AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Reeleito em Orleans, Jorge Koch participa do projeto Cidades do Sul

Reeleito em Orleans, Jorge Koch participa do projeto Cidades do Sul
Liderança respondeu aos questionamentos e compartilhou projetos para o município nesta quinta-feira (10/12) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

A noite de quinta-feira (10/12) foi de muita troca de informações, conhecimentos e debate de projetos entre Unesc, Unibave e o município de Orleans. Isso porque o prefeito reeleito na cidade, Jorge Koch, foi o participante da noite em mais uma edição da ação “Cidades do Sul: desenvolvimento regional no cenário pós-eleição”, promovida pela Unesc e pelo Unibave.

Em encontro transmitido por meio do canal da Unesc TV no YouTube, com a participação do reitor do Unibave, Guilherme Valente de Souza, e da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Unesc, Gisele Coelho Lopes, além de convidados das duas instituições, foram abordadas temáticas importantes ao município.

Na pauta estiveram questões acerca da saúde de forma geral na cidade e enfrentamento à pandemia, mobilidade urbana e seus desafios diante de um grande território como o de Orleans, a qualidade do atendimento nos serviços públicos, além de desafios no que diz respeito à educação municipal, o investimento em turismo, em cultura e muitos outros assuntos levantados pelos convidados e pelas interações virtuais.

O evento que integrou a maratona realizada pela Unesc e pela Unibave para ouvir e homenagear os prefeitos eleitos, para Gisele, foi mais uma vez uma grande satisfação. “Deixamos nosso sincero agradecimento pela disponibilidade, contribuições e falas do prefeito eleito. O que ouvimos hoje representa muito as funções de uma grande liderança, que entende o propósito e conhece aquilo que está gerindo”, comentou.

O compromisso com a continuidade dos projetos conjuntos e novas parcerias entre as instituições de ensino e o município, para o reitor do Unibave, sai reforçado a partir do encontro. “Nossa instituição sempre estará de portas abertas e nós também estaremos sempre batendo na porta, buscando parcerias e gerando demandas, pois esse trabalho colaborativo é o que fortalecerá nossas instituições, a prefeitura e a região e com certeza seremos ainda destaque não só estadual, mas nacional e mundial”, pontuou.

O encontro completo, com perguntas e respostas ao prefeito eleito Jorge Koch, pode ser conferido no canal da Unesc TV:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de dezembro de 2020 às 22:00
Compartilhar Comente

Curso de Administração da Unesc celebra 45 anos e comemora com evento acadêmico

Curso de Administração da Unesc celebra 45 anos e comemora com evento acadêmico
Semana Acadêmica será realizada de 14 a 16 de dezembro de forma virtual e contará com a presença de egressos e convidados (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

A trajetória profissional de egressos em Administração pela Unesc será destaque na Semana Acadêmica do curso, que comemora em 2020 seus 45 anos de história. Por meio de palestras nas quais os egressos compartilharão experiências e vídeos relembrando trajetórias de sucesso iniciadas nas salas de aula do curso, a história dos mais de 4 mil alunos formados na Unesc será celebrada e reconhecida.

O primeiro dia da Semana Acadêmica, segunda-feira (14/12), contará com a presença virtual de dez egressos, além da coordenação e da reitoria da Universidade para uma mesa redonda focada na história e na evolução dos cursos de Administração e Administração em Comércio Exterior. Estarão presentes os convidados Nilson Olivo, Sinésio Volpato, Laênio José Ghisi, Priscila Hertel Zanette, Laís Soratto, Geovânia de Sá, Maykon Jhoni Elias, Ricardo Pieri e Mouhamadou Moustapha Seck, além da pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Gisele Coelho Lopes.

