AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc oferece curso de Matemática Básica

Unesc oferece curso de Matemática Básica
Aulas são voltadas a alunos que queiram reforçar conhecimentos ou se preparar para graduação (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc está com inscrições abertas para o Curso de Verão de Matemática Básica. A oportunidade é voltada a quem quer reforçar seus conhecimentos na área e se preparar para o próximo semestre ou ano letivo. As inscrições vão até o dia 10 de fevereiro às 17h.

O curso, que tem duração de oito dias, será realizado de 10 a 19 de fevereiro, das 18h50 às 22h. Conforme a professora orientadora do projeto, Viviane Raupp Nunes de Araújo, o foco da abordagem é voltado ao reforço de questões básicas da aprendizagem em matemática. “Serão ministrados conteúdos básicos, comumente ensinados no ensino médio, mas que também são importantes reforços em ensinos técnicos e na graduação. A oportunidade é oferecida a todos, basta querer aprender”, afirma.

Nesta, que é a terceira edição do projeto desenvolvido pela Promat Jr, Empresa Júnior do Curso de Matemática Unesc, serão ofertados dois níveis do curso de matemática básica, sendo o nível I, mais voltado a conceitos do ensino médio, também importantes para técnicos e graduação, e o nível II, que atende toda a ementa da disciplina de Fundamentos Matemáticos dos cursos de Engenharias, Administração, Contabilidade e alguns cursos da área da Saúde.

Para participar o interessado pode clicar AQUI, sendo direcionado para o formulário de inscrição. O investimento para a participação nos cursos é de R$ 30, para o nível I, e R$ 50, para o nível II.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail: cursopromat@unesc.net, ou ainda no canal de WhatsApp: (48)99973-8817.

O Curso é uma inciativa da PROMAT Jr. (Empresa Júnior do Curso de Matemática) e do Camp (Centro Acadêmico de Matemática Pitágoras). A Empresa Júnior e o Camp podem ser conhecidos nas redes sociais, no @promatjunior e @camp.unesc.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de janeiro de 2020 às 15:16
Compartilhar Comente

Atividades do Verão Mais Unesc movimentam moradores e veranistas de Balneário Rincão

Atividades do Verão Mais Unesc movimentam moradores e veranistas de Balneário Rincão
Evento ocorre durante todos os fins de semana de janeiro na praia (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Antes mesmo do sol aparecer na manhã deste sábado (11/1) em Balneário Rincão, a arena do Verão Mais Unesc já estava movimentada com moradores e veranistas da praia aproveitando os serviços e orientações de saúde, atividades esportivas e aulas de dança oferecidas. O projeto ocorre em uma arena montada em frente ao Restaurante Verdão, todos os sábados e domingos de janeiro, das 9 às 14 horas.  

Um dos participantes do projeto neste fim de semana foi a moradora de Criciúma, Eliane Jesuíno. Ela foi para o Balneário Rincão visitar uma amiga e recebeu o convite para participar do Verão Mais Unesc 2020. Na manhã deste sábado ela se divertiu na aula de zumba e afirma ter gostado da experiência. “É a primeira vez que participo dessa ação e adorei! Amanhã quero vir novamente para aproveitar mais”.

Segundo a coordenadora do Verão Mais Unesc, Gisele Torri, o projeto é uma forma de a Universidade estar cada vez mais próxima das pessoas e mostrar um pouco do muito que ela oferece para a comunidade. “Nesses dois primeiros finais de semana do projeto já recebemos pessoas de diversos estados do Brasil e até turistas da Alemanha. A cada fim de semana estamos tendo mais adesão de pessoas que buscam lazer, diversão, saúde e bem-estar”, comenta. 

A programação do Verão Mais Unesc oferece aos sábados e domingos serviços e orientações de saúde, avaliação física, terapia manual, futebol, voleibol, futevôlei, espirobol e bocha. Há ainda circuito funcional (9h30 e 11h30), aula de ritmos (9h30min e 11h30min), circuito funcional kids (10h30) e aula de zumba (11h30min e 12h30).

O atendimento e acompanhamento dos participantes é feito por acadêmicos e professores de cursos da Unesc e profissionais da prefeitura de Balneário Rincão. 

O Verão Mais Unesc ocorre em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão, Portal 4oito, Rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos. Neste ano, o projeto será itinerante e nos dois últimos finais de semana de janeiro a Universidade e a Weber Empreendimentos levarão as atividades do Verão Mais para Arroio do Silva e Morro dos Conventos. No primeiro fim de semana de fevereiro, o projeto estará em Balneário Gaivota.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de janeiro de 2020 às 13:14
Compartilhar Comente

Um encontro especial

Um encontro especial
Mulheres que participaram do Pamif, realizaram um encontro para comemorar os aniversários dos bebês (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Pamif (Programa de Atenção Materno-Infantil e Familiar) da Unesc aproximou há pouco mais de dois anos as gestantes que participaram das atividades. Os bebês nasceram, a rotina das novas mamães mudou, mas a amizade construída ficou. Nesta segunda-feira (6/1), um grupo de mães e crianças participaram de um encontro para comemorar o segundo ano de vida dos pequenos, que nasceram entre novembro de 2017 e fevereiro de 2018.

