina semiolímpica; duas quadras poliesportivas cobertas; salas de lutas; de esportes com raquete, especificamente tênis de mesa; de ginástica; para ritmos e dança; academia de musculação; laboratórios de fisiologia do exercício; todos os outros laboratórios de anatomia que a Universidade disponibiliza; assim como os laboratórios de informática, além, é claro, das salas de aula, tudo isso no mesmo complexo, o que é um grande diferencial”, cita Farias.

O curso de Educação Física da Unesc possui ainda parcerias com o Criciúma Esporte Clube, com a Sociedade Esportiva e Recreativa Mampituba, com a Fundação Municipal de Esportes (FME), de Criciúma, com a Secretaria de Saúde, além de vários locais que oferecem academia da região. “Também possuímos projetos como o Projeto de Iniciação Desportiva Escolar (PIDE), por meio do qual os alunos recebem bolsas e podem atuar na área”, conclui.

Portas abertas

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pelo curso de Educação Física da Unesc ou nos demais cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431-2671 ou pelo (48) 3431-4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de fevereiro de 2023 às 14:28
Compartilhar Comente

Na abertura do ano letivo, Colégio Unesc apresenta nova diretora

Na abertura do ano letivo, Colégio Unesc apresenta nova diretora
Mais imagens

Com mais de 20 anos de experiência em gestão escolar, a pedagoga e psicóloga, Marcela Gava da Silva, assumiu a direção do Colégio Unesc. Ela foi apresentada ao corpo docente na manhã desta quarta-feira (08/02), durante a abertura da formação pedagógica, que marcou o início do ano letivo na unidade escolar.

Egressa da Unesc, Marcela é formada em Pedagogia e Psicologia, com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, além de Gestão Escolar.

“Como queremos continuar oferecendo o que temos de bom, precisamos de novas expertises, olhares que já tenham sido habilidosos em outros espaços para completar a nossa equipe, então trouxemos a Marcela, egressa da Unesc, que vem para somar o nosso time, assumindo a direção geral do Colégio Unesc”, destacou a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, durante o ato.

Marcela já iniciou o trabalho há algumas semanas e tem se encantado a cada dia com tudo o que tem presenciado. “Tive muitos convites para diversas escolas ao longo da minha jornada, mas nunca pensei nem na possibilidade de ir na entrevista, mas o convite da Unesc me tocou demais. Vim para cá de coração aberto. Quando saí da sala da reitoria eu pensei que o meu lugar seria aqui. Agradeço demais por esta oportunidade”, contou. 

Encanto

Nos últimos dias, Marcela também acompanhou os pais e os alunos que foram ao colégio retirar o material. “Isso foi o que mais me encantou. Vocês não têm noção do olhar deles ao ver a transformação dos espaços. O sentimento de gratidão por estar aqui. O pai, a mãe, todos elogiando e falando o quanto o espaço está lindo”, disse a diretora ao se dirigir aos professores. 

Conforme a nova diretora, a proximidade com as famílias está entre as suas escolhas.  “Gosto de estar próxima de todos, de olhar para o professor e perceber que ele não está bem naquele dia, o chamando para conversar, buscando entender o que acontece. Estarei inteiramente disposta a ajudar em tudo o que for necessário”, concluiu. 

Em 2022 a função de diretora do Colégio Unesc, que possui 511 alunos atualmente, era exercida por Mainara Cascaes, que passa a ocupar o cargo de Supervisora Pedagógica.

Reforma e ampliação

Os alunos e profissionais do Colégio Unesc terão muitas surpresas em 2023 no que diz respeito à infraestrutura. Entre as novidades, está a mudança da secretaria, que passa para um novo local, no Bloco T, em uma sala diferenciada, com ainda mais qualidade e novo mobiliário. 

A reforma também abrange o telhado, a drenagem, além da troca do paver. “Neste ano, a nossa Universidade completa 55 anos e nela está inserido um colégio que possui 30 anos com um grande legado. Iniciamos 2023 dando a estrutura que consideramos de valor para oferecermos o melhor para os alunos”, destacou a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

A parceria com os professores, de acordo com a reitora, será fundamental para a definição dos próximos passos na evolução do Colégio. “Além da infraestrutura, os nossos professores precisam nos alimentar das necessidades, das suas impressões, daquilo que enxergam, nos ajudando nesta construção. Mas, não se faz educação somente com infraestrutura, precisamos de um projeto pedagógico absolutamente transformador, porque esta é a nossa palavra: queremos uma educação transformadora, desde o primeiro ano até os cursos de graduação, mestrado e doutorado. Não há processo formativo, com a melhor estrutura, se não tivermos os professores e as professoras encantados pelo processo de ensinar. Esta é a primeira condição para estar aqui: tem que se encantar.  A sala de aula é o melhor palco, a melhor bandeira e o melhor microfone do professor”, completou.

A Pró-reitora de Ensino (Proen), Graziela Amboni, também se dirigiu aos professores, para quem deixou um recado. “Os professores entram na vida destas crianças em um processo não só de acompanhar, mas também influenciar na personalidade. Tudo que os professores falarem estará influenciando a vida desses alunos. Além de uma boa estrutura, de uma boa proposta pedagógica, que sabemos que todos os professores têm para oferecer e contribuir para novos conhecimentos, vocês também vão influenciar nas escolhas que eles farão daqui para frente. Então o poder que os professores têm nas mãos para mudar a sociedade é gigantesco”, citou.

Múltiplas experiências 

Além do horário regular das aulas com um time de professores altamente qualificados, quem estuda no colégio ainda recebe atendimento pedagógico. A estrutura da escola ainda abriga o UnescTec, formação técnica da Universidade que desde setembro de 2020 oferece oportunidades para a ampliação da formação com entrada rápida no mercado de trabalho, um modelo que faz parte do novo Ensino Médio, no qual a oferta de carga horária com formação prática é obrigatória.

Matrículas 

O Colégio Unesc segue com as matrículas abertas para todas as séries, com os atendimento das 12h às 18h, na sala 006 do Complexo Esportivo e pelo (48) 3431-2530.

O Ensino Fundamental do Colégio Unesc atende alunos do 1º ao 5º ano, das 13h20min às 17h20min e de 6º a 9º ano, das 7h25min às 11h50min. Já os alunos de 1ª a 3ª série do Ensino Médio, estudam das 7h25min às 11h50min, além de duas tardes por semana, das 13h05min às 17h30min. As aulas iniciam já na próxima segunda-feira (13/02).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de fevereiro de 2023 às 14:26
Compartilhar Comente