Exposição de autoria de acadêmicos da Unesc será aberta na Galeria Octávia Búrigo Gaidzinksi
O Projeto desenvolvido na disciplina de Museologia em Arte e Expografia, no curso de Bacharelado em Artes Visuais da Unesc, intitulado de exposição Mnemosine, ganhará espaço na Galeria de Arte da Fundação Cultural de Criciúma a partir da próxima semana. A abertura oficial da exposição dos acadêmicos será realizada na noite de 12 de novembro, a partir das 20h. O foco da exposição é apresentar trabalhos dos acadêmicos em diálogo com obras do Acervo da Galeria de Arte da Fundação Cultural de Criciúma.
Os trabalhos, que ficarão expostos até 7 de dezembro, são assinados por Bruna Speck, André Venzon, Bárbara Sonai, Berenice Gorini, Cláudia Guimarães, Luiz Gustavo Rigon, Edivan Waterkemper, Ana Maria Tribuci, Fernanda Baldin, Duilio Rossi Ferraz, Julia De Lorenzi, Willy Zumblick, Kelen Pereira, Nilson Nicson, Lola Bleyer, Sérgio Honorato, Luan Crafts, Luiz Gustavo Rigon, Lucas Cidade, Eduardo Closs, Malu Medeiros, Tonico Alvares, Marina Cristina, Elke Hülse, Stfany Pacheco e Vera Sabino.
Os interessados em participar da abertura oficial da exposição poderão contar com o transporte até o local, já que a organização deixará um ônibus à disposição de forma gratuita com saída de Unesc às 19h30.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 09 de novembro de 2018 às 10:25Unesc Profissões é encerrada com bagagens cheias de conhecimento
A intensa viagem que reuniu mais de quatro mil estudantes ao longo desta quarta e quinta-feira (7 e 8/11) na Unesc Profissões foi encerrada com muita bagagem de conhecimento para os participantes. Conhecendo de perto as opções de cursos e estrutura do campus, trocando experiências e encontrando as áreas de conhecimento que mais condizem com seus perfis, os alunos participantes não economizaram nos sorrisos e brilho nos olhos pelos momentos vividos dentro da Universidade. Com tantos retornos positivos, o clima na Universidade é de realização por mais uma vez ter proporcionado o acolhimento de estudantes prestes a decidirem seus futuros.
A avaliação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, é de um evento acima das expectativas da gestão. “O Unesc Profissões foi além do que esperávamos não só em número de participantes, mas também em empenho de todas as equipes para que fosse um momento único e especial para todos os visitantes. Nossos alunos e professores se esforçaram muito para que cada experiência fosse, de fato, decisiva na vida desses estudantes que buscam construir a grande viagem de um futuro profissional”, salientou.
As informações recebidas dento do campus nesses dias, conforme o membro da comissão organizadora, Ricardo Michels, foram cruciais para muitos dos participantes. “Muitos alunos já tinham em mente o curso que gostariam de fazer e muitos outros chegaram ainda sem saber que área seguiriam, com qual curso eles se identificavam. Para todos eles a feira fez a diferença, pois aqueles que já sabem o caminho que querem seguir conheceram melhor o curso e os que ainda estavam indecisos tiveram atendimento do Programa de Orientação Profissional, o que propiciou também uma ajuda, além do show room de cada curso também disponível para esclarecimentos”, destacou Ricardo.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 08 de novembro de 2018 às 21:56Evento da Unesc mantém viva a cultura do Boi de Mamão
A tarde desta quinta-feira (8/11) foi repleta de fantasias, adereços e muita diversão na Praça do Estudante no campus da Unesc. Isso porque o local recebeu o 4º Encontro de Bois de Mamão, evento que tem o objetivo de resgatar e compartilhar a cultura da tradição açoriana de Santa Catarina. A Unesc é reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do território brasileiro e o projeto “Boi de Mamão na Comunidade” é um dos responsáveis por isso.
