AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

“Escola de Pais & Filhos” encerra o ano com ação social de Natal

“Escola de Pais & Filhos” encerra o ano com ação social de Natal
Três escolas do Território Paulo Freire I em Criciúma foram contempladas (Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

“Quem faz Unesc, faz a diferença”. Um dos famosos slogans da Universidade tem tudo a ver com a 4ª edição do projeto de extensão “Escola de Pais e Filhos: diálogos entre Universidade, escola e comunidade”, que através de um importante mecanismo de troca de saberes, educação em saúde, cidadania e cultura de paz, dentro da lógica do educador Paulo Freire, promove o bem estar e faz a diferença em escolas municipais da região da Santa Luzia e bairros próximos, em Criciúma.

Dentro do projeto, são realizadas a integração e troca de conhecimentos entre os professores e direção escolar, pais, estudantes, professores e acadêmicos dos cursos de graduação envolvidos e integrantes da Residência Multiprofissional e do Mestrado Profissional em Saúde Coletiva (PPGSCol).

Para manter a tradição do projeto e encerrar as atividades do ano com chave de ouro, além de entregar materiais de educação em saúde foram realizadas na segunda (6/12) e na terça-feira (7/12) ações sociais de Natal para as crianças das escolas envolvidas no projeto. “Devido ao período pandêmico, no segundo semestre de 2021 o projeto segue realizando exclusivamente o seu Momento II, que corresponde às ações desenvolvidas por acadêmicos da segunda fase de graduação em Enfermagem”, pontua a coordenadora do projeto, professora Fabiane Ferraz.

“Os acadêmicos realizam atividades em duas disciplinas do curso em que a extensão é curricularizada. Em uma disciplina, os acadêmicos recebem o aporte teórico sobre educação em saúde e integralidade do cuidado a partir do referencial freireano. Na outra disciplina, os acadêmicos elaboram e desenvolvem um projeto a partir das necessidades levantadas junto às escolas participantes”, completa. Além de coordenadora do projeto, Fabiane é professora do mestrado em saúde coletiva, residência multiprofissional e do curso de Enfermagem.

Através de um mutirão de arrecadação realizado pelos acadêmicos e bolsistas do projeto, foram distribuídos 590 brinquedos e 900 pacotes de guloseimas para alegrar as 1.464 crianças e os cerca de 100 professores das três escolas. Foram contemplados com brinquedos todos os alunos da escola Padre Carlos Wecki (Bairro Mineira Velha) e do turno vespertino da escola Professora Lili Coelho (Bairro Santa Luzia). Também foram presenteados todos os alunos da escola José Contim Portella (Bairro São Sebastião) e o matutino da escola Professora Lili Coelho (Bairro Santa Luzia). Todos os professores receberam doces.

“Cerca de 120 brinquedos arrecadados que não estavam em bom estado, estão sendo restaurados pela equipe do projeto e serão doados às escolas em fevereiro de 2022, para renovar suas brinquedotecas”, conta a acadêmica de Enfermagem e monitora das disciplinas, Gabriela Adrovendi. As unidades escolares também receberão livros infantis para as bibliotecas, doados pela sociedade de Criciúma e cidades dos acadêmicos que participaram da ação social.

Por meio do Programa Território Paulo Freire, o projeto de extensão, vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, é realizado com a participação dos membros do projeto que auxiliam na orientação dos acadêmicos das disciplinas curricularizadas do curso de Enfermagem, para que consigam estruturar materiais de educação em saúde, bem como, aprender a fazer a gestão de uma ação social.

“Neste semestre, enquanto equipe interdisciplinar, novamente auxiliamos a professora Fabiane na orientação das propostas desenvolvidas pelos alunos da segunda fase de Enfermagem. Os acadêmicos prepararam materiais lúdicos e pedagógicos e os jogos educativos, bem como os livros didáticos”, refere a professora do curso de Pedagogia, Gislene Camargo.

