AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Curso de Medicina Unesc é único em SC com aval para centro de treinamento da American Heart Association

Curso de Medicina Unesc é único em SC com aval para centro de treinamento da American Heart Association
Universidade vai ofertar cursos de capacitação em urgência (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc é a única Instituição de Ensino Superior de Santa Catarina a receber o aval da American Heart Association para a implantação de um centro de treinamento ligado ao curso de Medicina. A previsão é a de que ainda no primeiro semestre de 2018 inicie a preparação da estrutura para o centro de treinamento que vai oferecer cursos de capacitação na área de urgência voltados para acadêmicos e profissionais da área da saúde e para a comunidade.

De acordo com o professor do curso de Medicina da Unesc e responsável pela intermediação junto a American Heart Association, professor Rafael Ostermann, o processo teve a duração de seis meses, período em que quesitos como a estrutura disponibilizada pelo curso foram avaliados. A partir do retorno positivo, o curso de Medicina da Unesc vem realizando o planejamento para a instalação dos cursos. “O foco é oferecer capacitações em urgências e emergências para estudantes e profissionais de Medicina e Enfermagem. Mas haverá um curso básico aberto para a população em geral, procurando ensinar adultos e crianças sobre situações de emergência que podem ocorrer na rua ou mesmo em casa. Essa proposta vem ao encontro do caráter comunitário da Unesc”, afirma.

O coordenador do curso de Medicina da Universidade, Glauco Fagundes, comenta que as capacitações serão de curta duração e ministradas por professores da Universidade, que passarão por treinamento. “Este aval é uma conquista para o curso de Medicina da Unesc e os estudantes e profissionais da área poderão contar com capacitações recomendados por órgãos internacionais e que seguirão padrões aplicados em países como Estados Unidos e Canadá. É, sem dúvida, uma conquista para a saúde da região”.

Já a diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde da Unesc), Mira Dagostim, salienta que a sinalização da American Heart Association vem ao encontro da excelência da Instituição no tripé ensino, pesquisa e extensão e do curso de Medicina pelo desempenho demonstrado em manter atualizado seu colegiado, acadêmicos e os profissionais da região.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de dezembro de 2017 às 15:24
Compartilhar Comente

Unesc utiliza peixes em pesquisas científicas

Unesc utiliza peixes em pesquisas científicas
Zebrafish possui características similares às dos mamíferos (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Quando se fala em pesquisa científica, logo se pensa em camundongos e ratos participando de testes. E isso é natural, já que aproximadamente 95% dos estudos experimentais utilizam roedores. No entanto, nos últimos anos, os laboratórios vêm abrindo espaço para uso do zebrafish (peixe-zebra), que possui características similares as dos mamíferos. No Brasil, o modelo de pesquisa com este animal tem apenas 16 anos; já, na Unesc, foi implantado em 2015 para estudos sobre alcoolismo.

A primeira menção ao zebrafish foi feita em 1981 pelo biólogo e professor da Universidade do Estado de Oregon, nos Estados Unidos, George Streisinger. Ele é considerado o introdutor do peixe na pesquisa, após perceber as vantagens do uso deste animal em estudos genéticos. O professor doutor Eduardo Pacheco Rico, do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc), fez parte do grupo de pesquisadores que introduziram o peixe-zebra em estudos desenvolvidos no Brasil e, segundo ele, a área de neurociências foi a primeira a se valer do modelo.

Rico explica que na Unesc os peixes são utilizados para avaliar o grau de toxicidade e os efeitos neurológicos e comportamentais do uso abusivo de álcool em diversas etapas da vida. “Conseguimos estudar as reações do álcool no organismo desde a fase embrionária, já que os ovos são transparentes”, comenta. Para isso, diferentes doses de fármacos (princípio ativo de substâncias) são colocadas na água dos tanques em que eles vivem.

Por serem de pequeno porte, os peixes exigem um espaço menor nos laboratórios de pesquisa e têm manutenção mais fácil. Segundo Rico, este animal tem uma elevada taxa de reprodução e já teve o seu genoma (conjunto de todos os genes) sequenciado, o que revelou uma semelhança com os mamíferos. No entanto, ele não tiraria o espaço dos roedores nas pesquisas. “O zebrafish é um modelo alternativo e complementar ao tradicional. Há pesquisas que são mais interessantes com o uso de roedores e outras com o peixe. Mas os dois modelos também podem ser utilizados para analisar diferentes pontos do mesmo estudo”, afirma.

Destaque em pesquisa


A pesquisa sobre alcoolismo com o peixe-zebra é coordenada por Rico e realizada com a participação de alunos do PPGCS e dos cursos de graduação em Biomedicina, Ciências Biológicas e Psicologia da Unesc. Ela é um exemplo do intercâmbio de conhecimento incentivado na Universidade por meio da pesquisa, do ensino e da extensão. E só neste tempo em que está sendo desenvolvida, a pesquisa já formou quatro mestrandos e tem a participação de seis alunos de iniciação científica entre bolsistas e voluntários.

Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, a pesquisa é uma das áreas de destaque. “A Instituição tem investido significativamente em pesquisa de alto nível para manter a excelência acadêmica de seus cursos. A pesquisa coordenada pelo professor Eduardo, alinhada com o que de mais moderno tem sido praticado no mundo, comprova isto”, afirma Montedo.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de dezembro de 2017 às 13:12
Compartilhar Comente

Cidadania: Curso de pintura forma nova turma

Cidadania: Curso de pintura forma nova turma
Em 2017 parceria ocorreu junto ao Bairro da Juventude (Foto: Divulgação) Mais imagens

A parceria entre a Unesc, empresa Tintas Farben, e o Bairro da Juventude proporcionou a formatura de mais 12 participantes do curso de Pintura. Esta é a segunda turma no ano de 2017 com a formatura de 30 estudantes. A entrega dos diplomas ocorreu quarta-feira (13/12), no Auditório do Bairro da Juventude.

Os novos formandos tiveram uma carga horária de cinco aulas teóricas ministradas no Bairro da Juventude pelos estudantes de Engenharia Civil Rafael do Prado e Leonel Valduga. Já as aulas práticas foram realizadas no laboratório da empresa Tintas Farben, com os técnicos em pintura Patrick Medeiros Inácio e Dagoberto Inácio.

O módulo “Pintura Imobiliária e Moveleira” tem como objetivo a preparação para as atividades de pintura na construção civil e na indústria moveleira, proporcionando oportunidades de integração e compreensão do ambiente de trabalho. O intuito é proporcionar uma melhor inserção no meio social e do trabalho, integrando teoria e prática. O projeto fomenta a integração da Universidade com as instituições públicas, com empresas privadas e com organismos que desenvolvam ou tenham interesse em desenvolver projetos de capacitação para os trabalhadores da construção civil.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de dezembro de 2017 às 20:41
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Geografia participam de Encontro Nacional

Acadêmicos de Geografia participam de Encontro Nacional
Evento ocorreu em São Leopoldo (Foto: Divulgação) Mais imagens

Estudantes do curso de Geografia (Licenciatura) da Unesc e participantes do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) participaram do Enlic Sul (Encontro de Literaturas e Culturas), que ocorreu em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, de 13 a 15 de dezembro. Os estudantes apresentaram trabalhos e participaram de palestras, oficinas e debates.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 18 de dezembro de 2017 às 16:36
Compartilhar Comente

Professora da Unesc compõe Conselho Regional de Enfermagem de SC

Professora da Unesc compõe Conselho Regional de Enfermagem de SC
Posse ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Uma noite especial para a Enfermagem catarinense. Os conselheiros eleitos para renovação do Plenário do Coren (Conselho Regional de Enfermagem de Santa Catarina), tomaram posse numa solenidade prestigiada por lideranças e autoridades nesta terça-feira (12/12). O evento ocorreu no Hotel Castelmar, em Florianópolis. A Unesc está representada pela professora Iona Vieira Bez Birolo.

A presidente do Coren, Helga Regina Bresciani abriu a cerimônia destacando as ações realizadas na última gestão. “O significado desta solenidade não se restringe ao fechamento e à abertura de ciclos: representa isso sim a ampliação dos processos de transformação adotados no Coren nos últimos anos, para os quais foram imprescindíveis o talento e a dedicação de dezenas de colegas, conselheiros e colaboradores, nas diversas etapas de cada um dos inúmeros desafios encarados por este Conselho”, afirmou.

Foi apresentado um vídeo com um resumo das ações realizadas nos últimos três anos, destacando o cumprimento das metas estabelecidas pela gestão em quatro eixos: Valorização, Fortalecimento, Comunicação com a sociedade e categoria e Gestão.

Departamento de Fiscalização e Ética

Durante a solenidade, foram homenageados os conselheiros que estão finalizando a Gestão 2015/2017, os integrantes das Câmaras Técnicas e das Comissões, além dos integrantes de todos os departamentos. Algumas entidades parceiras e lideranças também foram lembradas com placas comemorativas.

A presidente do Conselho Estadual de Saúde ressaltou a Enfermagem como importante pilar nas discussões em defesa da saúde pública, indo ao encontro da fala do diretor do SindSaúde/SC que mostrou preocupação com os retrocessos que vem ocorrendo nas políticas públicas.

Durante a posse dos novos conselheiros, cada um recebeu um certificado e um pin do Coren/SC com o símbolo da Enfermagem. O novo Plenário já iniciou a gestão com a realização do Planejamento Estratégico, de 12 a 14 de dezembro, durante Seminário Administrativo que está sendo realizado em Florianópolis.

Para encerrar a solenidade, a presidente do Coren/SC enfatizou que há muito o que fazer para prosseguir construindo os alicerces do projeto político profissional que garante condições de trabalho adequado e um cuidado responsável fundamentados na ética, debatendo as políticas de organização e gestão do trabalho em Enfermagem. Para iniciar os trabalhos, ela afirmou que “a entrada desta nova gestão declara sua fidelidade a ampla participação e com ela a certeza de ações transparentes e a garantia de que todos nós seremos nós mesmos e ninguém responderá ou perguntará o que a nós couber”.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 15 de dezembro de 2017 às 18:25
Compartilhar Comente