AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Campeonato Intercursos de Futsal Feminino já tem final definida

Campeonato Intercursos de Futsal Feminino já tem final definida
Decisão está marcada para o dia 5 de outubro (Foto: Divulgação) Mais imagens

A grande decisão do 7º Campeonato Intercursos de Futsal Feminino Unesc/DCE chegou. Após duas semifinais apertadas, as equipes Biomedicina e Sem Licença (Engenharia Ambiental e Sanitária) conquistaram a chance de disputar o título. A final será disputada no dia 5 de dezembro, a partir das 21 horas, no Ginásio José Antônio Carrilho.

A caminhada

Para chegar à decisão, as duas equipes tiveram tarefas difíceis. Em uma semifinal de muito equilíbrio, Biomedicina venceu Contábeis City F.C por 2 a 1. Do outro lado não foi diferente, a equipe Sem Licença passou pelas meninas de Fisioterapia pelo placar de 3 a 2.

Fortes ataques em quadra


Faltando apenas uma partida para a final, a artilheira Nathalia Farias, do Sem Licença, lidera a ranking com 12 gols. Seis na frente da segunda colocada, Gislani Feltrin, de Biomedicina.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

27 de novembro de 2017 às 15:45
Compartilhar Comente

Unesc recebe estudantes de graduação do Sul do Estado para prova do Enade

Unesc recebe estudantes de graduação do Sul do Estado para prova do Enade
Exame movimentou alunos e professores neste domingo (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

O domingo (26/11) está sendo movimentado no meio acadêmico brasileiro. Mais de 530 mil estudantes do Ensino Superior realizam o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) 2017. A Unesc foi escolhida para a realização da prova e o campus recebeu alunos de graduação de todo o Sul do Estado, que tiveram o apoio dos professores antes e depois da prova. O exame ocorreu nos Blocos T e R1 e teve início às 13h30.

De acordo com o coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc), Thiago Francisco, a prova ocorre todos os anos e a cada três, repete a avaliação de um grupo de cursos. Em 2017, estão participam do exame estudantes das áreas de Engenharia e de Licenciatura. “O ciclo atual é o que tem o maior número de alunos sendo avaliados. Só da Unesc, são 743 acadêmicos”, comenta.

A pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Indianara Becker, explica que o Enade é realizado pelos estudantes que já completaram 80% do curso superior ou com previsão de concluir até meados do próximo ano. “O Enade é uma das avaliações que compõe o Conceito de Curso e que considera o desempenho dos alunos”.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, salienta que o Enade é um dos processos fundamentais da vida acadêmica. "Nossos alunos apresentaram-se motivados e muito comprometidos. Nossa expectativa é de ótimos resultados. O índice de presença também foi muito positivo. Nossos coordenadores e professores desenvolveram um excelente trabalho durante todo o ano na sensibilização dos acadêmicos", afirma Luciane. 

Em 2017 os cursos avaliados foram os seguintes:

Bacharelado


Arquitetura e Urbanismo
Engenharia Ambiental
Engenharia Civil
Engenharia de Agrimensura
Engenharia de Materiais
Engenharia de Produção
Engenharia Mecânica
Engenharia Química

Bacharelado ou Licenciatura


Ciência da Computação
Ciências Biológicas
Física
Geografia
História
Letras – Português
Matemática

Licenciatura


Artes Visuais
Educação Física
Letras - Português e Espanhol
Letras - Português e Inglês
Pedagogia

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2017 às 15:17
Compartilhar Comente

Professor da Unesc é o mais novo membro da Academia Catarinense de Odontologia

Professor da Unesc é o mais novo membro da Academia Catarinense de Odontologia
Renan Ceretta tomou posse sexta-feira em Florianópolis (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O professor da Unesc Renan Antônio Ceretta é o mais novo membro da Academia Catarinense de Odontologia. Na noite de sexta-feira (24/11), o coordenador do curso de Odontologia tomou posse durante solenidade em Florianópolis e passou a ocupar a cadeira de número 25 da entidade. A admissão de Ceretta como acadêmico titular se deu por meio de uma votação secreta da qual participaram todos os profissionais que ocupam cadeiras na Academia.

A Academia Catarinense de Odontologia é uma associação civil, sem fins econômicos, e sediada em Florianópolis. Entre seus principais objetivos estão o de resgatar a memória da Odontologia catarinense e preservar para o futuro os fatos e acontecimentos contemporâneos, além de reconhecer pessoas e instituições que tenham contribuído para o progresso da ciência na área da saúde, especialmente da Odontologia. 