Além da promoção da ação social, neste semestre foram entregues materiais de educação em saúde trabalhados por seis grupos de acadêmicos com os seguintes conteúdos:

1 - A importância da alimentação saudável para crianças (jogo da memória e cardápio saudável com receitas, jogos e informações).
2 - Cuidados com a saúde mental das crianças (Informativos - folders para pais/responsáveis e as crianças sobre os malefícios do uso excessivo de tecnologias. Importância de atividade ao ar livre e entrega de sementes para as crianças plantarem e cuidarem).
3 - Preservação do meio ambiente para gerar saúde (Jogo educativo para que os professores possam utilizar para ensinar sobre a importância da separação do lixo para o meio ambiente).
4 - Dicas sobre a higiene bucal (dois vídeos infantis que abordam o tema prevenção de cáries e gengivite, mais cards com as mesmas informações dos vídeos para enviar aos pais, e um quiz para as professoras desenvolverem o conteúdo em sala).
5 - Orientações para evitar acidentes domésticos (dois vídeos sobre como realizar manobras de desengasgo com crianças e bebês, mais folders informativos sobre cuidados para evitar acidentes domésticos).
6 - Prevenção na saúde mental dos professores (Livro com informações e atividades que auxiliam os professores ao autoconhecimento, ainda entregaram uma lembrança de Natal em reconhecimento e agradecimento ao esforço e dedicação dos professores nesse período de grandes desafios a todas as pessoas).

Escola Padre Carlos Wecki

Um projeto essencial

Para a diretora da escola Padre Carlos Wecki, Tomásia Alexandra Barros Martinhago, o projeto Escola de Pais e Filhos é essencial para o transcorrer do ano dentro da escola. “Nós estamos hoje recebendo o resultado de um projeto de extensão, onde tratamos de várias questões pedagógicas, que resultou em uma quantidade expressiva de materiais pedagógicos. Nossa gratidão à professora Fabiane e aos acadêmicos que se dedicaram na construção desses materiais e na arrecadação dos brinquedos doados às nossas crianças da educação infantil e do ensino fundamental”, destacou.

A presidente da Associação de Pais e Professores (APP) da escola Padre Carlos Wecki, Adriana Cechinel Bonfante, egressa da Unesc, bem como seu marido e sua filha, está vinculada à Escola há quase 20 anos. Ela ressaltou o belíssimo trabalho que o curso de Enfermagem, juntos com os demais, tem realizado na escola. “Os professores e acadêmicos representam uma Universidade comunitária que está sempre presente na nossa escola, realizando um trabalho de incentivo às crianças no aprimorando dos conhecimentos na área de saúde. São ações muito bacanas realizadas juntos aos alunos, professores e as famílias, contribuindo para que todos tivessem um retorno saudável para a escola”, comentou.

Escola Professora Lili Coelho
Encontro memorável

Na tarde de entrega dos materiais pedagógicos, brinquedos e guloseimas na Escola Municipal Professora Lili Coelho, um fato marcou a tarde para os professores. O acadêmico da segunda fase do curso de Enfermagem, Kelvin Gomes Vicente, ex-aluno da escola, fez questão de participar da entrega para inspirar os alunos a seguirem nos estudos.

“É uma sensação incrível, porque um dia a gente foi aluno aqui e hoje, eu volto como universitário. Quero ser uma grande inspiração para eles e para mim também, por ter passado um grande tempo aqui no colégio. É muito gratificante rever os professores e recordar os momentos vividos nestas salas de aula”, relembrou.
A gestora Mônica Alves da Silva, da Escola Lili Coelho, relatou que a parceria com a Unesc só traz benefícios. “Este projeto é de suma importância não só em uma data como o natal, mas durante o ano todo. Em todos os momentos que nos encontramos, trocamos ideias e sugestões. O mais importante é que o projeto faz com que a escola e a Família andem juntas, através da sua equipe multidisciplinar, o projeto envolve as famílias, professores e alunos. Essa parceria mostra realmente o quanto precisamos uns dos outros e é isso que a Unesc está sempre fazendo”, definiu.

Escola José Contim Portella

“Estamos muito agradecidos à Unesc, em nome da professora Fabiane e sua equipe, por este projeto engrandecer a nossa escola com tantos conhecimentos e principalmente agora, fim de ano, com esse encerramento maravilhoso. Só temos que agradecer e que possamos aprimorar ainda mais a parceria para os próximos anos e que esse projeto continue sempre dando belos frutos”, disse a diretora da escola José Contim Portella, Sheila Albano. “Nosso agradecimento a todas as pessoas que colaboraram de alguma forma com a campanha, pois assim conseguimos fazer a ação de Natal acontecer”, finaliza a professora Fabiane.

Agradecimentos a todos

A ação social foi desenvolvida com pontos de coleta na Universidade e em empresas parceiras, com destaque ao supermercado Bistek, na Rua Dolário dos Santos em Criciúma. Ainda nesse semestre, o curso de Educação Física da Unesc contribuiu com cerca de 100 brinquedos que foram arrecadados pela coordenação.

