Unesc se prepara para matrículas de 2018
Em busca do bem-estar dos atuais e futuros alunos da Unesc, foi realizada na tarde desta sexta-feira (24), uma reunião com o Núcleo da Prograd (Pró-Reitoria de Ensino e Graduação). O encontro contou com diversos setores que prestam serviços de atendimento aos acadêmicos, desde o primeiro contato com a Universidade até os alunos que já estão em fase de conclusão de curso.
O objetivo da reunião foi comunicar os setores de relacionamentos acadêmicos sobre os processos que serão utilizados nas matrículas do primeiro semestre de 2018. O encontro, que teve como tema "Receber o aluno Unesc de forma acolhedora e resolutiva", foi mediado pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker.
“O processo de matrícula é um momento crucial. Por meio dele nós acolhemos aqueles que querem investir na sua formação, que tem o sonho de cursar um curso superior. Ao ingressar na Unesc o aluno encontra não só o tradicional em sala de aula, mas sim um ensino que se consolida junto a pesquisa e a extensão, que tem forte relação com a realidade social e cultural das diferentes profissões. Estamos preparados para recebe-los”, comentou Indianara.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 24 de novembro de 2017 às 20:26Projeto leva conhecimentos sobre empreendedorismo a jovens da região
O Projeto PDL Jovem (Programa de Desenvolvimento de Lideranças) está despertando o empreendedorismo social em adolescentes de Criciúma e região. Na tarde desta sexta-feira (24/11) os participantes concluíram a última etapa do Projeto, apresentando uma peça teatral baseada no livro “O Monge e o Executivo”.
Durante a exibição, os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Cedup (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo trouxeram uma versão adaptada da obra, com lições de vida e de liderança. “Eles leram e adaptaram a peça sozinhos. Ficou muito bem feito, superaram as expectativas e conseguiram transmitir a essência do que estudamos”, contou a professora do Projeto, Cristiane Dias.
A professora conta, que além dos aprendizados sobre empreendedorismo, o PDL também prepara os jovens para o futuro. “Muitas pessoas afirmam que os jovens são o futuro, mas apenas entregar à sociedade como esta é muito fácil. Nosso papel é ajudá-los e prepará-los para o que vão encontrar”, afirmou Cristiane.
Etapas
O Projeto iniciou em maio deste ano e atuou em duas fases. Na primeira, os encontros proporam conversas sobre líderes e referências conhecidas pelos estudantes, como representantes religiosos, comunitários, educacionais, políticos, familiares, empreendedores e esportivos.
Na segunda etapa, que iniciou na última segunda-feira (20/11), eles participaram de trocas de conhecimentos sobre empreendedorismo social, finalizando nesta sexta-feira. “Posso dizer que foi um dos melhores trabalhos que participei. Aprendemos muito, nos divertimos e também trabalhamos. Há 48 horas não imaginei que teríamos um resultado tão bom”, comentou o estudante do Cedup Iago da Silva Fernandes.
Preparação
A atividade também envolveu os bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que auxiliaram na preparação da peça e na orientação aos alunos da escola. “Não só eles aprenderam com a gente. Nos também aprendemos. Trabalhamos nos bastidores para que tudo saísse correto. No ano que vem esperamos poder participar novamente”, afirmou a bolsista do Núcleo Debora Simiano, acadêmica de Administração da Unesc.
Além dela, também auxiliaram o aluno de Direito Lucas Nunes e a estudante de Administração Bruna Hochmuller.
O PDL Jovem é um projeto realizado com o financiamento do DIDH/CER Unesc.Fonte: Setor de Comunicação Integrada
24 de novembro de 2017 às 17:20Pesquisadores da Unesc participam de evento internacional de zooarqueologia
Pesquisadores da Unesc participaram esta semana no 3º Encontro Acadêmico do Grupo de Trabalho de Zooarqueologia Neotropical do Conselho Internacional de Zooarqueologia. O evento ocorreu em San José, no Uruguai de quarta a sexta-feira (22 a 24/11), onde foram desenvolvidas atividades acadêmicas e científicas em período integral. A programação contou com trabalhos nas quatro áreas temáticas principais: Panorama da Zooarqueologia Latino-Americana; Zooarqueologia, Interfaces e Patrimônio Arqueológico; Teoria e Métodos na Pesquisa Zooarqueológica; Educação e Integração do Conhecimento em Zooarqueologia.
“Quadro arqueofaunístico de um sambaqui do Extremo Sul Catarinense: Dados preliminares e tendências de exploração de ecossistemas” foi o título da apresentação que o pesquisador Diego Pavei do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) da Unesc e do Lepaarq (Laboratório de Antropologia e Arqueologia) da UFPel (Universidade Federal de Pelotas).
