AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Artistas de Criciúma devem se inscrever em edição especial do projeto Quintas Culturais

Artistas de Criciúma devem se inscrever em edição especial do projeto Quintas Culturais
No total serão dez apresentações contempladas por edital da Fundação Cultural de Criciúma (Foto: Arquivo) Mais imagens

Estão abertas as inscrições para artistas criciumenses participarem do “Quintas Culturais – Edição Especial”. A proposta, idealizada pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc, foi contemplada pelo Edital da Fundação Cultural de Criciúma n° 002/2020 – Edital de Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020). O objetivo é realizar dez apresentações, mediante pagamento de cachê cultural aos artistas selecionados nas linguagens da dança, música, teatro e/ou artes visuais.

As apresentações culturais selecionadas acontecerão no período de 18 de março a 15 de abril, das 18h às 19h20, no Ponto de Cultura Unesc, Palco do Quintas Culturais, e serão transmitidas pela página no Instagram @culturaunesc.

Conforme a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, está entre as metas da Unesc e do próprio setor aprovar projetos em editais de fomento externo, trabalho que faz parte da missão e das políticas de cultura da Universidade. “Preocupados em garantir que parte dos recursos sejam repassados aos artistas da região, acreditamos que estamos investindo no fortalecimento da produção cultural, dando visibilidade aos artistas e reinvestindo recursos na economia local”, destaca Amalhene.

De acordo com o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, poderão participar do Quintas Culturais artistas criciumenses não contemplados pelo Edital Projetos de Emergência Cultural Aldir Blanc do município de Criciúma, na modalidade individual, dupla ou grupo desde que respeitando as medidas de segurança no período de pandemia.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de março de 2021, no site do Quintas Culturais Unesc unesc.net/portal/quintas-culturais. Cada artista poderá inscrever até duas propostas, com tempo de quarenta minutos. 

Mais detalhes sobre a proposta podem ser conferidos no Regulamento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2021 às 18:05
Compartilhar Comente (2)

Lideranças da Unesc prospectam novas oportunidades de investimento na educação em Brasília

Lideranças da Unesc prospectam novas oportunidades de investimento na educação em Brasília
Pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, e assessora técnica da Pró-Reitoria, Bianca Bez Batti representaram a instituição na capital Mais imagens

Um dia de intensa agenda de visitas e reuniões em Brasília rendeu boas perspectivas para a Unesc nesta semana. Ao longo de toda a terça-feira (23/2), a pró-Reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Universidade, Gisele Coelho Lopes, e assessora técnica da Pró-Reitoria, Bianca Bez Batti, representaram a instituição na capital em encontros com todos os deputados federais do Sul e senadores de Santa Catarina.

As representantes foram recebidas com atenção em cada um dos gabinetes e, conforme Gisele, puderam alinhar diversas oportunidades de parcerias para a Universidade. O sentimento predominante, de acordo com a pró-reitora, foi de orgulho ao ter o trabalho da Unesc reconhecido pelos parlamentares. “O senador Esperidião Amin, por exemplo, nos disse que se sente honrado em receber a Unesc por conhecer a excelente gestão que a reitora Luciane Bisognin Ceretta vem realizando nesses três anos, reposicionando a Universidade de forma completa. Como professor universitário, se disse muito feliz em ter na Unesc uma referência de educação superior no Sul do país, o que muito nos honrou”, destaca a pró-reitora. Ainda em reunião com o senador, as representantes da Unesc receberam o incentivo e apoio à continuidade do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Universidade.

Entre as produtivas visitas, conforme Bianca, esteve a passagem pela Secretaria de Cultura e encontro com o chefe de gabinete da secretaria, Lucas Jordão Cunha. No encontro foi possível identificar oportunidades para submissão de projetos de fomento à cultura principalmente no que se refere à captação de recursos ao Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, da Unesc, como um produto importante de incentivo ao turismo da região. “Neste sentido conversamos sobre a retomada do projeto que visa a implantação de um Museu de Zoologia no Parque das Nações, voltado ao desenvolvimento regional. O município já sinalizou interesse em retomar esse projeto”, pontua a assessora técnica.

