SIM: últimos dias das inscrições para ingresso pelo histórico com chance de bolsa
Esta é a última semana das inscrições para a primeira etapa do SIM (Sistema de Ingresso por Mérito) da Unesc. Até esta sexta-feira (28/11), os interessados em ingressar na Universidade ainda no primeiro semestre de 2015 podem concorrer a uma das 1.171 vagas em mais de 35 cursos presenciais e a distância oferecidos. O SIM Unesc permite a entrada em um curso superior pela análise do histórico escolar.
O processo seletivo está dividido em três etapas. Os candidatos que não forem aprovados na primeira fase serão automaticamente inscritos para participar da seleção nos períodos de inscrições seguintes, caso haja vaga no curso escolhido.
O resultado da primeira etapa da seleção será divulgado em 5 de dezembro.
Descontos e bolsas
Os alunos que ingressarem pelo SIM poderão receber descontos entre 7% e 50%, de acordo com os perfis: pessoa jurídica ou física.
Os calouros poderão participar ainda do Nossa Bolsa Licenciatura, e receber bolsas de estudo conforme o seu perfil socioeconômico, para os cursos de História, Geografia, Matemática e Letras (Língua Portuguesa). Estudantes que comprovarem renda per capita (por membro da família) de até três salários mínimos receberão 50%, e alunos com renda per capita de até um salário mínimo e meio, serão beneficiados com bolsa de 100%.
Mais informações
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2014 às 14:11Capes aprova curso de mestrado em Saúde Coletiva
A Unesc acaba de receber a recomendação da Capes (Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior/MEC) para a implantação do programa de pós-graduação, nível de mestrado, em Saúde Coletiva. É o sexto mestrado da Universidade, sendo o primeiro mestrado profissional.
“A aprovação de mais um mestrado ratifica a qualidade de nossa equipe de professores pesquisadores e consolida nossa posição de sermos também referência em pós-graduação em nível de mestrado e doutorado”, destaca o reitor Gildo Volpato.
Saúde Coletiva
O novo mestrado terá papel fundamental para a saúde pública. “Ele permitirá a análise de problemas reais que ocorrem no âmbito da saúde pública da nossa cidade e região, assim como no estado e país. Dentre as principais situações que serão foco da análise está a gestão dos serviços de saúde, que é vista hoje como um dos principais nós críticos do sistema de saúde; os processos de formação de profissionais de saúde, e programas de promoção da saúde”, informa a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.
O programa terá cinco linhas de atuação: “Gestão do cuidado e educação em saúde”, “Educação e gestão do trabalho na saúde”, “Epidemiologia aplicada aos serviços de saúde” e “Promoção da Saúde”.
Ingresso
O mestrado em Saúde Coletiva vai oferecer 20 vagas anuais, com tempo de formação de 24 meses. Em breve a Universidade vai lançar edital para o processo seletivo. A primeira turma deve iniciar no primeiro semestre de 2015.
Sexto mestrado
Com essa conquista a Unesc chega ao sexto mestrado (Educação, Ciências Ambientais, Ciências da Saúde, Ciência e Engenharia de Materiais, Desenvolvimento Socioeconômico e Saúde Coletiva) e dois doutorados (Ciências da Saúde e Ciências Ambientais).
Mestrado Profissional
Conforme resume a Capes, Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Esta ênfase é a única diferença em relação ao acadêmico. Confere, pois, idênticos grau e prerrogativas, inclusive para o exercício da docência, e, como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 26 de novembro de 2014 às 11:37Alunos de Fisioterapia e Engenharia Civil participam de saída de estudo em Treviso
Estudantes dos cursos de Fisioterapia e de Engenharia Civil tiveram um dia diferente. No último sábado (22/11), eles participaram de uma saída de estudo em Treviso, para analisarem de perto problemas ambientais de alguns pontos do município.
Segundo o professor Marcilon de Souza, da disciplina de Sociologia, que acompanhou os acadêmicos, o grupo visitou o Instituto Alouatta, que atua com ações de educação ambiental e sustentabilidade, visualizou os impactos ambientais decorrentes da mineração e pôde identificar os aspectos gerais de uma área de preservação ambiental.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 25 de novembro de 2014 às 20:01Unesc lança cartilha sobre o que é uma Indicação Geográfica
O que é uma Indicação Geográfica? Atribuir reputação e valor agregado a produtos e serviços, além de dar uma identidade própria a uma região. Resumidamente, esta seria a definição do registro de Indicação Geográfica. E por ser um assunto complexo e amplo, a Unesc lança nesta quinta-feira (27/11) a Cartilha Indicação Geográfica - Indicação de Procedência Vales da Uva Goethe (IPVUG): “O que é uma IG?”.
O evento ocorre no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P da Universidade, a partir das 19 horas. O lançamento contará com a conferência "Indicação Geográfica e a visão do INPI", com o examinador de Indicação Geográfica do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), Raul Bittencourt Pedreira.
O evento é organizado pela Unesc, por meio da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas) e PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico), pela Epagri e pela Associação ProGoethe.
Indicação Geográfica
O registro de Indicação Geográfica é conferido a produtos ou serviços que são característicos do seu local de origem, o que lhes atribui reputação, valor agregado e identidade própria, além de distinguí-los em relação aos seus similares disponíveis no mercado. São produtos que apresentam uma qualidade única em função de recursos naturais como solo, vegetação, clima e saber fazer.
Existem duas espécies ou modalidades de Indicação Geográfica: IP (Indicação de Procedência) e DO (Denominação de Origem). Os Vales da Uva Goethe é um dos produtos com Indicação de Procedência no Brasil, abrangendo Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans e Treze de Maio.
As IGs, portanto, podem ser pensadas como uma ferramenta de ocupação harmoniosa do espaço cultural produtivo, aliando a valorização de um produto típico e seus aspectos históricos e culturais, à conservação da biodiversidade e o desenvolvimento rural.
Os colaboradores da Universidade vêm apoiando os “Vales da Uva Goethe” com estudos que tem por objetivo dar visão espacial das relações do produtor com seu meio, bem como fortalecer e intensificar políticas de apoio à produção, mercado e associativismo, entre outros, identificando quais são os atores e intervenientes da cadeia de valor para os quais devem ser direcionados esforços, ou por onde começar intervenções na realidade.
“Para a Unesc é importante a realização deste projeto, tendo em vista sua compatibilidade com as três dimensões da educação universitária, o ensino, a pesquisa e a extensão, além da abrangência e importância dele para o desenvolvimento das IGs no Estado de Santa Catarina, o que gerou quatro importantes parcerias com as Universidades de renome nacional e internacional, como UFRGS, UFPR, Unicamp e UFSC, assim como a aproximação com o MAPA, Empraba e Epagri”, comenta a professora Adriana Carvalho.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 25 de novembro de 2014 às 17:39Combate a Violência da Mulher: Unesc participa de ação na Praça
O Dia Internacional de Combate a Violência da Mulher (25/11) foi lembrado pela Unesc na manhã desta terça-feira. Alunos da 8ª e 9ª fase do curso de Enfermagem, funcionários da Clínica de Enfermagem e membros do Nuprevips (Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde) estiveram na Praça Nereu Ramos realizando atividades e mobilizando as mulheres sobre as violências sofridas no dia a dia. A ação também contou com a participação da Prefeitura de Criciúma.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 25 de novembro de 2014 às 18:03
Newsletter
RSS