AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos da Unesc atuam junto a empresários da região em planejamentos estratégicos

Acadêmicos da Unesc atuam junto a empresários da região em planejamentos estratégicos
Programa Estratégia 360 faz parte do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc e envolve acadêmicos dos cursos de Administração e Comércio Exterior (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O planejamento estratégico de empresas da região ganhou fôlego extra com apoio de acadêmicos dos cursos de graduação em Administração e Comércio Exterior da Unesc. Ao longo das últimas dez semanas os estudantes mergulharam no universo de sete empresas de diferentes segmentos para o desenvolvimento de uma estratégia clara para a prosperidade dos negócios. A atividade faz parte do projeto Estratégia 360, que integra o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.

Com os conhecimentos teóricos na ponta da língua, os estudantes abraçaram a causa dos empresários e elencaram as melhores e mais viáveis alternativas para as empresas. O resultado, apresentado pelos estudantes de forma virtual com a presença de alguns dos empresários assistidos, conforme a professora da disciplina, Almerinda Tereza Bianca Bez Batti Dias, é motivo de orgulho e satisfação por evidenciar o aprendizado dos acadêmicos e boas oportunidades de desenvolvimento para as empresas.

“Percebo que foi muito válido para todos os envolvidos. Os alunos demonstraram segurança e souberam conduzir as consultorias conforme aprenderam, superando desafios e encontrando soluções reais. Fico muito contente em presenciar esse resultado”, comentou.

Entre as organizações que receberam a consultoria qualificada dos estudantes esteve a Ubuntu Viagens & Turismo, empresa especializada na oferta de experiências especiais em diversos tipos de viagem. Para o acadêmico Matheus Kras Borges Bernst, integrante da equipe que trabalhou no case da Ubuntu, o projeto proporcionou grande crescimento para o grupo e para o empresário. “Percebemos na prática a importância do planejamento estratégico desde o início da análise da empresa até a criação das estratégias. Só temos a agradecer pela troca de conhecimentos e experiências. Foi muito proveitoso”, destacou.

A atenção dedicada ao seu negócio, conforme o empresário Luciano Machado, demonstrou o preparo dos acadêmicos para o mercado de trabalho. “Eles dedicaram atenção plena à proposta. Foram muito profissionais e estudaram meu negócio. A atuação me surpreendeu muito positivamente até pelas perguntas que foram surgindo, algo muito profundo”, comentou em agradecimento.

Os empresários interessados em participar de algum dos projetos que integram o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, cada um com objetivos específicos, podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431-4528 e ou no e-mail ne@unesc.net. Mais informações podem ser obtidas também no site https://www.unesc.net/portal/capa/index/473.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 20:33
Compartilhar Comente

Unesc entrega diagnóstico da saúde primária de Forquilhinha

Unesc entrega diagnóstico da saúde primária de Forquilhinha
A Asis visa melhorar o atendimento à população do município(Fotos: Décio Batista) Mais imagens

A contribuição da Unesc com o desenvolvimento da região é constante. A proximidade dos municípios com a Universidade, nas mais diversas parcerias, é a prova. Mais uma contribuição pela pesquisa foi coroada nesta segunda-feira (29/11). As equipes da rede de saúde primária de Forquilhinha estão recebendo orientações para qualificar ainda mais os atendimentos.

Os acadêmicos do Programa de Residência Multiprofissional e do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (PPGCol), sob a coordenação das professoras Lisiane Tuon, Graziela Amboni e Vanessa Iribarrem Miranda, apuraram nos meses de agosto e setembro um diagnóstico da rede de saúde primária analisando três segmentos: área profissional, estrutural e a coordenação dos profissionais de atenção primária. Do levantamento foi elaborada a Análise de Situação de Saúde (Asis). 

A Asis é uma nota técnica que visa orientar o poder público a realizar mudanças dentro da estrutura da rede de saúde primária, buscando aperfeiçoar o atendimento à população. "Já realizamos a apresentação da Asis e agora fizemos a entrega oficial", contou Lisiane. Ela mencionou o empenho do prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, e do secretário de Saúde de Forquilhinha, Diego Melo, no sentido de buscar inovações para a gestão, com o amparo da Unesc. "Sempre muito atentos, eles pediram um raio-x da saúde primária na cidade", completou.

A entrega do documento foi feita pela reitora Luciane Bisognin Ceretta à secretária-adjunta de Saúde, Carmen Somara. Acompanharam o ato, também, o coordenador da Atenção Primária da Saúde, Bruno Ronchi, e a integrante da equipe técnica da coordenação da Atenção Primária, Sandra Dominguini Darolt. 

