AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colégio Unesc encerra atividades com peça teatral inspiradora

Colégio Unesc encerra atividades com peça teatral inspiradora
Performance foi realizada no Auditório Ruy Hülse se assistida de forma remota por toda a comunidade estudantil (Fotos: Janine Limas) Mais imagens

Crianças, adolescentes e adultos foram convidados, na noite desta segunda-feira (7/12), a mergulhar no mundo da imaginação e, principalmente, dos sonhos. Esse convite especial foi feito no encontro virtual que marcou o encerramento das atividades letivas do Colégio Unesc. Transmitido por meio do canal da Unesc TV no Youtube, o evento contou com a palavra de representantes da escola e foi coroado com a peça teatral Girândola, estrelada pelos grupos Cirquinho do Revirado e Cirandela.

Em torno de um enredo que transmitia a mensagem da mudança do mundo através dos sonhos, o grupo encantou quem acompanhou a transmissão, cheia de luzes, cores e sons. Nos comentários no canal e nas redes sociais famílias inteiras vibraram e se emocionaram com a história interpretada com muito significado.

A pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, acompanhou de perto o evento e deixou sua mensagem, de quem já viveu o universo do Colégio Unesc, para todos os espectadores. “Como ex-aluna do Colégio não canso de dizer o quão orgulhosa e feliz me sinto ao ver como ele caminha a passos largos e, ainda assim, mantém sua essência. Vivemos um ano desafiador e celebramos hoje a vitória dele por parte do Colégio. A partir de uma direção comprometida, professores engajados e, claro, alunos muito especiais, conseguimos, vocês conseguiram, muito mais que cumprir sua missão”, destacou.

Para a diretora do Colégio, Giselle dos Passos Vieira, o ano de 2020 foi trilhado com muitas reflexões diante das quais cada um deu o seu melhor. “Aprendemos diariamente novas formas de fazer. Adquirimos hábitos, abandonamos outros e nos reinventamos. Chegamos ao fim deste ano porque estivemos conectados e isto vai além da presencialidade. Esta noite foi uma forma de celebrar e agradecer porque chegamos ao fim deste ano letivo, com muitos desafios, sim, mas com muitas conquistas. Temos muitos projetos importantes para 2021. Temos a esperança de nos reencontrar para construirmos, de forma colaborativa, um novo ano”, pontuou.

O evento virtual foi aberto à toda a comunidade.

Tudo pronto para 2021

O ano letivo de 2021 já está preparado no Colégio Unesc, que está com matrículas abertas. A Escola possui turmas do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental e da primeira a terceira série do Ensino Médio, além do Integral com Imersão Bilíngue e diversas atividades extracurriculares, em ampla estrutura dentro do campus da Universidade.

A instituição conta com laboratórios, ateliês, biblioteca, brinquedoteca, ginásios e quadras, piscina, horta e horto florestal, Museu de Zoologia, segurança, e amplo estacionamento.

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (48) 99974.0741 ou pelo telefone (48) 3431.2530.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2020 às 21:36
Compartilhar Comente

Unesc recebe certificação de Responsabilidade Social pelo terceiro ano consecutivo

Unesc recebe certificação de Responsabilidade Social pelo terceiro ano consecutivo
Honraria foi concedida nesta segunda-feira (7/12) de forma virtual pela Alesc (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A Unesc esteve entre as instituições avaliadas com destaque no Certificado de Responsabilidade Social concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pelo terceiro ano consecutivo. O reconhecimento foi entregue nesta segunda-feira (7/12) de forma simbólica em evento virtual transmitido pela TVAL.

Os dados que reafirmam o destaque das instituições reconhecidas pela Alesc são avaliados anualmente a partir dos Balanços Sociais fornecidos por cada uma das organizações participantes. São levados em conta, entre outras dezenas de questões, a transparência nas relações institucionais e o comprometimento de todos com o bem-estar da sociedade e com a preservação ambiental em Santa Catarina.

Estar mais uma vez entre as instituições que mais prezam por estes critérios, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é a certeza de que a Universidade segue prezando por aquilo que lhe é tão sagrado, o compromisso social com a região Sul como Universidade Comunitária. “Nossas ações representam a relevância do que é ter uma instituição comunitária e o impacto que ela tem na vida das pessoas. Nos sentimos muito felizes com esse reconhecimento da Alesc pelo trabalho e pela dedicação de uma comunidade acadêmica que tem ofertado o seu melhor para promover a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida, um dos compromissos da nossa missão”, pontua.