Ceretta afirma que entende o convite para fazer parte da Academia como um reconhecimento especial pelo trabalho desenvolvido. “Fiquei emocionado com o convite para fazer parte da Academia. Era algo que eu não esperava e que eu entendi como um atestado de qualidade do trabalho que venho desempenhando ao longo dos meus 27 anos de carreira na Odontologia. Compartilho esta honraria com todos os meus colegas da vida inteira, com alunos, com amigos, com minha família e com a Unesc”.

A solenidade foi acompanhada pela reitora Luciane Ceretta e pelo vice, Daniel Preve. O presidente do Centro Acadêmico de Odontologia Gabriel Mufatto e demais acadêmicos, professores e funcionários do curso, assim como dentistas da região também prestigiaram o professor da Unesc e agora imortal da Academia Catarinense de Odontologia.

Currículo

Ceretta possui graduação em Odontologia pela UFSM (Universidade Federal de Santa Maria); especialização em Planejamento e Gerência de Serviços de Saúde pela Unisul; especialização em Endodontia pela UFSC; especialização em Desenvolvimento Gerencial de Unidades Básicas do SUS pela Escola de Saúde Pública de Santa Catarina; mestrado e doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc; cirurgião dentista da Prefeitura de Criciúma e professor da Unesc.

Tem experiência na área de Odontologia, com ênfase em Endodontia e Saúde Coletiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Sanitizantes; Esterilizantes; Odontologia, Cuidado à Saúde Humana; Cultura; Ambiente, Primeiros Molares Permanentes, Canal Radicular; Tecido Periapical; Endodontia e Promoção da Saúde.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2017 às 13:15
Compartilhar Comente

Contabilizando Natal: Cerca de 600 crianças do Bairro da Juventude serão presenteadas

Contabilizando Natal: Cerca de 600 crianças do Bairro da Juventude serão presenteadas
Algumas delas participaram do encontro nesta sexta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

A chegada do natal é esperada durante todo o ano pela Ana Clara Ferraz, de 10 anos. A pequena foi uma das 600 crianças do Bairro da Juventude a desenhar e escrever cartinhas de natal para a Unesc. Esses pedidos foram atendidos pelos estudantes do curso de Ciências Contábeis, que se encontraram na noite desta sexta-feira (24/11) para mais uma edição do Contabilizando Natal. 

Segundo a menina, o natal é um momento muito especial. “É para estarmos com a família, não é só os presentes que nós ganhamos que importa. Claro, que é muito legal, mas o importante é o carinho e estar junto de quem a gente gosta”, contou Ana Clara.

A pequena também participou das apresentações culturais do Contabilizando Natal, que teve teatro, orquestra de metais e outras atividades. “O evento desperta a solidariedade nos alunos, que além de aproveitarem de um momento de integração, também ajudam as crianças do Bairro da Juventude a terem um natal mais feliz. É uma forma de contribuir com a formação do aluno, que deve criar uma consciência cidadã se tornando um profissional mais humano”, comentou o coordenador do curso, Dourival Giassi. 

Entre os alunos, o momento de acolhimento junto às crianças e outras fases do curso é de extrema importância. “É um momento em que conseguimos interagir com todos os alunos do curso. O encontro desperta o espírito de natal e a solidariedade”, ressaltou o aluno Eduardo Tramontim, que é tesoureiro do Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de novembro de 2017 às 20:57
Compartilhar Comente

Troque peças esquecidas no guarda-roupa em (RE)Bazar de Moda

Troque peças esquecidas no guarda-roupa em (RE)Bazar de Moda
Encontro ocorre nesta terça-feira na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Aquelas roupas que estão apenas ocupando espaço no seu guarda-roupas podem virar moeda de troca para novas peças. O curso de Tecnologia em Design de Moda da Unesc/Senai vai promover uma iniciativa inovadora e sustentável na Universidade nesta próxima terça-feira (28/11), é o (RE)Bazar de Moda. O encontro ocorre em frente à Biblioteca da Universidade.

Siga o passo a passo

1 - Desapegue
Separe roupas em bom estado e limpas e traga para doar.

2 - Troque por fichas
Para cada peça de roupa doada para o bazar, em bom estado, você recebe uma ficha que te dá direito a outra peça.

3 - Escolha as peças
Depois é só você escolher a peça que você gostar nas araras durante todo o dia.

4 - Finalize a troca
Para finalizar é só trocar as suas fichas pelas peças que você gostar e aproveitar.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de novembro de 2017 às 20:32
Compartilhar Comente