A confiança dos alunos do Colégio Unesc no Enem
O campus da Unesc esteve movimentado neste domingo (21/11). As dependências da Universidade foram utilizadas para receber 3.157 alunos aptos a prestarem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Cerca de 40 estudantes do ensino médio do Colégio Unesc marcaram presença no primeiro dia das provas de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências Humanas e suas tecnologias e Redação.
Entre os participantes pelo Colégio Unesc estão alunos das primeiras e segundas séries do ensino médio que aproveitam a oportunidade para adquirir experiências para quando completarem o Terceirão. É o caso da aluna do segundo ano, Suyanne Rodrigues, que se inscreveu neste ano para treinar e testar seus conhecimentos. “Eu estou fazendo a prova como 'treineira' para saber como é. Espero que seja uma boa experiência para o ano que vem”, avaliou.
A aluna do Terceirão do Colégio Unesc, Caroline Fleck, pretende cursar Medicina em uma Universidade federal. “Espero que hoje, no dia do Enem, a gente faça uma boa prova e represente muito bem o Colégio”, comentou. Já o seu companheiro de classe, Nando Casagrande Monteiro, disse estar ansioso, mas preparado para o exame. “Vou fazer essa prova porque eu estudei o ano inteiro, fiz cursinho e me sinto apto para fazer esses exames. Espero que consiga passar tranquilamente pelas questões”, explicou.
Outro aluno do terceirão do Colégio Unesc, Kauan Costa, disse estar muito feliz por terminar o ensino médio e pela oportunidade de prestar o Enem. "Estou contente e bem preparado para as provas, fazer essa redação e prova de humanas e linguagens. Estou bem confiante para tirar um notão”, disse.
No mesmo astral, a aluna Maria Eduarda de Medeiros disse estar tranquila e espera obter boas notas. “Quero cursar Engenharia Química e espero ir muito bem no Enem, para poder conquistar a minha vaga”, enfatizou.
A mãe do aluno Nando, Carla Casagrande Monteiro, mencionou a expectativa de um bom desempenho do seu filho no Enem. “Este é um momento único, e a primeira prova que ele vai fazer após terminar o Ensino Médio. O que eu disse para ele é que a formação dele, aqui na Unesc, foi muito boa, muito rica, e ele está muito preparado para fazer as provas. Agora é hora de mostrar o conhecimento adquirido”, destacou.
Para a professora do Prepara Enem e de Língua Portuguesa e Produção Textual do Colégio Unesc, Katiana Possamai, é grande a expectativa em relação ao desempenho dos alunos na redação, como em todos os anos. "Vamos torcer para que nossos alunos saiam da melhor forma possível e que saibam diante de qualquer tema, desenvolver um bom texto dentro da estrutura dissertativo-argumentativa solicitado pela prova”, avaliou.
Segundo a coordenadora de ensino do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, o apoio aos alunos que prestam o Enem é muito importante para tranquilizá-los neste momento de tensão. “Temos cerca de 40 alunos prestando os exames, um momento que significa muitos aos nossos alunos. É a oportunidade de mostrar seus conhecimentos, inclusive ter a chance de entrar em uma Universidade com bolsa. Nossas expectativas são muito boas, todos se prepararam ao longo do ano. Temos alunos e alunas da primeira, segunda e terceira série participando do Enem. Sendo que os estudantes da primeira e segunda série são nossos 'treineiros' e o pessoal do Terceirão está bem tranquilo, e tem todo o nosso apoio para irem bem nessas provas”, enfatizou.
O segundo dia do Enem está marcado para o próximo domingo, 28, no mesmo horário deste domingo. Na próxima rodada de provas, serão aplicadas as 45 questões de Matemática e suas tecnologias e mais 45 questões de Ciências da Natureza e suas tecnologias. Neste ano, 3.109.762 estudantes se inscreveram para os exames. Em Santa Catarina são 75.707 inscritos.