O Certificado de Responsabilidade Social, para Luciane, coroa um ano de muitos desafios. “Temos um trabalho feito sob muitas mãos. São mais de 200 projetos de extensão universitária, mais de 400 projetos de pesquisa e muitas ações voltadas à inovação ao empreendedorismo, ao desenvolvimento social, à saúde e à educação. Este destaque reforça nossa energia para que continuemos fazendo mais, produzindo ciência de excelência e ainda mais projetos transformadores para a região”, acrescenta a reitora.

A Unesc esteve entre as premiadas na categoria Instituição Sem Fins Lucrativos. O certificado será enviado pela Assembleia Legislativa nos próximos dias.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2020 às 21:07
Compartilhar Comente

Grupo de teatro do Sul catarinense retrata os diferentes olhares e experiências na pandemia

Grupo de teatro do Sul catarinense retrata os diferentes olhares e experiências na pandemia
Integrantes são egressos do curso de Teatro da Unesc (Imagem: Frihet) Mais imagens

Muito mais do que o mundo em uma infecção viral, o grupo de teatro “E Agora?” traz um “Diário Pandêmico” com diversidade e imensidão de indivíduos que foram pegos desprevenidos por uma pandemia. São trabalhadores informais e da saúde, moradores de rua, ricos e pobres e pessoas com transtornos psicológicos, retratados diante da acidez, do egoísmo humano, da vulnerabilidade e da solidão que alguns já se encontravam antes mesmo do distanciamento. Nesta segunda-feira (7/12) mais um episódio será lançado às 22 horas.

A obra, aprovada no edital #SCulturaemSuaCasa, tem a intenção de alertar a sociedade sobre casos isolados e que, na maioria das vezes, se tornam invisíveis. A iniciativa também tem o objetivo de conscientizar a humanidade sobre os efeitos trazidos pela Covid-19 não só em campo de contaminação, mas também pelo adoecimento total de seres que são esquecidos e que acabam sendo afetados, seja pelo medo ou pelas desigualdades sociais, dando evidência as relações de poder.

Segundo a egressa Ana Bertolina, prestigiar a obra se faz um ato necessário neste momento de desafios. “Diário Pandêmico vem como diálogo social, na intenção de abrir para o espectador realidades que estão sendo vivenciadas e muitas vezes não são enxergadas. E é através dessa lupa, a lente de aumento chamada "Teatro", que traremos a visibilidade necessária para cada situação. O curso de Bacharelado em Teatro nos trouxe até aqui, E agora? Enquanto grupo, permaneceremos”, destacou.

Para a criação, os atores pesquisaram em suas próprias realidades, observando o entorno e realizando uma análise social que resultou em um espelho ou em um lugar de reconhecimento, confissão e reflexão do que estão vivenciando. O “Diário Pandêmico” foi disponibilizado por tempo ilimitado em cinco episódios, denominados como "Ondas", no canal do YouTube do “E Agora? Grupo de Teatro”. Os lançamentos e mais conteúdos podem ser acessados no Instagram oficial do grupo. Clique aqui. 

Conforme a coordenadora do curso de Teatro, professora Aurélia Regina de Souza Honorato, a iniciativa traz um importante significado para o curso e reafirma o potencial de cada estudante. “Observar e acompanhar a trajetória destes alunos, agora egressos, reforça nosso projeto de ampliação e fortalecimento da arte e da cultura na região. Perceber o protagonismo deles, nestes tempos tão difíceis em que nos encontramos, é acreditar na potência da formação que a Universidade promove. Sinto muito orgulho”, evidenciou.

Grupo de Teatro nasce na Unesc

Momento que marcou a história da Universidade, no ano de 2017 foi dada a largada para o curso de Bacharelado em Teatro. Após um caminho percorrido por três anos, repleto de arte, participação em festivais, oficinas, tutorias, curadorias e espetáculos, a egressa relata que questionamentos vieram à tona. Em 2020, ano da formatura, surgiu a pergunta “E agora?”, Foi então que se deu início a formação do grupo, mas logo em sequência iniciou-se a pandemia, impossibilitando os integrantes de realizarem trabalhos artísticos. A maior parte dos integrantes sobrevivem exclusivamente de arte.

