AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Semana Acadêmica do curso de Educação Física inicia com um dos maiores nomes do treinamento de força do Brasil

Semana Acadêmica do curso de Educação Física inicia com um dos maiores nomes do treinamento de força do Brasil
Professor doutor Belmiro de Salles abriu os trabalhos do evento, nesta segunda-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de Bacharelado em Educação Física estarão reunidos de forma virtual até esta quarta-feira (25/11), para debater temas como força e hipertrofia muscular, carreira de personal trainer e a responsabilidade do profissional da área na promoção e prevenção da saúde. Os temas fazem parte da Semana Acadêmica 2020 do curso de Educação Física da Unesc, que iniciou na manhã desta segunda-feira (23/11) com a participação de um dos maiores nomes do treinamento de força do país, o treinador, professor doutor e pesquisador do Stlab, Belmiro de Salles.

Além de palestras virtuais, a Semana Acadêmica contará com gincana entre os estudantes e sorteio de brindes. Toda a programação será realizada de forma online pelo canal da Unesc TV no YouTube. O evento seguirá com palestras na terça-feira (24/11), com o professor mestre Leonardo Lima e na quarta-feira (25/11), com Cristiano Parente, eleito o melhor personal trainer do mundo em 2014. Mais detalhes da programação estão disponíveis na página (clique aqui). 

Ao abordar o tema “Intervalos entre séries e repetições para força e hipertrofia”, na manhã desta segunda-feira, Salles salientou que o controle dos intervalos entre as séries faz a diferença no resultado do treino. “Na literatura temos que intervalos longos são mais utilizados para força e potência, contribuindo com a recuperação do sistema neural e dos fosfagênios. Já para hipertrofia, intervalos menores. No entanto, especialmente para a hipertrofia, ainda tentamos responder se deveríamos utilizar intervalos mais curtos ou mais longos”.

O palestrante tratou ainda sobre densidade do treino e estímulo e trouxe os fatores causados por intervalos longos, de 3 a 5 minutos, recomendados para treinos que buscam a força: ótimo recrutamento neural; recuperação neural; recuperação energética; manutenção da carga e manutenção de volume. Já no caso de intervalos curtos, de até 1 minuto e indicados para a hipertrofia, os principais fatores seriam: fadiga; dano muscular; resposta hormonal; resposta metabólica e “pump” hiperemia.  

A palestra de abertura do evento foi mediada pelo professor da Unesc, Lucas Helal.

Ciência e prática

A abertura do evento contou com a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que parabenizou professores e acadêmicos pelo evento e salientou a capacidade de superação de estudantes e professores neste ano. “Nos reinventamos em curto espaço de tempo e organizamos uma estrutura tecnológica que além das aulas mediadas por tecnologia, permitiu eventos como esse. Todo esse cabedal de conhecimento em ensino, pesquisa e extensão precisa estar disponível para as pessoas e contribuir com o desenvolvimento regional. Vejo isso no curso de Educação Física e inclusive nesse evento, que é um dos claros exemplos das potencialidades de uma universidade comunitária”, afirma.

A reitora salientou ainda a importância do profissional de Educação Física para a qualidade de vida e saúde da população, ao colaborar com a promoção da saúde e da prevenção de doenças e complicações decorrentes delas.

O coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, salientou a importância do evento para a formação de novos profissionais de Bacharelado e para o compartilhamento de informações também com os profissionais da área. “A Semana Acadêmica traz um grande conhecimento prático, aliado ao científico, para estabelecer diálogos e reflexões sobre temas relevantes”, considera.

A Semana Acadêmica 2020 ocorre dentro da disciplina de Organização e Administração Desportiva, ministrada pelo professor Tiago Lock Silveira, presente na abertura oficial dos trabalhos. O momento teve ainda a participação da representante do Centro Acadêmico (CA) de Educação Física, Daiana Ramos Martins.