“Arrecadamos esses brinquedos em uma atividade de extensão realizada pelo curso no formato de aula preparatória para o concurso. O valor da inscrição era a doação de um brinquedo. Estávamos buscando uma escola para doar, quando soubemos que o projeto coordenado pela professora Fabiane estava organizando uma ação. Para nós, foi um prazer contribuir com um projeto da nossa Unesc”, ressalta o coordenador adjunto de Educação Física, professor Bruno Dandolini Colombo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2021 às 16:11
Compartilhar Comente

Unesc sediará Seminário Estadual do Proesde

Unesc sediará Seminário Estadual do Proesde
Instituições de ensino apresentarão detalhes sobre as intervenções realizadas ao longo do ano (Fotos: Arquivo/AgeCom) Mais imagens

Os 160 projetos de intervenção desenvolvidos nas universidades de todo o Estado, a partir do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), serão apresentados em evento sediado pela Unesc, nesta quinta-feira (9/12), a partir das 13h30. A Universidade faz parte do programa que tem o intuito de proporcionar aprendizado muito além da teoria e levar para as comunidades envolvidas mais conhecimento que é produzido para o benefício comum. Nas ações, os estudantes são levados à experimentação de situações dos locais e convidados a colaborar de alguma forma com tais realidades. 

A 10ª edição do Seminário Estadual será no Auditório Ruy Hulse com transmissão ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube. A equipe da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc organiza o evento, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina. A principal novidade do programa foi a vinculação das bolsas do Proesde à participação em projetos de intervenção com impacto direto nas comunidades. 

Vivercom em seis cidades

Na Unesc foi desenvolvido o programa Vivercom, que levou intervenções para dez escolas das regiões carbonífera e do extremo Sul, em Criciúma, Içara, Siderópolis, Araranguá, Sombrio e São João do Sul. “Levamos oficinas educativas e intervenção presencial de embelezamento realizados pela Universidade. Cada escola visitada recebeu uma nova horta e canteiros, pinturas, entre outras ações, deixando os ambientes mais agradáveis para os alunos e professores”, comentou a assessora de extensão da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, professora Sheila Martignago Saleh.

Conforme a professora, foram realizadas ainda 95 oficinas para mais de 2,5 mil alunos do Ensino Médio. Foram tratados temas como violência contra mulheres, alimentação e saúde, oratória, primeiros socorros, álcool e outras drogas, sexualidade e saúde reprodutiva e orientações sobre projetos de vida. O projeto teve o envolvimento de 470 acadêmicos da Universidade.

Dos R$ 476 milhões estabelecidos pelo Governo de Santa Catarina para o orçamento do Uniedu em 2021, voltados para quase 8 mil estudantes universitários, R$ 73 milhões foram disponibilizados exclusivamente ao Proesde.

O evento desta quinta

As apresentações das instituições de ensino terão início às 14h e serão feitas pelos coordenadores do Proesde nas instituições de ensino e professores envolvidos nos projetos. Durante a exposição, com 15 minutos para cada uma, devem ser demonstrados os objetivos e resultados alcançados em cada ação de intervenção comunitária realizada durante o ano.

A Unibave será a primeira a se apresentar. Na sequência vem a FERJ Católica, Univali, Unidavi, Unisul, Univille, Furb, Unochapecó, UnC, Unoesc, Unifebe, Uniarp e Uniplac. A Unesc fechará o ciclo de apresentações.

Já o relatório de execução dos projetos do Proesde 2021 será organizado e divulgado por meio de um e-book, que será publicado pela Editora da Unesc. O material incluirá registros e impressões sobre cada uma das ações desenvolvidas durante o ano.

O que é o Proesde

O Proesde é regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020 e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudos para estudantes matriculados em cursos de Graduação e de Licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional (DIPE) da Secretaria de Estado da Educação (SED). O programa abrange todas as regiões de Santa Catarina beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior.

Entre os projetos propostos pelo programa estão ações de cidadania para contribuir com o enfrentamento da Covid-19, intervenções políticas e sociais de combate à violência contra crianças e adolescentes, melhorias em espaços públicos e equipamentos comunitários, ações de saúde e sustentabilidade, entre outros.

O programa também tem como objetivo criar estudos para melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de municípios catarinenses. De acordo com a portaria com os regramentos do programa, 50% de seu orçamento deve ser aplicado em projetos de intervenção que beneficiem os 50 municípios com menor IDH do Estado.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2021 às 15:51
Compartilhar Comente

Antes da visita, a escolha por Biomedicina na Unesc

Antes da visita, a escolha por Biomedicina na Unesc
Murilo Tenfen veio com seus colegas de Rio Fortuna conhecer a Universidade e firmou a opção antes mesmo de conhecer o curso(Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

Determinação: esta pode ser a palavra que melhor define o mais novo acadêmico de Biomedicina. Depois de muito pesquisar sobre o curso e as Instituições de ensino em Santa Catarina, Murilo Saibert Tenfen escolheu a Unesc como a sua nova casa para conquistar formação de biomédico. 

