Unesc inicia projeto Cidades do Sul com prefeito eleito Fernando de Faveri
Foi dado, na noite desta segunda-feira (23/11), o primeiro passo da caminhada proposta pela Unesc com apoio do Unibave no projeto “Cidades do Sul: desenvolvimento regional no cenário pós-eleição”. A ação consiste em encontros virtuais ao vivo com cada um dos 27 prefeitos eleitos da Região Carbonífera (Amrec) e Extremo Sul Catarinense (Amesc) para um diálogo sobre os projetos e direcionamentos propostos para o mandato.
O primeiro a participar do encontro mediado pela reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, foi o prefeito eleito de Cocal do Sul, Fernando de Faveri. Fernando esteve ao vivo no debate que contou ainda com a participação reitor do Unibave, Guilherme Valente, e de convidados da Unesc.
O objetivo da proposta, conforme Luciane, é mais uma vez utilizar a expertise da Universidade em prol do desenvolvimento da região. “Queremos, com isso, apoiar os prefeitos eleitos, contribuir com projetos, auxiliá-los nesses momentos, desde o primeiro dia das suas gestões. Essa é a intenção dessas duas Instituições de Ensino que reúnem o seu melhor para oferecer aos municípios”, complementou.
Conforme Guilherme, essa será uma nova união de sucesso entre as instituições que já atuam de forma conjunta na elaboração do Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec. “O Unibave, assim como a Unesc, é uma Instituição Comunitária. Já temos 46 anos de atuação na educação, na cultura e na promoção social. Nossa finalidade, além do ensino, da pesquisa e extensão, é de promover uma sociedade mais equilibrada em todos os sentidos. Desta forma, colocamos nossas instituições à disposição para desenvolvermos diferentes projetos na nova gestão”, pontuou.
Ampla discussão
Fernando de Faveri tem 46 anos, é casado e tem três filhos. Formado na graduação em Ciências Biológicas, o prefeito eleito é empresário em Cocal do Sul, onde fundou a Rádio Cocal, é membro da diretoria da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e participa de outros projetos comunitários. Na política, Fernando tem também extensa atuação. Ele foi Secretário Municipal de Saúde, Assessor Parlamentar e Gerente Regional de Saúde do Governo do Estado.
Poucos dias após o término da campanha eleitoral, já com a vitória comemorada, Fernando trabalha na preparação para a atuação que se inicia de forma oficial no dia 1º de janeiro de 2021.
Conforme ele, a chegada ao cargo de prefeito do seu Município é um sonho antigo, trazido desde a infância. “Enquanto as crianças queriam ser bombeiros, médicos, eu queria ser prefeito, já aos cinco anos. Não sei bem de onde veio a ideia, mas eu me preparei a vida toda para isso. Eu sempre enxerguei o prefeito como uma pessoa especial que pode ajudar os outros. Diante disso estudei e me aperfeiçoei para que um dia pudesse representar a minha cidade, que tanto amo, com meu trabalho, meu esforço”, declarou acrescentando a honra de ser o primeiro participante da série de entrevistas.
As propostas que defendeu ao longo da campanha e pelas quais promete trabalhar, de acordo com Fernando, são oriundas da comunidade com quem pôde conversar ao longo de anos de preparação. “Nós buscamos criar um plano simples e viável. Montamos isso ouvindo as pessoas, porque a vida não acontece em Brasília, em Florianópolis ou muito menos no gabinete do prefeito. A vida acontece no bairro, na rua onde a gente mora. Acho que por isso alcançamos o êxito, porque gastamos muita sola de sapato e ouvimos as pessoas”, pontuou.
Entre as questões respondidas pelo prefeito eleito estiveram as temáticas de valorização dos profissionais da saúde, planos para o setor da educação, enfrentamento à pandemia, entre outros assuntos. O foco agora, conforme Fernando, está nos estudos para implementação de seus projetos e contatos constantes com deputados e senadores em buscas de verbas para investimento na cidade.
O período de transição de Fernando e sua equipe de trabalho, conforme o entrevistado, será iniciado já no dia 10 de dezembro data acordada com o atual prefeito da cidade, Ademir Magagnin.
A transmissão que marcou o início da série “Cidades do Sul: desenvolvimento regional no cenário pós-eleição” contou com mais de mil expectadores ao longo de quase duas horas de profícuo debate. O material pode ser assistido na íntegra no canal Unesc TV no YouTube.