Na Secretaria de Articulação e Promoção da Ciência, criada recentemente pelo Ministério de Ciência e Tecnologia, de acordo com Gisele, foi possível entender mais sobre a promoção das ciências nas escolas em conversa com o diretor Daniel Fonseca Lavouras e seus assessores.  “Identificamos diversas oportunidades de apoio a novas tecnologias de realidade aumentada para os museus como uma experiência para fomentar o turismo. Adquirimos ainda mais conhecimento para viabilizar projetos nos quais a Universidade possa continuar a desenvolver a educação em todos os níveis, principalmente na educação básica”, acrescenta Gisele.

No que diz respeito à visita à Secretaria de Inovação e Empreendedorismo, conforme a pró-reitora, o resultado da reunião com o diretor José Gontijo foi a identificação de oportunidades para o fomento de startups, criação de novos negócios e empreendedorismo. “Levantamos uma série de alternativas para viabilizar projetos que já temos e que estão em andamento”, descreve.

Ainda no dia de muitas visitas Gisele e Bianca passaram pelo gabinete do senador Jorginho Mello, no qual discutiram acerca de projetos de inovação e empreendedorismo. No gabinete da deputada Ângela Amin as representantes da Universidade protocolaram um projeto de apoio ao Museu de Zoologia como um ponto estratégico para potencializar o turismo regional. No gabinete do senador Dário Berger a pauta principal discutida com o assessor parlamentar Yuri Becker dos Santos, conforme Gisele, se voltou ao apoio à manutenção do Ambulatório de Atenção à Pessoa com Fibromialgia, nas Clínicas Integradas da Universidade.

No encontro com a deputada Geovânia de Sá a pauta foi a manutenção e ampliação de um laboratório de realidade mista para os cursos da área da saúde. Recebidas pelas assessoras da deputada Carmem Zanoto, Gisele e Bianca aproveitaram ainda o encontro para solicitar apoio para a criação de um observatório de tecnologias para a acessibilidade regional.

Já a temática principal do encontro no gabinete do deputado Pedro Uczai, representado pelo assessor Luiz Pereira, foi o fomento ao Centro de Memória Digital para a Educação e, no gabinete do deputado Daniel Freitas, o fomento à construção da Clínica de Medicina na Universidade. Ainda em prol do incentivo a importantes projetos da Unesc, Bianca e Gisele estiveram no gabinete do deputado Ricardo Guidi, no qual, recebidas pelo assessor do parlamentar, solicitaram apoio à construção do espaço de cocriação para a inovação na Universidade.

Com tantos assuntos importantes em pauta, de acordo com a pró-reitora, o saldo das visitas na capital federal foi muito positivo. “A viagem foi extremamente produtiva. Tivemos a oportunidade de compreender um pouco mais como a Unesc pode aproveitar melhor as oportunidades disponíveis especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento do seu papel como comunitária. Foi importante porque conseguimos ainda reforçar, nos ministérios e secretarias, os diferenciais da identidade comunitária da Instituição”, destaca Gisele.

A história da Unesc e a excelência da sua gestão, conforme a pró-reitora, colaboraram para que os assuntos fossem bem recebidos em cada secretaria e gabinete. “A gestão da professora Luciane nos abriu portas no sentido de colocar a Universidade como prioridade para os parlamentares, que já conhecem o trabalho que vem sendo feito. Saímos com a sensação de esperança de bons retornos no orçamento de 2021 a 2022 para a Unesc”, finaliza.

Confira mais fotos sobre o dia de extensa agenda em Brasília

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2021 às 16:47
Compartilhar Comente

Estudo que possibilitará extensão da Via Rápida nos municípios de Balneário Rincão e Içara tem mais um avanço importante

Estudo que possibilitará extensão da Via Rápida nos municípios de Balneário Rincão e Içara tem mais um avanço importante
Se um dos traçados for aprovado, iniciativa deixará de ser estudo e passará a ser projetos básico e executivo (Foto: Paula Darós Darolt) Mais imagens

Os engenheiros e técnicos da Unesc, Balneário Rincão e Içara seguem trabalhando no estudo de viabilidade de extensão da Via Rápida para os municípios. Os profissionais se reuniram nesta terça-feira (23/11), no Iparque (Parque Científico e Tecnológico) da Universidade. A manhã de trabalhos foi para lapidar as possibilidades de traçado a ser construído.

