AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Missa na catedral celebra os 85 anos do Hospital São José

Missa na catedral celebra os 85 anos do Hospital São José
Reitora Luciane Bisognin Ceretta participou das comemorações (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Hospital São José celebrou seus 85 anos de fundação com uma missa presidida pelos padres Antônio Júnior e Samiro Meurer neste domingo (7/11), na Catedral São José. A celebração foi acompanhada pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que falou da alegria em fazer parte desta comemoração e enalteceu que a entidade é um terreno fértil para os acadêmicos da Universidade.

De caráter privado e de relevância pública, o Hospital São José é uma Instituição Filantrópica que vem crescendo e desenvolvendo-se com o passar dos anos. As Irmãs Escolares dedicam-se diariamente para manter o hospital oferecendo sempre mão de obra qualificada, excelência no atendimento e tecnologia para que toda sociedade seja bem assistida.

Atualmente, cerca de 1,7 mil profissionais atuam diariamente na entidade, 350 médicos fazem parte do corpo clínico e cerca de 50 médicos residentes atuam nos programas de especializações da entidade que hoje está entre os cinco maiores hospitais do Estado em número de atendimentos.

“Que alegria para a Unesc, a nossa Universidade Comunitária, cuja missão se conecta e entrelaça com a do nosso hospital, participar de tão lindo e significativo momento. O Hospital São José, além de acolher, cuidar, tratar e reestabelecer a saúde de milhares de pessoas, também é um terreno fértil para os nossos estudantes da área da saúde, que aprendem e aperfeiçoam ali, a sua linda missão de cuidar das pessoas. Nossa gratidão, respeito e admiração a toda a equipe, e em especial as irmãs que o gerenciam”, ressaltou a reitora.

História

A história do Hospital São José com Criciúma começou precisamente em 1932, quando o atendimento em saúde na cidade era realizado em um pequeno prédio localizado em um terreno na Avenida Centenário, onde atualmente está instalada uma agência bancária.

O prédio arrendado prestava atendimento aos doentes que por aqui chegavam. Após alguns anos de atuação no local, definiu-se que seria necessário construir uma nova sede. Criou-se então uma comissão administrativa para tratar do assunto. Clara Catarina de Lucca fez uma venda simbólica de um terreno às Irmãs Escolares de Nossa Senhora. As religiosas, que chegaram ao Brasil com a missão de ensinar, foram convidadas pelo então prefeito Elias Angeloni, para cuidar dos doentes nesta cidade.

Após algumas conversas com as religiosas, definiu-se então que um prédio fosse erguido. O local onde hoje está instalada a atual sede do Hospital São José foi projetado para 20 quartos: 15 destinados aos pacientes e o restante para suprir as necessidades que o hospital na época possuía. Havia ainda na sede de saúde, uma sala de operação, sala de curativos, sala de visitas, capela, cozinha, entre outros pequenos ambientes.

Foram dois anos de construção e a obra então finalmente pode ser inaugurada. No dia 8 de novembro de 1936, Criciúma já possuía um hospital. Neste ano, então, iniciava oficialmente o trabalho das Irmãs Escolares de Nossa Senhora em Criciúma que se dedicaram e se dedicam até hoje para levar qualidade no atendimento em saúde para a população de Criciúma e de toda região.

“Nesses 85 anos, não podemos lembrar do São José apenas como um hospital, mas sim como um lar, onde todos que lá se encontram são acolhidos e tratados com muito amor e carinho. Só tenho a desejar mais sucesso a esta entidade que também me acolheu, e que recebe todos que por aqui passam. É uma alegria e uma honra fazer parte deste lugar, desta história e dos projetos desta casa”, pontua o diretor técnico e médico infectologista Raphael Elias Farias.

“Há 85 anos o Hospital São José presta serviço para comunidade de Criciúma. São 85 anos acolhendo, protegendo e tratando vidas. Milhares de pessoas já passaram por este hospital e sabemos que muitos ainda irão passar. Peço ao Senhor que nos ajude a sermos fiéis à nossa missão para continuarmos defendendo a vida com amor e carinho, acolhendo a todos”, destaca a religiosa e diretora de operações do São José, Irmã Felícita Henz.