Ao longo da semana a Unesc e o Unibave farão a divulgação da agenda completa de entrevistados para os próximos dias.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de novembro de 2020 às 22:46Exposição “Memórias Subterrâneas” já pode ser visitada de modo virtual
A história de Criciúma segue sendo contada na Unesc, e pode ser contemplada de modo virtual. O material educativo, que resgata os elementos esquecidos na memória da região, traz aspectos como a mão de obra feminina no trabalho carbonífero, a degradação do meio ambiente, a desapropriação de famílias e muitos outros fragmentos da trajetória municipal. Inspirações da artista Lilian Barbon, a exposição fotográfica “Memórias Subterrâneas” pode ser visitada também na Universidade de modo presencial. As obras já estão disponíveis no Espaço Cultural “Toque de Arte”, localizado no Bloco Administrativo da Universidade.
O trabalho é o terceiro capítulo do projeto Exposições Temporárias, do Espaço Cultural Toque de Arte, contemplado com o Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019, da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). Conforme a mediadora cultural do Setor de Arte e Cultura da Instituição, Alice Meis, o trabalho faz um importante resgate do que não foi visto ou não é lembrado desde as primeiras décadas de Criciúma. “Memórias Subterrâneas compartilha por meio de fotografias um suspiro, uma reflexão sobre os anônimos e os silenciados”, destaca.
· Documento com informações da exposição, artistas, obras, espaço cultural e sugestão de ação educativa.
· Vídeo do processo de montagem da exposição
· Vídeo da exposição, com plano geral, detalhes das obras e depoimento da artista e mediadora cultural
· Vídeo da abertura da exposição e diálogo com a artista
O projeto Exposições Temporárias também marca a comemoração dos 20 anos do espaço Cultural Toque de Arte. Esta é a criação número 130 a ser instalado no local. A organização da proposta foi realizada pela coordenadora do Setor Arte e Cultura Amalhene Baesso Reddig; pelos curadores Ana Zavadil e Daniele Zacarão, e pela mediadora Alice Meis.
Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas
O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura / Artes – Edição 2019. Após ser selecionada pela iniciativa, a Unesc disponibilizou o edital número 076/2020, com a temática “Criciúma 140 anos de História, Patrimônio e Poéticas Urbanas”, oportunizando aos artistas a participação.
O espaço Cultural Toque de Arte abre as portas da Universidade para artistas nacionais e internacionais, recebendo exposições coletivas e individuais dos diversos gêneros da arte. O acervo artístico da Instituição, organizado pelo Setor de Arte e Cultura, tem 243 peças, e é construído por meio de doações externas e obras deixadas como uma contribuição por cada artista expositor.
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de novembro de 2020 às 18:44Novo projeto da Unesc oferece atendimento gratuito em acupuntura e práticas integrativas
O processo de reabilitação física ou mental pode ser incômodo e desafiador. O paciente tem em sua rotina as dores, os compromissos com a saúde e as responsabilidades da vida, para além da recuperação. Quem necessita de auxílio neste percurso, a partir desta segunda-feira (23/11), já pode contar com o amparo especial do projeto AMAPI (Atendimento Multidisciplinar em Acupuntura e Práticas Integrativas), que oferece atendimentos gratuitos e especializados desenvolvidos na Unesc.
São casos como os da primeira paciente, a Mônica Pavuk da Silva. Ela trabalhou como caixa de supermercado por mais de dois anos, sempre desenvolvendo as mesmas atividades repetitivas. Essa rotina ocasionou em problemas de saúde, ósseos, nervosos e até musculares. “Minhas dores começam na lombar e na cervical, irradiando para os braços e perna direita”, explica.
Para tratar as dores, ela iniciou um tratamento de fisioterapia na Universidade. Porém, a necessidade de uma intervenção cirúrgica impediu a retomada das consultas até fevereiro ou março de 2021. Quando sem alternativas, a paciente ficou sabendo do projeto AMAPI e encontrou um espaço de acolhimento e de carinho para tratar suas dores.
Minutos após a consulta inicial, uma pequena entrevista para a identificação e planejamento do tratamento, Mônica já teve sua primeira sessão de acupuntura. Assim como Mônica, quem necessita recorrer a um tratamento especializado em práticas integrativas pode procurar Clinica de Fisioterapia da Unesc, no telefone (48) 3431-2654.
Conforme a coordenadora do projeto, professora doutora Évelin Vicente, as primeiras consultas serão restritas à acupuntura e o objetivo é expandir as opções de tratamento após algumas semanas. Auriculoterapia, cromoauriculoterapia, aromaterapia e outros serviços serão incluídos no projeto. “A criação do AMAPI busca sair do convencional. A proposta é agregar as práticas em auxílio ao processo de reabilitação e terapêutico dos pacientes, com o foco no bem-estar e podendo ajudar na redução de dores, ansiedade, depressão, cefaleia e trazendo muitos benefícios. São tratamentos de bastante eficácia”, pontuou.