Para que serve o Enem
Os candidatos poderão utilizar a nota do Enem para se candidatar ao processo seletivo do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e para as Universidades públicas. Nas particulares, a nota serve para pleitear o financiamento estudantil do Fies e as bolsas de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni). Em Portugal, diversas instituições universitárias aceitam a nota como critério para entrada em seus cursos de graduação.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de novembro de 2021 às 14:56Novembro Azul: Semana intensa de atividades pelos homens
O bem estar e os cuidados com a saúde do homem estão sendo prioridade em mais um Novembro Azul. A diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, em parceria com a Coordenação de Saúde e o Departamento de Desenvolvimento Humanos (DDH) da Unesc, estão promovendo nesta semana diversas ações para alertar os homens sobre a conscientização e prevenção do câncer de próstata, bem como a importância dos cuidados com a saúde.
Na manhã desta terça-feira (23/11), a Clínica Escola de Enfermagem realizou em suas dependências ações de testagem rápida para HIV (Aids), HCR (Hepatite C), sifílis e HBsAG (Hepatite B). Aqueles que perderam a oportunidade de realizar a testagem ainda poderão procurar na próxima sexta-feira (26/11), na Clínica Escola, nos seguintes horários: pela manhã, das 8h30min às 11h15min e à tarde, das 13h30min às 16h30min. Para fazer os exames é necessário apresentação de um documento oficial com foto.
Também na manhã de sexta, às 10 h, nas Clínicas Integradas, o curso de Nutrição irá promover abordagens com avaliação nutricional e orientação sobre prevenção de câncer. Muffins integrais de tomate também serão distribuídos para degustação.
Bem estar
Para propiciar o bem estar aos homens que passarem pelo hall da reitoria, muitas ações estão programadas para a tarde desta quarta-feira (24/11), a partir das 13h30min. O Ambulatório de Farmácia Clínica e Práticas Integrativas e Complementares, preparou atividades de yoga, auriculoterapia, crâniopuntura, reike, fitoterapia, homeopatia, aromaterapia, dança circular, avaliação de farmacoterapia, verificação de glicemia e pressão arterial e muito mais.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de novembro de 2021 às 14:32Ações do curso de Farmácia reforçam Novembro Azul na Unesc
Os homens da Unesc e aqueles que transitaram pelo hall da reitoria na tarde desta quarta-feira (24/11) tiveram uma oportunidade única. Foi uma chance especialmente preparada para que eles cuidassem da saúde. As acadêmicas do Ambulatório de Farmácia Clínica e Práticas Integrativas e Complementares ofereceram atividades de yoga, auriculoterapia, crâniopuntura, reiki, fitoterapia, homeopatia, aromaterapia, dança circular, avaliação de farmacoterapia, verificação de glicemia e pressão arterial.
Segundo a professora Flávia Rigo, do curso de Farmácia, o momento é de reflexão, conscientização e orientação em alusão ao Novembro Azul, visando a prevenção do câncer de próstata.
“Oferecemos várias práticas integrativas que ajudam a diminuir estresse, e ajudam a relaxar. O homem precisa de um cuidado especial neste Novembro Azul, já que é muito desligado com relação aos cuidados com a saúde. Queremos alertá-los sobre o risco do câncer de próstata, por isso estamos aqui para orientá-los da melhor forma possível”, explicou.
Para o colaborador do Museu de Zoologia Morgana Cirimbelli Gaidzinski, Rodrigo Ribeiro de Freitas, a iniciativa é extremamente interessante e importante, tendo em vista que o homem não se cuida tanto quanto a mulher.
“Quando se tem a oportunidade de estar sendo beneficiado, com várias atividades aqui no campus, isso é muito importante até pela facilidade. Isto também mostra a preocupação da Universidade com a saúde do seu funcionário, da sua comunidade acadêmica e de todos que acabam passando por aqui. É uma oportunidade única de fazer vários tipos de tratamentos, aqui neste mês importante para o homem”, comentou.
