AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

MINTER PPGDS: Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Socioeconômico está com inscrições abertas

MINTER PPGDS: Mestrado Interinstitucional em Desenvolvimento Socioeconômico está com inscrições abertas
Curso interdisciplinar é oferecido em parceria entre a Unesc e a Faculdade Mario Quintana, de Porto Alegre (Foto: Divulgação) Mais imagens

Ofertando pela primeira vez a oportunidade de ingresso para Turma Especial de Minter (Mestrado Interinstitucional), o PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc está com inscrições abertas. O curso é ofertado em parceria entre a Universidade do Extremo Sul Catarinense, IES (Instituto de Ensino Superio) promotor, e a Faculdade Mario Quintana (FAMAQUI), IES receptor. O desfecho de seis meses de tratativas e preparação, que contaram com reuniões e assinatura de convênio entre as IES, se deu com a homologação da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), que autorizou o início do Minter em Porto Alegre. 

As vagas estão abertas para formados em cursos das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas, além de demais graduados, como Bacharéis, Tecnólogos ou Licenciados, em áreas afins. Conforme o coordenador do projeto, Miguelangelo Gianezini, as aulas serão ministradas em regime concentrado, no campus central da FAMAQUI, na cidade de Porto Alegre, com calendário diferenciado em relação à oferta tradicional do PPGDS em Criciúma.

De acordo com o professor, a parceria com a Faculdade Mario Quintana foi recebida com boa expectativa na Unesc, já que a oferta deste Minter se justifica por três grandes motivos "Primeiro porque mesmo que haja diversos mestrados em Porto Alegre, ainda são poucos os interdisciplinares e não há nenhum em Desenvolvimento Socioeconômico, bem como não há oferta de pós-graduação stricto sensu por uma IES comunitária como a Unesc. Segundo porque, para a FAMAQUI, o Minter pode contribuir na formação de docentes, técnicos e egressos, fortalecendo a própria IES na pesquisa e qualificação profissional. E por fim porque esse Minter possibilitará maior projeção e consolidação do PPGDS e da própria Unesc, principalmente ao formar mestres que podem auxiliar no Desenvolvimento Socioeconômico de outras regiões com uma formação comunitária", destacou.

A duração do Programa, conforme Gianezini, é a mesma da oferta regular, sendo de até dois anos para que o mestrando conclua seus estudos. Ao longo do período o estudante precisará participar de duas a quatro visitas à Unesc para eventos como congressos e seminários e, por fim, apresentar na Universidade em Criciúma sua defesa de Dissertação.

Serão disponibilizadas 24 vagas para ingresso no Minter, o qual ocorrerá no ano de 2018 a 2020. O período para inscrição, avaliação e entrevista, podendo ser presencial ou a distância, em fluxo contínuo, segue até às 12h de 27 de novembro de 2018.

Mais informações sobre o Programa podem ser obtidas no site da Unesc, na aba “Processos Seletivos” ou pelo telefone (48) 3431-2624.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 08 de novembro de 2018 às 16:05
Compartilhar Comente (2)

Unesc Profissões: acadêmicos abrem as portas da Universidade

Unesc Profissões: acadêmicos abrem as portas da Universidade
Bruna visitou a Universidade em 2013 e hoje é acadêmica de Farmácia (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

“Bem-vindos a Unesc”. Quem está visitando o campus nesta quarta e quinta-feira (7/11 a 8/11) está sendo acolhido por quem recentemente esteve no Ensino Médio e sabe a importância do momento de escolha. Eles são estudantes como a Bruna Salvan, acadêmica da 9ª fase de Farmácia, que com um sorriso no rosto não esconde a satisfação de poder contribuir na Unesc Profissões. “É gratificante fazer parte deste momento. Aqui muitos encontrarão a área do conhecimento que se identificam e iniciarão sua trajetória”, conta a acadêmica.

