AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc presente no Fórum ACIVA de Networking

Unesc presente no Fórum ACIVA de Networking
Evento é o principal da inovação no extremo Sul catarinense, e tem foco no desenvolvimento e potencialização de negócios (Fotos: Daniela Savi / AgeCom) Mais imagens

A Unesc marca presença no maior evento de empreendedorismo do extremo Sul catarinense. Começou nesta segunda-feira (6/12) a edição 2021 do Fórum ACIVA de Networking (FAN). Aproximadamente 500 pessoas prestigiaram a abertura do evento, no Grêmio Fronteira, em Araranguá. A reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, participou sublinhando a inovação enquanto agente de desenvolvimento e potencialização de negócios.

“A Unesc, nossa Universidade Comunitária, está há 53 anos contribuindo para o desenvolvimento da região e é uma honra estarmos ao lado de apoiadores, apoiando aquilo que de fato produz significado como um evento como esse que permite o compartilhamento de ideias, a troca de informações, e as experiências compartilhadas que culminarão com a rodada de negócios e quiçá quantos negócios surgirão e serão potencializados a partir de um evento como esse”, projetou.

Para a reitora, trata-se de um momento marcante envolvendo a ACIVA, uma entidade representativa para a região, e o Estado que vem contribuindo decisivamente para o empreendedorismo e que está conectado com a Unesc, que, por sua vez, traz na essência esse norte. “A Unesc, com a sua missão de contribuir com o desenvolvimento regional, se conecta com o Fórum porque representa muito a essência da Universidade, na medida que fomenta a inovação e o empreendedorismo, que conecta com as pessoas e promove a responsabilidade social”, sublinhou. 

O presidente da ACIVA enfatizou o crescimento do FAN. “Esse evento foi idealizado para comemorar o aniversário da ACIVA e nesse ano que completamos 50 anos, preparamos uma edição ainda mais especial, com muito conteúdo bacana, muito aprendizado, sempre para atingir nossos objetivos, desenvolver a nossa região através do conhecimento, da inovação e do empreendedorismo”, destacou Alberto Sasso, que recepcionou a reitora Luciane Ceretta. Marcaram presença na abertura do evento, também, o gerente regional do Sebrae/SC, João Alexandre Guzzi; o presidente do Sicoob Credisulca, Romanin Dagostin; e o prefeito de Araranguá, César Cesa.

Altos Cases

A primeira noite do FAN contou com várias atrações. Entre elas, o Altos Cases, um bate-papo com quatro grandes empreendedores da região,

Mediados pela comunicadora Karem Suyan, os empresários Alex Cavalheiro, da Rede Instituto Mix de Profissões, Alan Marcos, da Consolide Registro de Marcas, Beto Rizzotto, da Rede de Postos Rizzotto, e Isaac Paes, da Oi Menu Tecnologia, compartilharam suas experiências profissionais, as ideias de negócios e os planos de expansão de suas empresas.

Por meio de perguntas do público, os empresários revelaram suas principais estratégias e falaram da importância de planejar cada área de sua empresa, para manter um crescimento ordenado.

Ainda na noite desta segunda o Núcleo do Jovem Empreendedor promoveu a entrega do Prêmio Aciva de Inovação, que tem o objetivo de reconhecer colaboradores e empresas com ações e projetos inovadores. Na Categoria Produtos/Serviços o vencedor foi Nathan Michael Souza Da Silva, da empresa Audite Pro. Na Categoria Marketing, venceu Diogo Brambila, do Auto Posto Brambila. Na Categoria Gestão da Inovação a empresa vencedora foi a Audite Pro.

A edição 2021 do Fórum ACIVA de Networking é uma realização da ACIVA em parceria com a Unesc, Sebrae e Sicoob Credisulca e conta com o apoio do Plano de Saúde São José, Totvs, BRDE e Fidelizei.me.

