AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Sustentabilidade e moda no (RE)Bazar do curso de Design em Moda Unesc/Senai

Sustentabilidade e moda no (RE)Bazar do curso de Design em Moda Unesc/Senai
Peças ainda podem ser trocadas até as 21 horas desta terça-feira (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Pensamento sustentável e oportunidade para renovar o guarda-roupas. Aquelas peças que não são mais usadas podem ser trocadas no (RE)Bazar de Moda. As roupas podem ser encontradas no Bloco da Reitoria até as 21 horas desta terça-feira (28/11). A ação é desenvolvida pelo curso de Tecnologia em Design de Moda da Unesc/Senai.

A estudante Daniela Back explica que a ideia é dar uma nova utilidade aos itens deixados de lado. “Muitas pessoas usam as roupas por um tempo e acabam as jogando fora. Queremos que as peças tenham uma maior utilidade, promovendo a reutilização. O que já não é mais usado por alguém pode ser o que outra pessoa procura”, comentou.

Está é a primeira vez que o evento que possui um fim solidário ocorre dentro do campus da Universidade. “Vamos fazer uma triagem. Algumas peças acabam ficando para a próxima edição e outras são doadas. A primeira opção é a Casa Guido, para onde encaminhamos as roupas infantis, e o destino das outras ainda está em aberto”, contou o professor responsável pelo (RE)Bazar, Felipe Kanarek.

Para (RE)Utilizar

Para trocar as peças, o interessado deve trazer roupas em bom estado. Cada item vale um crédito, uma ficha que dá direito a outra peça. Depois é só escolher e aproveitar. “Já visitei as edições anteriores e até falei para os alunos que é uma pena ser apenas um dia. Espero que tenha mais vezes”, contou Helena Marques Valério. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de novembro de 2017 às 15:50
Compartilhar Comente

Unesc se prepara para receber acadêmica paraguaia

Unesc se prepara para receber acadêmica paraguaia
Karen tem 18 anos e irá cursar Administração em 2018 (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc reforça mais uma vez a sua internacionalização. A partir de fevereiro de 2018, o campus receberá uma nova acadêmica. Karen Gonzalez Medina, de 18 anos, é paraguaia e vem para o Brasil cursar Administração. Nesta segunda-feira (27), a acadêmica e seu pai fizeram o primeiro contato com a cidade e com a Instituição.

A escolha pela Universidade deu-se pelo intercâmbio cultural conveniado ao Itamaraty. Durante a graduação, o pai de Karen também fez intercâmbio no Brasil e foi quem a ajudou a pesquisar as oportunidades no Brasil e na Unesc.

Karen já realizou intercâmbios em Oxford e Boston. “Eu optei por Administração por gostar de matemática e também pelo comércio, já que meus pais têm empresa no Paraguai”, comentou.

“Para nós é importantíssimo a internacionalização da Unesc e receber a Karen só afirma mais e mais o nosso propósito. A Universidade está em primeiro lugar do Estado em internacionalização entre as não estatais no RUF (Ranking Universitário da Folha). Isso nos engrandece, pois é o resultado de todo o investimento que realizamos. Acolher novos alunos é sempre bom e a nossa Unesc está sempre de braços abertos para novos estudantes”, afirmou a reitora Luciane Ceretta.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 28 de novembro de 2017 às 10:28
Compartilhar Comente

Unesc presente no Seminário Nacional sobre Saúde e Trabalho em São Paulo

Unesc presente no Seminário Nacional sobre Saúde e Trabalho em São Paulo
Encontro ocorreu em São Paulo na USP de Ribeirão Preto (Foto: Divulgação) Mais imagens

Estudantes e professores membros do NUPAC-ST (Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador) da Unesc participaram da segunda edição do Seminário Nacional sobre Saúde e Trabalho, que ocorreu em São Paulo, na USP de Ribeirão Preto na última semana. O grupo teve 20 trabalhos científicos aprovados, que foram apresentados de forma oral e pôster durante o encontro, que trouxe como tema “Trabalho Decente”. O evento representou uma das 17 temáticas da agenda 2030 da ONU (Organização das Nações Unidas)

“Entre os trabalhos que foram apresentados, dois representaram as experiências do primeiro ano de funcionamento do Núcleo, bem como, outros trabalhos envolvendo a Saúde do Trabalhador de diferentes categorias profissionais da região sul do estado de Santa Catarina. A exemplo do ramo pesqueiro, frigorífico, cerâmico, de mineração do carvão, da construção civil, da rizicultura, da indústria plástica, dos transportes, vestuário, metalúrgico, entre outros”, comentou o professor Willians Cassiano Longen, coordenador do Núcleo.

Alguns trabalhos apresentados no evento:


"A Dimensão Humana de um Serviço de Construção Civil: Contribuições da Ergonomia" (ZISINIO, K. B. ; PEREIRA, D. M. ; MATTIA JUNIOR, N; LONGEN, WC)
"Casuística em Reabilitação no Núcleo de Promoção e Atenção Clínica à Saúde do Trabalhador-NUPAC-ST" (BORBA, S. H. ; ZISINIO, K. B. ; BECKENBROCK, F. P. ; LONGEN, WC)
"'Termografia no Diagnóstico Diferencial de LER/DORT: Um Estudo Realizado com Bancários de Criciúma/SC" (ALBINO, S. K. ; VARGAS, Muriel; LONGEN, WC)
"Diagnóstico da Qualidade de Vida e Carga Psicofisiológica de Trabalhadores da Produção de Revistimentos Cerâmicos" (SILVA, G. D. ; TEODORO, D. L. ; LONGEN, WC)
"Distúrbios da Coluna Vertebral de Trabalhadores de Dois Abatedouros de Frango do Sul Catarinense" (SCHUTZ, F; LONGEN, WC)

