Alunos bolsistas do Pibid socializam experiências
Aproximando os alunos à profissão que eles escolheram, o Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) concedeu durante todo o segundo semestre de 2012, a 50 alunos da Unesc, a oportunidade de ampliar o conhecimento em sua futura área de trabalho. As experiências conquistadas através do programa foram socializadas na manhã de hoje (14/12) durante o 1º Seminário de Integração do Pibid/Unesc.
“Encho-me de alegria ver vocês aqui, pois me sinto responsável por este programa que não pode ser um simples programa, mas precisa ser um excelente programa”, destacou o reitor Gildo Volpato. O reitor ressaltou a importância desta oportunidade que é dada aos alunos da Unesc, que no Pibid podem se comprometer com a qualidade do ensino da educação básica das futuras gerações. Volpato ainda realizou uma reflexão sobre aa formação docente aos participantes do programa.
Para a aluna Mariana Marcello Dal Molin, do curso de Artes Visuais, as trocas de experiência adquiridas com o Pibid acrescentaram muito na sua ampliação de conhecimento. “Pude ter o acesso à escola e trocar conhecimento com os professores que já trabalham há anos. Com certeza isso influenciará na profissional que eu serei”, assinalou.
O coordenador institucional do Pibid/Unesc, Alex Sander da Silva, salientou a importância do programa para a motivação profissional dos estudantes. “O Pibid vem dinamizar a profissão para os acadêmicos. Eles podem conhecer como é o trabalho da escola e do professor, aumentando seu interesse”, frisou.
Os bolsistas participantes dos projetos dos cursos de Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e Artes Visuais apresentaram seus trabalhos já realizados. Os trabalhos terão continuidade durante o próximo semestre. Em 2013 a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação, projeta a ampliação do programa aos outros cursos de licenciatura da Universidade.
O Programa é financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e tem como tema “Educação Básica: a intertextualidade da formação docente inicial e continuada”. Além dos alunos e professores, supervisores do Programa, tambem estiveram presentes no Semináruio representantes da 23ª Gered (Gerência Regional de Educação).
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
14 de dezembro de 2012 às 11:45Estudante colombiano estudará na Unesc em 2013
Aprender em outro país, conhecer outras pessoas, culturas e poder praticar o que aprendeu. Esse é o desejo do colombiano Santiago Alarcón Acosta, de 25 anos, que esteve na Unesc na manhã de hoje (14/12). O estudante da oitava fase do curso de Desenho Industrial de uma das Universidades mais antigas da América Latina, a Universidade Joveriana de Bogotá, realizará estágio em uma empresa de Criciúma, em sua área, no segundo semestre de 2013. Santiago pretende estudar na Universidade.
O reitor da Unesc, Gildo Volpato, recebeu Santiago dando-lhe as boas vindas à Universidade. O colombiano cursará disciplinas provavelmente no curso de Design ou alguma disciplina de Arquitetura e Urbanismo, no período do seu estágio que durará seis meses. O reitor lembrou no encontro com Santiago os inúmeros estudantes de toda a América Latina que já passaram pela Unesc.
Santiago conheceu a Universidade através da professora Teresinha Maria Gonçalves, que esteve em seu país há um ano na realização de um congresso sobre cidades. Querendo conhecer o Brasil, o aluno contatou a professora para que pudesse ter essa oportunidade. “Escolhi o Brasil porque aqui há uma tecnologia mais avançada do que em meu país, há também uma economia melhor. Acredito que eu também poderia ajudar a Universidade, que está iniciando o curso de Design”, destacou Acosta.
O estudante voltará para seu país em janeiro, organizará seus documentos para poder retornar a Criciúma, em agosto de 2013.
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
14 de dezembro de 2012 às 08:52Divulgada a lista dos beneficiados com bolsas parciais e integrais
O resultado do Nossa Bolsa, para ingresso nos cursos de Licenciatura em Geografia, Matemática, Letras (Português/Inglês) e História com bolsa de estudo de 50% ou 100% foi divulgado na noite de hoje (13/12). Os beneficiados iniciarão as aulas no primeiro semestre de 2013, no período vespertino. Os candidatos ingressaram pela análise do histórico escolar, através do SIM (Sistema de Ingresso por Mérito da Unesc).