Programação oficial

7/12, terça-feira:

Palestra Nacional com o bicampeão olímpico Giovane Gávio

Palestra Nacional com André Siqueira, co-fundador da RD Station

Bate-papo

8/12, quarta-feira:

Sessão de Negócios, com a participação de mais de 100 empresas

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2021 às 11:03
Compartilhar Comente

Projeto de Extensão da Unesc realizam atividade em escola do Bairro Paraíso

Projeto de Extensão da Unesc realizam atividade em escola do Bairro Paraíso
Ação contou com a participação de familiares e de alunos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores e acadêmicos do projeto de extensão da Unesc “Esperança do verbo esperançar: fortalecimento de vínculos comunitários para promoção de saúde no Território Paulo Freire 2”, realizaram uma grande ação, na última semana, fortalecendo as atividades comunitárias que estão no DNA da Universidade. Em parceria com acadêmicos da disciplina de Psicologia Comunitária, ministrada pela professora Dipaula Minotto, o grupo foi até a escola municipal Linus João Rech, no Bairro Paraíso, para levar informações sobre a educação e apresentar didáticas e métodos para o desenvolvimento da autopercepção.

O encontro teve dois momentos, sendo o primeiro envolvendo as mães, avós ou cuidadoras sobre as dificuldades de educação com os filhos. Com uma roda de conversa integrativa comunitária, a atividade teve o intuito de valorizar os saberes populares trazidos pelas próprias mulheres. Meditação e alongamento também foram realizados com as crianças.

“Conseguimos aproximar o projeto de extensão com a comunidade. No encontro com as mães trabalhamos em uma perspectiva de compreender que a educação dos filhos é cercada de dificuldades, e que são muito mais prevalentes do que se imagina”, contou a acadêmica Letícia Hobold Kammer.

Para ela, “a valorização do conhecimento popular é fundamental para pensar em modos de educação que não reproduza a violência e que possa provocar transformação através da própria comunidade”, sublinhou.

A coordenadora do projeto, professora Dipaula destacou que essa ação foi relevante, pois conseguiu integrar o projeto de extensão com a comunidade a partir do resultado do mapeamento psicossocial participativo realizado durante o ano de 2021, e envolver os estudantes da graduação. “A ação foi pensada com a comunidade e o local da atividade foi pensado entre o projeto e os participantes do bairro, mostrando a relação da Universidade com o território”, enfatizou. O encontro também marcou o encerramento da disciplina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de dezembro de 2021 às 17:46
Compartilhar Comente

Professores e acadêmicos proporcionam Natal diferente para crianças do Bairro da Juventude

Professores e acadêmicos proporcionam Natal diferente para crianças do Bairro da Juventude
Alegria, doces, apresentações, brinquedos e muito carinho marcaram a edição deste ano (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Proporcionar um Natal diferente para as crianças. Esse é o espírito do projeto Contabilizando Natal e Solidariedade promovido, há 12 anos, pelo Curso de Ciências Contábeis da Unesc, que mantém assim o DNA da instituição de Universidade Comunitária. Neste ano foram arrecadados 500 presentes, que foram entregues para as crianças do Bairro da Juventude, na última quinta-feira (2/12).

O evento, que conta com a participação de professores e de acadêmicos da Universidade, ocorreu no Auditório Ruy Hulse e foi marcado por apresentações musicais do Instrumental da Unesc, do Instrumental das Crianças do Bairro da Juventude e do Ministério de Música Proclamando a Glória, além da chegada do Papai e da Mamãe Noel que distribuíram alegria, doces e balas para os participantes. 

A coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Ferreira Guimarães destacou que o Contabilizando Natal e Solidariedade tem por objetivo integrar o alunos e professores do curso de Ciências Contábeis, como forma de promover a consciência social e solidária, a fim de fortalecer e consolidar as práticas educativas do curso.

“Comemoramos o final do semestre ratificando nosso compromisso com a educação de qualidade atrelada a formação humana, fazendo de todos melhores cidadãos, cientes do compromisso na construção de um futuro melhor”, disse Milla.

Segundo ela, estar em um ambiente universitário significa muito mais do que buscar conhecimento técnico. “A Universidade requer comprometimento e atitude, afinal, a parcela de alunos que chega ao ensino superior ainda é pequena e, portanto, quem nela está, deve exercer um papel de protagonista. Precisamos viver bem, com alegria e entusiasmo, mesmo em tempos tão difíceis como esses últimos anos”, enfatizou.