Como Bruna, mais de 350 estudantes de graduação da Universidade estão recepcionando, tirando dúvidas e contando aos visitantes um pouco sobre a vida acadêmica. “É uma experiência diferente e muito prazerosa. Tentamos passar um pouco da paixão que temos pela Universidade e pela graduação, despertamos a curiosidade deles e, ao mesmo tempo, relembramos o porquê escolhemos estar aqui”, destaca o acadêmico da 6ª fase de Engenharia Química, Igor Studzinski.

Ao todo, durante os dois dias de evento, os acadêmicos da Unesc terão recebidos mais de 4 mil estudantes de Ensino Médio em uma viagem pelo conhecimento nas áreas da saúde, ciências sociais aplicadas, educação, tecnologias e engenharias.

Para o membro da comissão organizadora, Ricardo Michels, a contribuição dos acadêmicos está sendo indispensável para o sucesso do evento. “Eles fizeram o contato sincero entre Universidade e quem passou pelo local. Estão sendo dois dias de muito trabalho e dedicação para que a Unesc Profissões superasse as expectativas, e assim estão fazendo”, afirma Michels.

Uma viagem

Nesta edição, a Unesc Profissões leva seus visitantes em uma viagem que abre as portas do campus para os estudantes do Ensino Médio. Os estandes, com experiências químicas, atividades interativas, projetos tecnológicos e outras diversas atrações abordaram de forma dinâmica as possibilidades para o futuro profissional.

Além dos espaços dentro do Ginásio, os desafios levam os visitantes para além de um contato com a vida acadêmica. “Por áreas do conhecimento, eles são colocados em situações reais do dia a dia profissional. Assim, podem se identificar e ter certeza de suas aptidões e paixões”, conta Michels.

A Unesc Profissões é aberta ao público e ocorre até às 22 horas desta sexta-feira.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 08 de novembro de 2018 às 15:14
Compartilhar Comente

Segundo dia da Unesc Profissões começa com desafios e oportunidades aos visitantes

Segundo dia da Unesc Profissões começa com desafios e oportunidades aos visitantes
Evento deve receber a visita de mais de 4 mil estudantes (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quando a pessoa gosta de algo, costuma repetir a dose. Foi o que fez o aluno do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Rubens de Arruda Ramos, de Criciúma, Daniel Ferrari. Na manhã desta quinta-feira (8/11), ele carimbou pela segunda vez o passaporte para a Unesc Profissões, participou de novos desafios e conheceu melhor os cursos da Instituição. “Faço curso Técnico em Edificação, no Cedup, e ontem vim por ele. Hoje estou com a minha turma do terceirão e vou aproveitar para conhecer melhor alguns espaços e focar mais em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, que são minhas opções de curso”, conta.

Também da turma que trabalhará com pranchetas, a estudante do segundo ano do Ensino Médio da Escola Samuel Sandrini, de Orleans, Thiury De Quadra, passou um bom tempo no espaço de Design em Moda – graduação oferecida pela Unesc em parceria com o Senai – conversando com alunos e professores do curso. “Desde pequena eu gosto de moda e penso em trabalhar com ela. Foi bom poder tirar dúvidas e entender melhor o curso”, afirma. E se não for para o caminho da moda, Thiury pensa em estudar Medicina para atuar na área da estética.

Desafios

Além de conhecer os cursos e a estrutura da Universidade, ter informações sobre o mercado de trabalho, ingresso na Unesc, possibilidades de bolsas, financiamentos e participar do POP (Programa de Orientação Profissional), os mais de 4 mil visitantes esperados nos dois dias da feira, podem participar de desafios.

Divididos por áreas de conhecimento, eles mostram aos participantes um pouco de cada profissão por meio de explicações e dinâmicas práticas das áreas de atuação. Estão divididos em Game of Blocks, Criatividade no Design, The Walking Health, Em Busca do Conhecimento Perdido e Enigma das Profissões.

No Bloco XXI-B, uma sala ambientada com “cavernas” e pinturas rupestres e um modelo de sítio arqueológico abriga o desafio Em Busca do Conhecimento Perdido, realizado pelos cursos de Licenciatura da Universidade. Nesse desafio, os participantes precisam encontrar um objeto soterrado no sítio arqueológico e decifrar o criptograma contido nele para descobrir a mensagem.