“Trabalhar em uma Instituição hospitalar sempre foi desafiador, mas cuidar de vidas é uma missão que assumi junto às irmãs, desde o dia em que cheguei nesta cidade para contribuir na gestão da entidade há 17 anos. Muito já havia sido feito, e muito bem; mas tenho muito orgulho de tudo o que conquistamos até agora”, complementou o diretor administrativo do hospital, Laércio Regis Ferrari.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de novembro de 2021 às 10:40
Compartilhar Comente

Unesc presente no Passeio de Bike Natal Solidário

Unesc presente no Passeio de Bike Natal Solidário
Mais de 100 ciclistas participaram da ação de cunho social e de conscientização do uso da bicicleta como instrumento colaborativo para a saúde (Fotos: Daniela Savi) Mais imagens

Mais de 100 ciclistas participaram na manhã deste domingo (7/11) do Passeio de Bike Natal Solidário que teve a parceria da Unesc. O Parque das Nações Cincinato Naspolini, em Criciúma, foi o ponto de partida do evento aberto a ciclistas de toda a região, crianças, jovens e adultos. A ação também fez parte da programação do primeiro aniversário do Instituto John Bike e compôs a primeira edição do Pedal Rosa e Azul. Bicicletas da Unesc também foram levadas para o uso durante o Pedal Solidário.

Quem passou pelas redondezas da Avenida Centenário e moradores da região puderam acompanhar o passeio que teve seu retorno ao Parque das Nações. Equipes ligadas aos cursos de Psicologia, Nutrição, Educação Física e Farmácia da Unesc, contribuíram com ações sociais à comunidade e aos ciclistas. Orientações e avaliações de estresse e nutricional, ansiedade, qualidade de vida e depressão, foram algumas das atividades desenvolvidas pela Universidade.

“É um momento muito significativo para a nossa instituição, que é comunitária. Está inserida junto à sociedade e sempre fazendo um movimento belíssimo em prol da educação, da saúde e da qualidade de vida. E nessa comemoração de um ano do Instituto não poderíamos ficar de fora”, mencionou a professora Fernanda Sônego, Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc.

Brinquedos e alimentos não perecíveis foram arrecadados na ação. Brindes também foram sorteados aos participantes. “Arrecadamos muitos brinquedos que vão para instituições de nossa cidade, o que vai contribuir para o Natal de muitas famílias. Seguimos com a nossa missão institucional que é de reeducar, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, promovendo a sustentabilidade, a qualidade no ambiente de vida”, enumerou Fernanda.

“Esse é mais um evento do Instituto John Bike, que surgiu para promover boas ações relacionadas ao uso da bicicleta, promover a conscientização do quanto usar a bike para auxílio à saúde e colaborar para um trânsito mais humanizado”, acrescentou o presidente do Instituto, João Luiz Virtuoso.

Virtuoso ressaltou a importância da parceria da Unesc nessa ação social. “Nessa época, a Cruz Vermelha começa a fazer as suas arrecadações para o Natal das famílias carentes e pudemos, com isso, contribuir com essa grande ação. A participação de todos foi fundamental para o sucesso do evento”, comentou.

Prefeitura de Criciúma, CDL, Cruz Vermelha, Rede Feminina de Combate ao Câncer, lojas ligadas ao ciclismo, Polícias Civil e Militar também foram parceiras do evento.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de novembro de 2021 às 10:36
Compartilhar Comente

Unesc retoma cerimônias presenciais de formatura

Unesc retoma cerimônias presenciais de formatura
Solenidade presencial, que estava interrompida desde o início da pandemia foi realizada no AM Master Hall (Fotos: Daniela Savi) Mais imagens

Depois de 18 meses, a Unesc voltou a realizar uma cerimônia presencial de formatura. O ato, um momento especial na vida dos acadêmicos e de seus familiares, bem como da Universidade e dos professores, foi realizado neste sábado (6/11), no AM Master Hall com transmissão pelo canal da Unesc TV no Youtube.

A amplitude do espaço permitiu a realização da formatura com a garantia do distanciamento e o respeito às regras sanitárias. Cada formando levou seus convidados e o uso de máscaras foi exigido durante toda a cerimônia.

Os 29 acadêmicos dos cursos de Farmácia, Psicologia e Enfermagem puderam vivenciar esse momento mágico e de tantas expectativas até ter em mãos o tão sonhado canudo. A colação de grau é um momento muito aguardado e simboliza a concretização de todo o caminho da graduação e o encerramento de um ciclo.

“Mesmo diante de tudo isso, a Universidade se ressignificou e colocou toda a sua expertise acadêmica e científica à disposição da sociedade para juntos enfrentar dificuldades e buscar soluções para os complexos problemas que enfrentamos”, destacou a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, que presidiu a celebração. Ela lembrou, ainda, das muitas mudanças que o período de pandemia de Covid-19 impôs e as vidas perdidas.