O projeto inicia com a oferta de tratamentos semanais, todas segunda-feira em parceria com o Nupac-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador) e Amovi (Associação Amor a Vida), que encaminharão pacientes que necessitarem da abordagem oferecida.
Conforme houver possibilidade, será realizada a inserção de estudantes da área de saúde, agregando também à construção dos saberes científicos, formação acadêmica e a capacidade de atendimentos.
Além de Evelin, o projeto voluntário tem a coordenação do professor mestre e coordenador do Curso de Biomedicina, Emanuel de Souza; do professor mestre do curso de Fisioterapia, Lee Gi Fan, e da professora doutora do curso de Farmácia, Flavia Rego.
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de novembro de 2020 às 16:31Curso de Ciências Contábeis promove palestra com foco no combate a fraudes e lavagem de dinheiro
A 27ª edição da Semana Acadêmica do curso de Ciências Contábeis da Unesc ganhou na manhã de sábado (21/11), mais uma importante ação. O curso, junto do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), promoveram, nesta data, uma palestra que tratou do tema “O Contador e o Combate às Fraudes e a Lavagem de Dinheiro”. O evento foi conduzido pelo Auditor Fiscal da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Rogerio Adriano Castelpoggi Penna, e mediado pelo coordenador do NAF, Leonel Luiz Pereira.
Os participantes do encontro tiveram a oportunidade de entender que o papel do contador, além de gestor burocrático da área fiscal e tributária.
Conforme Rogerio, “o contador bem informado evita que os clientes e as empresas sejam alvos de fraudadores”.
O evento realizado de forma virtual teve a participação de mais de 140 pessoas. O encontro contou com a presença da coordenadora do curso, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, do coordenador-adjunto, Manoel Menegali, assim como da Presidente do Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC SC), Rúbia Albers Magalhães, do Auditor-Fiscal e Delegado da Receita Federal do Brasil em Florianópolis, Saulo Figueiredo Pereira e do Assistente na Receita Federal em Florianópolis, Odimar Alves.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de novembro de 2020 às 15:17Vereadora mais jovem do Legislativo Criciumense, Giovana Mondardo avalia pleito como gratificante
Cirurgiã dentista formada pela Unesc, Giovana Mondardo foi eleita vereadora no pleito do último final de semana como um dos grandes destaques da cidade. Segunda mais votada entre os 17 vereadores de Criciúma, Giovana é ainda a figura mais jovem a assumir uma cadeira no legislativo do município. Ela abre a série de entrevistas feita pela Unesc com os 17 vereadores eleitos em Criciúma.
O pleito de 2020 foi o primeiro disputado por Giovana, já engajada anteriormente como liderança estudantil. Para ela a estreia foi gratificante. “Fizemos uma campanha muito propositiva, coletiva, construída por muita gente, tentando entender as demandas da cidade e pensando soluções para elas. Acredito que tenha funcionado muito bem”, destaca.
O sucesso no expressivo número de votos, conforme a jovem vereadora, pode ser atribuído ao trabalho feito nas redes sociais e a estratégia de marketing encontrada pela equipe, além, é claro, do dia a dia nas ruas da cidade apresentando as propostas para as pessoas. “Foram muitos desafios até aqui. Enquanto mulher e jovem estreando no pleito colocaram para gente muitas dificuldades, mas as enfrentamos. Hoje estou muito feliz”, completa.
Para a legislatura que inicia em 2021 Giovana já tem em mente os primeiros passos. “Nosso mandato é baseado em muitas estratégias. Uma delas é um pacto municipal em defesa do emprego e da recuperação econômica, um plano de enfrentamento a pandemias e a criação de uma escola de governo em saúde, esta alinhada com a Universidade. É um projeto que previamente apresentei para a reitoria e certamente seremos parceiros para essa realização”, acrescenta.
Na relação com a Unesc Giovana tem um carinho especial pela Universidade que, conforme ela, oportunizou experiências além da formação técnica como cirurgiã dentista. “Foi aqui que me formei academicamente, enquanto profissional e cidadã, a cima de tudo. Aqui foi também onde iniciei meu envolvimento político e onde entendi que uma Universidade tem o papel de formar profissionais não só para o mercado de trabalho, mas formar as pessoas para a vida. Hoje entendo o Legislativo como uma extensão da Universidade porque é lá que poderemos colocar em prática tudo o que pensamos para esse momento”, finaliza.
Confira a entrevista concedida à Unesc TV:
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
19 de novembro de 2020 às 15:27
Newsletter
RSS