Pós Unesc oferece palestra gratuita sobre Farmacologia
"Como a Farmacologia básica interfere na clínica e na relação profissional de saúde-paciente" é o tema da Aula Inaugural da especialização da Unesc em Farmacologia. A palestra, gratuita e aberta ao público, ocorre na próxima terça-feira (02/12), às 19 horas, no Bloco P da Universidade. A professora doutora Silvia Dal Bó vai abordar questões como o desenvolvimento de novos medicamentos, inovações farmacológicas, importância da interdisciplinaridade entre outros assuntos.
“Os temas que serão abordados visam auxiliar o profissional a estabelecer uma relação de confiança com o paciente e estimular o gosto pelo conhecimento clínico e científico”, comenta Silvia. Segundo ela, todo profissional da área da saúde precisa dominar a área Farmacológica, já que os medicamentos são essenciais na cura e na prevenção de doenças.
As vagas para a palestra são limitadas, sendo necessário confirmar presença pelo telefone (48) 3431-2626 ou e-mail pos@unesc.net.
Palestrante
Silvia Dal Bó é graduada em Farmácia - habilitação em Análises Clínicas e possui mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFSC. Atualmente é professora da Unesc e tem experiência em pesquisa, atuando em inúmeros temas relacionados à área. Na pesquisa clínica e extensão, Silvia se dedica aos estudos de doenças crônicas não transmissíveis, em especial doenças do aparelho circulatório e diabetes.
Últimas vagas
A especialização em Farmacologia da Unesc tem o intuito de capacitar profissionais da área da saúde para reconhecimento e aplicação de medicamentos comercializados e de uso hospitalar. O curso tem carga horária de 360 horas/aula e duração de 14 meses. As aulas serão realizadas no período noturno, nas segundas e terças-feiras, quinzenalmente, e as vagas são limitadas.
Saiba mais sobre a especialização clicando aqui.
Fonte: Secom
Por: Mayra Lima 26 de novembro de 2014 às 19:31Unesc participa de homenagem a ministro da Educação
O ministro da Educação, José Henrique Paim, recebeu na noite de ontem, o título Doutor Honoris Causa. A homenagem foi feita pela Unisul, em Tubarão, e marcou as comemorações pelos 50 anos da instituição. A Unesc foi representada no evento pelo reitor Gildo Volpato, que também participou de um encontro com o ministro.
Além de Paim, o professor Wilson Schuelter recebeu o título professor Wilson Schuelter. Mais de 80 pessoas e instituições parcerias da Unisul também foram destacadas no evento.
*Com colaboração de Cilene Macedo, da Assessoria de Imprensa da Unisul.
Fonte: Secom
Por: Milena Spilere Nandi 26 de novembro de 2014 às 19:25Estudos de arqueologia são socializados em Jornada
Apresentar como os grupos pré-históricos interagiram culturalmente durante 4 mil anos de ocupação da região entre os rios Urussanga e Mampituba. Esse foi o principal objetivo da 2ª Jornada de Arqueologia da Unesc, que ocorreu nesta quarta-feira (26/11).
Primeiros povoadores, paisagens, arte rupestre e horticultura, entre outros assuntos, foram temas de apresentações durante a Jornada. Os trabalhos são relativos a dois anos de estudo do projeto de pesquisa “Arqueologia Entre Rios: Do Urussanga ao Mampituba”, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc.
Abertura
A abertura da Jornada contou com a presença da diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, ressaltando a importância do grupo de pesquisa, que coloca a Unesc em destaque na área da arqueologia. Além de Angela, o coordenador do Setor de Arqueologia, Juliano Campos, e o professor doutor Jairo José Zocche, também participaram da abertura. Eles falaram sobre “Arqueologia Entre Rios: Do Urussanga ao Mampituba - Retrospectiva e Perspectivas de dois anos de Pesquisas”.
O evento é organizado pelo Setor de Arqueologia e pelo grupo de pesquisa Arqueologia e Gestão Integrada do Território da Unesc, com apoio do Iparque (Parque Científico e Tecnológico), do curso de Ciências Biológicas, do curso de História, do grupo de pesquisa em Ecologia de Paisagem e de Vertebrados, do Instituto Terra e Memória, do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), da Propex (Pró-Reitoria de Ensino Pesquisa e Extensão) e da UNA HCE.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 26 de novembro de 2014 às 18:15Planejamento Estratégico: Reitoria conhece projetos das Unidades, Colégio e Iparque
Mais uma etapa do planejamento estratégico institucional, que vai posicionar o como e onde a Unesc deve atuar nos próximos 10 anos, foi cumprida na manhã desta quarta-feira (26/11). Líderes de projetos institucionais das Unidades Acadêmicas, Colégio, Iparque (Parque Científico e Tecnológico), entre outros, apresentaram suas propostas à Reitoria no Auditório Edson Rodrigues, no Bloco P.
Cada líder representa um grupo de colaboradores, que, a partir do agrupamento das demandas estratégicas mapeadas anteriormente, produziram os projetos.
Com a apresentação, o reitor Gildo Volpato e as pró-reitoras de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira; de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, e de Administração e Finanças, Kátia Sorato, conheceram as propostas, que deverão ser aprofundadas nas próximas semanas.
Os trabalhos são conduzidos pelo Setor de Planejamento Institucional e 3GEN Consultoria, empresa que presta serviços à Universidade.
Fonte: Secom
Por: Davi Carrer 26 de novembro de 2014 às 17:53Coral de Londrina é a atração desta semana no Quintas Culturais
O Quintas Culturais de amanhã (27/11) terá a participação do Coral da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O evento ocorrerá a partir das 18h30 no Espaço Cultural Toque de Arte, no hall do Bloco Administrativo. O coro, que iniciou suas atividades em 1972, conta com 35 participantes e tem a regência do maestro Edvaldo Sousa.
O grupo está na cidade participando do 21° Festival Internacional de Corais de Criciúma, que encerra domingo (30/11), no Teatro Elias Angeloni.
O projeto Quintas Culturais ocorre toda a semana em diferentes pontos da Universidade. Ele é aberto para a participação de alunos, professores e funcionários da Unesc e pessoas da comunidade em geral que quiserem mostrar o seu talento. Os interessados devem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura da Unesc, pelo e-mail cultura@unesc.net ou o telefone (48) 3431-2622.
Fonte: Secom
Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 26 de novembro de 2014 às 17:27
Newsletter
RSS