O evento contou com a apresentação de três escolas. A primeira foi a Heriberto Hülse, seguida pela Padre Ludovico Coccolo, ambas de Criciúma. Por último quem se apresentou foi a escola Professora Justina da Conceição Silva, de Imbituba, também reconhecida como Ponto de Cultura.
Para a coordenadora do Setor Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a Unesc tem o compromisso com a arte. “Aqui é um lugar de educação e estabelecer intercâmbios é fundamental para manter vivo o Boi de Mamão. E agora como Ponto de Cultura devemos reforçar esse compromisso e contribuir para o avivamento cultural”, comenta
De acordo com a assessora da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martignago Saleh, essa tradição é passada de geração em geração. “É um orgulho para a Universidade ter um setor de Arte e Cultura que sempre está promovendo a arte no campus e estamos aí para apoiá-los”, respalda.
Conforme o diretor da escola Heriberto Hulse, Sidnei Ferreira, a escola aborda em sala de aula temáticas envolvendo o tema. “Desde 2013 temos essa parceria com a Unesc e estamos aqui para fazer mais uma grande apresentação neste belíssimo evento”, comenta.
O produtor cultural da Unesc e membro do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina, Maxwell Sandeer Flor, ressaltou a importância de propagar a história. “Nosso desejo enquanto instituição é de que a cultura do Boi de Mamão não se acabe, continue vivo. As crianças de hoje podem seguir a história da cultura popular do amanhã", enfatiza.
História viva
As apresentações contaram a história de um boi que nasce, morre e ressuscita. Além disso, as performances contaram com a participação do vaqueiro, do veterinário, da cabra, da benzedeira, do urubu, do macaco, do cachorro, do urso da Maricota e da Bernunça, todos caracterizados e acompanhados de muita cantoria.
A ação faz parte do projeto de extensão Boi de Mamão na Comunidade: Educação, Cultura Popular e as Linguagens Artístico-Culturais e do Setor Arte e Cultura.
Ponto de Cultura
Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.
A Unesc foi devidamente reconhecida, em julho deste ano, pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do território brasileiro. A titulação é resultado do edital de chamamento público de projetos Culturais realizados pelo governo de Santa Catarina em 2016. O projeto “Boi de Mamão na Comunidade”, foi o que trouxe o título à Universidade como fomentadora da cultura no estado.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto 08 de novembro de 2018 às 18:26Unesc Profissões: Professores recebem tratamento especial
Além de oferecer dezenas de atrações para os estudantes, a Unesc Profissões conta com atendimento especial aos professores que acompanham suas turmas na visita à Unesc. Nos dois dias de evento, professores de toda a região aproveitaram o espaço pensado exclusivamente para eles e receberam atendimento de auriculoterapia, limpeza de pele e maquiagem, com consultoras Mary Kay, e até orientações sobre cursos de Pós-graduação ofertados na Universidade. Aqueles que passaram pelo espaço e preencheram seus cadastros estão garantindo ainda a gratuidade para cursar uma disciplina isolada em um dos cursos da Unesc, além de concorrem a bolsas para Pós-graduação.
A Professora de Biologia e Química do CEDUP (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo, Elaine Pereira, acompanhou os alunos na Unesc Profissões nesta quinta-feira (8/11) e fez questão de aproveitar a oportunidade oferecida, escolhendo a opção de realizar uma sessão de auriculoterapia. Para ela, o carinho recebido foi muito especial. “Já conhecia a feira, trouxe alguns estudantes hoje e tive essa oportunidade bacana de atendimento. Nunca tinha experimentado esse tipo de terapia e gostei bastante de poder ter o contato com algo diferente”, comentou.