A programação do evento contará ainda, na terça-feira (15/12), com a participação dos egressos Luis Felipe Cardoso Fabris, empreendedor e gestor de diversas empresas entre elas organizações no meio gastronômico; Carolina Menegaro, Purchasing Team Leader na Golden Acre Foods no Reino Unido; e Sarchel Necesio Francisco Seraponzo, empreendedor de destaque na Angola. Conforme o coordenador do curso, Edson Firmino, são diferentes cases que passaram pelo curso e hoje prosperam em suas áreas. “Eles têm grandes visões e experiências para compartilhar conosco a partir de diferentes olhares. Será engrandecedor”, destacou.

Para o encerramento da Semana, na quarta-feira (16/12), a Universidade receberá a administradora Carla Fabiana Cazella, doutoranda na área, mestre em Educação e Eepecialista em Gestão Escolar. Ela abordará a temática “Perspectivas para a empregabilidade do egresso em Administração: uma visão prospectiva no contexto da 4ª Revolução Industrial”, a partir das 19h15.

Toda a programação será transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube nas noites de segunda, terça e quarta-feira. O convite para participação, conforme Edson, se estende a acadêmicos de toda a Universidade, egressos e à comunidade em geral. “Ficaremos honrados com a presença de toda a comunidade, já que hoje o curso de Administração, por meio dos seus egressos, faz parte do desenvolvimento de toda a região. Onde quer que passemos, em comércios, empresas e estabelecimentos, encontramos ex-alunos que nos enchem de orgulho e nos dão a certeza de que esse caminho tem sido de sucesso”, completa.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de dezembro de 2020 às 20:02
Compartilhar Comente

Governador de Santa Catarina oficializa o repasse da primeira parcela de recursos para o Centro de Inovação de Criciúma

Governador de Santa Catarina oficializa o repasse da primeira parcela de recursos para o Centro de Inovação de Criciúma
Solenidade ocorreu na manhã desta quinta-feira na sede da Acic (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O projeto do Centro de Inovação de Criciúma teve uma importante conquista nesta semana. Em solenidade na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), o governador Carlos Moisés formalizou o repasse da primeira parcela de recursos para a reforma e ampliação do espaço que vai abrigar o Centro de Inovação. O termo de parceria celebrado entre a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e a Unesc havia sido oficializado no início de dezembro no Diário Oficial do Estado. O valor total ultrapassa os R$ 7 milhões.

O valor é referente ao recurso liberado pelo governador de Santa Catarina, Carlos Moisés e oficializado em evento na Unesc, em 13 de setembro de 2019. O montante será liberado em duas parcelas e o termo de parceria, já em vigor, terá vigência até 1º de junho de 2022, com possibilidade de prorrogação. O objetivo do documento é o repasse de recursos para a consolidação do Sistema Catarinense de Ciência, Tecnologia e Inovação, fortalecendo as redes de cooperação ligadas à inovação, em especial a finalização da etapa de implantação do programa denominado Rede Catarinense de Centros de Inovações.

O governador agradeceu à Unesc pela disponibilidade em ceder o local onde o Centro de Inovação será implantado e salientou a importância da parceria das entidades e instituições de ensino com o poder público. Além disso, falou da importância do Centro de Inovação para o incentivo e a geração de oportunidades na região e da importância do modelo de universidades comunitárias para o desenvolvimento de Santa Catarina. “Estamos em um estado inovador, que tem essa vocação e Criciúma não poderia ficar de fora. A tríplice hélice, formada pela iniciativa privada, universidade e poder público são imprescindíveis para que o ecossistema de inovação funcione”, afirma Carlos Moisés.

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, representou as entidades participantes do Comitê de Implantação do Centro de Inovação e agradeceu ao apoio dos parlamentares catarinenses ao projeto, ao governador pelo entendimento da importância do projeto para a região e o engajamento das entidades em prol do projeto. “Este sonho iniciou há oito anos e foi necessário construir um modelo novo de parceria. O projeto está sendo construído a muitas mãos, por entidades organizadas de Criciúma, protagonizado pela Acic e pela prefeitura, com o empenho e dedicação da nossa Unesc, uma universidade comunitária que tem em sua missão contribuir com o desenvolvimento regional. Os recursos oriundos do Governo do Estado são imprescindíveis para que o Centro de Inovação seja concluído e se torne um fomentador de soluções inovadoras para o setor público e produtivo, bem como desencadeador de novos negócios potencializando o ecossistema de inovação”, salienta Luciane.

