Municípios compartilham ações realizadas em prol do Rio Mãe Luzia
As ações realizadas pelos municípios em 2017 em prol do Rio Mãe Luzia, foram apresentadas durante o 2º Seminário de Relatos de Experiências de Recuperação Ambiental, que ocorreu na última semana no Centro Social Urbano de Siderópolis, com a participação de aproximadamente 100 pessoas, entre membros do Fórum, representantes dos municípios e comunidade. As ações foram resultantes da assinatura do Tratado pela Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia em junho de 2017 quando ocorreu o 1º Giro Ciclístico Rota Rio Mãe Luzia.
O Seminário é uma realização do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, juntamente com a Unesc, as Câmaras de Vereadores dos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, Araranguá e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.
Confira as ações apresentadas pelos municípios:
Treviso: Recuperou uma faixa de terra de 1 mil metros de comprimento por 30 metros de largura através do plantio de árvores nativas em uma Área de Preservação Permanente pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Mãe Luzia, visando com esta atividade recuperar áreas de mata ciliar protegendo assim as encostas de processos erosivos levando há uma recuperação em um curto espaço de tempo da área em questão.
Siderópolis: Plantio de mudas nativas, enfatizando com esta prática a importância das matas ciliares na manutenção da biodiversidade e equilíbrio ecológico, evitando assoreamento e dando maior seguridade a qualidade da água.
Nova Veneza: Plantio de arvores nativas em uma área de preservação permanente pertencente a bacia hidrográfica do rio mãe luzia, visando com esta atividade a recuperação da área e construção de mata ciliar protetora do manancial essências a vida.
Criciúma: Intensificou a produção de mudas nativas no Horto Florestal Municipal e incentivo de plantio nas margens do Rio Mãe Luzia; Realizou a doação de mudas nativas em eventos realizados no ano de 2017; Fiscalização ambiental nas margens do Rio Mãe Luzia; Conscientização ambiental sobre a importância da preservação do Rio Mãe Luzia; Visita para verificar a situação do Rio, com alunos de escolas municipais do bairro Mãe Luzia.
Forquilhinha: Intensificou-se a produção de mudas nativas no horto florestal visando garantir a recuperação da mata ciliar às margens do Rio Mãe Luzia; Incentivo do plantio de árvores através da doação de mudas; Promoção de campanhas de conscientização sobre a importância da mata ciliar; Intensificação da fiscalização sobre o lançamento de efluentes no Rio Mãe Luzia.
Maracajá: Plantio e identificação de uma árvore na praça simbolizando o início do Tratado, em 4 de junho de 2017; Debate sobre a importância da preservação e reposição da Mata Ciliar, com os proprietários extremantes do Rio Mãe Luzia; Plantio de 500 mudas de árvores nativas ao longo da mata ciliar do Rio Mãe Luzia. Trabalho em sala de aula envolvendo os alunos nas seguintes atividades: Visitar o trecho do rio que passa pelo município; Pesquisar a origem do nome; Pesquisar as histórias do rio contadas por moradores; Compor um poema com o tema “ Rio Mãe Luzia” e criar uma música tendo como tema o Rio Mãe Luzia.
Araranguá: Discutiu entre os municípios de Araranguá e Balneário Arroio do Silva, sobre ações para promover a preservação da Lagoa da Serra; Recuperação da Mata Ciliar no local na qual foram retiradas as embarcações fixas e trapiches no Rio Araranguá; Campanhas educativas para evitar maus tratos aos animais; Identificação e revitalização de nascentes; Retirada das espécies exóticas nas Áreas de Preservação Permanente (eucaliptos em beira de rio e casuarinas em dunas); Campanhas de coleta de resíduos eletroeletrônicos e pneus no meio ambiente; Realização de mutirões ecológicos nas comunidades litorâneas (Ilhas, Morro Agudo, Morro dos Conventos e Paiquerê); Campanhas educativas para Coleta Seletiva; Conscientização do licenciamento ambiental nos empreendimentos potencialmente poluidores no município. Além da participação dos municípios na divulgação de ações efetivas de 2017, o evento teve uma palestra sobre os “Desafios do Direito Ambiental no Século 21” com o procurador público federal Anderson Lodetti de Oliveira.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2017 às 16:56Curso de Engenharia de Produção prepara alunos para o Enade
Em 2017, o Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes) foi direcionado aos cursos das áreas das Engenharias e Licenciaturas. E buscando motivar e preparar os alunos para este momento tão relevante na vida acadêmica, o curso de Engenharia de Produção realizou um circuito de cinco encontros, que encerraram sexta-feira (24/11).
