AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

FME e GEPPS da Unesc estabelecem parceria para mapeamento de praças esportivas e de lazer em Criciúma

FME e GEPPS da Unesc estabelecem parceria para mapeamento de praças esportivas e de lazer em Criciúma
Estudo busca alavancar áreas a serem inseridos novos espaços desses segmentos, com a implantação de projetos sociais (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Criciúma e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde (GEPPS), por meio do curso de Educação Física da Unesc, estabeleceram uma parceria para a realização do mapeamento de praças esportivas e de lazer no município. O estudo tem por objetivo analisar os espaços públicos de esporte e lazer e as condições para uso, relacionar as condições dos espaços para que as pessoas sejam fisicamente ativas, para apontar a necessidade de melhorias, bem como quais os locais que tem necessidade de novos espaços e projetos sociais de lazer e atividade física.

Para fazer o mapeamento dos espaços serão utilizados software e visitas presenciais. Com essas informações é possível analisar as regiões da cidade que a população não tem acesso próximo de praças e quais regiões mais necessitam da implantação de novos espaços. “Com base nessa pontuação que o sistema irá gerar, vamos ter com clareza as principais áreas da cidade a serem implantadas mais ações. Não temos dúvida de que essa parceria facilitará e agilizará muito nosso trabalho”, destaca o presidente da FME, Marco Antônio Cimolin.

O projeto ainda ganha mais consistência por ser um trabalho de mestrado da Geiziane Laurindo de Moraes, do mestrado em Saúde Coletiva da Unesc, a entrevista censitária sobre o perfil das pessoas já está pronta. “São aproximadamente 800 pessoas da cidade entrevistadas nesse trabalho e colocando os dados obtidos no sistema nós teremos ainda mais precisão nas ações a serem tomadas”, frisa Joni Márcio de Farias, coordenador do curso de Educação Física da Unesc, pesquisador do GEPPS, e professor do Mestrado em Saúde Coletiva (PPGSCol)

A segunda etapa do projeto será realizada nos três principais parques de Criciúma (Imigrantes, Nações e Prefeito Altair Guidi). “Vamos identificar e conhecer melhor os usuários destes parques, e de base a todas estas informações a destinação de recursos públicos será ainda mais responsável e assertiva, indo ao encontro que a sociedade espera e deseja”, finaliza Cimolin.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de dezembro de 2020 às 13:28
Compartilhar Comente

Nota de falecimento – Marcelo Mezzari

Nota de falecimento – Marcelo Mezzari
Egresso do curso de Administração, Mezzari faleceu nesta terça-feira, aos 47 anos Mais imagens

É com profundo pesar que a Unesc comunica o falecimento do egresso do curso de Administração, Marcelo Mezzari, aos 47 anos, nesta terça-feira (8/12).

Natural de Jacinto Machado, Mezzari residia com a esposa e o filho do casal em Balneário Arroio do Silva. Colou grau de bacharel em Administração em 2018.  

O velório aconteceu na manhã desta quarta-feira (9/12) na Igreja Batista do bairro Mato Alto, em Araranguá e o sepultamento ocorrerá a partir das 10 horas, em Jacinto Machado.

Aos familiares e amigos de Marcelo Mezzari, os sentimentos de mais profundo pesar e solidariedade de toda a comunidade acadêmica da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de dezembro de 2020 às 10:09
Compartilhar Comente

Equipe da CPA apresenta resultados da avaliação no 9º Seminário Anual da CPA

Equipe da CPA apresenta resultados da avaliação no 9º Seminário Anual da CPA
Evento aconteceu de forma virtual nesta terça-feira (8/12) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Os resultados do processo de avaliação institucional foram apresentados no 9º Seminário Anual da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Unesc, na tarde desta terça-feira (8/12). Os dados referentes às políticas de ensino, pesquisa e extensão foram o ponto de destaque do evento, que contou com a participação de mais de 80 pessoas, entre representantes dos colegiados de curso, Núcleos Docentes Estruturantes (NDEs), técnicos-administrativos da Universidade e estudantes.