O evento teve o envolvimento da coordenação, de professores, de bolsistas de extensão, do Diretório Acadêmico (DA) e da Atlética Caixa Forte. A Diretora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Patrícia de Aguiar Amaral, esteve presente representando a reitoria da Unesc, além do presidente de Diretório Central dos Estudantes (DCE) da Unesc, Vitor Teixeira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de dezembro de 2021 às 16:38
Compartilhar Comente

Voos mais altos: Amesc conhece de perto e vibra com o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Extremo Sul

Voos mais altos: Amesc conhece de perto e vibra com o lançamento do Plano de Desenvolvimento do Extremo Sul
Evento reuniu o governador Carlos Moisés, prefeitos, Sebrae e lideranças da Associação para firmar compromisso com o projeto (Fotos: Daniela Savi) Mais imagens

As diretrizes que ditarão o caminho do desenvolvimento socioeconômico e, logo, para a melhoria da qualidade de vida no Extremo Sul de Santa Catarina em breve estarão materializadas em um Plano de Desenvolvimento Socioeconômico elaborado por meio da expertise da Unesc e do Sebrae/SC para a Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc). As instituições lançaram o projeto oficialmente, na noite desta quinta-feira (2/12), na sede da Associação, que promete dar impulso para voos ainda mais altos à região.

O Plano, desenvolvido de forma participativa junto à comunidade ao longo de 2022, detalhará fraquezas a serem trabalhadas e referências que oferecem potencial de exploração para o crescimento sustentável da região que, com apoio da Unesc e do Sebrae/SC, promete despontar em desenvolvimento. O documento será elaborado, além de forma global, para toda a região, individualmente para cada um dos 15 municípios. 

Demonstrando a relevância do projeto, seu lançamento contou com a participação das principais lideranças do Extremo Sul, com a presença dos prefeitos de todos os municípios, além de demais líderes políticos e empresariais e do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, de forma virtual, assim como dos membros da equipe do Estado, como o secretário do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, Luciano Buligon, e o presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Zabot Holthausen.

O encontro, que deixou repleto o auditório da Amesc, foi transmitido também ao vivo no canal da Unesc TV no Youtube.

Planos audaciosos e pessoas apaixonadas

A abertura dos gabinetes pelos prefeitos e, principalmente, a união de esforços dos municípios que compõem a Amesc no apoio à concretização do Plano de Desenvolvimento, para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, representam escolhas acertadas. “Vocês, prefeitos, estão, com isso, planejando, desenhando junto da população e deixando legados para toda a comunidade que vai olhar para essa história, se orgulhar e saber que fizemos parte disso”, destacou.

Os ingredientes para um excelente resultado, conforme Luciane, a equipe já tem: pessoas apaixonadas pela região, um cenário absolutamente encantador, instituições pujantes e determinado a melhorar o desenvolvimento e excelentes gestores. “Diante disso, a Amesc é a grande protagonista desse momento, estando o Sebrae e a Unesc como articuladores desse processo. Em novembro de 2022 apresentaremos aqui um belo resultado com planos dos 15 municípios e o grande projeto da região. Não tenho dúvidas de que estamos em um dia de transformação”, apontou a reitora, que assegurou ainda o apoio da Universidade para o apoio posterior na execução dos projetos estruturantes identificados por meio do Plano.

Conforme o presidente da Amesc, Moacir Francisco Teixeira, prefeito de São João do Sul, não há dúvidas de que essa é uma noite histórica. “Essa data fica como marco na história da Amesc e do Extremo Sul. Sabemos a importância que esse Plano terá para a nossa região. Vai munir os gestores para planejar seus mandatos. Temos aqui prefeitos unidos, sem distinção de partido político para junto da Unesc e do Sebrae/SC conseguir alcançar os objetivos. Levar a região ao patamar que ela deve estar”, discursou.