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de novembro de 2020 às 11:50
Compartilhar Comente

Unesc reúne prefeitos e prefeitas eleitas para discutir projetos para a região

Unesc reúne prefeitos e prefeitas eleitas para discutir projetos para a região
Universidade lança série “Cidades do sul: desenvolvimento regional no cenário pós-eleição", que a partir desta segunda-feira (23/11), todos os dias, dialoga com um dos eleitos sob mediação da reitora Mais imagens

Com o fim das eleições de 2020, a Unesc, que está ligada diretamente aos municípios da Região Carbonífera (Amrec) e Extremo Sul Catarinense (Amesc) desde a sua criação, dá um novo passo para refletir o desenvolvimento socioeconômico do Sul do estado. A partir desta segunda-feira (23/11), a Universidade lança uma série de encontros com os prefeitos eleitos e reeleitos e prefeitas dos 27 municípios da região. 

 A série “Cidades do Sul: desenvolvimento regional no cenário pós-eleição” será mediada pela reitora, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, terá a participação de autoridades acadêmicas e o apoio do reitor da Unibave, Guilherme Valente. Os encontros serão transmitidos ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 20h, pelo canal da Unesc TV no YouTube.

De acordo com a reitora, a Unesc é, junto da Associação dos Municípios da Região Carbonífera e da Unibave, uma das protagonistas do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da região, que já tem 70% dos trabalhos concluídos, e, como a Universidade Comunitária da região, deve refletir o futuro junto dos novos gestores.  "A Unesc é uma Universidade da comunidade e, como tal, tem o papel de oferecer essa expertise construída aqui a todos os municípios da nossa região. Assim, cresceremos todos”, aponta Luciane.

Conforme ela, vivemos um período atípico e os eleitos e eleitas têm ainda mais desafios nos anos que seguem. “Temos 52 anos de história construída e a colocaremos, associada à inovação, tanto no ensino, pesquisa e extensão, como na prestação de serviços, para ajudá-los no que for possível. E já começamos agora”, adianta.

A série trará os eleitos e eleitas conforme disponibilidade de agenda, começando por aqueles que venceram na Amrec e posteriormente os vitoriosos na Amesc. “Queremos dialogar sobre o futuro das cidades, conforme os projetos dos eleitos, sobretudo nos aspectos essenciais à vida humana, como a saúde, a economia, a educação, a geração de emprego e renda e, claro, o desenvolvimento. Todos os dias teremos convidados especiais que ajudarão nos direcionamentos aos municípios”, acrescenta a reitora.

Junto da reitora Luciane e do reitor Guilherme auxiliando na discussão, estarão membros do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação; da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt); dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Educação e da Escola de Comunicação Criativa (ECoCria) da Unesc.

O diálogo também poderá ser acompanhado por toda a população, que conseguirá participar de forma ativa, deixando seus questionamentos e sugestões.

O primeiro convidado, que já participará nesta segunda-feira, é o prefeito eleito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri, do MDB. Os demais participantes serão divulgados, todos os dias, por meio das redes sociais da Universidade.

Matheus Reis - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de novembro de 2020 às 13:04
Compartilhar Comente

Sábado de “encontro latino” na Unesc

Sábado de “encontro latino” na Unesc
Estudantes brasileiros e argentinos trocaram experiências sobre dupla titulação possibilitada a alunos do curso de Design de Produto Mais imagens

O sábado (21/11) foi marcado por um “encontro virtual latino” na Unesc. Isto porque estudantes brasileiros, da Universidade, e argentinos, da Universidade Nacional de Avellaneda, se reuniram para discutir as experiências vividas nos dois países graças à parceria firmada entre as instituições, que possibilita a dupla titulação entre cursos da área do Design.

De acordo com o coordenador do curso de Design de Produto da Unesc, João Rieth, no final de 2020 se fecha o primeiro ciclo desta parceria. Depois do acadêmico Caio Canarin Mroninski passar um ano no país vizinho entre 2017 e 2018, agora a Universidade recebe a estudante Camila Eliana Villasuso, que chegou em 2019 e fica até o final deste ano em Criciúma. “Vivemos neste sábado uma excelente oportunidade para perceber o impacto que a dupla titulação possibilitou aos nossos estudantes, se tratando de crescimento pessoal e profissional”, ressalta Rieth.