A responsável por aplicar a terapia nos visitantes é a aluna Jéssica Lenhani, da 9ª fase do curso de Fisioterapia. A acadêmica foi capacitada em uma das disciplinas do curso e se sentiu feliz em poder oferecer o atendimento aos professores, profissionais que desempenham papel tão importante na vida dos alunos. “Foi uma experiência única”, resumiu.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 08 de novembro de 2018 às 17:56Jornada Acadêmica de Biomedicina debate inovações e tecnologias na área
“Gerenciamento de carreira biomédica”, “Tecnologias aplicadas aos exames toxicológicos na Biomedicina”, “Nanotecnologia aplicada às Ciências Biomédicas” e “Biomedicina Estética” são alguns dos assuntos abordados na Unesc, nesta quinta e sexta-feira (8 e 9/11), durante a 4ª Jornada Acadêmica do curso de Biomedicina. O evento reúne professores, estudantes e profissionais em trocas de conhecimentos em oficinas, palestras e a 2ª Feira das Habilitações.
A abertura oficial da Jornada ocorreu, na tarde desta quinta-feira, com a palestra “A Prática Laboratorial da Imunologia e Biologia Molecular de Transplantes”, ministrada pela professora doutora e biomédica da Santa Casa de Porto Alegre, Aline Simas Gasparotto.
Aline ainda fez uma cronologia sobre os transplantes, dos primeiros até os dias atuais, linkando sempre com o trabalho da Biomedicina. “Os primeiros relatos de transplante ou algo parecido remontam à mitologia grega, à figura do Minotauro, um homem que tinha cabeça e cauda de touro, remetendo a um tipo de transplante. Na religião católica há os gêmeos Cosme e Damião, que em uma das figuras era retratada tentando ajudar um cristão que tinha problema na perna tentando implantar uma parte da perna de um homem que havia falecido naquele dia, e por isso, no dia 27 de setembro, que se celebra São Cosme e São Damião, é também o Dia Nacional do Doador", conta.
Abertura do evento
A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, afirma que Biomedicina é um dos cursos de destaque no cenário da saúde e que tem formado profissionais diferenciados. “A Jornada é um momento de aprendizado, troca de experiências e construção de vínculos. Esses momentos, além da rede de conhecimentos que estabelece, se estabelece também a possibilidade de construção de vínculos com outras pessoas, e isso é essencial para uma Universidade Comunitária como a nossa".
Na abertura da Jornada, os participantes receberam as boas-vindas do coordenador do curso de Biomedicina da Unesc, Emanuel de Souza, que falou da importância de eventos como a Jornada na formação de novos profissionais e ressaltou a participação dos acadêmicos na organização do evento.
A pró-reitora Acadêmica, Indiara Reynaud Toretti, afirma que é uma honra para a Universidade estar contribuindo para o fortalecimento da profissão e inserção dos profissionais no mercado de trabalho. “Aproveitem muito o evento, façam trocas e aproveitem a bagagem dos palestrantes”, sugere.
A presidente do Centro Acadêmico do curso, Maria Laura Cecconi, afirmou que é importante ver o envolvimento de todos na organização da Jornada.
O primeiro dia do evento contou ainda com a palestra “A transformação que Impulsiona a Qualidade nos Estabelecimentos de Saúde”, com a biomédica Beatriz Vendramini Garcia; uma roda de conversa sobre “O perfil e trajetória do biomédico egresso da Unesc”, com Guilherme Bianchini, Vitor Hugo Comin, Hemily Batista, Gabriele da Silveira Prestes, Juliane Francisconi Carvalho, Gustavo Mastella e Misleide Medeiros.
Feira das Habilitações
Com o objetivo de aproximar o acadêmico do dia a dia profissional e propor uma reflexão sobre as diversas possibilidades da Biomedicina, a Feira das Habilitações integrará acadêmicos de diversas fases da graduação em um dia para conversar e conhecer os caminhos do futuro egresso. “O biomédico é um profissional a serviço da saúde e suas áreas de atuação são muito abrangentes. A atividade tem o intuito de ampliar a divulgação das diferentes oportunidades de atuação e promover o pensamento sobre o mercado. Ao todo, o conselho regional reconhece 35 habilitações aos graduados”, explica o coordenador do curso da Unesc.
Saiba mais
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 08 de novembro de 2018 às 17:50
Newsletter
RSS