AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos de escola de Criciúma criam nova consciência com projeto sobre bullying

Alunos de escola de Criciúma criam nova consciência com projeto sobre bullying
Atividades encerraram nesta terça-feira com entrega de certificado (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

O clima era descontraído, mas o papo muito sério. Adolescentes de 13 a 15 anos da Escola Irmã Edviges, de Criciúma, passaram por uma experiência transformadora junto à Unesc. Por meio de debates e atividades diversas, o projeto “Aplicação da justiça restaurada para causas de bullying no ambiente escolar”, levou os estudantes a refletirem sobre comportamentos que podem muitas vezes parecer “brincadeira”, mas acabam por trazer graves prejuízos físicos e psicológicos entre os colegas.

A aluna Júlia Mafiolete conta que, após participar no projeto, percebeu que muitas vezes as atitudes preconceituosas não aparecem de forma clara. “Eu cresci em uma família que me ensinou o respeito, o certo e o errado. Mas ao debater sobre o assunto junto com o projeto, eu descobri diversas questões que nós nem percebemos o preconceito, mas que ele está ali. Hoje eu tomo bastante cuidado e corrigo os colegas que trazem atitudes assim. É importante ter consciência do respeito.”, comentou a aluna.

Uma das autoras do livro “Direitos Humanos, Fraternidade e Bullying: momentos de reflexão e caminhos dialógicos", a professora Sheila Martignago Saleh, também coordenadora do projeto, comentou que em sua pesquisa para a obra, ao ter contato com as escolas da rede pública de Criciúma, uma estatística trouxe preocupação. “Cerca de 45% dos estudantes das escolas públicas sofrem bullying. Para combater esses números, o projeto aborda temáticas que motivam tal comportamento, fazendo os estudantes entenderem que é a intolerância do diferente que leva à violência. É preciso ter respeito ao próximo, independentemente de qualquer coisa”, ressaltou Sheila.

Racismo, Deficiência, padrões de beleza, empoderamento de gênero, sexismo, feminismo, entre outros temas, foram desenvolvidos junto aos alunos.

Mudança de comportamento é visível na turma

A professora de Língua Portuguesa Marilda Nascimento, convive com os estudantes dia após dia. Segundo ela, ocorreu uma grande mudança. “Eles criaram uma consciência diferente, são mais críticos e construíram um respeito maior entre eles que é extremamente visível. O discurso é outro, a forma de ver as coisas. Até algumas “piadinhas” que ocorriam antes em sala de aula não existem mais, um passou a corrigir o outro mostrando que não era legal rir do colega apenas por ele ser diferente”, afirmou a professora.

Este projeto está há um semestre instalado na escola, e teve a sua finalização com a entrega de certificados nesta terça-feira (28/11). Mas segundo a coordenadora pedagógica da escola, Maria Dolores Denski, a parceria já ocorre há três anos com a Unesc. “Nós adoramos receber os projetos de extensão da Universidade em nossa escola.  Eles contribuem para a mudança da cultura dos nossos alunos, que se ocupam em um outro período, além da sala de aula, para discutirem questões que fortalecem a construção cidadã. Somos uma escola diferenciada por ter a Unesc conosco”, contou.

Saiba mais

O projeto faz parte do DIDH (Programa Diversidades, Inclusão e Direitos Humanos) da Universidade, e também conta com a participação dos professores Fabrizio Guinzani e Cristina Kern, e das alunas Daniela Laura Klement, Letícia Aline dos Santos Justi, Laura Barg Comim e Maria Julia Rodrigues Grafulim.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de novembro de 2017 às 20:42
Compartilhar Comente

Unesc participa da SIPAT das Empresas Rio Deserto

Unesc participa da SIPAT das Empresas Rio Deserto
Encontro ocorreu nesta terça-feira (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A saúde mental e o estilo de vida saudável foi um dos assuntos de destaque na SIPAT/MIN (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho na Mineração), das Empresas Rio Deserto. Para apresentar o tema aos colaboradores, a empresa realizou uma parceria com o Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, que abrange áreas como Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Divididos em pequenos grupos, 16 profissionais residentes visitaram as unidades, mesclando atividades teóricas e práticas.

“A empresa, preocupada com a saúde mental e física dos colaboradores, percebeu uma oportunidade de aproximação com a universidade. A SIPAT/MIN vem ao encontro da proposta do projeto, porque nós temos que estar bem, no físico e mental, para fazer as atividades no trabalho e para tornar o ambiente mais estimulante. Estando bem conosco, ficamos mais atentos, prestativos e nos dedicamos mais ao trabalho”, enfatiza a coordenadora de recursos humanos das Empresas Rio Deserto, Jaci Baggio Vieira.

O coordenador da Comissão de Residência Multiprofissional da Unesc, Jacks Soratto, destacou a importância da parceria para os residentes e os benefícios para a empresa. “Um dos enfoques do programa é também a proteção de agravos aos trabalhadores dos mais diversos campos de atuação. Nós procuramos sempre ter um olhar multiprofissional, com vistas a melhor compreender o processo de desequilíbrio ou diminuição do potencial vital de cada indivíduo ou coletividades. Participar da SIPAT/MIN foi um momento para os residentes terem a experiência de realizar um atendimento educativo com ênfase na saúde do trabalhador”, afirma Soratto.