Então, por meio de reuniões, surgiu a ideia da realização de projetos que suprissem as necessidades financeiras de cada integrante, perpetuasse a arte e trouxesse informação em meio a pandemia. Assim, surgiu um “Diário Pandêmico”. A formação do “E agora? Grupo de Teatro”, é justificada pelo próprio nome. O questionamento ocorre quando os recém-formados se deparam com novos horizontes a serem desbravados e decidem explorá-los da maneira que faziam até o momento: juntos.

O grupo é composto por Ana Bertolina, Arisson Nunes, Fabio Murillo, Marcos Farias, Mixa Miranda, Tom Crescêncio e Ritha Lummertz.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2020 às 17:43
Compartilhar Comente

Obadias Benones aposta na busca de soluções para a população

Obadias Benones aposta na busca de soluções para a população
Eleito para a Câmara de Vereadores Obadias levantou o tema “é possível” na campanha eleitoral (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Também estreante na corrida eleitoral Obadias Benones está entre os eleitos para a Câmara de Vereadores. A decisão pela participação nas eleições, conforme ele, surgiu da percepção de uma insatisfação da comunidade com a política de forma geral e o sentimento de chamado para mudar essa realidade.

Entre os desafios, conforme ele, esteve, é claro, o período de pandemia e a inexperiência na área. “Avaliei todo o cenário e fui buscando ouvir as pessoas para poder de fato ir para rua e encarar a campanha. Não foi fácil porque tinha muita gente com mais experiência no campo de batalha, as ruas, mas graças a Deus, conversando com as pessoas, com um grupo muito forte me apoiando, foi possível ouvir e apresentar soluções para a população”, comenta.

O principal mote utilizado por Obadias em busca dos votos de confiança foi a afirmação “é possível”. “Foi esse nosso ponto de partida, mostrar que é possível unir forças e mudar essa história. É possível fazer uma política honesta, verdadeira e justa”, acrescentou.

As possíveis parcerias com a Universidade em prol dos projetos que considera prioridade para o mandato no Legislativo conforme ele, serão imprescindíveis. “A Unesc é um polo educacional, uma força não só para Criciúma mas para toda a região, dispensa qualquer comentário. O poder público precisa explorar bem essa questão melhorando cada vez mais os projetos em parceria”, acrescentou.

Confira a entrevista completa concedida por Obadias Benones à Unesc TV:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2020 às 16:32
Compartilhar Comente

Universidade participa do 30º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração

Universidade participa do 30º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração
Coordenador adjunto do curso, Thiago Francisco, foi mediador de debates na área de gestão acadêmica Mais imagens

A Unesc esteve presente nos últimos dias, no 30º Encontro Nacional dos Cursos de Graduação em Administração, que em 2020 ocorreu de maneira virtual na Escola de Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. O coordenador adjunto do curso de Administração da Universidade, Thiago Francisco, participou das atividades do evento, que iniciou na última sexta-feira (4/12) e encerrou nesta segunda-feira (7/12). Como líder da área “Ensino, Pesquisa e Capacitação Docente em Administração”, o professor da Unesc foi mediador das discussões relacionadas à gestão acadêmica e a integração com o setor produtivo, em duas atividades.

Na primeira delas, em conjunto com os professores Irineu Giansi (Insper), Mario Moraes (Conaes-MEC/Esag) e Mary Murashima (FGV), as discussões se pautaram no desenvolvimento de práticas pedagógicas que possam aprimorar a atividade docente no percurso formativo do administrador.

Na segunda atividade, Thiago foi o responsável por mediar um debate que tratou das novas competências previstas na nova proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Administração e do papel da extensão como instrumento norteador do percurso formativo.

Neste momento, além dos debates relacionados ao tema, foi apresentado o artigo “As Contribuições da Extensão Universitária na Formação do Bacharel em Administração: Uma visão a partir do ecossistema empreendedor”, desenvolvido em parceria com Isadora Back e Leticia Cunha, ambas da oitava fase do curso de Administração da Unesc.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de dezembro de 2020 às 15:30
Compartilhar Comente