AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc se prepara para matrículas de 2018

Unesc se prepara para matrículas de 2018
Diversos setores que envolvem o atendimento acadêmico estavam no encontro (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Em busca do bem-estar dos atuais e futuros alunos da Unesc, foi realizada na tarde desta sexta-feira (24), uma reunião com o Núcleo da Prograd (Pró-Reitoria de Ensino e Graduação). O encontro contou com diversos setores que prestam serviços de atendimento aos acadêmicos, desde o primeiro contato com a Universidade até os alunos que já estão em fase de conclusão de curso.

O objetivo da reunião foi comunicar os setores de relacionamentos acadêmicos sobre os processos que serão utilizados nas matrículas do primeiro semestre de 2018. O encontro, que teve como tema "Receber o aluno Unesc de forma acolhedora e resolutiva", foi mediado pela pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker.

“O processo de matrícula é um momento crucial. Por meio dele nós acolhemos aqueles que querem investir na sua formação, que tem o sonho de cursar um curso superior. Ao ingressar na Unesc o aluno encontra não só o tradicional em sala de aula, mas sim um ensino que se consolida junto a pesquisa e a extensão, que tem forte relação com a realidade social e cultural das diferentes profissões. Estamos preparados para recebe-los”, comentou Indianara. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 24 de novembro de 2017 às 20:26
Compartilhar Comente

Projeto leva conhecimentos sobre empreendedorismo a jovens da região

Projeto leva conhecimentos sobre empreendedorismo a jovens da região
Atividades de 2017 encerraram nesta sexta-feira com uma apresentação teatral (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O Projeto PDL Jovem (Programa de Desenvolvimento de Lideranças) está despertando o empreendedorismo social em adolescentes de Criciúma e região. Na tarde desta sexta-feira (24/11) os participantes concluíram a última etapa do Projeto, apresentando uma peça teatral baseada no livro “O Monge e o Executivo”.

Durante a exibição, os estudantes do primeiro ano do Ensino Médio do Cedup (Centro de Educação Profissional) Abílio Paulo trouxeram uma versão adaptada da obra, com lições de vida e de liderança. “Eles leram e adaptaram a peça sozinhos. Ficou muito bem feito, superaram as expectativas e conseguiram transmitir a essência do que estudamos”, contou a professora do Projeto, Cristiane Dias.

A professora conta, que além dos aprendizados sobre empreendedorismo, o PDL também prepara os jovens para o futuro. “Muitas pessoas afirmam que os jovens são o futuro, mas apenas entregar à sociedade como esta é muito fácil. Nosso papel é ajudá-los e prepará-los para o que vão encontrar”, afirmou Cristiane.

Etapas

O Projeto iniciou em maio deste ano e atuou em duas fases. Na primeira, os encontros proporam conversas sobre líderes e referências conhecidas pelos estudantes, como representantes religiosos, comunitários, educacionais, políticos, familiares, empreendedores e esportivos.

Na segunda etapa, que iniciou na última segunda-feira (20/11), eles participaram de trocas de conhecimentos sobre empreendedorismo social, finalizando nesta sexta-feira. “Posso dizer que foi um dos melhores trabalhos que participei. Aprendemos muito, nos divertimos e também trabalhamos. Há 48 horas não imaginei que teríamos um resultado tão bom”, comentou o estudante do Cedup Iago da Silva Fernandes.

Preparação

A atividade também envolveu os bolsistas do Núcleo de Empreendedorismo da Unesc, que auxiliaram na preparação da peça e na orientação aos alunos da escola. “Não só eles aprenderam com a gente. Nos também aprendemos. Trabalhamos nos bastidores para que tudo saísse correto. No ano que vem esperamos poder participar novamente”, afirmou a bolsista do Núcleo Debora Simiano, acadêmica de Administração da Unesc.

Além dela, também auxiliaram o aluno de Direito Lucas Nunes e a estudante de Administração Bruna Hochmuller.

O PDL Jovem é um projeto realizado com o financiamento do DIDH/CER Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

24 de novembro de 2017 às 17:20
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc participam de evento internacional de zooarqueologia

Pesquisadores da Unesc participam de evento internacional de zooarqueologia
Apresentação de resultados ocorreu no Uruguai (Foto: Divulgação) Mais imagens

Pesquisadores da Unesc participaram esta semana no 3º Encontro Acadêmico do Grupo de Trabalho de Zooarqueologia Neotropical do Conselho Internacional de Zooarqueologia. O evento ocorreu em San José, no Uruguai de quarta a sexta-feira (22 a 24/11), onde foram desenvolvidas atividades acadêmicas e científicas em período integral. A programação contou com trabalhos nas quatro áreas temáticas principais: Panorama da Zooarqueologia Latino-Americana; Zooarqueologia, Interfaces e Patrimônio Arqueológico; Teoria e Métodos na Pesquisa Zooarqueológica; Educação e Integração do Conhecimento em Zooarqueologia.

“Quadro arqueofaunístico de um sambaqui do Extremo Sul Catarinense: Dados preliminares e tendências de exploração de ecossistemas” foi o título da apresentação que o pesquisador Diego Pavei do Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz) da Unesc e do Lepaarq (Laboratório de Antropologia e Arqueologia) da UFPel (Universidade Federal de Pelotas).