Parceria entre universidade e Fapesc

O presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, destaca a parceria da Unesc nos movimentos de inovação regionais e a importância da atuação dela, enquanto universidade comunitária, no ecossistema inovador do Sul do Estado. Segundo Holthausen, este foi um momento histórico, que marcou a formalização de parceria e repasse do recurso para o início das obras no Centro de Inovação. O próximo passo, de acordo com o presidente da Fapesc, será a seleção, feita pela Unesc, da empresa que vai executar as obras de reforma e ampliação do local. A intenção é que as obras comecem já em 2021 e que entre 12 a 18 meses, estejam concluídas. “O Centro de Inovação vai conectar os empreendedores e pesquisadores e com isso gerar novas oportunidades para  talentos que querem empreender e ficar na região. O local irá gerar desenvolvimento em a partir também da conexão com os demais Centros de Inovação catarinenses (em 2022 o Estado terá 15 em operação)”.  

Marco histórico

O presidente da Acic, Moacir Dagostim, ressalta que a data é um marco para o desenvolvimento socioeconômico da região e agradece ao emprenho do governador em atender à demanda da região, aos deputados da bancada da região e a todas as entidades que estão engajadas no projeto. “Os investimentos direcionados ao Centro de Inovação vão consolidar o Sul do Estado como um polo de desenvolvimento de tecnologia e inovação”.

O deputado federal, Ricardo Guidi, ressaltou que o dia era de alegria e gratidão no Sul catarinense, pela garantia de recursos para o Centro de Inovação, um projeto que vai impulsionar a economia e o desenvolvimento regional. Já o deputado estadual e presidente da Assembleia Legislativa (Alesc), Júlio Garcia, salientou a importância do protagonismo e da união de forças políticas e das entidades e instituições para que o projeto saísse do papel. Ele reforça o Centro de Inovação como um grande impulsionador do desenvolvimento para o Sul catarinense.

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, avalia o Centro de Inovação como um importante impulsionador do movimento de inovação no município, e que irá colaborar com o desenvolvimento também do seu entorno. Para presidente do Comitê de Implantação do Centro de Inovação, Valmir Cabral, foi de suma importância o grupo estar trabalhando em prol do coletivo, focado no trabalho e no que precisava ser feito tanto para a busca dos recursos, quanto o que deverá ser feito a partir da conclusão das obras.

O evento teve ainda a presença dos deputados estaduais Luiz Fernando Cardoso, Felipe Estevão, Rodrigo Minotto e José Milton Schaeffer, do chefe da Casa Civil, Eron Giordani, do secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Thiago Augusto Vieira e da presidente da Casan, Roberta Maas dos Anjos.

O governador Carlos Moisés esteve no Sul e Extremo Sul para o cumprimento de agenda nesta quarta e quinta-feira (8 e 9/10). No evento na Acic, além do ato de repasse da primeira parcela de recursos para o Centro de Inovação, houve a apresentação “Santa Catarina – Um Estado de Verdade”; a entrega da ordem de serviço para a elaboração do projeto executivo da estação de tratamento de água (ETA) e entrega da ordem de serviço para a ampliação da adutora de água bruta no município.

Centro de Inovação

O projeto do Centro de Inovação de Criciúma é foco de dezenas de encontros de lideranças da região ao longo dos últimos anos. Atualmente ele conta com a participação de entidades da região engajadas no objetivo de fomentar novas soluções para o desenvolvimento do Sul do Estado por meio da inovação e da tecnologia. A partir deste dia a ação ganha um novo rumo e parte para a prática. Após finalizadas as reformas e ampliações do antigo prédio o Centro de Inovação será inaugurado e gerido por uma Organização Social (OS), formada pelas entidades envolvidas, contando com estatuto e regimento.