O encontro aconteceu cerca de um mês depois da parceria entre Unesc e Universidade Nacional de Avellaneda ser reconhecida pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIE) entre as melhores de Práticas de Qualidade na Internacionalização.

Parceria firmada em 2015

As tratativas para a dupla titulação entre as instituições argentina e brasileira iniciou em 2011 e foi concretizada em 2015. Neste período, professores da Universidade de Avellaneda visitaram e Unesc e também receberam os professores da instituição brasileira em seu campus.

Matheus Reis - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de novembro de 2020 às 18:20
Compartilhar Comente

Aplicação da educação empreendedora em diferentes níveis de ensino é tema de debate na Unesc

Aplicação da educação empreendedora em diferentes níveis de ensino é tema de debate na Unesc
Evento realizado na noite desta sexta-feira (20/11) faz parte da Semana Global de Empreendedorismo (Fotos: Reprodução) Mais imagens

O Núcleo de Empreendedorismo da Unesc liderou, na noite desta sexta-feira (20/11), um rico debate no qual autoridades da educação em diferentes níveis de ensino trocaram experiências sobre a aplicação da educação empreendedora sob suas óticas. A ação faz parte da Semana Global de Empreendedorismo, evento que acontece simultaneamente em mais de 180 países.

A aplicação da cultura empreendedora já nos primeiros anos de ensino regular, na graduação, na extensão e no âmbito da pós-graduação, assim como dados acerca do assunto, experiências de sucesso e cases inspiradores estiveram entre o conteúdo do debate.

Protagonizaram e enriqueceram as discussões, mediadas pela coordenadora do Núcleo, Cristiane Dias, os convidados Giselle dos Passos Vieira, diretora do Colégio Unesc; Abel Correa de Souza, coordenador do Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor (Pope) da Unesc e Melissa Watanabe, professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico, estes representando os âmbitos da educação básica, da graduação e da pós-graduação, respectivamente.

Participaram ainda a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Unesc, Gisele Coelho Lopes, e o professor que integra o Núcleo de Empreendedorismo e coordena a ação na Unidade Araranguá, Diogo Morais.

O propósito do encontro, para a coordenadora do Núcleo, focado no entendimento do empreendedorismo nessa triangulação, de o que é a educação empreendedora e como ela acontece em cada um dos níveis, foi mais que atingido. “Saímos daqui com o propósito cumprido e borbulhando de ideias para colocar em prática. Minha palavra para hoje é gratidão. Por essas conexões que a gente faz, por hoje e por ontem”, destacou ao encerramento do evento.

Transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, o conteúdo da mesa redonda pode ser assistido a qualquer tempo no link:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de novembro de 2020 às 22:40
Compartilhar Comente

Eleito para o terceiro mandato, Paulo Ferrarezi aposta na experiência como diferencial na Câmara

Eleito para o terceiro mandato, Paulo Ferrarezi aposta na experiência como diferencial na Câmara
Vereador somou 2.416 votos na Eleição do último final de semana (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

O vereador de Criciúma Paulo Ferrarezi foi eleito, no último final de semana, para mais um mandato de quatro anos no Legislativo. Chegando a sua terceira passagem pela Câmara de Vereadores, Paulo aposta na experiência adquirida para melhorar sua atuação como legislador.

A campanha, conforme ele, foi feita no pedido de votos casa a casa, o que resultou no total de “2.416 votos de confiança”. “Graças a Deus fui muito bem recebido. O resultado está aí. Agradeço a cada cidadão que confiou em mim para ser vereador novamente nos próximos quatro anos e garanto que serei mais uma vez muito atuante, legislando e, principalmente, fiscalizando”, afirmou.

O contato com a Unesc, de acordo com Paulo, sempre foi próximo, já que as filhas estudam na Instituição e ao longo dos mandatos na Câmara já pôde conhecer de perto o trabalho realizado, em especial nas Clínicas Integradas. “Considero a Universidade uma grande parceira minha e de da minha família. Quero ser, enquanto vereador, ainda mais próximo, dando a minha contribuição como legislador dessa cidade”, pontuou.

Confira a entrevista completa concedida à Unesc TV:

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de novembro de 2020 às 16:06
Compartilhar Comente