A partir deste avanço, conforme o engenheiro técnico do Cegeo (Centro de Engenharia e Geoprocessamento) da Universidade, Jóri Ramos Pereira, dois possíveis traçados foram definidos. Agora as possibilidades serão apresentadas aos prefeitos e outras lideranças. Se as duas opções forem bem vistas, uma reunião será marcada na Acic (Associação Empresarial de Criciúma) para a apresentação final e escolha.

Até a aprovação, a iniciativa segue caracterizada como estudo. “Definimos com a equipe técnica das duas prefeituras os melhores traçados. As propostas serão apresentadas e posteriormente o traçado escolhido poderá ser base para que as prefeituras decidam a melhor forma de início para os projetos básico e executivo, fases de detalhamento das diretrizes necessárias para tirar a obra do papel", explica Pereira.

Trabalho em conjunto

A reunião de definição dá continuidade ao trabalho em conjunto dos poderes municipais e Universidade. Na última quarta-feira (17/2), representantes da Universidade, Acic, prefeituras e associações empresariais de Balneário Rincão e de Içara reuniram-se para o acompanhamento das possibilidades do projeto. 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2021 às 13:37
Compartilhar Comente

Novo ciclo se inicia para 50 acadêmicos formados na Unesc

Novo ciclo se inicia para 50 acadêmicos formados na Unesc
Cerimônia Especial de Colação de Grau desta terça-feira foi presidida pela reitora da Unesc e paraninfa das turmas, Luciane Bisognin Ceretta (Fotos: Mayara Cardoso / Reprodução) Mais imagens

Professores, coordenadoras, colegas, amigos, pais, familiares de perto ou de longe. Centenas de pessoas estiveram reunidas na noite desta terça-feira (23/2) para a Cerimônia de Colação de Grau Especial Virtual de acadêmicos de 12 cursos da Unesc. Estudantes iniciaram, a partir desta noite, o novo ciclo profissional agora graduados nos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Design, Educação Física, Engenharia de Produção, Engenharia Química, História, Letras, Pedagogia, Tecnologia em Design de Moda, Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Jogos Digitais.

A noite de celebração e homenagens foi presidida pela reitora da Unesc e paraninfa das turmas, Luciane Bisognin Ceretta. Ao outorgar o grau a cada um dos formandos da noite e oficializar a permissão para que exerçam a profissão escolhida na qual se graduaram, a reitora marcou a vida dos novos profissionais. Conforme Luciane em seu discurso aos afilhados, nesta data um momento de ruptura marca suas vidas, que dividirá entre um “antes” e um “a partir de agora”. “Antes, os estudantes que circulavam no campus, que faziam seus diálogos em sala de aula ou ambiente virtual, como nesse último ano. No a partir de agora o nosso diálogo será de colegas, de profissionais. O antes é o tempo conhecido, o que fica nas memórias, e o a partir de agora um cenário desconhecido, no campo das infinitas possibilidades, nas quais cada um construirá seu caminho”, destacou.

Desejando que alcem voos em busca da realização pessoal e profissional, da construção de seus projetos de felicidade, a reitora lembrou os formandos da noite de suas responsabilidades, intrínsecas à liberdade que recebem ao se tornarem profissionais. Vivenciar este solene momento como reitora e paraninfa das turmas, para Luciane, é especial e inesquecível. “Que alegria indescritível a minha nesta noite. Contem comigo em todas as situações de suas vidas. Estarei aqui para o que precisarem e torcendo muito por suas conquistas. Jamais esquecerei tão especial momento”, salientou em agradecimento aos graduandos.

Os graduandos de cada curso prestaram ainda homenagens a professores, representando todo o corpo docente que os acompanhou ao longo de suas trajetórias. A cerimônia completa, com outorgas individuais de grau, discursos e homenagens pode ser conferida abaixo:

Confira aqui mais registros da noite.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de fevereiro de 2021 às 21:52
Compartilhar Comente

Médicos especialistas debatem eficácia das vacinas e reabilitação pós-Covid em encontro virtual

Médicos especialistas debatem eficácia das vacinas e reabilitação pós-Covid em encontro virtual
Webinar nesta quinta-feira pelo YouTube vai reunir profissionais com vivência em desenvolvimento científico e na linha de frente do tratamento de pacientes Mais imagens

Um ano depois dos primeiros registros de infectados pelo coronavírus no Brasil, a ciência acumula façanhas como o mapeamento genético, a disponibilização de testes confiáveis, e das vacinas, todas em tempo recorde. Essas conquistas, as experiências passadas nesse período histórico e a necessidade de se esclarecer informações estarão em debate no webinar “A eficácia das vacinas e a reabilitação de pacientes pós-Covid”, nesta quinta-feira (25), às 18h, com a participação de quatro médicos com amplo conhecimento sobre a pandemia.

