AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fórum promove integração entre catadores e discussões sobre seus direitos

Fórum promove integração entre catadores e discussões sobre seus direitos
Evento ocorreu no Teatro Rogacionista em Criciúma (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os catadores de lixo de Criciúma se integraram e reivindicaram seus direitos durante o 5° Fórum Ampliado de Lixo e Cidadania da Unesc. O evento foi realizado no Teatro Rogacionista, no Bairro da Juventude, no último sábado. A ação debateu a inclusão social de catadores que realizam a coleta seletiva na região, e ações para a melhoria da qualidade de vida das pessoas.

Estiveram presentes no evento catadores associados à Acrica (Associação Criciumense de Catadores), CTMAR (Cooperativa de Trabalhadores de Material Reciclável de Criciúma), Acafor (Associação de Trabalhadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha), Cooperi (Cooperativa de Reciclagem de Içara) e também catadores de Balneário Camboriú, Lages, Palhoça e Florianópolis.

A principal reivindicação levantada pelos catadores foi a necessidade de instrumentos legais na relação com os gestores públicos e com as organizações existentes para assegurar o repasse dos materiais recicláveis, também foi discutido o pagamento por serviços ambientais prestados.

O Fórum faz parte do projeto de extensão da Unesc “Coleta Seletiva Solidária”, do qual participam alunos dos cursos de Psicologia e Engenharia Ambiental, coordenados pelos professores Mario Ricardo Guadagnin e Rosa Nadir Teixeira Jerônimo. O Fórum teve o apoio da Cáritas Diocesana de Criciúma, da ONG Nossa Rua e da Acrica (Associação Criciumense de Catadores).

Fonte: Secom

25 de novembro de 2014 às 17:29
Compartilhar Comente (1)

1 comentário

Valdeir Vieira

12 de dezembro de 2014 às 19:44

Muito boa a iniciativa! http://www.valdeirvieira.com/porto-maravilha/

Deixe um comentário