O Programa de Residência Multiprofissional é resultado de uma parceria entre a Unesc e a Secretaria Municipal de Saúde de Criciúma, está na sétima turma e é idealizado e coordenado pela reitora da Unesc, Luciane Ceretta.

*com colaboração de assessoria Empresas Rio Deserto

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de novembro de 2017 às 21:16
Compartilhar Comente

Aluno de Direito recebe homenagem por representar o Brasil em conferência internacional

Aluno de Direito recebe homenagem por representar o Brasil em conferência internacional
Apenas 18 pessoas no mundo foram selecionadas para o encontro (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

O estudante de Direito Léo Vitor Pirola Mendonça recebeu nesta terça-feira (28/11), das mãos da reitora Luciane Ceretta, do vice-reitor Daniel Preve, do professor orientador Ismael Francisco de Souza e do coordenador do curso de Direito João Carlos Medeiros Rodrigues Junior, uma placa de homenagem da Unesc pelo resultado positivo na representação do Brasil e da Universidade como embaixador da 4ª Conferência Global sobre a Erradicação do Trabalho Infantil.

Ele foi um dos 18 jovens embaixadores selecionados para viajar até Buenos Aires e participar das conversas durante os três dias de evento. Em sua inscrição, ele tratou sobre o trabalho infantil no país e como poderia contribuir para a sua erradicação. Ele escreveu seu projeto em três línguas: Inglês, Espanhol e Francês.

De acordo com Léo, que está na terceira fase do curso de Direito, a experiência foi extremamente engrandecedora. “Poder representar a Unesc em eventos internacionais como esse é gratificante. Mostra que somos críticos e que temos capacidade. Foi uma ótima experiência”, completa.

Para a reitora, Luciane Ceretta, o Léo agrega conhecimento e experiência para a Universidade. “Ele representa o resultado dos investimentos que realizamos com as pesquisas que temos feito nos últimos anos. Nos sentimos muito orgulhosos e satisfeitos, isso só engrandece a nossa Unesc”, afirma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de novembro de 2017 às 20:58
Compartilhar Comente

Pibid promove festival de curtas-metragens

Pibid promove festival de curtas-metragens
Produções são resultados de trabalhos desenvolvidos em escolas da região (Foto: Divulgação) Mais imagens

A criatividade foi destaque no Festival de Curtas Pibid – subprojeto de Letras. O evento apresentou curtas-metragens produzidos por alunos das escolas Antônio Milanez Netto e Heriberto Hülse, auxiliados pelos bolsistas do projeto. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (28/11).

Ao todo, foram apresentadas 10 produções, em forma de releitura da obra “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto. “O objetivo foi despertar a curiosidade dos estudantes. A atividade também foi uma experiência que mostrou mais uma proposta de metodologia aos acadêmicos do curso”, explicou o coordenador de Letras, Carlos Arcângelo Schlickmann

Além da apresentação dos curtas, a ação buscou aproximar a Universidade dos alunos das escolas, que conheceram o campus e as oportunidades do Ensino Superior.

O evento foi desenvolvido pelo do professor André Cechinel, com as análises dos trabalhos feitas pelos professores Tiago da Silva Coelho e Leandro de Bona.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de novembro de 2017 às 17:44
Compartilhar Comente

Ampliação do Presídio Santa Augusta é inaugurada

Ampliação do Presídio Santa Augusta é inaugurada
Evento contou com a reitora da Unesc Luciane Ceretta (Foto: A Tribuna) Mais imagens

Com o objetivo de ampliar a capacidade e melhorar as instalações dos detentos, foi inaugurada na última segunda-feira (27/11) a ampliação do Presídio Regional de Criciúma, no Bairro Santa Augusta. A nova estrutura aumenta a capacidade em 452 vagas a mais, resultando no total de 712 detentos atendidos no local. A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, acompanhou a inauguração.

A obra tem 4,6 mil metros quadrados de área construída, sendo reformado o espaço administrativo, construídas novas salas de aula, consultório médico e odontológico, parlatório, área de visita, cozinha, novas oficinas de trabalho e ampliação da área de revista. Ao todo, foram dez meses de trabalho totalizando em um investimento de R$ 21,3 milhões.

De acordo com a reitora da Unesc Luciane Ceretta, a obra contribuirá na parceria com a Unesc. “A reestruturação do Presídio Santa Augusta ampliará as possibilidades de parceria com a Universidade nos projetos de extensão, que tem uma dupla finalidade: a formação de estudantes e a transformação de pessoas na condição de reeducação. Ainda contribuindo na viabilização de estágios ligados a Universidade tendo em vista a estrutura ampliada”, comentou a reitora.

O encontro contou com a participação da secretária de Estado da Justiça e Cidadania (SJC), Ada Faraco de Luca.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de novembro de 2017 às 16:55
Compartilhar Comente