Coordenador regional Sul do Sebrae, Murilo Gelosa, destacou o orgulho de fazer parte do movimento que fará com que o Extremo Sul evolua para outro patamar de desenvolvimento. “Agradecemos imensamente a todos os prefeitos que nos receberam e confiaram na Unesc e no Sebrae para realizar esse trabalho. Sabemos que tão importante quanto fazer um plano é colocá-lo em prática. Nosso comprometimento é realizar todas as etapas e apresentar todos os resultados e apoiá-los para que todo esse movimento saia efetivamente do papel e chegue à prática”, completou.

Presença do Estado

Ao traçar rotas, conforme o governador Carlos Moisés da Silva, a região volta seus olhares para onde quer chegar e dá rumo certeiro às suas ações. “O que percebemos nesse movimento é a definição de metas claras ao buscar conhecer potencialidades e fazer o melhor caminho. Assim qualificamos e atraímos investimentos e reconhecemos a vocação de cada região”, pontuou.

Luciano José Buligon, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável de Santa Catarina, também participou virtualmente do evento e fez questão de destacar a relevância do envolvimento da Unesc no projeto. “Eu sempre reforço que se você quiser conhecer uma região, precisa conhecer a sua Universidade. Conhecendo, portanto, a nossa Unesc é possível reconhecer o potencial social e econômico do Sul. Agora, somado à comunhão de esforços dos municípios, vislumbramos um grande resultado”, destacou.

Um dos grandes parceiros do projeto, o deputado Julio Garcia foi representado na cerimônia pela chefe de gabinete Guisla Scaini. Ao falar em nome do deputado, Guisla destacou a profunda parceria estabelecida pelo gabinete com a Universidade. “É uma relação de comprometimento, de amizade verdadeira, respeito, compromisso, gratidão e vontade muito grande de transformar a região por meio desse Plano, que vai dar certo se todos nós arregaçarmos as mangas e participarmos”, pontuou.

Também aliado da Universidade, o deputado estadual e presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias, Rodrigo Minotto, salientou ao público presente no auditório e aos espectadores a grande expectativa envolvida no Plano que leva a digital da Unesc e do Sebrae. “A Instituição é protagonista desse tipo de planejamento para o desenvolvimento da região e mais uma vez fará a transformação deste cenário. Tenho certeza de que, com essa apresentação, pensando cada vez mais alto, com todos os investimentos que estão sendo feitos, estamos fazendo a diferença para a nossa sociedade”, garantiu.

Falar e vislumbrar o futuro almejado, para o deputado federal Jorginho Mello, é essencial para que se conquiste. “Falar de desenvolvimento, crescimento e planejamento é muito importante. As coisas que acontecem por acontecer não são o sucesso. Ele é planejado e o Extremo Sul merece”, destacou.

Presente no evento, o diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e ex-governador do Estado, Eduardo Pinho Moreira, pontuou no encontro o espaço ainda latente para a busca de recursos para investimento na região. “Não tenho dúvida de que o uso do conhecimento, da tecnologia e da inovação por meio da Unesc e do Sebrae, será decisivo na elaboração do trabalho. Isso é o que a Universidade tem de mais valioso e é o que fará toda a diferença em um planejamento para o Extremo Sul. Precisamos aproveitar esse momento para desenvolver com projetos a serem apresentados com apoio do governador Carlos Moisés”, destacou.

As etapas de desenvolvimento do Plano foram elencadas pela pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional da Unesc, Gisele Coelho Lopes. Conforme a pró-reitora, a Unesc, o Sebrae e a Amesc estão de mãos dadas em prol do avanço social e econômico de uma região que tem gigante potencial a ser explorado de forma competitiva e diferenciada.

“As etapas dos trabalhos a serem realizados até novembro de 2022 se darão em Diagnóstico, Visão de Futuro e Vocações, Ecossistema Socioeconômico e Mapa Estratégico, Projetos Estratégicos e Governança. A Universidade estará mergulhada nesse processo por meio do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico”, garantiu.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de dezembro de 2021 às 10:25
Compartilhar Comente

Unesc e Gelox oferecem prática para acadêmicos do curso de Design

Unesc e Gelox oferecem prática para acadêmicos do curso de Design
Estudantes produziram o logotipo e a padronização de materiais gráficos para a empresa (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma das premissas do Inova Unesc, o movimento que faz avançar todo o processo de ensino e aprendizagem da Universidade, é a prática. É oferecer cada vez mais espaços criativos para o desenvolvimento e a iniciativa dos estudantes. Mais um dos inúmeros cenários neste sentido foi tornado possível pelo curso de Design da Unesc.

