AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Editora e Livraria da Universidade lançam o serviço Books Delivery

Editora e Livraria da Universidade lançam o serviço Books Delivery
Catálogo de opções conta com obras de editoras de instituições de ensino de todo o Brasil (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os professores e funcionários da Universidade já podem usufruir do serviço Books Delivery. A iniciativa da Editora Unesc e Livraria Unesc garante a entrega da obra no local de trabalho ou no conforto de casa. A nova modalidade de venda já está disponível desde segunda-feira (7/12). O catálogo conta com 1.417 obras, das editoras universitárias do Brasil, filiadas a ABEU (Associação Brasileira de Editoras Universitárias), e 77 títulos da Editora da Universidade.

As escolher um livro basta enviar um e-mail para livraria@unesc.net. As informações necessárias são o título, editora, nome completo do comprador e o endereço para entrega. Para facilitar a aquisição de qualquer obra, as formas de pagamento são via cartão de crédito ou débito e até desconto em folha. As entregas no campus da Instituição em Criciúma são gratuitas.

Conforme a supervisora administrativa da Editora Unesc, Vanessa Marcos Medeiros, a iniciativa é uma resposta ao cenário de pandemia, e pode seguir disponível após. “Devido a este momento criamos esta modalidade, uma forma de atender os professores e colaboradores. Muitos estão em casa. Após este momento de pandemia, teremos uma avaliação e a intenção é que o Books Delivery permaneça”, contou.

O horário de funcionamento da Livraria é das 13 às 17 e das 18 às 22, de segunda a sexta-feira. Todas as entregas seguem o protocolo de segurança contra a Covid-19. A Editora e a Livraria seguirão o recesso da Universidade, paralisando as atividades no dia 23 de dezembro, a Livraria retorna em 27 de janeiro e a Editora em 10 de fevereiro.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de dezembro de 2020 às 15:08
Compartilhar Comente

Egressas de Teatro da Unesc compartilham arte e conhecimentos para contribuir para o enfrentamento da pandemia

Egressas de Teatro da Unesc compartilham arte e conhecimentos para contribuir para o enfrentamento da pandemia
Elas foram aprovadas no Edital Emergencial de Cultura #SCulturaemSuaCasa (Fotos: Arquivo pessoal das estudantes) Mais imagens

As egressas do curso de Teatro da Unesc, Ana Bertolina e Mixa Miranda, tiveram projetos contemplados na primeira chamada do Edital Emergencial de Cultura #SCulturaemSuaCasa. A iniciativa da FCC (Federação Catarinense de Cultura) buscou e incentivou ideias que viessem a contribuir, com apresentações e transmissões on-line, para o enfrentamento da pandemia. A aprovação foi no mês de novembro e os trabalhos estão sendo disponibilizados desde a primeira semana de dezembro.

Ana Bertolina, atriz, performer, produtora, cinegrafista e instrutora teatral, propôs o projeto Tecer de uma Personagem, que leva conhecimento artístico ao público. “Devido ao difícil acesso e a carência de conteúdos instrutivos em mídias sociais sobre processos criativos, relacionados ao fazer teatral no Sul Catarinense, venho com uma proposta de pesquisa e montagem de cena, tendo o objetivo de demonstrar meu processo de criação para que possa servir como estímulo e embasamento para aqueles que tiverem desejo de realizar suas próprias montagens”, explicou.

Construído em cinco módulos, as postagens no canal do YouTube já iniciaram e seguem até esta quinta-feira (10/12). “O Tecer de uma Personagem voará entre os módulos, tecendo um fio condutor entre os processos construtivos. Cada módulo tem no mínimo 10 minutos”, completa Ana. Os módulos são: Pesquisa de Cena; O corpo da Personagem; Construção da Indumentária; Composição de Cena, e Fruto Final.

Acesse o canal do YouTube clicando aqui. 

Já Mixa Miranda, atriz, performer, ativista e produtora cultural, apresenta um vídeoteatro performático denominado Expurgo. Conforme a autora, a obra foi elaborada a partir de uma grande inquietação relacionada a atitudes de uma parcela da sociedade diante da Covid-19.  “A apresentação será um registro da performance. Escolho essa linguagem pois acredito que por meio dela consigo expurgar as minhas opiniões com uso do meu corpo, transmitindo junto a isso uma mensagem”, contou Mixa.