O estudo é uma parceria dos dois laboratórios. O Lapis coordena as pesquisas arqueológicas no Litoral do Extremo Sul Catarinense há mais de cinco anos. O trabalho é de autoria de Diego Dias Pavei, Carol Borges, Juliano Bitencourt Campos e Marcos César Pereira Santos, e apresenta dados inéditos sobre a relação que sociedades pré-históricas litorâneas estabeleceram com os ecossistemas circundantes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de novembro de 2017 às 16:10
Compartilhar Comente

Workshop reúne estudantes de cursos de graduação e de PPGs da área da saúde

Workshop reúne estudantes de cursos de graduação e de PPGs da área da saúde
Encontro ocorre nesta sexta-feira na Universidade (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Acadêmicos dos cursos da área da saúde e estudantes dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) em Ciências da Saúde e em Saúde Coletiva da Unesc estão reunidos na nesta sexta-feira (24/11) para o 8º Workshop do Lafibe (Laboratório de Fisiologia e Bioquímica do Exercício). Os trabalhos iniciaram pela manhã com a palestra do professor doutor da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre) Rodrigo Della Méa Plentz, que falou sobre “Estimulação Elétrica Neuromuscular em Pacientes com Doenças Crônicas”.

A programação do evento encerrará no fim da tarde com o debate sobre “Associação do Exercício Físico e das Nanopartículas de Ouro (GNPs) no Modelo Experimental de Esclerose Múltipla”, com a professora mestre Priscila Soares de Souza Victor, da Unesc.

Em sua fala, Plentz passou informações sobre as suas pesquisas e os resultados das investigações sobre o efeito do TENS (neuroestimulação elétrica transcutânea) na pressão arterial de pacientes, por exemplo. “O TENS age no sistema nervoso simpático e no parassimpático e reduz a pressão arterial”, comentou.

O Workshop promovido pelo Lafibe e pelo Grupo de Pesquisa em Proteção e Reparo Tecidual, que tem como líder o professor Paulo Cesar Lock Silveira.

O Workshop contou ainda com as palestras: “Crioterapia na Regeneração Muscular” – professora mestre Daniela Pacheco dos Santos Haupenthal (Unesc); “Entendimento da Biologia do Metabolismo Pterinérgico no Cérebro” – professora doutora Alexandra Latini (UFSC) e “O papel do metabolismo da BH4 na dor inflamatória” – professora doutora Débora Schefer (UFSC).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de novembro de 2017 às 15:47
Compartilhar Comente

Uma perspectiva do mundo pelos olhos das crianças e adolescentes do Lar Nossa Casa

Uma perspectiva do mundo pelos olhos das crianças e adolescentes do Lar Nossa Casa
Exposição pode ser visitada no Shopping Della, das 9 às 21 horas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os olhares sobre o mundo das crianças e adolescentes, do Lar Nossa Casa vão virar uma exposição de arte. A mostra “Expressão do Eu” foi criada através de um projeto desenvolvido na Unesc, que fomentou o lado artístico dos beneficiados pela entidade. As obras podem ser visitadas a partir desta sexta-feira (24/11), no Shopping Della, das 9 às 21 horas, e fica disponível até o dia 4 de dezembro.

O projeto vem sendo desenvolvido desde 2 de outubro deste ano, e propôs que os pequenos artistas expressassem sua criatividade através de desenhos. A acadêmica de Artes Visuais e idealizadora do projeto, Paloma Marques, conta que a ideia era dar cor ao dia no Lar, e mostrar o mundo pelos olhos dos moradores. “Exploramos dentro de cada um a magia que as tintas e os lápis de cor possibilitam. Nossa proposta inicial foi tirá-los da zona de conforto e proporcionar momentos de criatividade e diversão”, explicou Paloma.

Durante a criação das obras, os artistas participaram de oficinas conduzidas por Paloma e sua colega no projeto, Oniela Machado, e pela também aluna de Artes Visuais da Unesc Camila Venzon. Elas receberam as orientações da professora Katiuscia Micaela de Oliveira.

A chegada


Paloma conta que o projeto foi bem recebido pelos 16 moradores. “Elas têm de 2 a 17 anos e ficamos muito felizes quando nos recepcionaram com muito carinho e atenção. Brincamos bastante, nos divertimos, mas eles também se concentraram e produziram com muito empenho”, destacou.

E apesar do pouco tempo, o projeto já possibilitou laços. “Foi algo desafiador, mas muito satisfatório. Eles aprenderam um pouco com a gente e nós aprendemos muito com elas. O sorriso e a alegria deles é algo contagiante e que nos marcou. Se tivermos outras oportunidades com certeza iremos seguir em frente com esse projeto”, comenta Paloma.

Lar Nossa Casa

O local atende crianças e adolescentes de zero a 18 anos. A entidade é formada por colaboradores e voluntários que buscam acolher e remover pessoas de situações de risco social.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 24 de novembro de 2017 às 11:57
Compartilhar Comente