Mais informações (clique aqui) 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de novembro de 2017 às 21:31
Compartilhar Comente

Escolha Unesc: Gêmeos compartilham a paixão em ser professor

Escolha Unesc: Gêmeos compartilham a paixão em ser professor
Ramon e Dairan ingressaram com 100% de bolsa pelo Escolha Unesc (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Sorriso, cor dos olhos, cabelos, jeito de andar, tudo em dobro. Ao longe, os gêmeos idênticos Ramon e Dairan Selau chamam a atenção por gostarem de ser iguais, das roupas às tatuagens. No entanto, o que eles não imaginavam é que a profissão também seria a mesma: ser professor. A paixão nasceu no coração dos dois por meio da irmã, que seguiu pelo mesmo caminho. Vindos de Morrinhos do Sul, os gaúchos encontraram no Escolha Unesc a oportunidade de concretizar o sonho de entrar no Ensino Superior.

Com 100% de bolsa nas Licenciaturas, Ramon entrou no curso de Geografia, e Dairan optou pelo curso de Artes Visuais. Segundo eles, se não fosse essa oportunidade, seria impossível ingressar em uma Universidade. “A bolsa possibilitou a entrada dos dois juntos no Ensino Superior. Somos de muito longe, seria impossível nos mantermos e ainda pagar a mensalidade”, comentou Ramon.

Contato com a profissão

Logo assim que entraram no curso, os dois conseguiram estágio na mesma escola. Atualmente, os gêmeos atuam como auxiliares na Escola Marcilio Dias Santiago, localizada na Vila Manaus. Eles comentam que o contato com a profissão ainda no início da graduação mostrou a certeza do caminho a ser seguido: transformar a sociedade por meio da educação.

“A vulnerabilidade do bairro em que a escola está inserida é grande, muitas possuem a família extremamente desestruturada. De início você pensa que não vai conseguir alcançar as crianças, mais aí você percebe que muitas precisam só de atenção e carinho para criarem confiança, e é neste caminho que se fortaleceu o aprendizado. Elas só precisam de um exemplo que possa influencia-las a seguirem o rumo certo, e esse é o papel do professor.”, comentou Ramon.

Dairan conta que ao ter contato com a sala de aula, ele associou a atual situação do Brasil com o desempenho dos alunos. “O estímulo dado pelo professor aos estudantes é fundamental na formação deles como cidadãos. Ele faz muito mais do que os políticos que estão lá em cima no poder. Falta educação no país, e ela é a saída para os nossos problemas, o que fortalece ainda mais a vontade de atuar na Rede Pública de Ensino”, afirmou o aluno.

Escolha Unesc

Os interessados em ingressar no Ensino Superior em 2018 podem participar do Escolha Unesc, que está com inscrições abertas (online) até o dia 9 de março. As inscrições também ocorrem de forma presencial, sendo que o primeiro período é entre 27 de novembro e 21 de dezembro.

O ingresso se dá por meio do Histórico Escolar e o acadêmico tem a oportunidade de participar do Nossa Bolsa, e ser beneficiado com bolsas de estudos de 70% ou 100%, dependendo do seu perfil socioeconômico. Na primeira fase, também há a possibilidade de descontos de 30% ou 20%

Na Unesc, o calouro vai encontrar cursos nas áreas de educação, saúde, ciências sociais aplicadas, engenharia e tecnologia avaliados pelo MEC (Ministério da Educação) com notas 4 e 5 – de um máximo de 5 – devido a qualidade de seu processo de aprendizagem, infraestrutura e qualificação dos professores da Unesc. 

Confira mais informações (clique aqui)

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 27 de novembro de 2017 às 21:06
Compartilhar Comente

Unesc dá novo passo da luta de diversidades e Diretos Humanos

Unesc dá novo passo da luta de diversidades e Diretos Humanos
Encontro com a comissão do DIDH apresentou um pacto com medidas para a Universidade (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc continua realizando ações que visam o respeito e a igualdade. A comissão nomeada para a elaboração e monitoramento do “Pacto Nacional Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos”, assinado pela Universidade em setembro deste ano, apresentou na tarde desta segunda-feira (27/11) a primeira proposta para o documento.

O principal objetivo do pacto é promover medidas que motivem o respeito e a diversidade. “No pacote incluem medidas como o fortalecimento do Núcleo de Prevenção à Violência, a Clínica dos Direitos Humanos, questões imigratórias, ouvidorias e espaços de ajuda aos acadêmicos”, explica a presidente da comissão e coordenadora do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos), Lisiane Tuon.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o projeto alimenta a alma da Universidade. “O Pacto será transformador para uma Universidade Comunitária, que promove o respeito, a diversidade, a inclusão e os Direitos Humanos. O grupo composto por diversos seguimentos apresentaram um relatório produtivo, e que certamente reconduzirá as ações da nossa Unesc”, afirmou

De acordo com o vice-reitor, Daniel Preve, o projeto só está no início. “O trabalho continua. Estamos fazendo história e rompendo paradigmas da sociedade. Devemos continuar esta importante luta”, comenta.

Uma consulta pública para a comunidade acadêmica será realizada para ouvir o público interno sobre as temáticas do Pacto.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 27 de novembro de 2017 às 20:11
Compartilhar Comente