Testagem rápida
As ações do Novembro Azul continuam na próxima sexta-feira (25/11), na clínica da Escola de Enfermagem. Haverá testagem rápida para HIV (Aids), HCR (Hepatite C), sífilis e HBsAG (Hepatite B), pela manhã, das 8h30min às 11h15min, e à tarde, das 13h30min às 16h30min. Para a realização desses exames é necessário apresentar um documento oficial com foto.
Ainda na manhã de sexta, às 10 horas, nas dependências das Clínicas Integradas, o curso de Nutrição irá promover abordagens com avaliação nutricional e orientação sobre prevenção de câncer. Muffins integrais de tomate também serão distribuídos para degustação.
A promoção do Novembro Azul é uma parceria da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias com a Coordenação de Saúde e o Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH) da Unesc.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de novembro de 2021 às 14:24Professora da Unesc é eleita para participar do Conselho Regional de Farmácia
A professora e egressa do curso de Farmácia da Unesc, Bruna Giassi Wessler, foi eleita neste mês para ocupar uma cadeira de titular no Conselho Regional de Farmácia de Santa Catarina (CRF/SC). Bruna foi a mais votada na disputa estadual com 3.647 votos, 7,83% dos votos válidos, entre 21 candidatos. A posse está marcada para 10 de dezembro.
Ela contou, em entrevista ao programa Nossa Unesc que vai ao ar às 20h15min desta quinta-feira (25/11), detalhes da eleição, os planos para o mandato que exercerá no CRF/SC e algumas das pautas que pretende levar para as discussões dos farmacêuticos em nível estadual. O programa, que é exibido em TV aberta pela RTV Criciúma, canal 19.1 digital, já está disponível no canal Unesc Oficial no Youtube.
A eleição
Conforme o regimento interno do CRF/SC, Bruna toma posse neste ano, mas só começa a exercer o cargo no triênio 2023 a 2026. Sua bandeira de campanha foi baseada na aproximação da entidade com os associados. “Quanto mais o CRF estiver próximo, mais a gente consegue verificar quais os principais pontos precisamos melhorar para beneficiar os profissionais da nossa região”, explicou Bruna.
Segundo a futura conselheira, o Sul catarinense estava sem representatividade dentro da instituição há muito tempo. “Vamos recuperar este tempo e trabalhar para ampliar as ações. Estão surgindo várias áreas de atuação para o farmacêutico, como a farmácia clínica, a dupla Responsabilidade Técnica (RT), e também estamos pleiteando junto às prefeituras a contratação de profissionais para as farmácias das unidades de saúde”, acrescentou.
A professora Bruna fez parte da chapa da situação, que saiu vencedora do pleito. “Temos muitas ações e muitas propostas que já vêm sendo desenvolvidas, algumas questões que agora por conta da pandemia a gente teve que tirar do papel. Vamos buscar resolver as questões de documentação para facilitar a inscrição dos profissionais e orientá-los sobre as outras áreas de atuação do farmacêutico que estão sendo regulamentadas e evoluindo através das consultas públicas", frisou.
Farmácia clínica
Uma das principais bandeiras abordadas por Bruna no período eleitoral do CRF foi a adoção da farmácia clínica em Santa Catarina. Trata-se de uma política de conciliação terapêutica, já regulamentada em nível nacional, que permite aos farmacêuticos oferecer consultas a pacientes em farmácias.
"É como se fosse uma consulta farmacêutica. Dentro desse atendimento, a gente pode realizar diversas ações, dependendo do que o paciente necessitar. A gente pode fazer prescrição de alguns tipos de medicamentos, tudo já regulamentado. Podemos fazer encaminhamentos, solicitar exames e, principalmente, fazer análise dos medicamentos que o paciente já utiliza", comentou.
Ela apontou os diversos casos de pacientes polimedicados, "muitos que tomam de 10 a 20 medicamentos, para os quais, na consulta, a gente conseguirá analisar os medicamentos que tomam, os melhores horários, as relações entre um e outro e eventuais excessos". Bruna observou que, caso problemas sejam detectados, o farmacêutico pode procurar o médico responsável pela prescrição para rever o receituário.
