AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc dá o tom na festa do Cocal Luz 2021

Unesc dá o tom na festa do Cocal Luz 2021
Divulgação Mais imagens

Milhares de pessoas lotaram a Praça da Igreja Matriz na noite deste domingo (28/11), em Cocal do Sul, para acompanhar a solenidade de abertura da programação de Natal, o Cocal Luz 2021. A Unesc marcou presença levando três grupos culturais entregando um belo espetáculo natalino à população. Participaram o Coral Unesc, o Instrumental Unesc e a Cia de Dança Unesc.

"Foi uma bela noite. Parabéns ao prefeito Fernando de Faveri e à sua equipe pelo engajamento. Como precisávamos de um momento como esse, que enche nossos corações do sentimento mais puro, de amor, de paz, e ainda mais em tempos pelos quais passamos", comentou a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego, que esteve em Cocal do Sul assistindo o evento. "A Unesc esteve junto, abrilhantando ainda mais a noite com as nossas apresentações artísticas e culturais e com a presença marcante da Sagrada Família abençoando todos. Que possamos seguir juntos nessa parceria e cumprindo nossa missão institucional", afirmou.

Para a coordenadora do Setor Arte e Cultura, a missão da Unesc foi mais uma vez cumprida. "Nossa missão de fortalecer o processo de formação cultural da comunidade por meio dos conhecimentos e experiências estéticas e poéticas, visando ampliação de repertório, reflexão e inserção social”, comentou Amalhene Baesso Reddig. “Sendo assim, propomos esse espetáculo para a comunidade de Cocal do Sul, com grande sucesso”, completou.

Gabriela Adriano Luciano Fernandes, egressa do curso de Artes Visuais da Unesc, fez parte da encenação de Natal, com a sua família interpretando Maria, José e o menino Jesus. “Envolver os acadêmicos que integram os grupos culturais da Unesc em uma temática natalina é desafiador”, observou o professor e produtor cultural do Setor Arte e Cultura, Maxwell Sander Floor. “ A programação dessas ações devem ser planejadas para que a entrada e saída de grupos tenham o mínimo de tempo, tornando o espetáculo dinâmico para o público presente ao evento”, destacou.

O Coral Unesc, regido pelo maestro Joel de Oliveira, cantou “A paz”, “Natal todo dia” e “Jingle Bell Rock”. O Instrumental Unesc, regido pelo maestro Fábio Matias, apresentou “Jingle Bells”, “Cheia de Manias” e “O velhinho”. Enquanto as canções eram executadas, os personagens Maria, José e o menino Jesus surgiram entre o público e subiram ao palco, em um dos momentos culminantes da apresentação. Para encerrar o espetáculo, a Cia de Dança Unesc, sob a coordenação da coreógrafa Viviane Candiotto, apresentou variação do ballet de repertório Paquita e A Voz do Natal.

O Cocal Luz 2021 é uma realização do Governo Municipal de Cocal do Sul, CDL, Unesc e parceiros. Todo o evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Cocal do Sul e em TV aberta pela RTV canal 19.1.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 15:34
Compartilhar Comente

Projeto Amora leva informações sobre violência doméstica à praça Nereu Ramos

Projeto Amora leva informações sobre violência doméstica à praça Nereu Ramos
Professores e acadêmicos prepararam um conteúdo especial para ajudar mulheres que passam por algum tipo de violência (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Para marcar o Dia Internacional de Combate à Violência Contra a Mulher, celebrado no último dia 25, professores e acadêmicos da Unesc que fazem parte do projeto de extensão “Amora: Capacitando Pessoas em Direitos Humanos das Mulheres” foram até a praça Nereu Ramos, em Criciúma, para conscientizar e levar conteúdo para as mulheres que enfrentam algum tipo de violência. O evento ocorreu no sábado (27/11), e apresentou como tema “Violência doméstica: você não está sozinha”.

Na oportunidade, a equipe do projeto propôs reflexões e informações sobre violência física, psicológica, patrimonial, moral, sexual e virtual. Eles ainda reforçaram os direitos das mulheres, por meio da Lei nº 11.340, a Lei Maria da Penha, que cria mecanismos para coibir e prevenir a violência doméstica e familiar.

Durante a pandemia, os números de violência doméstica dispararam no mundo, de acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU) Mulheres. Um novo relatório mostra que duas em cada três mulheres relataram sofrer ou conhecer alguém que sofre algum tipo de violência, mas apenas 10% denunciaram as agressões. Denúncias podem ser realizadas pelo 180.

Prevenção

O projeto Amora existe desde 2011 e tem como intuito promover a educação em direitos humanos das mulheres, especificamente na prevenção da violência doméstica.

