AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos da Unesc participam da 13º Bienal da UNE

Acadêmicos da Unesc participam da 13º Bienal da UNE
Evento no Rio de Janeiro contou com representantes do Neabi e obras de acadêmicas da Universidade nas mostras artísticas Mais imagens

Acadêmicos da Unesc participaram, entre os dias 2 e 5 de fevereiro, da 13º Bienal da UNE, realizada na cidade do Rio de Janeiro. No total, 45 alunos de graduação e pós-graduação da Universidade estiveram presentes no evento, considerado o maior festival estudantil da América Latina, e puderam participar de oficinas, mostras, palestras e debates com personalidades da política nacional.

Isadora do Nascimento, acadêmica do curso de Odontologia, Gisele Martins do Nascimento, acadêmica do curso de Ciências Biológicas e Vitor Vitório de Souza, acadêmico do curso de Educação Física também estiveram presentes na Bienal, representando o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas e da Secretaria de Diversidades e Políticas Afirmativas (Neabi).

Durante o evento, os alunos entregaram um kit institucional para a Ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, se encontraram com a Ministra do Esporte, Ana Moser, e o deputado federal Orlando Silva. Para Vitor, participar da Bienal foi uma experiência inesquecível. “O evento foi uma oportunidade de estarmos com estudantes de todos os lugares do Brasil, compartilhar conhecimentos e principalmente a cultura de cada um”, afirmou o acadêmico.

Acadêmicos selecionados para a Bienal

Duas acadêmicas da Instituição também tiveram seus trabalhos selecionados para serem exibidos na Bienal. “Encontro de Águas”, da aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo Lilit de Oliveira da Rosa, foi escolhido na categoria Fotografia, e a obra “Cartografia Corporal”, de Caroline Machado da Silva, foi selecionada na categoria Artes Visuais. Caroline, pós-graduanda em Teoria e História da Arte na Unesc, destaca a felicidade de fazer parte de uma exposição de Bienal. “Participar dessa mostra juntamente com diversos artistas que admiro muito, que discutem sobre as diversas realidades brasileiras, é muito significativo”, afirma.

A produção “Cartografia Corporal” foi uma soma de uma intervenção com exposição de fotos, e o trabalho exposto foi realizado em 2021 juntamente com a fotógrafa Danielle Milanez e com direção de Mirela Nava. “A pintura é um processo poético que se manifesta na pele traduzindo todas as marcas e cicatrizes que essas mulheres carregam, florescendo as narrativas dos corpos. Enquanto vou pintando vou escutando os relatos de histórias emocionantes sobre as resistências e lutas dessas mulheres”, explica a artista.

A acadêmica de Psicologia Geovana Lisa Paraguaia Ribeiro, integrante da Coordenação Nacional dos Estudantes de Psicologia, destacou os momentos importantes para a formação acadêmica que foram vivenciados pelos alunos. “Participamos de debates e atividades artísticas e culturais que abriram discussões importantíssimas, estas que com certeza acrescentaram muito e vão ser o diferencial para cada um na forma de ver o mundo e se posicionar nele”, disse a acadêmica, destacando a alegria de encontrar estudantes de todo o país. “Traz esperança ver de perto a união dos estudantes brasileiros em prol de um bem maior que não só anseia educação de qualidade, como também luta por um Brasil melhor”, concluiu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de fevereiro de 2023 às 17:51
Compartilhar Comente