Os encontros foram caracterizados como aulas preparatórias, onde eram abordadas as diversas áreas do curso, como: física, cálculo, estatística, planejamento e controle da produção, custos e gestão da qualidade. Toda esta preparação teve seu início marcado com uma palestra com o coordenador do SEAI (Setor de Avaliação Institucional da Unesc) Thiago Francisco, que esclareceu onde foi esclarecido aos acadêmicos o que é o Enade e a sua importância.
O encerramento contou com a palestra da chefe de gabinete da Reitoria Gisele Coelho Lopes, que motivou os acadêmicos falando sobre “Qual é o seu legado? A consciência social para uma carreira exitosa!”.
“Acredito que quando escolhemos uma profissão, seja ela qual for, temos um propósito nesta escolha. Isso significa que nossas escolhas se reverberam em grandes mudanças em nossas vidas. Na medida em que amadurecemos profissionalmente, conquistamos a consciência do nosso compromisso com as pessoas e organizações que dependem do nosso empenho, profissionalismo, responsabilidade e foco em resultados recíprocos. Acredito que esses jovens, enquanto formandos, estão em um estágio profissional de dúvidas, incertezas e insegurança frente ao mercado de trabalho, cada vez mais desafiador e competitivo”, afirmou a professora.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2017 às 16:26Projeto da Unesc leva tratamento odontológico a pacientes com transtornos psíquicos
Os estudantes de Odontologia da Unesc potencializam a formação muito além dos muros da Universidade. Por meio de um projeto inovador, juntamente com os professores, eles chegam a lugares que o atendimento da área não chega. O trabalho ocorre com um equipo portátil, que serve de ferramenta para reacender sorrisos na Ala Psiquiátrica do Hospital de Caridade São Roque no Morro da Fumaça. O projeto ocorre junto a disciplina de Pacientes com Necessidades Especiais, desenvolvida na oitava fase do curso.
Esses pacientes eram internos do Hospital Psiquiátrico Rio Maina. Eles foram realocados a Ala Psiquiátrica do Hospital São Roque, em Morro da Fumaça. “Justamente por terem condições que são usadas como motivo para sua segregação social, tais pacientes são, de certa forma, "esquecidos" pelo sistema ou até mesmo, pela família. A própria saúde bucal, muitas vezes, é relegada a um segundo plano. Contudo, boa parte dos pacientes internados na ala psiquiátrica deste hospital são muito colaborativos e respondem muito bem às orientações e tratamentos propostos”, comentou Diego Pires, um dos professores responsáveis pelo projeto.
Entre os alunos que participam do projeto, está a Regiane Ilíbio. Segundo ela, o interesse pela área já existia, entretanto, logo após o primeiro contato ela se apaixonou pela área. “A segurança, amor e respeito que eles me passam me deixam mais feliz e gratificada por ter escolhido a Odontologia. Pacientes com transtornos psíquicos precisam de amor, carinho e atenção, me sinto extremamente lisonjeada por saber que posso fazer tudo isso na profissão que escolhi”, ressaltou.
