Semana Acadêmica do curso de Educação Física inicia com um dos maiores nomes do treinamento de força do Brasil
Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais de Bacharelado em Educação Física estarão reunidos de forma virtual até esta quarta-feira (25/11), para debater temas como força e hipertrofia muscular, carreira de personal trainer e a responsabilidade do profissional da área na promoção e prevenção da saúde. Os temas fazem parte da Semana Acadêmica 2020 do curso de Educação Física da Unesc, que iniciou na manhã desta segunda-feira (23/11) com a participação de um dos maiores nomes do treinamento de força do país, o treinador, professor doutor e pesquisador do Stlab, Belmiro de Salles.
Além de palestras virtuais, a Semana Acadêmica contará com gincana entre os estudantes e sorteio de brindes. Toda a programação será realizada de forma online pelo canal da Unesc TV no YouTube. O evento seguirá com palestras na terça-feira (24/11), com o professor mestre Leonardo Lima e na quarta-feira (25/11), com Cristiano Parente, eleito o melhor personal trainer do mundo em 2014. Mais detalhes da programação estão disponíveis na página (clique aqui).
Ao abordar o tema “Intervalos entre séries e repetições para força e hipertrofia”, na manhã desta segunda-feira, Salles salientou que o controle dos intervalos entre as séries faz a diferença no resultado do treino. “Na literatura temos que intervalos longos são mais utilizados para força e potência, contribuindo com a recuperação do sistema neural e dos fosfagênios. Já para hipertrofia, intervalos menores. No entanto, especialmente para a hipertrofia, ainda tentamos responder se deveríamos utilizar intervalos mais curtos ou mais longos”.
O palestrante tratou ainda sobre densidade do treino e estímulo e trouxe os fatores causados por intervalos longos, de 3 a 5 minutos, recomendados para treinos que buscam a força: ótimo recrutamento neural; recuperação neural; recuperação energética; manutenção da carga e manutenção de volume. Já no caso de intervalos curtos, de até 1 minuto e indicados para a hipertrofia, os principais fatores seriam: fadiga; dano muscular; resposta hormonal; resposta metabólica e “pump” hiperemia.
A palestra de abertura do evento foi mediada pelo professor da Unesc, Lucas Helal.
Ciência e prática
A abertura do evento contou com a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que parabenizou professores e acadêmicos pelo evento e salientou a capacidade de superação de estudantes e professores neste ano. “Nos reinventamos em curto espaço de tempo e organizamos uma estrutura tecnológica que além das aulas mediadas por tecnologia, permitiu eventos como esse. Todo esse cabedal de conhecimento em ensino, pesquisa e extensão precisa estar disponível para as pessoas e contribuir com o desenvolvimento regional. Vejo isso no curso de Educação Física e inclusive nesse evento, que é um dos claros exemplos das potencialidades de uma universidade comunitária”, afirma.
A reitora salientou ainda a importância do profissional de Educação Física para a qualidade de vida e saúde da população, ao colaborar com a promoção da saúde e da prevenção de doenças e complicações decorrentes delas.
O coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Márcio de Farias, salientou a importância do evento para a formação de novos profissionais de Bacharelado e para o compartilhamento de informações também com os profissionais da área. “A Semana Acadêmica traz um grande conhecimento prático, aliado ao científico, para estabelecer diálogos e reflexões sobre temas relevantes”, considera.
A Semana Acadêmica 2020 ocorre dentro da disciplina de Organização e Administração Desportiva, ministrada pelo professor Tiago Lock Silveira, presente na abertura oficial dos trabalhos. O momento teve ainda a participação da representante do Centro Acadêmico (CA) de Educação Física, Daiana Ramos Martins.
Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de novembro de 2020 às 11:50Unesc reúne prefeitos e prefeitas eleitas para discutir projetos para a região
Com o fim das eleições de 2020, a Unesc, que está ligada diretamente aos municípios da Região Carbonífera (Amrec) e Extremo Sul Catarinense (Amesc) desde a sua criação, dá um novo passo para refletir o desenvolvimento socioeconômico do Sul do estado. A partir desta segunda-feira (23/11), a Universidade lança uma série de encontros com os prefeitos eleitos e reeleitos e prefeitas dos 27 municípios da região.
A série “Cidades do Sul: desenvolvimento regional no cenário pós-eleição” será mediada pela reitora, professora doutora Luciane Bisognin Ceretta, terá a participação de autoridades acadêmicas e o apoio do reitor da Unibave, Guilherme Valente. Os encontros serão transmitidos ao vivo, de segunda a sexta-feira, às 20h, pelo canal da Unesc TV no YouTube.
De acordo com a reitora, a Unesc é, junto da Associação dos Municípios da Região Carbonífera e da Unibave, uma das protagonistas do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da região, que já tem 70% dos trabalhos concluídos, e, como a Universidade Comunitária da região, deve refletir o futuro junto dos novos gestores. "A Unesc é uma Universidade da comunidade e, como tal, tem o papel de oferecer essa expertise construída aqui a todos os municípios da nossa região. Assim, cresceremos todos”, aponta Luciane.
Conforme ela, vivemos um período atípico e os eleitos e eleitas têm ainda mais desafios nos anos que seguem. “Temos 52 anos de história construída e a colocaremos, associada à inovação, tanto no ensino, pesquisa e extensão, como na prestação de serviços, para ajudá-los no que for possível. E já começamos agora”, adianta.
A série trará os eleitos e eleitas conforme disponibilidade de agenda, começando por aqueles que venceram na Amrec e posteriormente os vitoriosos na Amesc. “Queremos dialogar sobre o futuro das cidades, conforme os projetos dos eleitos, sobretudo nos aspectos essenciais à vida humana, como a saúde, a economia, a educação, a geração de emprego e renda e, claro, o desenvolvimento. Todos os dias teremos convidados especiais que ajudarão nos direcionamentos aos municípios”, acrescenta a reitora.