Momento de fiscalizar
Para a conselheira eleita, a fiscalização do exercício profissional também estará em pauta quando estiver em atuação no CRF/SC. “Vamos fiscalizar e orientar aqueles que estão em atividades, mas não estão em dia com o Conselho. Também estaremos verificando carga horária, estabelecimento funcionando sem farmacêutico e mostrar a importância do Conselheiro para a categoria”, destacou.
Assista a íntegra da entrevista no Programa de TV "Nossa Unesc":
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de novembro de 2021 às 14:04Poetiz[arte] é cultura pura com os alunos do Colégio Unesc
Os professores da área de linguagens do Colégio Unesc, junto aos alunos da primeira série do Ensino Médio, conduziram na tarde desta quarta-feira (24/11) um momento de reencontros e de aproximações entre arte, música e literatura. Na oportunidade, os estudantes mostraram os seus talentos artísticos no primeiro Sarau “Poetiz[arte]: as manifestações como um espelho de Sí”, por meio de apresentações musicais e de balé clássico, declamação de poemas e exposições de trabalhos artísticos autorais.
Segundo os professores Gabriel Valga, de Artes, Beatris Pizoni de Freitas, de Literatura, Marina Coelho, de Produção Textual e Vivian Miranda Cypriano, de Língua Portuguesa, o objetivo desta ação interdisciplinar foi o de realizar um evento que, além de unir os componentes curriculares, também configurasse um momento de contemplação e de expressão para os alunos.
Conforme declara o professor Gabriel “Provocamos, neste grande encontro, a reflexão dos nossos alunos sobre o retorno à presencialidade, ao convívio com os colegas e com a escola. É, para além de tudo, uma oportunidade de trocar calor humano e afeto. Isso, com tamanha certeza, a Arte e a Literatura conseguem afagar com maestria.”, explicou.
A música foi uma das principais atrações do “Poetiz[arte]”. A dupla formada pelos alunos Juan Santin Leal, na guitarra, e Ethan Douglas Gouvêa Zanatta Mota, no vocal, trouxe para o evento clássicos do rock nacional.
Juan, aluno do nono ano II, conta que o sarau é muito importante para o estímulo à arte. “É uma oportunidade de mostrar o talento de cada um. A arte também é um instrumento de resistência”, disse. O vocalista e aluno da primeira série I, Ethan, foi na mesma linha e acrescentou que “estes eventos realizados no colégio acabam revelando muitos talentos, e a arte é ideal para isto. Gostei da oportunidade e espero que no ano que vem tenha muitos iguais a este”, avaliou.
A estudante e bailarina da primeira série I, Fernanda da Luz Zilli, realizou uma apresentação solo mostrando o seu talento na ponta dos pés. Seu sonho é ser uma bailarina profissional. “Considero muito importante ter eventos como o sarau de hoje. É uma grande oportunidade para todos: para mim que quero ir em busca do meu sonho, bem como para os que se apresentaram. Que eles possam realizar seus desejos, seja através da arte ou por outros caminhos”, falou.
As alunas da primeira série I, Ana Júlia Pierini Medeiros, Estér Schulter Serafim e Maria Laura Silvério Meurer, declamaram o poema “Meus oito anos”, de Casimiro de Abreu. O aluno da primeira série II, Gabriel Oliveira Eillemann, apresentou o poema “Pontinho de Vista”, de Pedro Bandeira. Já o estudante Eliel Borges Santana recitou “Poeminha do Contra” de Mário Quintana.
Para encerrar o evento com chave de ouro, os alunos das duas primeiras séries colheram e trocaram mensagens da árvore do Jardim da Gratidão, que estava repleta de frutos das reflexões estudantis produzidas durante o ano.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
26 de novembro de 2021 às 13:56
Newsletter
RSS