Expurgo também traz consigo objetos de informação e reflexão sobre os efeitos causados pela Covid-19 na sociedade, e de como as pessoas estão lidando com o vírus. “Alertando e realertando as pessoas sobre as situações e as consequências ocasionadas por determinadas atitudes e discursos negligentes que influenciaram negativamente e estão agravando o quadro pandêmico. Mostra também situações enclausuradas perante o cenário atual”, completa a autora do "Expurgo".

O trabalho está disponível no YouTube e no Instagram @mixamiranda_.

Conheça as artistas

Mixa Miranda (Esquerda) e Ana Bertolina (Direita)
Mixa Miranda (Esquerda) e Ana Bertolina (Direita)

Ana Bertolina começou a trabalhar com a arte realizando projetos audiovisuais. No ano de 2017 entrou para o curso de Bacharelado em Teatro da Unesc, onde se formou, e iniciou seus trabalhos com produção cultural no Festival de Teatro Revirado e como instrutora no Festival Relâmpago Estudantil. Desenvolveu peças de teatro e performances ao longo deste período. Em 2019 trabalhou na FCC (Fundação Cultural de Criciúma) e idealizou o Sarau O Jorge é Nosso. Atualmente é membra do Grupo de Teatro E agora? e do Coletivo Livre.

Mixa Miranda  é formada no curso de Bacharelado em Teatro da Unesc, desde 2017 vem se inserindo no meio artístico. Tem participações técnicas em produções do Festival de Teatro Revirado, foi instrutora artística no FERTIL, desenvolveu peças de teatro e performance, trabalhou na Fundação Cultural de Criciúma e também foi a idealizadora do sarau O Jorge é Nosso. Participa também dos processos de criação com o Grupo de Teatro de Animação Cyathus. Atualmente é integrante do Grupo de Teatro E agora? e do Coletivo Livre.

O Grupo de Teatro E agora? é formado por egressos da Universidade e também teve um projeto aprovado no Edital Emergencial. Clique aqui para saber mais.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de dezembro de 2020 às 12:51
Compartilhar Comente

Unesc recebe destaque na 26ª edição do prêmio Top Of Mind

Unesc recebe destaque na 26ª edição do prêmio Top Of Mind
Edição de 2020 teve foco voltado para as ações de instituições catarinenses diante das adversidades encaradas (Foto: Reprodução) Mais imagens

O tradicional prêmio Top Of Mind, conhecido por destacar as marcas catarinenses que fazem a diferença a cada ano, teve em 2020 uma edição especial, apresentada nesta quarta-feira (9/11). Em formato híbrido o evento, chamado “Top Of Mind Em Ação”, elencou instituições de todo o Estado que, de diferentes formas, utilizaram os desafios para evolução e superação neste ano, entre elas a Unesc. A Universidade foi lembrada pela atuação intensa no enfrentamento à pandemia, assim como pelas soluções encontradas para a continuidade das atividades acadêmicas e pelas pesquisas científicas relacionadas à Covid-19.

O mote utilizado pelo grupo NSC na edição 2020 seguiu a máxima de que “na natureza, toda evolução surge de uma necessidade e no mundo das marcas não é diferente”. A premiação simbólica foi transmitida no site NSC Total e nos perfis no Facebook do NSC TOTAL, DC, AN E SANTA.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é uma satisfação ser lembrada entre grandes organizações de Santa Catarina, em especial neste ano de desafios multiplicados. “Há 52 anos a Unesc vem realizando um trabalho não só dentro da área acadêmica, mas junto à toda a comunidade. Neste momento de pandemia mais uma vez unimos forças para, nas mais diferentes áreas do conhecimento, nos colocarmos à disposição para colaborar na busca de soluções”, destaca.

Todas as empresas que receberam a premiação serão destacadas na revista Top Of Mind em Ação, que será encartada nos jornais da NSC em todo o Estado neste final de semana. Na publicação será possível conhecer mais profundamente as ações adotadas por cada uma delas e que resultaram na premiação.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de dezembro de 2020 às 21:10
Compartilhar Comente

Professor da Unesc apresenta versão traduzida do livro Mito e Literatura

Professor da Unesc apresenta versão traduzida do livro Mito e Literatura
Livro segue em pré-venda até 30 de janeiro de 2021 (Foto: Divulgação) Mais imagens

O conhecimento compartilhado na obra Mito e Literatura, do autor espanhol Eduardo Subirats, agora está disponível em português. O projeto de tradução é do professor da Unesc, André Cechinel, que trabalhou por mais de 12 meses para dar vida à nova versão deste que é considerado por ele um livro fundamental. A pré-venda iniciou em 2 de dezembro e segue até 30 de janeiro de 2021, estando mais acessível para quem adquirir até a data.