Junto da reitora Luciane e do reitor Guilherme auxiliando na discussão, estarão membros do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação; da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt); dos Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva e Educação e da Escola de Comunicação Criativa (ECoCria) da Unesc.
O diálogo também poderá ser acompanhado por toda a população, que conseguirá participar de forma ativa, deixando seus questionamentos e sugestões.
O primeiro convidado, que já participará nesta segunda-feira, é o prefeito eleito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri, do MDB. Os demais participantes serão divulgados, todos os dias, por meio das redes sociais da Universidade.
Matheus Reis - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
22 de novembro de 2020 às 13:04Sábado de “encontro latino” na Unesc
O sábado (21/11) foi marcado por um “encontro virtual latino” na Unesc. Isto porque estudantes brasileiros, da Universidade, e argentinos, da Universidade Nacional de Avellaneda, se reuniram para discutir as experiências vividas nos dois países graças à parceria firmada entre as instituições, que possibilita a dupla titulação entre cursos da área do Design.
De acordo com o coordenador do curso de Design de Produto da Unesc, João Rieth, no final de 2020 se fecha o primeiro ciclo desta parceria. Depois do acadêmico Caio Canarin Mroninski passar um ano no país vizinho entre 2017 e 2018, agora a Universidade recebe a estudante Camila Eliana Villasuso, que chegou em 2019 e fica até o final deste ano em Criciúma. “Vivemos neste sábado uma excelente oportunidade para perceber o impacto que a dupla titulação possibilitou aos nossos estudantes, se tratando de crescimento pessoal e profissional”, ressalta Rieth.
O encontro aconteceu cerca de um mês depois da parceria entre Unesc e Universidade Nacional de Avellaneda ser reconhecida pela Organização dos Estados Ibero-Americanos (OIE) entre as melhores de Práticas de Qualidade na Internacionalização.
Parceria firmada em 2015
As tratativas para a dupla titulação entre as instituições argentina e brasileira iniciou em 2011 e foi concretizada em 2015. Neste período, professores da Universidade de Avellaneda visitaram e Unesc e também receberam os professores da instituição brasileira em seu campus.
Matheus Reis - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
21 de novembro de 2020 às 18:20Aplicação da educação empreendedora em diferentes níveis de ensino é tema de debate na Unesc
O Núcleo de Empreendedorismo da Unesc liderou, na noite desta sexta-feira (20/11), um rico debate no qual autoridades da educação em diferentes níveis de ensino trocaram experiências sobre a aplicação da educação empreendedora sob suas óticas. A ação faz parte da Semana Global de Empreendedorismo, evento que acontece simultaneamente em mais de 180 países.
A aplicação da cultura empreendedora já nos primeiros anos de ensino regular, na graduação, na extensão e no âmbito da pós-graduação, assim como dados acerca do assunto, experiências de sucesso e cases inspiradores estiveram entre o conteúdo do debate.
Protagonizaram e enriqueceram as discussões, mediadas pela coordenadora do Núcleo, Cristiane Dias, os convidados Giselle dos Passos Vieira, diretora do Colégio Unesc; Abel Correa de Souza, coordenador do Programa de Orientação ao Pequeno Empreendedor (Pope) da Unesc e Melissa Watanabe, professora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico, estes representando os âmbitos da educação básica, da graduação e da pós-graduação, respectivamente.
Participaram ainda a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento da Unesc, Gisele Coelho Lopes, e o professor que integra o Núcleo de Empreendedorismo e coordena a ação na Unidade Araranguá, Diogo Morais.
O propósito do encontro, para a coordenadora do Núcleo, focado no entendimento do empreendedorismo nessa triangulação, de o que é a educação empreendedora e como ela acontece em cada um dos níveis, foi mais que atingido. “Saímos daqui com o propósito cumprido e borbulhando de ideias para colocar em prática. Minha palavra para hoje é gratidão. Por essas conexões que a gente faz, por hoje e por ontem”, destacou ao encerramento do evento.
Transmitido ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube, o conteúdo da mesa redonda pode ser assistido a qualquer tempo no link:
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
20 de novembro de 2020 às 22:40Eleito para o terceiro mandato, Paulo Ferrarezi aposta na experiência como diferencial na Câmara
O vereador de Criciúma Paulo Ferrarezi foi eleito, no último final de semana, para mais um mandato de quatro anos no Legislativo. Chegando a sua terceira passagem pela Câmara de Vereadores, Paulo aposta na experiência adquirida para melhorar sua atuação como legislador.
A campanha, conforme ele, foi feita no pedido de votos casa a casa, o que resultou no total de “2.416 votos de confiança”. “Graças a Deus fui muito bem recebido. O resultado está aí. Agradeço a cada cidadão que confiou em mim para ser vereador novamente nos próximos quatro anos e garanto que serei mais uma vez muito atuante, legislando e, principalmente, fiscalizando”, afirmou.
O contato com a Unesc, de acordo com Paulo, sempre foi próximo, já que as filhas estudam na Instituição e ao longo dos mandatos na Câmara já pôde conhecer de perto o trabalho realizado, em especial nas Clínicas Integradas. “Considero a Universidade uma grande parceira minha e de da minha família. Quero ser, enquanto vereador, ainda mais próximo, dando a minha contribuição como legislador dessa cidade”, pontuou.
Confira a entrevista completa concedida à Unesc TV:
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
20 de novembro de 2020 às 16:06
Newsletter
RSS