Segundo dia da Unesc Profissões começa com desafios e oportunidades aos visitantes
Quando a pessoa gosta de algo, costuma repetir a dose. Foi o que fez o aluno do terceiro ano do Ensino Médio da Escola Rubens de Arruda Ramos, de Criciúma, Daniel Ferrari. Na manhã desta quinta-feira (8/11), ele carimbou pela segunda vez o passaporte para a Unesc Profissões, participou de novos desafios e conheceu melhor os cursos da Instituição. “Faço curso Técnico em Edificação, no Cedup, e ontem vim por ele. Hoje estou com a minha turma do terceirão e vou aproveitar para conhecer melhor alguns espaços e focar mais em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil, que são minhas opções de curso”, conta.
Também da turma que trabalhará com pranchetas, a estudante do segundo ano do Ensino Médio da Escola Samuel Sandrini, de Orleans, Thiury De Quadra, passou um bom tempo no espaço de Design em Moda – graduação oferecida pela Unesc em parceria com o Senai – conversando com alunos e professores do curso. “Desde pequena eu gosto de moda e penso em trabalhar com ela. Foi bom poder tirar dúvidas e entender melhor o curso”, afirma. E se não for para o caminho da moda, Thiury pensa em estudar Medicina para atuar na área da estética.
Desafios
Além de conhecer os cursos e a estrutura da Universidade, ter informações sobre o mercado de trabalho, ingresso na Unesc, possibilidades de bolsas, financiamentos e participar do POP (Programa de Orientação Profissional), os mais de 4 mil visitantes esperados nos dois dias da feira, podem participar de desafios.
Divididos por áreas de conhecimento, eles mostram aos participantes um pouco de cada profissão por meio de explicações e dinâmicas práticas das áreas de atuação. Estão divididos em Game of Blocks, Criatividade no Design, The Walking Health, Em Busca do Conhecimento Perdido e Enigma das Profissões.
No Bloco XXI-B, uma sala ambientada com “cavernas” e pinturas rupestres e um modelo de sítio arqueológico abriga o desafio Em Busca do Conhecimento Perdido, realizado pelos cursos de Licenciatura da Universidade. Nesse desafio, os participantes precisam encontrar um objeto soterrado no sítio arqueológico e decifrar o criptograma contido nele para descobrir a mensagem.
Segundo a coordenadora do curso de Geografia, Andréia Rabelo Marcelino, o desafio foi pensado para que todos os cursos de Licenciatura, oferecidos pela Unesc, estivessem inter-relacionados e assim, os estudantes pudessem perceber as possibilidades que a área oferece.
Além de professores dos cursos, os visitantes que participam do desafio são recepcionados por acadêmicos da Unesc, que contam suas experiências e falam sobre o curso. O Em Busca do Conhecimento Perdido teve ainda a participação do Pintado, o mascote do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. O desfio das Licenciaturas teve ainda a parceria do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), vinculado ao PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc.
A Unesc Profissões ainda está sendo pauta de programas de rádio da região. No período da feira, o campus tem recebido programas ao vivo das rádios Eldorado, Difusora, Amorim e Som Maior.
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
08 de novembro de 2018 às 13:55
Newsletter
RSS