Segundo a coordenadora do curso de Geografia, Andréia Rabelo Marcelino, o desafio foi pensado para que todos os cursos de Licenciatura, oferecidos pela Unesc, estivessem inter-relacionados e assim, os estudantes pudessem perceber as possibilidades que a área oferece.

Além de professores dos cursos, os visitantes que participam do desafio são recepcionados por acadêmicos da Unesc, que contam suas experiências e falam sobre o curso. O Em Busca do Conhecimento Perdido teve ainda a participação do Pintado, o mascote do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. O desfio das Licenciaturas teve ainda a parceria do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), vinculado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc.

A Unesc Profissões ainda está sendo pauta de programas de rádio da região. No período da feira, o campus tem recebido programas ao vivo das rádios Eldorado, Difusora, Amorim e Som Maior. 

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 08 de novembro de 2018 às 13:55
Compartilhar Comente

Unesc Profissões: Noite de inspirações

Unesc Profissões: Noite de inspirações
Evento oferece oportunidade de a comunidade conhecer de perto os cursos da Universidade (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A noite desta quarta-feira (7/11) foi de muita movimentação no Ginásio José Antônio Carrilho. O espaço que recebe o evento Unesc Profissões foi tomado por estudantes de Ensino Médio de toda a região e até de fora do estado para conhecer de perto a gama de opções de cursos oferecidos pela Universidade. A Unesc Profissões segue até a noite de quinta-feira (08/11), das 8h às 22h, com entrada gratuita e cheia de atrações para envolver os participantes.

Em 2018 a ação tem o tema “Uma viagem”, convidando os visitantes a embarcarem na aventura de descobrir suas áreas e cursos de preferência e abrindo milhares de oportunidades para o futuro de cada um a partir do conhecimento.

Entre a programação dos dias de feira estão os chamados “Desafios”, atividades que envolvem cada uma das áreas do conhecimento e colocam os estudantes em contato com aquilo que mais lhe interessa como possível profissão. Na área das Tecnologias o desafio “Enigma das Profissões” envolveu estudantes na montagem de um tabuleiro gigante cheio de significados e surpresas.

O “jogo” foi planejado e executado sobre a coordenação do professor Pedro Luiz Kestering Medeiros, do curso de Arquitetura. A ideia baseia-se na formação de uma palavra a medida que peças são encaixadas em seus devidos lugares no tabuleiro. Para que as peças sejam colocadas no lugar correto, no entanto, é necessário que os participantes decifrem as informações de uma cartela e indiquem a qual dos cursos de graduação elas se referem. Conforme o professor Vilson Menegon Bristot, que recepcionou as turmas para o Desafio, foi interessante a forma como os alunos se interessaram e conseguiram ir decifrando as cartelas para montar o conjunto. “Essa atividade está tendo um resultado muito bom. Nossa ideia é aproveitar esse material para usar também em atividades em escolas, por exemplo”, completou.

Os visitantes da noite desta quarta-feira dividiram-se ainda nos Desafios Game of Blocks, The Walking Health, Em Busca do Conhecimento Perdido e Criatividade no Design.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 07 de novembro de 2018 às 21:55
Compartilhar Comente

Desafios: visitantes tem oportunidade de conhecer suas futuras profissões

Desafios: visitantes tem oportunidade de conhecer suas futuras profissões
Cinco desafios envolveram os participantes nos três períodos do dia (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

Entre os grandes atrativos da Unesc Profissões estão os Desafios. Divididos por áreas de conhecimento, os desafios mostram aos participantes um pouco de cada profissão através de explicações e dinâmicas práticas das áreas de atuação. Durante todo o dia, no período manhã, tarde e noite, estão ocorrendo os desafios Game of Blocks, Criatividade no Design, The Walking Health, Em Busca do Conhecimento Perdido e Enigma das Profissões.