A reitora lembrou que a Universidade apresenta um ecossistema altamente qualificado em todas as áreas do conhecimento, com destaque para a ciência e a prestação de serviços ofertada pela área da saúde. “A entrega dos resultados de mais uma parceria com o município de Forquilhinha permitirá, ao mesmo tempo, ampliar a tomada de decisões de acordo com as prioridades apresentadas pela população, por meio do método que denominamos Asis. Estamos orgulhosos desta parceria e certos do quanto contribuímos com o município. Agradecemos ao prefeito Neguinho e ao seu vice, Valcir Matias, pela oportunidade do trabalho em conjunto”, avaliou.

Para Sandra Darolt, que auxiliou a equipe da Unesc no levantamento dos dados, a nota técnica analisa a atual situação de saúde do município. “A Asis servirá para a gente ter uma melhor visão do município, como anda a nossa situação de saúde dentro dessa pesquisa. Com o diagnóstico, conseguiremos ver as potencialidades do município, bem como as fragilidades, onde temos que mudar e melhorar a saúde primária. Já estamos alterando alguns procedimentos e vamos fazer um trabalho, dentro do que foi nos apresentado, nas unidades de saúde e em todo o contexto da atenção primária. Também já está programado, para dentro de um ano, fazermos um balanço das mudanças realizadas e ver as melhorias alcançadas”, relatou. 

Rede de saúde primária

A saúde primária é a porta de entrada do paciente na atenção básica e é através do Programa da Saúde da Família (PSF) que o paciente é encaminhado para as especialidades. Fazem parte da equipe básica de atenção primária no PSF um médico clínico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e agentes comunitárias, além dos profissionais da saúde bucal.

Atualmente, Forquilhinha conta com nove unidades de saúde, e mais uma será inaugurada em dezembro para atender seus quase 30 mil habitantes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 19:09
Compartilhar Comente

Acadêmicos de Letras compartilham vivências em escolas e oficinas

Acadêmicos de Letras compartilham vivências em escolas e oficinas
Socialização de experiências de estágio abre espaço para relatos de estudantes, que contam suas atuações em salas de aula (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os acadêmicos das disciplinas de estágio supervisionado de Língua Portuguesa II e Língua Estrangeira II e da segunda licenciatura em Língua Inglesa do curso de Letras da Unesc vivenciaram, através de uma mesa redonda online, um momento especial de socialização das experiências vividas ao longo do semestre.

Foi mais uma noite de aprendizado e de compartilhamento de sentimentos que permeiam a docência nos tempos atuais. O encontro foi promovido na última quinta-feira (25/11) pelos professores orientadores Daniela Arns Silveira, Carlos Schlickmann e Richarles Souza de Carvalho.
A ideia da socialização externa de estágio é a de que os estudantes possam conversar sobre suas vivências no ambiente escolar como futuros professores e professoras, cujas atuações permitem sentir um pouco da prática da docência. “O momento da socialização significa uma rica troca de experiências, visando a atuação docente vindoura, sempre levando em consideração uma sólida base teórica”, comentou o professor Richarles.

Em nome da coordenação do curso de Letras, a professora Cibele Freitas reforçou a relevância da atividade para a formação dos graduandos. “É extremamente importante”, finalizou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 19:06
Compartilhar Comente

Unesc participa de encontro nacional de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação

Unesc participa de encontro nacional de pró-reitores de pesquisa e pós-graduação
Evento, no formato híbrido e promovido pela Universidade Federal do Acre, tratou de “Ciência e Sociedade: Estratégias para uma comunicação eficiente” (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc esteve representada no 37º Encontro Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Enprop) que ocorreu na última semana. O evento, de forma híbrida e sediado pela Universidade Federal do Acre (UFAC), de Rio Branco, teve como tema “Ciência e Sociedade: Estratégias para uma Comunicação Eficiente”.

“Foi um momento de muito debate e muitas reflexões. Foram discutidas questões levantadas pelo Plano Nacional da Pós-Graduação 2011-2020, assim como o cenário atual, seus desafios e incertezas, entre outros temas”, comentou a diretora de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Patrícia de Aguiar Amaral, que representou a Universidade. A assessora da diretoria, Giovana Ilka Jacinto Salvaro, também participou do evento.

O Enprop, que ocorre anualmente, constitui-se como um dos principais ambientes de debate e elaboração de propostas para o desenvolvimento da pesquisa, da pós-graduação e da inovação nas instituições acadêmicas e de pesquisa no Brasil.