A participação no evento será aberta ao público e gratuita, com transmissão pelo YouTube. Estarão no debate o patologista clínico e doutor em Bioquímica, Carlos Aita; o pneumologista e diretor técnico do Hospital Unimed Criciúma, Fábio Souza; o pneumologista, intensivista, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc, Felipe Dal Pizzol; e o médico do exercício e do esporte e coordenador do Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid de Criciúma, Luiz Carlos Custódio Fontana.

O evento apresentado por Unesc e Unimed será realizado pelo Laboratório Búrigo. A promoção desse diálogo com profissionais ligados à pesquisa científica e ao dia-a-dia do tratamento no hospital e os cuidados com quem permanece com sintomas duradouros depois do ciclo natural da doença visa esclarecer dúvidas e valorizar os avanços já conquistados, aponta o diretor do Grupo Búrigo, Renan Grijó Búrigo.

“Mesmo com todos esses meses passados, a sociedade ainda lida com muita desinformação, questionamentos sobre as vacinas, dúvidas sobre os testes, se deve usar ou não algum medicamento. A ciência já nos trouxe muitas respostas e somente seguindo as recomendações dos cientistas poderemos avançar e começar a pensar em um futuro com a pandemia controlada”, ressalta.

O meio médico, em especial no Brasil, começou essa nova doença em março do ano passado. O diretor do Hospital Unimed Criciúma e presidente da Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia, o pneumologista Fábio Souza, ressalta o ineditismo da doença, incomparável com outras enfermidades virais como a H1N1.

“Somente em Criciúma chegamos a ter 200 pacientes internados ao mesmo tempo (UTI e quarto). Por isso criamos um comitê de crise de discussão permanentemente das estratégias baseado no que acontecia no mundo, no Brasil, no estado e na região, criando uma estrutura robusta e flexível com a possibilidade de aumentar o número de leitos. Bem preparados em estrutura física e humana”, conta o médico, que estará no debate.

O conhecimento científico avança, mas as dúvidas têm se multiplicado com diversos fatores que vêm aparecendo, como as variantes britânica e brasileira, enaltece o pneumologista, intensivista e nutrólogo Felipe Dal Pizzol, que coordena três órgãos com relação direta de pesquisa e atuação na linha de frente contra a Covid-19: o programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc, o Centro de  Pesquisa Clínica e o serviço de Medicina Intensiva do Hospital São José. “Discutir sobre esse tema é sempre proveitoso e importante para que se possa manter a sociedade atualizada sobre aspectos da doença que são importantes para que a gente possa combater a pandemia”, pontua.

Mais informações sobre os participantes do debate:

Felipe Dal Pizzol

Médico pneumologista, intensivista, nutrólogo.

Coordenador programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc

Coordenador do Centro de Pesquisa Clínica do Hospital São José.

Coordenador do Serviço de Medicina Intensiva do Hospital São José

Dr. Carlos Aita

Médico patologista clínico, mestre em Imunologia e doutor em Bioquímica.

Responsável pela Assessoria Médica do Diagnósticos do Brasil (DB).

Presidente Regional PR/SC da SBPC - biênio 2020/21

Dr. Fábio José Fabrício de Barros Souza

Médico pneumologista

Presidente da Associação Catarinense de Pneumologia e Tisiologia

Diretor técnico do Hospital Unimed

Dr. Luiz Carlos Custódio Fontana

Médico do exercício e do esporte

Coordenador do Centro de Reabilitação Cardiopulmonar Pós-Covid de Criciúma

Com informações de João Pedro Alves

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de fevereiro de 2021 às 14:38
Compartilhar Comente