Na última quarta-feira (1/12), alunos da 2ª fase, da disciplina de Imagens Digitais, foram desafiados pelos professores a colocar em prática a aplicação de seus conhecimentos na área gráfica, aprendidos em sala de aula. Com muita dose de criatividade eles foram incentivados a elaborar um processo de construção e padronização de uma identidade visual para a empresa Gelox Refrigeração, de Criciúma, que atua no ramo dos equipamentos e utensílios gastronômicos e instalações comerciais. As propostas desenvolvidas pelos alunos foram apresentadas na noite de quarta-feira para os representantes da empresa.

Conforme o professor Maico Carlos Vieira o objetivo foi criar soluções reais para aplicação no mercado regional, além de um conteúdo com ênfase na área de Design Gráfico. “Isso traz uma maior experiência para os alunos a respeito do mercado de trabalho desde as fases iniciais, além de oportunizar maior percepção também das ferramentas técnicas que são aplicadas na área”, comentou Vieira.

A gerente comercial da empresa, Cátia De Bona, destacou que a atividade não só foi importante para os alunos, mas para a empresa “Ficamos muito entusiasmados com a apresentação. É muito bacana ver a Gelox através do olhar da turma. Hoje estamos com alguns projetos internos e duas das apresentações estão muito dentro da transformação, da mudança que a empresa está vivendo atualmente, e com o objetivo que queremos com o dia de amanhã”, reforçou.

Para ela, a ação proporcionou abrir horizontes, ampliar o olhar e a visão “dentro dessa transformação pela qual nós já estamos passando, levando em consideração muitos pontos que eles nos apresentaram, que é uma transformação de empresa, de público alvo, mas buscando sempre uma melhoria e na satisfação de cada vez mais e melhor atender o nosso cliente”, mencionou. O diretor da empresa, Fábio Medeiros Ferreira, também esteve presente na apresentação e ficou bastante satisfeito com o resultado de cada projeto apresentado.

Atividade

De acordo com o professor da Unesc, os alunos foram divididos em grupos e cada um ficou responsável pela criação e apresentação das propostas. “Tivemos sete propostas e todas foram apresentadas por eles. O resultado foi obtido depois de 12 semanas atuando no desenvolvimento do projeto”, enumerou.

Segundo Maico, essa oportunidade que a Unesc dá oportuniza uma maior visão do mercado de trabalho. “Eles saem aptos a trabalhar no desenvolvimento de logotipo, de identidades visuais, padronização de materiais gráficos, no mercado da região, dentre outras ações, e já começam a se relacionar com empresas da região, o que é muito importante para a formação”, sublinhou.

Oportunidade

A aluna Raphaela Lodetti Nuernberg Cechinel Gonçalves, que participou do projeto juntamente com as colegas Bruna Estevam e Nicole Duminelli, salientou a importância da participação para a carreira. “Partimos de um conceito, algo bem estruturado, bem pensado, como qualquer outra criação que fizemos de uma construção de marca, e nesse caso uma reconstrução”, comentou.

Raphaela já atua na área e destacou que foi um projeto muito importante e agregador. “Sou analista de marketing e para mim, como para todos os alunos, foi muito importante para aproximar mais do mercado de trabalho e entender como é fazer uma apresentação para o cliente”, destacou.

A oportunidade de unir a teoria com a prática, para ela, é algo que já está no DNA da Unesc. “Não é qualquer Universidade que dá essa oportunidade ao aluno. Estamos ainda no segundo semestre e tenho certeza que esse contato com as empresas da região vai aumentar, o que nos oportunizará mais conhecimento em aula e na prática, o que é agregador”, a acadêmica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de dezembro de 2021 às 08:48
Compartilhar Comente