Nesse período, a pró-reitora lembrou que a Unesc não parou as suas atividades, reinventou o processo de ensino-aprendizagem e fortaleceu ainda mais o seu caráter comunitário, formando profissionais de saúde com excelência. “Vocês começaram a fazer parte de uma instituição que lhe dará uma identidade única, ser bacharel ou bacharela de enfermagem, farmácia ou psicologia pela Unesc, e com um universo de muitas possibilidades”, comentou.

Indianara pontuou o orgulho que os novos profissionais devem ter em carregar a Unesc em seus currículos. “Para nós, que dedicamos nossa vida profissional à Unesc, tem sido motivo de muito orgulho trabalhar numa Universidade voltada na formação do ser humano e comprometida com a justiça e com a comunidade, que valoriza o pensamento crítico e a postura ética, incentiva a criatividade, que cria constantemente ricos e novos espaços para os ensinos de excelência na graduação, na pós-graduação, na pesquisa e na extensão e que redefine, constantemente, suas atividades, que são fundamentais para a comunidade interna e externa”, enumerou.

A paraninfa de todos os bacharéis, professora doutora Flavia Karine Rigo, lembrou que as profissões da área da saúde se tornaram fundamentais, ainda mais na pandemia. Ela ainda ressaltou a importância do aprendizado e das oportunidades dentro da Unesc e desejou uma ótima jornada a partir de agora. “Vocês são a renovação da esperança da vida. Que levem tudo o que aprenderam e espalhem com muito amor e muita paixão”, ressaltou.

As oradoras Isabela da Silva Lemos e Maria da Graça Ronsoni falaram em nome de todos os graduados, lembrando ponto a ponto da jornada acadêmica e dos apoios dos pais e dos professores. “A conquista de um sonho requer um primeiro passo e esse foi dado há cinco anos quando ingressamos na Unesc. Muitas vidas e histórias diferentes, mas todos com um objetivo em comum, nos graduarmos e nos tornarmos profissionais éticos e competentes em nossas áreas de atuação”, disse Isabela. Elas aproveitaram e agradeceram aos pais que sempre estão ao lado dando apoio e são importantes nessa conquista e aos professores que acompanharam todo o processo compartilhando muito conhecimento e transformação na vida de cada formado.

Professores foram homenageados e os pais receberam rosas e o abraço bem apertado de seus filhos recém-formados. Seguindo a tradição, os formados jogaram os capelos para o alto e, com muitos sorrisos e abraços, além do clima de muita emoção, a cerimônia foi encerrada. Esse grupo se soma aos tantos formados em 53 anos da Unesc que, atualmente, conta com mais de 13 mil alunos em 57 cursos de graduação e 50 de pós-graduação, sendo 38 especialidades, sete mestrados e cinco doutorados, além do Colégio Unesc e do UnescTec.

Também fizeram parte da mesa de honra os professores José Otávio Feltrin (patrono do curso de enfermagem), Eduardo João Agnes (patrono do curso de farmácia), Janine Moreira (patronesse do curso de psicologia) além da coordenadora do curso de enfermagem, Paula Ioppi Zugno, e da coordenadora-adjunta do curso de farmácia, Juliana Lora.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de novembro de 2021 às 15:25
Compartilhar Comente

Presidente do Conselho Regional de Economia entrega prêmios na Unesc

Presidente do Conselho Regional de Economia entrega prêmios na Unesc
Homenagem é resultado da conquista de gincana nacional vencida por acadêmico da Universidade (Fotos: Décio Batista / AgeCom) Mais imagens

Dia de colocar medalha no peito e troféu na galeria. Nesta quinta-feira (4/11) o presidente do Conselho Regional de Economia de Santa Catarina (Corecon-SC), Sílvio Jose Martins Filho, visitou a Unesc representando o Conselho Federal de Economia (Cofecon). Ele veio a Criciúma entregar ao estudante Luís Eduardo Candiotto Tereza o prêmio pela conquista da Gincana Nacional de Economia, realizada em setembro. A Universidade também foi homenageada, por ser a instituição do aluno campeão.

Luís Eduardo recebeu a medalha pela conquista, após ter vencido 21 acadêmicos de Economia de diversas universidades federais, estaduais, privadas e comunitárias de todo o Brasil na disputa, que foi online e reuniu conhecimentos dos mercados cambial e imobiliário. Além da medalha, o aluno ganhou R$ 2,5 mil. Antes, na etapa estadual, o estudante da Unesc teve como desafio gravar um vídeo explicando impactos da Covid-19 na economia catarinense. Assista abaixo:

Orgulho catarinense

“Estamos muito contentes em poder estar aqui entregando uma medalha ao Luiz, e a placa à Unesc”, comentou o presidente do Corecon-SC, que foi recebido pela reitora Luciane Bisognin Ceretta. “O Luís Eduardo e a Unesc estão proporcionando a Santa Catarina e aos economistas esse grande feito. Como o nosso campeão disse, é difícil competir com tanta gente qualificada de todo o Brasil”, destacou Sílvio.