Ciente da sua opção, o ex-estudante do ensino médio da Escola Estadual Básica Nossa Senhora de Fátima, de Rio Fortuna, não esperou a visita orientada que estava programada para garantir a sua vaga no curso. “Depois de escolher pela Unesc, já realizei minha pré-matrícula on-line, mesmo sem conhecer, com receio de perder a vaga”, disse Murilo.

Nesta terça-feira à noite, enquanto a sua turma do terceirão realizava um tour pelo campus da Universidade, organizado pela equipe do Programa de Relacionamento do Setor Comercial, Murilo entregava seus documentos na Central do Estudante (Centac) e oficializava seu ingresso no curso superior.

“Eu estive pesquisando por cursos de Biomedicina em Santa Catarina e analisando cada um. Quando me deparei com a Unesc e o curso com conceito 4, me interessei bastante. Avaliei a qualidade das estruturas oferecidas, então decidi pela Unesc. Mesmo ficando um pouco longe de casa, vi que que compensa estudar aqui”, explicou.

Murilo disse, ainda, que ficou impressionado com o tamanho da Universidade. “Gostei bastante, tem uma variedade de coisas para a gente aprender, espero desfrutar de tudo o que vi e aproveitar as oportunidades que surgirão nos próximos anos. Sempre sonhei com este momento, quero sair daqui formado, conquistar novas amizades e exercer a profissão que escolhi”, concluiu.

Sobre o curso de Biomedicina

A biomedicina foi desmembrada da medicina pela necessidade de formar profissionais voltados à pesquisa, mas hoje há inúmeras áreas de atuação. No cenário atual, além da pesquisa, o biomédico atua na análise de exames laboratoriais e de imagem e participa das práticas integrativas complementares. Na Unesc, o estudante tem aulas em laboratórios de ensino como os de Anatomia, Bioquímica, Bromatologia, Fisiología, Microscopia, Microbiologia, Hematologia, Parasitologia e Toxicologia e contato com uma estrutura e professores do curso de Biomedicina mais bem avaliado de Santa Catarina.

Segundo o coordenador do curso de Biomedicina da Unesc, Emanuel Souza, além de pesquisa científica, o egresso de Biomedicina pode atuar na investigação de diferentes patologias. “O campo de atuação é amplo. Através do diagnóstico e tratamento, o profissional pode realizar análises clínicas humanas e veterinárias, embriologia e reprodução assistida, toxicologia, farmacologia, biomedicina estética, diagnóstico por imagem, fisiologia do exercício e do esporte e práticas integrativas complementares”, explicou.

Matrículas

Os interessados em atuar na área podem dar os primeiros passos da formação acadêmica em 2022. As matrículas para ingresso no curso de Biomedicina estão abertas e mais informações sobre as formas de ingresso e possibilidades de bolsas de estudo podem ser obtidas por meio dos telefones (48) 99915-0433 (WhatsApp) ou 3431-4500.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2021 às 15:33
Compartilhar Comente

Unesc integra parceria no projeto Reconstruindo a Cidadania

Unesc integra parceria no projeto Reconstruindo a Cidadania
Alunos receberam certificados de conclusão de curso de pintura imobiliária no Bairro da Juventude, com participação da Farben Tintas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Promover uma melhor preparação e capacitação para todas as categorias profissionais que integram as equipes de obras, proporcionando oportunidades de integração e compreensão do ambiente de trabalho, além da inserção social. Esse é o objetivo do projeto de extensão da Unesc “Reconstruindo a Cidadania”, que entregou certificados de conclusão do curso de Pintura Imobiliária e Moveleira, na noite desta terça-feira (7/12), em evento realizado no Bairro da Juventude.

Em uma parceria da Unesc, Farben Tintas e Bairro da Juventude, onze estudantes da instituição vão poder ingressar no mercado de trabalho da construção civil com muita bagagem teórica e prática.

Os alunos tiveram aulas teóricas ministradas pelos bolsistas da Universidade William Domiciano e Victor Fernandes supervisionados pelos professores responsáveis Evelise Chemale Zancan e Eder Frank Serafim, no Bairro da Juventude. Já as aulas práticas foram realizadas no Parque Científico e Tecnológico da Unesc (Iparque) acompanhada pelos técnicos da Farben Tintas e também pelos bolsistas.