Junto da Unesc estão envolvidas no projeto a Associação Empresarial de Criciúma (Acic), a Prefeitura Municipal de Criciúma, a Câmara de Vereadores de Criciúma, a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a Satc, o Senac, a Esucri, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), e a Associação de Jovens Empresários (AJE) de Criciúma.

Entendido por lideranças da região como um importante agente colaborador com o desenvolvimento regional, o Centro de Inovação será instalado no Complexo Educacional Nereu Guidi, cedido pela Unesc para o projeto. O prédio, com frente para a rua Araranguá e fundos para a rua Henrique Lage, no Centro de Criciúma, possui área parcialmente construída e passará por reformas e ampliações. 

Com três pavimentos e uma área construída de 7.100 metros quadrados, o Centro de Inovação terá salas de estudos, de reuniões e treinamentos, locais de apoio e administração, laboratórios de pesquisa e desenvolvimento, espaços destinados a empresas e incubadoras. Haverá ainda um amplo e dinâmico espaço de cocriação, pensado para reuniões em grandes e pequenos grupos, palestras e apresentações.

O projeto prevê ainda pavimentos externos arborizados, estacionamento amplo, uma praça em frente ao hall principal e investimentos em acessibilidade, como reformas e criação de novas rampas de acesso e pisos táteis. Para o público interno, a estrutura contará com cozinhas e copas. Os ambientes também poderão receber eventos.

A proposta e elaboração do projeto está sendo realizada pela Zaniboni+Arquitetos, sobre responsabilidade dos profissionais Augusto Mellilo Zanibon, Norberto Zaniboni e Laênio Locatelli.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de dezembro de 2020 às 17:12
Compartilhar Comente

Nova ferramenta otimiza gestão do ponto eletrônico na Unesc

Nova ferramenta otimiza gestão do ponto eletrônico na Unesc
Plataforma digital já é utilizada por 100% dos técnicos administrativos da Universidade (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

Os colaboradores da Universidade que fazem diariamente o registro do ponto eletrônico já têm à disposição uma ferramenta para agilizar o processo de gestão do ponto. Atualmente, 520 técnicos administrativos e seus respectivos gestores podem realizar o acompanhamento diário de aspectos como horários, justificativas e saldo de banco de horas, por meio de uma plataforma digital.

As equipes do Setor Pessoal do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) e do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), foram as responsáveis pela migração do modelo antigo para o atual. O projeto iniciou há cerca de um ano e os primeiros testes da plataforma foram feitos com os colaboradores do DDH, da Biblioteca, do DTI e do Departamento de Finanças, para o levantamento das possíveis dúvidas e realização dos ajustes para facilitar o seu uso. Antes de vigorar a nova forma de gestão do ponto eletrônico, o DDH realizou uma série de encontros virtuais com os funcionários e gestores para apresentar a plataforma e tirar dúvidas. 

A coordenadora do DDH, Mariléia Maciel, conta que em outubro, na primeira etapa, 280 funcionários passaram a utilizar o novo modelo de gestão do ponto. A partir de dezembro, a totalidade de colaboradores passaram a acessar a plataforma online. “Esta melhoria e implementação se deu a partir das escutas de nossos colaboradores nos diálogos com a Reitoria, que nos sinalizavam a necessidade de um sistema de ponto, em tempo real”, conta.

Segundo Jaqueline Figueiredo Roldão, responsável pela operacionalização do ponto, um dos grandes benefícios da nova gestão do ponto é a redução a zero no volume de folhas de papel utilizadas semanalmente pelos colaboradores para fazerem o acordo de horas. Além disso, houve um ganho de agilidade para o Setor Pessoal receber as justificativas e os funcionários e gestores passaram a poder acompanhar diariamente os horários, fazer alterações e ajustes necessários.