O estudo é uma parceria dos dois laboratórios. O Lapis coordena as pesquisas arqueológicas no Litoral do Extremo Sul Catarinense há mais de cinco anos. O trabalho é de autoria de Diego Dias Pavei, Carol Borges, Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos, e apresenta dados inéditos sobre a relação que sociedades pré-históricas litorâneas estabeleceram com os ecossistemas circundantes.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 24 de novembro de 2017 às 16:10Workshop reúne estudantes de cursos de graduação e de PPGs da área da saúde
Acadêmicos dos cursos da área da saúde e estudantes dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) em Ciências da Saúde e em Saúde Coletiva da Unesc estão reunidos na nesta sexta-feira (24/11) para o 8º Workshop do Lafibe (Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício). Os trabalhos iniciaram pela manhã com a palestra do professor doutor da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) Rodrigo Della Méa Plentz, que falou sobre “Estimulação Elétrica Neuromuscular em Pacientes com Doenças Crônicas”.
A programação do evento encerrará no fim da tarde com o debate sobre “Associação do Exercício Físico e das Nanopartículas de Ouro (GNPs) no Modelo Experimental de Esclerose Múltipla”, com a professora mestre Priscila Soares de Souza Victor, da Unesc.
Em sua fala, Plentz passou informações sobre as suas pesquisas e os resultados das investigações sobre o efeito do TENS (neuroestimulação elétrica transcutânea) na pressão arterial de pacientes, por exemplo. “O TENS age no sistema nervoso simpático e no parassimpático e reduz a pressão arterial”, comentou.
O Workshop promovido pelo Lafibe e pelo Grupo de Pesquisa em Proteção e Reparo Tecidual, que tem como líder o professor Paulo Cesar Lock Silveira.
O Workshop contou ainda com as palestras: “Crioterapia na Regeneração Muscular” – professora mestre Daniela Pacheco dos Santos Haupenthal (Unesc); “Entendimento da Biologia do Metabolismo Pterinérgico no Cérebro” – professora doutora Alexandra Latini (UFSC) e “O papel do metabolismo da BH4 na dor inflamatória” – professora doutora Débora Schefer (UFSC).
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 24 de novembro de 2017 às 15:47Uma perspectiva do mundo pelos olhos das crianças e adolescentes do Lar Nossa Casa
Os olhares sobre o mundo das crianças e adolescentes, do Lar Nossa Casa vão virar uma exposição de arte. A mostra “Expressão do Eu” foi criada através de um projeto desenvolvido na Unesc, que fomentou o lado artístico dos beneficiados pela entidade. As obras podem ser visitadas a partir desta sexta-feira (24/11), no Shopping Della, das 9 às 21 horas, e fica disponível até o dia 4 de dezembro.
O projeto vem sendo desenvolvido desde 2 de outubro deste ano, e propôs que os pequenos artistas expressassem sua criatividade através de desenhos. A acadêmica de Artes Visuais e idealizadora do projeto, Paloma Marques, conta que a ideia era dar cor ao dia no Lar, e mostrar o mundo pelos olhos dos moradores. “Exploramos dentro de cada um a magia que as tintas e os lápis de cor possibilitam. Nossa proposta inicial foi tirá-los da zona de conforto e proporcionar momentos de criatividade e diversão”, explicou Paloma.
Durante a criação das obras, os artistas participaram de oficinas conduzidas por Paloma e sua colega no projeto, Oniela Machado, e pela também aluna de Artes Visuais da Unesc Camila Venzon. Elas receberam as orientações da professora Katiuscia Micaela de Oliveira.
A chegada
Paloma conta que o projeto foi bem recebido pelos 16 moradores. “Elas têm de 2 a 17 anos e ficamos muito felizes quando nos recepcionaram com muito carinho e atenção. Brincamos bastante, nos divertimos, mas eles também se concentraram e produziram com muito empenho”, destacou.
E apesar do pouco tempo, o projeto já possibilitou laços. “Foi algo desafiador, mas muito satisfatório. Eles aprenderam um pouco com a gente e nós aprendemos muito com elas. O sorriso e a alegria deles é algo contagiante e que nos marcou. Se tivermos outras oportunidades com certeza iremos seguir em frente com esse projeto”, comenta Paloma.
Lar Nossa Casa
O local atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos. A entidade é formada por colaboradores e voluntários que buscam acolher e remover pessoas de situações de risco social.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Assessoria de imprensa 24 de novembro de 2017 às 11:57
Newsletter
RSS