O encontro, realizado de forma virtual em decorrência da condição pandêmica, foi liderado pelo coordenador da CPA, Thiago Francisco, e contou com a participação da equipe da Reitoria, representada pela reitora Luciane Bisognin Ceretta, pelo vice-reitor, Daniel Ribeiro Preve, pela pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toretti e pelos Diretores de Ensino e Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Marcelo Feldhaus e Fernanda Sonego.

Na visão do Professor Thiago, o evento foi um marco importante. “O encontro contribuiu com o movimento da avaliação institucional na Universidade e que insere a CPA e o Setor de Avaliação Institucional em um cenário protagonista, como colaboradores importantes neste tempo de excepcionalidade. A avaliação tem se transformado em um movimento cultural na Universidade”, pontuou.

Entre os pontos principais discutidos estiveram relacionados com as políticas institucionais, em específico às políticas de ensino, pesquisa e extensão. Em articulação com instruções do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a CPA apresentou os avanços e desafios na perspectiva de cada política, as quais tem contribuído com os movimentos de inovação pedagógica e curricular na Universidade.

“As políticas institucionais são fenômenos bastante potentes na Universidade, e fortalecem a identidade comunitária da Unesc. Foi um momento importante e, em nome da equipe do Setor de Avaliação Institucional e da CPA, agradeço a todos os que puderam compartilhar conosco”, destacou Thiago.

Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2020 às 22:57
Compartilhar Comente

Dalvânia Cardoso integra projeto Cidades do Sul e participa de entrevista online

Dalvânia Cardoso integra projeto Cidades do Sul e participa de entrevista online
Ação da Unesc em parceria com a Unibave promove encontros virtuais com prefeitos eleitos em toda a Amrec e Amesc (Fotos: Reprodução) Mais imagens

Saúde, mobilidade urbana, inovação, educação, fomento ao turismo e à economia, entre inúmeros outros assuntos referentes ao desenvolvimento e ao bem-estar da comunidade içarense estiveram na pauta desta terça-feira (8/12) em mais um diálogo do projeto “Cidades do Sul”. A entrevistada da noite foi a prefeita eleita em Içara, Dalvânia Cardoso, primeira mulher a ocupar o cargo no município.

O encontro, comandado pela reitora Luciane Bisognin Ceretta, com a participação do reitor da Unibave, Guilherme Valente, foi transmitido ao vivo no canal Unesc Oficial no YouTube. Para colaborar no debate estiveram presentes ainda o professor do curso de História, Tiago da Silva Coelho, o coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira, professor do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol), Jacks Sorato, além de, Jonathan Corrêa Becker, representante a Escola de Comunicação Criativa da Unesc.

Para a reitora, mais uma vez o evento promovido entre as instituições foi produtivo e, a partir da percepção de uma excelente capacidade de diálogo, já é possível vislumbrar um grande futuro para Içara. “Nosso objetivo aqui é contribuir e colaborar colocando nossa missão, a qual trazemos há 52 anos, à disposição do desenvolvimento da nossa região. As questões aqui discutidas foram muito bem esclarecidas, a prefeita tem muito conhecimento sobre a cidade, dialoga muito bem em todas as áreas e temos certeza de que poderemos fazer excelentes parcerias”, pontuou.

Conforme Dalvânia, trabalhar como liderança, em prol do interesse coletivo, está entre seus objetivos desde muito pequena, desejo que foi lapidado através da educação até que chegasse ao cargo de prefeita. “Isso chegou muito cedo na minha vida. Estive sempre envolvida como membro de Grupo Estudantil, líder de Grupo de Jovens e com 19 anos, por exemplo, fui presidente da associação de moradores da minha comunidade. Não sabia que chegaria a ser prefeita, mas já tinha como objetivo ser do coletivo, do comunitário”, salientou.