Facilidade no processo


Colaboradores como a assistente administrativa da Secretaria Acadêmica, Rosane Amaral, estão usando há menos tempo, mas já sentiram os benefícios. O setor em que ela trabalha fez a migração durante o mês de novembro, após os funcionários terem passado por uma capacitação realizada pelo DDH. “Gostei bastante do novo sistema. É mais rápido e prático que o anterior e conseguimos gerenciar melhor as informações”.

Para os gestores, a mudança também foi muito bem-vinda. A coordenadora de laboratórios, Cláudia Peluso, é uma das pessoas que aprovou a nova plataforma de gestão do ponto. “Como gestora e profissional da área ambiental, posso dizer que facilitou muito o processo e reduziu drasticamente o uso de papeis em nosso setor, além de facilitar a questão burocrática. Hoje o gestor pode acompanhar o ponto em qualquer ambiente, no celular ou computador. Às vezes estávamos em reunião ou compromisso externo e não conseguíamos avaliar e assinar no dia que os colaboradores precisavam entregar”, comenta Cláudia. “Hoje temos um sistema com acesso de maneira mais simples aos dados, o que também colabora para melhorar a comunicação do gestor com o funcionário em relação a mudanças de horário e banco de horas”.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de dezembro de 2020 às 16:58
Compartilhar Comente

Primeiro Mestrado Interdisciplinar de universidades comunitárias catarinenses está mais próximo de sair do papel

Primeiro Mestrado Interdisciplinar de universidades comunitárias catarinenses está mais próximo de sair do papel
Previsão é receber as primeiras turmas em março; Professores e coordenadores estão em constante contato para a implantação (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O projeto do Programa de Pós-Graduação Associado em Sistemas Produtivos (PPGSP) segue sendo lapidado pelos professores e coordenadores das instituições de ensino envolvidas. Este é o primeiro Mestrado Interdisciplinar de universidades comunitárias catarinenses. O objetivo é receber os primeiros alunos em março de 2021. Até lá, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a Universidade do Contestado (UNC) e a Universidade da Região de Joinville (Univille) seguem em constante trabalho.

Nesta quinta-feira (10/12) iniciou mais uma etapa de encontros para a implementação, desta vez na Unesc. A coordenadora geral do Programa, Cristina Keiko Yamaguchi, explicou que todos os 16 professores titulares do curso e um colaborador estão envolvidos nesta construção. “Este é um projeto totalmente diferente e inovador. E a maior inovação é também o grande desafio. Vamos unir regiões, culturas profissionais e processos de todo o estado”, explicou.

O PPGSP foi, recentemente, aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação, e vai ir além do ensino, desenvolvendo pesquisas que possam contribuir para a melhoria da qualidade e da produtividade dos diversos setores da sociedade. “É um projeto em rede que de forma objetiva contribui para o desenvolvimento de diferentes regiões do estado de Santa Catarina e o fortalecimento da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe)”, destacou a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti.

Conforme o coordenador do PPGSP na Universidade do Extremo Sul Catarinense, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, a concretização do Programa, pioneiro na região, trará benefícios para a pesquisa e a produtividade nos diversos setores e regiões do estado. “Vai alcançar mais ou menos 90% da população de Santa Catarina, já que as instituições de ensino envolvidas estão nas regiões do Oeste, Planalto, Norte e Sul. Além disso, a chegada do PPGSP fortalece a área profissional, possibilitando um entendimento das potencialidades do estado”, afirmou Guimarães.

Também estiveram presentes os coordenadores do Programa na UNC, Jacir Favretto, e na Univille, Marcelo Leandro de Borba. Os interessados em estudar no PPGSP, podem entrar em contato pelo e-mail ppgsp@unesc.net.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de dezembro de 2020 às 16:18
Compartilhar Comente