AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fórum promove integração entre catadores e discussões sobre seus direitos

Fórum promove integração entre catadores e discussões sobre seus direitos
Evento ocorreu no Teatro Rogacionista em Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os catadores de lixo de Criciúma se integraram e reivindicaram seus direitos durante o 5° Fórum Ampliado de Lixo e Cidadania da Unesc. O evento foi realizado no Teatro Rogacionista, no Bairro da Juventude, no último sábado. A ação debateu a inclusão social de catadores que realizam a coleta seletiva na região, e ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Estiveram presentes no evento catadores associados à Acrica (Associação Criciumense de Catadores), CTMAR (Cooperativa de Trabalhadores de Material Reciclável de Criciúma), Acafor (Associação de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha), Cooperi (Cooperativa de Reciclagem de Içara) e também catadores de Balneário Camboriú, Lages, Palhoça e Florianópolis.

A principal reivindicação levantada pelos catadores foi a necessidade de instrumentos legais na relação com os gestores públicos e com as organizações existentes para assegurar o repasse dos materiais recicláveis, também foi discutido o pagamento por serviços ambientais prestados.

O Fórum faz parte do projeto de extensão da Unesc “Coleta Seletiva Solidária”, do qual participam alunos dos cursos de Psicologia e Engenharia Ambiental, coordenados pelos professores Mario Ricardo Guadagnin e Rosa Nadir Teixeira Jerônimo. O Fórum teve o apoio da Cáritas Diocesana de Criciúma, da ONG Nossa Rua e da Acrica (Associação Criciumense de Catadores).

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 25 de novembro de 2014 às 17:29
Compartilhar Comente (1)

Novos membros da CIPA participam de capacitação

Novos membros da CIPA participam de capacitação
O treinamento terá duração de sete dias (Fotos: Luana Mello) Mais imagens

Os novos membros da CIPA da Unesc (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) participarão durante sete dias de capacitações. Na tarde desta terça-feira (25/11) foi o primeiro dia dos cursos, que têm como objetivo cumprir a NR5 (Norma Regulamentadora 5).

O advogado da procuradoria jurídica da Universidade, Israel Denski Bittencourt, abordou o assunto “Noções sobre legislação trabalhista e previdenciária relativa à segurança e saúde no trabalho”, e o professor Edson Luiz da Silva falou sobre a NR 5, a organização da CIPA e as atribuições da comissão.

Amanhã (26/11) os membros da CIPA terão uma palestra com a professora Angelita Schultz, sobre acidentes e doenças do trabalho decorrentes de exposição aos riscos existentes na Instituição, e também princípios gerais de higiene do trabalho e de medidas de controle dos riscos.

A Norma Regulamentadora 5 é uma lei que estabelece obrigatoriedade das empresas públicas e privadas organizarem e manterem em funcionamento uma comissão constituída exclusivamente por empregados, com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho. A lei também exige que a empresa promova treinamentos para os membros depois da posse.

Confira a programação completa aqui

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 25 de novembro de 2014 às 17:18
Compartilhar Comente

Professor do curso de Direito apresenta artigo em evento internacional

O professor do curso de Direito da Unesc, Ismael Francisco de Souza, em parceria com os professores da Unisc (Universidade de Santa Cruz do Sul), André Viana Custódio e Suzete da Silva Reis, apresentará uma proposta de simpósio na 4ª Jornada Internacional de Problemas Latino-Americanos. O evento ocorre de quinta-feira a sábado (27 a 29/11) na Unila (Universidade Federal da Integração Latino-Americana).

O tema do trabalho apresentado é “Violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes e políticas públicas”. Das 41 propostas aprovadas das instituições da América Latina, Santa Catarina será representada pela Unesc e pela UFSC.

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 25 de novembro de 2014 às 17:16
Compartilhar Comente (1)

Eleição: Unesc continua com cadeira no Conselho Municipal de Assistência Social

Eleição: Unesc continua com cadeira no Conselho Municipal de Assistência Social
Universidade possui 11 projetos inscritos no Conselho (Foto: Secom Prefeitura Criciúma) Mais imagens

A Unesc garantiu continuidade na participação no CMAS (Conselho Municipal de Assistência Social) de Criciúma nesta terça-feira (25/11). A Universidade foi uma das mais votadas no fórum de eleição de representantes da sociedade civil para compor o Conselho e continua com uma das três vagas direcionadas às entidades e organizações que executam serviços, programas e projetos de Assistência Social.

Atualmente a Unesc possui 11 projetos de extensão com inscrição no CMAS, sendo que a maioria se encontra inseridos nos territórios dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), locais de vulnerabilidades da cidade. “Cabe registrar a importância desses projetos para a Unesc, uma Universidade Comunitária, bem como para a sociedade. São ações que promovem a qualidade de vida, fortalecem e estimulam o empreendedorismo, sempre na busca de minimizar as diferenças sociais e oportunizar a inclusão dessas pessoas na sociedade”, comenta a assistente social da Universidade, Lutiele da Silva Ghelere, que participou do fórum ao lado da assessora acadêmica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Gisele Silveira Coelho Lopes.

A eleição para a gestão 2015-2016 do Conselho ocorreu no Salão Ouro Negro, na Prefeitura de Criciúma. No Fórum haviam três vagas para os usuários da assistência social; três vagas para as entidades e organizações que executam serviços, programas e projetos de Assistência Social, e três vagas para as entidades que representam as categorias profissionais dos trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 25 de novembro de 2014 às 16:05
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia é único catarinense presente no Fórum Nacional

Museu de Zoologia é único catarinense presente no Fórum Nacional
No evento, representantes da Universidade socializam programa “Arte Animal” Mais imagens

O Museu de Zoologia da Unesc é o único museu do estado de Santa Catarina selecionado pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus) para expor no 6º Fórum Nacional de Museus. Dois representantes da Universidade estão participando do evento, que ocorre em Belém (PA) entre os dias 24 e 28 de novembro. "É uma oportunidade muito bacana estar aqui. Somos o único museu de Santa Catarina e é um orgulho um museu da Unesc representar o estado", comenta Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia.

No Fórum, a coordenadora do Museu da Unesc e a bióloga Silvia Damiani Simões estão socializando o programa “Arte Animal”, que tem o objetivo de conscientizar ambientalmente crianças por meio da interação entre a arte e a ciência. Durante a abertura do evento, Morgana entregou ao presidente do Ibram, Angelo Osvaldo de Araújo Santos, um exemplar do livro de 10 anos do Museu.

Fórum Nacional de Museus

O Fórum Nacional de Museus é um evento bienal com o objetivo de refletir, avaliar e delinear diretrizes para o setor museal brasileiro, para a Política Nacional de Museu e para o Sistema Brasileiro de Museus. Ele envolve atores políticos federais, estaduais e municipais, academia, museus e outras instituições culturais, além da sociedade civil.

Na sua sexta edição, o evento traz como tema “Museus Criativos”, apontando a criatividade como estratégia fundamental para a manutenção e o desenvolvimento de cada. A programação do encontro inclui conferências, painéis, minicursos, apresentações de comunicações coordenadas, grupos de trabalho temáticos, reuniões de redes e de sistemas de museus, além de programação paralela que visa valorizar a cultura local.

Fonte: Secom

Por: Davi Carrer 25 de novembro de 2014 às 14:25
Compartilhar Comente