Contar com a parceria da Unesc e ter os dados do Plano de Desenvolvimento Regional em mãos para a tomada de decisão, unido aos 11 principais projetos elencados em sua campanha, de acordo com Dalvânia, será fundamental. “Para mim vai ser um grande presente receber esse Plano já no início do mandato. Vamos colocar os técnicos para estudar cada capítulo, cada linha, para que possamos colocar em prática”, completou.

A entrevista completa pode ser assistida no YouTube:

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de dezembro de 2020 às 09:59
Compartilhar Comente

Egressa do Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc lança e-book sobre alimentação saudável para adolescentes

Egressa do Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc lança e-book sobre alimentação saudável para adolescentes
Livro digital está disponível para acesso gratuito no site do PPGSCol (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Em meio a tantas informações disponíveis sobre alimentação saudável, é comum ter dúvidas sobre a veracidade do que é dito e escrito a respeito do assunto. Pensando em ajudar os pais ou responsáveis de adolescentes, e a essa população mais jovem, a nutricionista e mestre em Saúde Coletiva pela Unesc, Luana Stangherlin, lançou o e-book “Escolhas Saudáveis: Dicas para adolescentes”. O livro tem a participação de profissionais da área e professores do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Unesc (PPGSCol) e será disponibilizado gratuitamente para a população. Uma das formas de acesso é pelo site do PPGSCol (clique aqui).  

O livro virtual foi lançado na última semana durante uma live da autora com a participação da nutricionista, professora universitária e doutoranda em Tecnologia de Alimentos, Mária Liliane Rippel Silveira.

O e-book surgiu a partir da dissertação de mestrado de Luana, que teve o Colégio Unesc como local de pesquisa e os alunos, como participantes do estudo. Segundo a nutricionista, de modo geral, há muitas dúvidas relacionadas à alimentação saudável na adolescência. “Muitas vezes os pais também ficam perdidos sobre como deve ser uma alimentação adequada e isso se deve ao grande número de informações que temos hoje em dia. Então, pensamos em fazer algo para os adolescentes, mas que também fosse uma forma de orientar os pais e todos os responsáveis legais, visto que é mais fácil aderir a bons hábitos quando se tem bons exemplos”, explica.

“Escolhas Saudáveis: Dicas para adolescentes” é o primeiro livro de Luana, que comemora a conquista, especialmente por poder, por meio dele, levar informações que possam contribuir com a saúde das pessoas. “Estou muito realizada. Sempre tive o sonho de escrever um livro e conseguir concluí-lo é uma felicidade imensa”.

Nesta jornada, a mestre em Saúde Coletiva contou com a participação de pessoas como a nutricionista Micaela Rabelo Quadra, o professor doutor do PPGSCol, Antônio Augusto Schäfer e a professora doutora Fernanda de Oliveira Meller, orientadora de Luana, que foram coautores da obra. A professora da Unesc, Paula Rosane Vieira Guimarães escreveu o prefácio do livro.

Segundo Fernanda, o e-book é uma maneira de oportunizar à comunidade o acesso a informações seguras, levando para a sociedade o que é produzido dentro do ambiente acadêmico. “O livro, fruto da dissertação de mestrado da Luana, tem o objetivo de dar um retorno para a comunidade. Especialmente por ser um Mestrado Profissional, temos sempre a preocupação de que os trabalhos não fiquem apenas no meio científico, mas cheguem até a sociedade”, afirma.

A autora


Luana é graduada em Nutrição pela Unesc, participou do Programa de Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e fez especialização em Nutrição Clínica Funcional e o Mestrado em Saúde Coletiva na Universidade. Atualmente ela é pós-graduanda em Nutrição Materno-Infantil, professora universitária e nutricionista na Unidade Ambulatorial de Atenção Especializada em Gestantes e Crianças de Risco no Hospital Tereza Ramos, em Lages.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de dezembro de 2020 às 13:44
Compartilhar Comente