O presidente frisou, ainda, o papel da Universidade na formação de profissionais de economia. “O Luís mostrou que, aqui na Unesc, está absorvendo conhecimentos necessários para ser vitorioso na gincana. A satisfação é imensa e o Corecon está extremamente orgulhoso”, completou.

A felicidade do campeão

Luís Eduardo ressaltou a felicidade com o momento vivido e lembrou que a conquista resulta de um grande esforço. “De um conjunto de pessoas que contribuíram. Daí, agradeço á Unesc, que me dá um suporte excelente”, comentou. “Temos aqui aulas e professores muito qualificados. Tenho aprendizado muito grande aqui e consegui chegar na gincana com conhecimento alto para competir com grandes acadêmicos de todo o Brasil”, salientou.

O coordenador do curso de Ciências Econômicas, Thiago Fabris, é professor de Luís Eduardo. Ele agradeceu aos conselhos federal e estadual pela promoção e oportunidade de integração entre estudantes e instituições de ensino de todo o Brasil pela gincana. “E agradecemos aos professores, que dão conhecimento aos nossos alunos. São essas combinações de fatores que tornam possível o destaque dos nossos acadêmicos”, contou.

O professor lembrou que essa conquista ajuda a salientar os diferenciais do curso que forma economistas na Unesc. “Aqui na Universidade nos diferenciamos desde a formação plural do nosso economista, nas teorias, no trato da matemática, da estatística e das vertentes econômicas”, observou. “Tudo isso é oferecido para que os estudantes possam conhecer as diversas perspectivas da profissão. Nós damos os instrumentos para que o aluno faça suas análises”, pontuou Thiago. “E o grande objetivo e diferencial da Unesc na economia vem daí, em permitir a promoção do desenvolvimento socioeconômico e melhorar a qualidade de vida de todos”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de novembro de 2021 às 15:59
Compartilhar Comente

Odontologia da Unesc segue cuidando da saúde bucal das crianças da Afasc

Odontologia da Unesc segue cuidando da saúde bucal das crianças da Afasc
Sete Centros Infantis recebem mensalmente a visita dos acadêmicos do curso, previsão é ampliar o atendimento a todos os CEIs(Foto: Décio Batista / AgeCom Unesc) Mais imagens

As crianças atendidas nos Centros de Educação Infantil (CEIs) da Afasc continuarão a receber os cuidados dos professores e acadêmicos do curso de Odontologia da Unesc. Na manhã desta sexta-feira (5/11), reunião na Universidade definiu detalhes da consolidação e da renovação do “Programa Odonto Unesc na Afasc e na Comunidade”.

A cooperação iniciou em 2019 com atendimento em três CEIs e hoje o projeto atende sete centros. Na reunião desta sexta, na reitoria da Unesc, foi feito um balanço das atividades e apresentadas novas possibilidades, como a ampliação do atendimento para a Praça Ceu. A Afasc foi representada no encontro por seu diretor executivo, Adriano Boaroli, e o curso de Odontologia da Unesc pela sua coordenadora, professora Morgana Machado Guzzatti.

“Fizemos uma compilação dos dados,  analisando os CEIs que já atendemos e quais iremos atender em 2022, já que no ano passado, devido a pandemia, ficamos impossibilitados de realizar os atendimentos presenciais”, apontou a professora Morgana. “Agora nos foram apresentadas novas possibilidades. Além da Odonto, outros cursos da Unesc e da Saúde também poderão estar inseridos. O convênio é uma via de mão dupla, que beneficia as crianças da Afasc, o nosso curso de Odontologia e os acadêmicos”, colocou. “A reunião também serviu para levantarmos as possibilidades para que em 2022 a Unesc e a Afasc iniciem o ano com força total e quem sabe, em um futuro bem próximo, atendendo em todos os CEIs da Afasc”, projetou a coordenadora.

Para o diretor da Afasc, a parceria já é volumosa, com o curso de Odontologia levando para dentro dos CEIs os seus alunos e profissionais. “E um belo trabalho está sendo desenvolvido. Temos muita gratidão pela parceria e com bastante expectativa para ampliar esse projeto no próximo ano”, sublinhou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de novembro de 2021 às 15:56
Compartilhar Comente