O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres, conselho que a Unesc tem assento de representação. Acadêmicos e a professora Giovana Salvaro, que compõem a equipe do projeto Amora, participaram do evento na praça.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 15:14
Compartilhar Comente

Proerd: da sala de aula à prevenção no Colégio Unesc

Proerd: da sala de aula à prevenção no Colégio Unesc
Formatura dos alunos do 5º ano coroou um trabalho de conscientização que envolveu estudantes e a Polícia Militar (Fotos: Daniela Savi/AgeCom) Mais imagens

Um projeto que conscientiza, previne e transforma vidas, levando informações e habilidades necessárias para se viver socialmente de maneira saudável, sem drogas e violência. Esse é o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd), executado pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e que alcançou mais uma turma: os alunos do 5º ano do ensino fundamental do Colégio Unesc. A cerimônia de formatura ocorreu na tarde desta sexta-feira (26/11), também último dia de aula na instituição, e contou com a presença do policial instrutor do programa, Igor Miguel de Macedo, e de professores.
 
Por conta da pandemia, a formatura com todos os participantes e que enchia o ginásio de esportes não vem sendo realizada. Porém, para não deixar passar a data em branco, a equipe do programa preparou uma maneira alternativa de assinalar a conclusão e garantir a entrega do certificado aos participantes.


Isabela Corrêa Bonfante foi uma das estudantes que fez parte dessa edição do Proerd. Após apanhar o certificado, confirmou o quanto a experiência foi relevante. “Aprendi muito sobre bullying, a evitar drogas. Gostei muito de ter participado e foi uma experiência muito boa. Vou aplicar tudo o que aprendi na minha vida”, comentou.


A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, também deixou um recado para os alunos e enfatizou que um projeto que alia educação e prevenção à violência, demonstra que as boas escolhas, nos tornam cidadãos de bem. “O papel da polícia não é só combater crime. Quando temos parceiros assim que abordam não só conteúdos, mas a cidadania, isso ajuda cada vez mais na transformação. Esse é o caminho da educação. Que vocês escolham sempre o melhor caminho”, salientou. 


Resultados


Capacitar o estudante a viver de maneira saudável, sem drogas e violência é o grande objetivo do projeto, que retomou as suas atividades neste ano, depois de um período suspenso por conta da pandemia de Covid-19. Foram realizados 10 encontros ao longo do segundo semestre no Colégio Unesc.
 
“Falamos muito mais assuntos, do que só sobre drogas, abordamos também sobre a violência, o bullying, como se comunicar, o respeito aos pais e aos colegas”, comentou o policial. 
Somente neste segundo semestre estão sendo atendidos 920 alunos divididos em 35 turmas.


Durante a cerimônia, os alunos, acompanhados da coordenadora Wânia Inácio Ramos e da professora Sandra Tramontin, cantaram a canção do programa e ainda dançaram. “Que o respeito seja mantido em nossas vidas e que vocês possam, todos os dias, lembrar e praticar”, salientou a professora Wânia.


Proerd


O programa consiste num esforço cooperativo estabelecido entre a PMSC, a escola e a família, tendo como missão ensinar aos estudantes, habilidades para tomada de boas decisões, para ajudá-los a conduzir suas vidas de maneira segura e saudável.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 17:30
Compartilhar Comente

Vivercom da Unesc promove melhorias em duas escolas de Criciúma

Vivercom da Unesc promove melhorias em duas escolas de Criciúma
Escolas Irmã Edviges e João Frassetto contaram com atendimentos dos bolsistas / Fotos: Décio Batista / AgeCom e Divulgação Mais imagens

Mais duas escolas estaduais foram beneficiadas pelo Projeto Vivercom da Unesc. Na manhã deste sábado (20/11), a Escola Irmã Edviges, do Bairro Mina União, recebeu a visita. À tarde, foi a vez da Escola João Frassetto, no Bairro Santa Luzia. Ao todo, 45 bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde) realizaram atividades de pintura, roçada e plantio de mudas nas dependências das duas escolas, dando um toque especial e agradável na área de circulação dos dois estabelecimentos de ensino. "Nossos bolsistas participaram de todo o processo, na limpeza, nas reformas, nos plantios e tudo o que foi feito", destacou o coordenador do Vivercom e professor da Unesc, Rafael Amaral.

Pela manhã, 19 acadêmicos arregaçaram as mangas e pintaram muros, roçaram, limparam e plantaram mudas no jardim e no canteiro interno central da Escola Irmã Edviges. Eles trabalharam também na implantação de uma horta bastante variada.

Essa intervenção presencial foi coordenada pela professora e assessora acadêmica da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias (Dirext), Sheila Martignago Saleh, e pelo professor Diogo Morais, com apoio do biólogo Cristian Daniel Luzietti Pereira, do Horto da Unesc.

À tarde, outra turma do Vivercom promoveu as melhorias na Escola João Frassetto. Canteiros internos e bancos receberam um visual novo com pinturas e plantio de plantas ornamentais. Um viveiro próximo à sala da diretoria ganhou melhorias e mudas de plantas medicinais. “Só temos a agradecer o trabalho realizado pelo Vivercom. Nossa escola ficou ainda mais bonita e agradável com as pinturas dos canteiros e o novo paisagismo”, elogiou a assistente de direção da escola, Tatiane Schouff.