Os Desafios foram preparados para os mais de quatro mil visitantes que são esperados na Unesc Profissões. O evento iniciou na manhã desta quarta-feira (7/11) e segue até quinta-feira (8/11). O principal objetivo é apresentar as mais de 40 opções de cursos de graduação, além de participar de experiências nas suas áreas de interesse e conhecer toda a estrutura do campus. 

O foco das atividades é voltado aos alunos do Ensino Médio. Os alunos do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Madre Teresa Michel, de Criciúma, estiveram em peso na Universidade, com 40 participantes. De acordo com a coordenadora da escola, Andréia Mastella, o evento é uma oportunidade de os alunos conhecerem mais sobre os cursos e suas futuras profissões.

“É um primeiro contato e uma grande oportunidade, pois eles têm a possibilidade de ver o que eles gostariam de seguir nas suas carreiras e o que eles podem futuramente exercer na profissão escolhida. Além de conhecer o campus e tirar dúvidas com os professores e acadêmicos”, explica. Segundo Andréia, outro ponto que destaca é o grande porte que a Universidade apresenta. “A Unesc está próxima da casa deles, com variados cursos bem gabaritados e com ótimos conceitos. Uma grande oportunidade”, acrescenta.

Um gostinho do futuro

Mariana Mendes tem 16 anos e ainda não sabe qual curso irá escolher, mas, para conhecer melhor a área da saúde, a estudante do segundo ano do Ensino Médio do Colégio Marista optou pelo desafio The Walking Health. O desafio envolve os cursos  de Enfermagem, Medicina, Odontologia, Fisioterapia, Psicologia, Farmácia, Biomedicina e Nutrição, e, além de apresentar toda a estrutura das Clínicas Integradas, contou uma simulação de atendimento multiprofissional realizada no local com a participação de Mariana e de mais sete visitantes.

“É algo diferente, pois nós podemos perceber como é realmente feito e como é a profissão. Na escola nós aprendemos sobre como é cada profissão, mas esse contato é diferente, pois você está no local vendo o que acontece. Você consegue ampliar a sua mente”, explica.

A professora de Farmácia, Juliana Lora, é uma das responsáveis pelo The Walking Health. De acordo com ela, o principal objetivo é realizar a simulação do atendimento. “Queríamos mostrar as atribuições de cada profissão, as funções de cada um”, esclarece. A dinâmica contou com a ajuda de acadêmicos de cada curso, auxiliando os visitantes.

O Game of Blocks, desafio desenvolvido pelos cursos de Engenharia Civil, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Química, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Ciência da Computação, Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo, consistia em uma dinâmica de estratégias, em que os participantes deveria resolver enigmas relacionados aos cursos, encontrar peças e montar um quebra-cabeça.

O Criatividade do Design envolvia os cursos de Design e Design de Moda. Os participantes devem usar suas criatividades para montar um moulage, ou seja, uma peça de roupa direto em um manequim, utilizando tecidos, porém sem costuras, somente com alfinetes.

O Em Busca do Conhecimento Perdido, desenvolvido pelos cursos de Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, Geografia, Letras, História, Matemática, Pedagogia e Teatro, consiste em um sítio arqueológico de uma escola antiga, onde os alunos daquela época esconderam objetos e os alunos de hoje em dia deveriam achar. Após todos os itens achados, resolveria-se o enigma.

Já o Enigma das Profissões, envolvendo os cursos de Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Direito, Ciências Econômicas, Tecnólogo em Processos Gerenciais e Recursos Humanos. Os participantes se depararam com um assassinato fictício em uma empresa, e após ver um vídeo e ver os principais suspeitos, deveriam, a partir das características de cada um, descobrir as suas respectivas profissões.

Todos os setores da Universidade estão envolvidos com o evento, que segue até quinta-feira (8/11) à noite. Os professores e diretores ainda interessados em participar podem entrar em contato com a organização do evento por meio do e-mail unescprofissoes@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-4500.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 07 de novembro de 2018 às 18:43
Compartilhar Comente