A coordenadora do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação da regional Norte e Amazônia Legal e presidente da edição do Enprop, Margarida Lima Carvalho, destacou o trabalho dos pró-reitores de Pesquisa e Pós-Graduação do Brasil. “Estamos na guerra da conquista pela ciência, pelo conhecimento e progresso geral da nação”, disse.

O evento congrega os pró-reitores de instituições públicas, privadas, confessionais e comunitárias que atuam na pesquisa e pós-graduação, além de diretores de pesquisa e pós-graduação, coordenadores de programas de pós-graduação e pesquisa, e convidados.

O encontro foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propeg) da UFAC e contou com patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Palestras

O professor José Alexandre Felizola Diniz Filho, da Universidade Federal de Goiás (UFG), fez a palestra de abertura e abordou o tema “Ciência e Sociedade: estratégias para a comunicação eficiente”.

Segundo ele, a ciência está em tudo à nossa volta e a informação se difunde a uma velocidade impressionante. “A ciência e o desenvolvimento tecnológico, apesar de muitas dificuldades e efeitos colaterais, são a melhor maneira de resolvermos nossos problemas”, comentou.

Para o professor Herton Escobar, da Universidade de São Paulo (USP), que também palestrou, citou que “falta a percepção que existe ciência boa no Brasil e que essa ciência é feita principalmente dentro das Universidades”.

Outros temas

Ainda durante o Enprop foram abordados outros temas relevantes como a “Pesquisa básica e pesquisa aplicada: conceitos em transformação”, “Bolsas de formação e bolsas de pesquisa e suas motivações”, “Capes e o sistema nacional de pós-graduação”, “Produção da ciência em tempos de crise”, “Ciência e ensino de pós-graduação”, “Plano nacional de pós-graduação” e “Planejamento estratégico para a pesquisa e pós-graduação no Brasil”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 16:47
Compartilhar Comente

Assistidos da Casa da Infância transformam ideias em produtos com apoio da Unesc

Assistidos da Casa da Infância transformam ideias em produtos com apoio da Unesc
Projeto de Extensão Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem realizou oficinas com foco no desenvolvimento de habilidades (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Compreende-se que o profissional dos tempos atuais deve ser um empreendedor, responsável por sua carreira, gerindo conhecimentos de forma que possa ser produtivo em qualquer modalidade de trabalho. Tudo isso ora como empregado, ora como empregador. Esse é um dos propósitos do Projeto de Extensão Empregabilidade e Empreendedorismo Jovem da Unesc, que encerrou as atividades de 2021 na última sexta-feira (26/11), aos adolescentes assistidos da Casa da Infância, de Criciúma.

Conforme a coordenadora do projeto, professora Elenice Juliani Engel, ao longo do ano foram realizadas 10 oficinas com os adolescentes. Uma delas teve foco na criatividade. A atividade que ocorreu em outubro teve a participação do curso de graduação em Design da Unesc, que interpretou desenhos geométricos e elaborou produtos que auxiliarão na próxima etapa do projeto, conforme explicou a professora.

“Durante essa oficina, os assistidos da Casa da Infância trabalharam a criatividade por meio de desenhos em formas geométricas. Com os desenhos em mãos, os alunos da segunda fase do curso de Design da Unesc interpretaram, reutilizaram e criaram três produtos”, contou Elenice. Dentre os itens produzidos estão canecas, camisetas e ecobags, que serão opções de brindes promocionais da Casa da Infância.

Conforme a professora, esses produtos desenvolvidos pelos acadêmicos serão essenciais para o trabalho que será realizado em 2022 na Casa da Infância. “No próximo ano vamos realizar com os assistidos o exercício das vendas, da apresentação e da construção de e-commerce que é a venda pela internet”, argumentou.

“Esse ano, fizemos toda essa interpretação em uma parceria com o curso de Design. Ano que vem, com a retomada das atividades, vamos partir para o exercício de empreendedorismo social”, complementou Elenice.

O objetivo do projeto é estimular jovens e adolescentes na geração de trabalho e renda, com inclusão social por meio de capacitação empreendedora. Elenice destacou, ainda, que as oficinas serão retomadas em fevereiro. O projeto conta com professores e acadêmicos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis, na modalidade EaD (Ensino à Distância).

Encerramento

O evento de encerramento das atividades deste ano contou com a presença dos professores do projeto Ricardo Pieri e Volmar Madeira, além de Haron Fabre, da Unesc Tec, e João Luis Rieth do curso de Design.

Houve também a distribuição de doces e um delicioso café, patrocinados pelas empresas parceiras do projeto: Setup, Panificadora Santos Dumont e AM Telecomunicações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de novembro de 2021 às 15:56
Compartilhar Comente