A aluna comenta ainda que a extensão foi de suma importância para que ela se encontrasse na profissão. “Participar deste projeto me mostrou o quão ampla a nossa profissão é e me despertou mais admiração por ela, quem ama o que faz só agradece pelas oportunidades que lhe são concedidas, odontologia é amor”, contou Regiane.
Solicitação foi feita pelo Hospital
Ao observar a necessidade de tratamento odontológico na Ala Psiquiátrica, o Hospital de Caridade São Roque foi em busca de uma solução. Para isso, eles entraram em contato com a Gerencia Regional de Saude, que procurou a Unesc. “Dentes quebrados, cariados, dores e outras questões faziam os nossos pacientes sofrerem diariamente. Entramos em contato com a Unesc e fomos prontamente atendidos. O projeto tem beneficiado nossos pacientes de forma única”, comentou o enfermeiro responsável pela Ala Psiquiátrica, Afonso Paulo Morona.
Morona comenta ainda que o processo de pré-atendimento, realizado pelas estudantes da Unesc, foi crucial para que os pacientes ficassem à vontade. “As alunas tiveram o cuidado de antes mesmo de iniciar o tratamento vir conhecer os pacientes. Eles geralmente ficam muito agitados com pessoas diferentes na Ala, mas elas souberam tranquilizar cada um deles, transformando o processo de uma forma muito mais leve”, ressaltou.
Os pacientes ficam em um setor fechado, e recebem visitas de seus familiares apenas duas vezes por semana. Segundo Morona, esse contato também promove melhoras que vão além da estabilidade odontológica. “Eles são atendidos com muito carinho, e agora, além de não sentirem mais dores, também recebem a acolhida de outras pessoas. É visível o quanto isso alivia o dia a dia deles”, contou o enfermeiro.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 27 de novembro de 2017 às 16:00Unesc presente no Simpósio Internacional de Promoção à Saúde
Os acadêmicos de Enfermagem Diego Floriano de Souza e Fernanda Bertoti representaram a Unesc durante o Simpósio Internacional de Promoção a Saúde. O evento ocorreu em Florianópolis durante a última quinta e sexta-feira (23 e 24/11).
Eles apresentaram as ações do projeto de extensão “Escola de Pais & Filhos: diálogos entre universidade e comunidade”, coordenado pela professora Fabiane Ferraz.
As atividades integram estudantes de Enfermagem, Direito e Pedagogia da Unesc. O projeto desenvolve ações em escolas municipais de Criciúma desde 2016, por meio do Programa Território Paulo Freire.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
27 de novembro de 2017 às 15:57Pibid Educação Física promove dia de diversão e aprendizado a crianças da região
Um sábado (27/11) de diversão e aprendizados na Unesc. Mais de 100 crianças visitaram o campus para participar de um dia especial, com brincadeiras, lanches, dança, ginástica artística e atrações circenses. A atividade foi promovida pelo Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) subprojeto Educação Física, e reuniu professores, pais e alunos dos CEIMs (Centros de Educação Infantil Municipal) Thereza Dário Milanezzi e Maria da Rosa Cunha, e das EMEIEFs (Escolas Municipais de Educação Infantil e Ensino Fundamental) Dionizio Milioli, Padre Paulo Petruzzellis e Eliza Sampaio Rovaris.
Além da diversão, os participantes conheceram as atividades desenvolvidas pelos bolsistas do projeto em 2017. “Foi tudo muito bem organizado. Um dos pais elogiou e disse que sua filha aprendeu se divertindo. Concluímos de modo positivo com uma manhã de muito envolvimento e aprendizado”, comentou uma das coordenadoras do subprojeto do Pibid Educação Física, Vania Vitorio.
Ano de sucesso
Este foi o terceiro evento de final de ano do Pibid e tem o objetivo de consolidar os estudos e planejamentos feitos pelos bolsistas durante o ano, desenvolvendo a práxis pedagógica nas escolas e dando qualidade na iniciação da docência.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
27 de novembro de 2017 às 15:53
Newsletter
RSS