Uma oportunidade não só para os alunos do Bairro, mas também para os acadêmicos da Universidade que estabelecem uma relação de intensa união entre a teoria e a prática, garantindo um verdadeiro significado ao educando.

“A experiência da vivência ministrando as aulas nos torna mais sensitiva as demandas da nossa comunidade. Em um país com mais de 12 milhões de desempregados, é uma honra poder participar deste grande projeto podendo proporcionar uma capacitação de grande importância para o ingresso no mercado de trabalho hoje tão escasso por falta de mão de obra”, comentou o acadêmico William.

Ele enumerou a importância de cada um para o êxito do projeto. “Deixo meus agradecimentos aos coordenadores do projeto, professora Evelise e professor Éder, pelo comprometimento em nos dar todo o suporte, aos nossos parceiros, a Farben Tintas e o Bairro da Juventude, a nossa diretora dos projetos de extensão, Fernanda Sônego, e a nossa reitora Luciane Ceretta que não se cansa em tornar cada vez mais nossa universidade em um patamar de altíssima qualidade honrando nosso reconhecimento como Universidade comunitária”, ressaltou.

União consolidada há 12 anos

Essa união da Unesc com empresas privadas e instituições filantrópicas já se consolidada há 12 anos e os resultados esperados com o curso ministrado, conforme o acadêmico Willian, vêm da inserção destes concluintes na indústria da construção civil.

“As aulas teóricas e práticas permitiram a integração e a compreensão do ambiente de trabalho aos participantes deste curso, bem como a oportunidade para os bolsistas em exercer a função de instrutores no processo de ensino e aprendizagem, unindo os conhecimentos aprendidos no ensino, o interesse pela pesquisa e a prática da extensão com todos os envolvidos no projeto”, sublinhou.

O coordenador de Educação do Bairro da Juventude, Marcelo dos Santos mencionou que a instituição já existe há 72 anos e toda esta história foi construída com parceria. “É uma satisfação estar em uma parceria que traz tão bons resultados para todos os envolvidos”, enfatizou.

Parceria essa, também respaldada pelo supervisor do Laboratório de Tintas da Farben, Fabiano Figueiredo. “Esse conhecimento abre uma porta gigante para uma nova profissão, para entender o mundo das tintas”, disse.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2021 às 13:36
Compartilhar Comente

Psicologia da Unesc aborda inteligência emocional em ambiente empresarial

Psicologia da Unesc aborda inteligência emocional em ambiente empresarial
Professora proporcionou encontro para funcionários na empresa Gerdau em Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

“Inteligência Emocional para a Vida”. Esse foi o tema da palestra da professora do curso de Psicologia da Unesc, Rosimeri Vieira da Cruz de Souza, realizada recentemente para funcionários da Gerdau, de Criciúma, em uma parceria da Universidade com a empresa que entende a necessidade da promoção da saúde mental dos trabalhadores.

Promover a saúde mental nas organizações tem sido um dos focos da psicologia organizacional e do trabalho no Brasil e no Mundo. “A própria Ambev já criou uma diretoria de Saúde Mental na empresa, por entender que a psicologia tem contribuído para uma melhor performance dos trabalhadores”, comentou a palestrante.

Rosimeri destacou que se trabalha a inteligência emocional com o intuito de promover a saúde mental, entendendo ainda que a promoção da saúde mental potencializa as competências socioemocionais do mundo do trabalho. “Inteligência emocional é a capacidade que tenho de reconhecer a minha emoção, lhe dar com ela, reconhecer a do outro, lhe dar com o outro, com a do outro, sem perder nem o meu direito e nem o dele e minimizar a probabilidade de futuro problema”, destacou. 

Segundo a professora, a inteligência emocional ajuda, por exemplo, na assertividade, no relacionamento interpessoal, no trabalho em equipe e no manejo do estresse no dia a dia do trabalho. A aceleração de demandas e o ambiente de alta pressão são alguns dos fatores que tornaram a saúde mental uma das principais preocupações da Organização Mundial da Saúde bem antes da pandemia, e com a crise da covid-19, o problema cresceu.

Pesquisas mostram que 43,7% dos trabalhadores sentiram algum sintoma de prejuízo mental durante a pandemia. A Gerdau é especialista em produção de aço e convidou a Universidade para essa ação, como forma de contribuir com a Semana da Saúde da empresa.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2021 às 16:46
Compartilhar Comente