Sete escolas atendidas

O Vivercom é o projeto de extensão que executa o Proesde, programa que estabelece a participação em atividades à comunidade pelos acadêmicos bolsistas via Uniedu. Sete escolas foram escolhidas na região para receber as intervenções presenciais e de orientação. Equipes do Vivercom já estiveram nas escolas Dolvina Leite de Medeiros (Araranguá), Macário Borba (Sombrio) e Maria Solange Lopes de Borba (São João do Sul). A programação de 2021 terá mais duas ações: na sexta-feira (26/11), a partir das 13h30min, na Escola Salete Scotti dos Santos, em Içara, e no sábado (27/11), às 8h, na Escola José do Patrocínio, em Siderópolis.

O projeto Vivercom é composto de duas etapas. Na primeira, os alunos das escolas escolhidas recebem orientações dos acadêmicos relativas a diversos temas pré-estabelecidos em comum acordo. Os estudantes das escolas participaram de oficinas educativas que abordaram violência contra a mulher, álcool e drogas, primeiros socorros, alimentação e saúde entre outros assuntos.

O que é o Proesde

O Proesde é regulamentado pela Portaria Normativa 2180/SED/2020 e tem como objetivo a concessão de bolsas de estudos para estudantes matriculados em cursos de graduação e de licenciatura, sob a coordenação da Diretoria de Políticas e Planejamento Educacional (DIPE) da Secretaria de Estado da Educação (SED). O programa abrange todas as regiões de Santa Catarina beneficiando estudantes matriculados em cursos nas Instituições de Ensino Superior (IES) mantidas por Fundações Educacionais de Ensino Superior, instituídas por leis municipais.

O Proesde consiste em um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas à formação do estudante e bolsista enquanto cidadão e profissional capaz de intervir e contribuir em seu contexto regional, mediante a articulação entre sua formação acadêmica e o desenvolvimento educacional e socioeconômico de sua região. Tais atividades são desenvolvidas por meio de projetos de intervenção abrangendo todas as Regionais de Educação.

 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 15:12
Compartilhar Comente

Liga Pediátrica da Unesc leva Novembrinho Azul à Praça Nereu Ramos

Liga Pediátrica da Unesc leva Novembrinho Azul à Praça Nereu Ramos
A campanha é de conscientização sobre as doenças urinárias na infância(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

Novembro Azul é o mês de conscientização da saúde do homem. Mas também é o mês para se falar sobre prevenção às doenças urinárias que atingem meninos na tenra idade. Este foi o objetivo da Liga de Cirurgia Pediátrica da Unesc (Lacipe), através do projeto Novembrinho Azul, que marcou presença na manhã deste sábado (20/11) na Praça Nereu Ramos, em Criciúma.

A ação com acadêmicos de Medicina buscou levar o tema para a praça com o intuito de captar dados sobre o conhecimento de pais e mães sobre as doenças urinárias que afligem os meninos. Além das informações repassadas pelos universitários, os entrevistados também responderam a um questionário sobre nível de domínio a respeito das doenças urológicas.

Segundo o professor e coordenador da Liga, Rodrigo Demétrio, as mais comuns são fimose, varicocele, infecção urinária e alterações renais dentro de uma gama de patologias envolvidas na urologia pediátrica. “O movimento Novembrinho Azul é uma ação social de conscientização da população sobre as doenças urinárias da infância. Os alunos distribuiram panfletos, aplicaram questionários e procuraram alertar a população sobre as doenças urológicas. Falta um pouco dessa conscientização para as pessoas, então o objetivo desse evento foi justamente esse, de alertar e conscientizar a população sobre as doenças urinárias da infância”, explicou.

A presidente da Liga e acadêmica da décima fase do Curso de Medicina, Carolina Santinoni, comentou a respeito da importância de esclarecer os pais acerca das doenças urológicas na infância. "Abordamos as pessoas para conversar sobre essas patologias do sistema urinário que atinge os meninos. Concomitantemente, realizamos uma pesquisa para obter dados sobre qual a realidade do conhecimento da população”, comentou.

Clenir Bortolotto, que é cuidadora de crianças, avaliou positivamente a ação da Liga Pediátrica. “Como cuidadora de criança eu acho muito importante essa campanha de orientação da Unesc com o Novembrinho Azul para crianças, isto é muito importante e vai me ajudar muito no meu trabalho”, avaliou.

Como surgiu a Lacipe

O professor Cristian Escobar, também coordenador juntamente com o professor Rodrigo, contou como foi criada a Lacipe na Unesc. “A Liga de Cirurgia Pediátrica surgiu há dois anos, com o objetivo de fomentar o ensino, a pesquisa e a extensão dentro da Universidade na área de atendimento às crianças, principalmente cirúrgico. O Novembrinho Azul' é um movimento nacional, aproveitando o Novembro Azul dos adultos, para lembrar das doenças urinárias da criança. Conversamos com os pais, sobre as patologias, as infecções urinárias, sobre a enurese, quando a criança faz xixi na cama, tudo isso para que os pais possam reconhecer as doenças e fazer o tratamento precoce para melhorar a qualidade de vida das crianças”, completou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de novembro de 2021 às 15:03
Compartilhar Comente