O beneficio de 100% é para pessoas que comprovaram ter renda per capita familiar de até um salário mínimo e meio. Já a bolsa de 50% é para os candidatos que têm renda per capita por membro da família de até três salários mínimos. A matrícula ocorrerá na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no Bloco do Estudante, nos dias 17 e 18 de dezembro, das 14 às 19 horas.
Lista dos selecionados
Confira as informações sobre a matrícula
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 13 de dezembro de 2012 às 22:55Unesc divulga lista de aprovados para ingresso na Universidade sem vestibular
A lista com o nome dos classificados no processo seletivo do SIM (Sistema de Ingresso por Mérito da Unesc) foi divulgada na noite de hoje (13.12). Os selecionados irão ingressar na Universidade no primeiro semestre de 2013. A seleção foi feita pela análise do histórico escolar dos candidatos.
O SIM oferece diversos benefícios, como o desconto de 10% sobre o valor da matrícula do primeiro semestre de 2013 a todos os selecionados, além de bolsas, que podem chegar a 30% em toda a graduação.
Os novos calouros irão iniciar os estudos nas primeiras fases de 22 cursos e diversas fases de 28 graduações. As matrículas ocorrem nos dias 17 e 18 de dezembro, na Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico), no Bloco do Estudante. Os horários são separados de acordo com o curso.
Lista de classificados
Edital de matrícula
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 13 de dezembro de 2012 às 22:22Unesc recebe prefeitos eleitos da Amrec, Amesc e Amurel
A Unesc recebeu nesta quarta-feira (10/12) os prefeitos eleitos da Amrec, Amesc e Amurel no Miniauditório do Bloco P. Durante o encontro os representantes da população conheceram as diversas propostas, alternativas e serviços que a Universidade tem a oferecer em benefício dos municípios. “Quanto mais as cidades crescerem, mais a Unesc cresce. E quanto mais a Unesc se desenvolve, mais vai poder ajudar”, destacou o reitor Gildo Volpato.
O prefeito eleito de Ermo, Aldoir Cadorin, o Zica, agradeceu o convite e a disponibilidade da Unesc, ressaltando que os prefeitos ali presentes tem uma responsabilidade grande pela frente. “É muito importante ter a Unesc como parceira, que é uma usina de conhecimento”, destacou o prefeito eleito de Siderópolis, Hélio Roberto Cesa, o Alemão. Prefeitos, vice-prefeitos e representantes de 14 municípios da Amrec, Amesc e Amurel participaram da Acolhida dos Prefeitos. “Temos prefeitos que já fizeram parcerias com a gente, que renderam premiações nacionais, como é o caso de Forquilhinha”, comentou Volpato.
Durante o evento o reitor apresentou a Sala dos Municípios, que é um projeto focado em apoiar a gestão dos municípios na busca de oportunidades de captação de recursos, implementação e monitoramento de projetos, contribuindo para o desenvolvimento regional. “Um dos objetivos é qualificar o quadro técnico dos municípios através de cursos e seminários. Quanto mais qualificados forem esses profissionais, mais fácil vai ser a prestação de contas ou a captação de recursos, por exemplo”, explicou o reitor. Volpato ainda destacou que a Unesc possui dois profissionais, um em Florianópolis e outro em Brasília, vinculados a Sala dos Municípios, para facilitar e apoiar as cidades da região.
Estiveram presentes representantes de Araranguá, Cocal do Sul, Ermo, Forquilhinha, Içara, Imaruí, Lauro Müller, Maracajá, Morro da Fumaça, Nova Veneza, São Ludgero, Siderópolis, Sombrio e Treze de Maio.
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 12 de dezembro de 2012 às 17:09
Newsletter
RSS