A construção de Mito e Literatura se dá por meio de uma análise de obras de importantes autores: Mário de Andrade, João Guimarães Rosa, José María Arguedas, Juan Rulfo e Augusto Roa Bastos. Dentro destas conexões, trazidas por Subiratas e traduzidas por Cechinel, o leitor encontra cinco aulas sobre hermenêutica - a filosofia que estuda a teoria da interpretação. “É uma obra fundamental e inédita. Terá quase mil páginas e pode ser considerada um clássico contemporâneo nos estudos literários, embora a original tenha sido publicada em 2015. Este é um assunto pouco explorado em Língua Portuguesa, mas muito produtivo para quem se interessa por literatura, em particular, e pelas humanidades, de modo geral”, evidenciou Cechinel.

O desafio de traduzir esta relevante obra foi apresentado pelo próprio autor de Mitos e Literatura, o professor e amigo pessoal do docente da Unesc, Eduardo Subirats. “Ele sugeriu que eu fizesse a tradução e, de imediato, aceitei, reconhecendo que a obra preencheria uma lacuna de discussão em Língua Portuguesa sobre a relação entre mito e literatura”, contou o tradutor.

A partir deste convite, Cechinel iniciou um complexo trabalho, repleto de responsabilidades ao transcrever as informações para um novo idioma. “A tradução envolve um conhecimento da língua de saída, da língua alvo e bastante criatividade. É sempre um processo, também, de recriação”, completou o professor da Unesc.

O livro Mito e Literatura foi construído por meio de um olhar para as obras: Pedro Páramo, de Juan Rulfo; Eu o Supremo, de Augusto Roa Bastos; Os rios profundos, de José María Arguedas; Macunaíma, de Mário de Andrade, e Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa. Além deste projeto de tradução, Cechinel e Subirats já atuaram em conjunto em outras diversas obras.

Os detalhes da pré-venda estão disponíveis no site oficial. Clique aqui para acessar. A obra em Língua Portuguesa leva a marca da Editora Unesc (EdiUnesc) e da Argos Editora, da Unochapecó (Universidade Comunitária da Região de Chapecó). Todos os pedidos serão enviados para o cliente após a chegada do livro no estoque das editoras. A entrega será efetuada pelos Correios. Para dúvidas e informações, a EdiUnesc disponibiliza o e-mail editora@unesc.net e o WhatsApp (48) 3431-2718.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de dezembro de 2020 às 18:33
Compartilhar Comente

Unesc Araranguá dá continuidade ao diálogo com os eleitos no Extremo Sul

Unesc Araranguá dá continuidade ao diálogo com os eleitos no Extremo Sul
Todos os líderes da gestão pública serão convidados (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Comprometida com o desenvolvimento futuro do Extremo Sul, a equipe de gestão da Unesc Araranguá segue dialogando com os eleitos na Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense). Nesta quarta-feira (9/12), foi a vez de receber os prefeitos Evandro Scaini, de Arroio do Silva, Gislane Dias da Cunha, de Sombrio, e Moacir Teixeira, de São João do Sul.

O objetivo da iniciativa é uma aproximação entre Universidade e prefeituras. Conforme a coordenadora da Unesc Araranguá, Izabel Regina de Souza, o resultado deste movimento será um maior entendimento sobre as  necessidades locais. Assim, a Unesc poderá ofertar respostas, muitas vezes de forma gratuita, para as demandas da sociedade.

Além da Unidade Araranguá, apresentada aos líderes da gestão pública, o Iparque (Parque Científico e Tecnológico) também foi destacado. O Parque Científico da Universidade desenvolve trabalhos de planejamento, execução e consultorias nas mais diversas áreas de necessidades municipais: de alimentos, produção rural, água e esgoto, habitação, logística e muitas outras.

A Universidade foi representada pelo responsável pela captação de recursos e de projetos do Iparque, Tales Garcia Antunes; o coordenador de captação de recursos da Universidade, Henrique Vargas; o coordenador do Núcleo de Empreendedorismo na Unesc Araranguá, Diogo Morais; o professor da Instituição e novo integrante da equipe de Araranguá, Alex Sander Bristot, e consultora comercial da Universidade, Márcia Lima.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de dezembro de 2020 às 17:12
Compartilhar Comente