O encontro ocorreu na Praça do Congresso e além de um piquenique e de brincadeiras, as mamães realizaram um amigo secreto entre os bebês. Uma das integrantes do grupo, Naiane Miranda, presenteou as crianças com camisetas personalizadas: na parte da frente, a frase “Alegria da mamãe desde (a data de nascimento do bebê)”. Na parte de trás, está estampado o nome da criança.

“Nos divertimos muito com os pequenos e queremos criar um vínculo maior entre mamães e crianças. Este foi o primeiro encontro e já programamos um novo, em fevereiro. Estamos pensando em montar um bloquinho de carnaval com as crianças vestidas com a camiseta”, conta a funcionária da Unesc, Devonete Mariano, uma das mamães do Pamif.

Segundo ela, o programa foi muito importante no momento mais especial de sua vida. “Recebi muitas orientações sobre cuidados na gestação e com o recém-nascido. Por ser mãe de primeira viagem e ter muitas dúvidas essas orientações contribuíram muito. Além disso, também recebemos todo um suporte emocional”, afirma.

Para ela, outra contribuição importante do Pamif foi o apoio para criação deste vínculo de amizade entre as gestantes e agora, entre as crianças. “Através do programa criamos um grupo no Whatsapp, onde conversarmos e trocamos experiências. Esperamos estreitar ainda mais esse vínculo de amizade”.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de janeiro de 2020 às 11:52
Compartilhar Comente

Colégio Unesc inicia 2020 com aposta em novos projetos e processos formativos e apresenta uma proposta pedagógica reposicionada

Colégio Unesc inicia 2020 com aposta em novos projetos e processos formativos e apresenta uma proposta pedagógica reposicionada
Nova direção e coordenações pedagógicas estão entre as escolhas da instituição para o desenvolvimento de um ensino de excelência com foco no saber, saber-ser e no saber-agir (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

No momento em que a Unesc volta seus olhares para repensar os processos educativos do ensino de graduação, o Colégio Unesc segue a mesma sintonia e organiza seu planejamento educacional para 2020 com a nova equipe que realizará a gestão da escola. Os pontos de atenção das mudanças propostas sustentam-se em quatro eixos: gestão estratégica com equilíbrio dos aspectos pedagógicos e administrativos; proposta curricular inovadora e aderente as complexidades da educação contemporânea; forte investimento na formação continuada de nossos professores; e modernização da infraestrutura, todos aspectos que visam a formação de cidadãos atuantes e conscientes de sua atuação na sociedade.

No que se refere à estrutura física e segurança para o bem-estar de seus estudantes, quem chega no espaço da escola já percebe que o clima é de inovação. Com nova fachada, que é a primeira, das muitas mudanças estruturais planejadas, o local já é mais atrativo e anuncia a adaptação de um espaço que dialoga com o público infantil e adolescente, marcando a identidade do Colégio Unesc dentro da Universidade.

Entre os principais motivos para o reposicionamento da escola está as atenções para a excelência dos resultados também nos serviços prestados desde o primeiro ano do Ensino Fundamental até o terceiro ano do Ensino Médio. Liderando a nova equipe de gestão do Colégio Unesc estão, a partir desta semana, a coordenadora geral, Giselle dos Passos Vieira, acompanhada das coordenadoras pedagógicas Mainara Figueiredo Cascaes (coordenadora do Ensino Médio) e Wânia Inácio da Silva Ramos (coordenadora do ensino fundamental I e II).

Com grande experiência na área educacional, especialmente em gestão escolar, Giselle passa a integrar o time da Unesc e terá o apoio das coordenadoras que já atuavam no corpo docente da escola. A equipe tem o intuito de referendar a segurança da decisão a comunidade escolar e evidenciar um grupo que acolherá a todos com dedicação e cuidado, marca já reconhecida no Colégio, mas também com um planejamento estratégico claro com metas estabelecidas e que levarão a construção de uma escola reposicionada, ampliada e de referência na cidade e região.

Tranquilidade e confiança

O investimento de tempo e recursos em prol de resultados ainda melhores para os alunos, conforme a reitora da Unesc Luciane Bisognin Ceretta, é feito com a tranquilidade e confiança de que se traduzirá em um trabalho de excelência. “Estamos confiantes de que a nova equipe gestora dará continuidade ao trabalho realizado até aqui, mas, sobretudo, conduzirá o nosso colégio a novos patamares de excelência. Conheço o trabalho da Diretora Giselle na rede Marista, onde atua há mais de dez anos, e sei de seu alinhamento com o novo momento do nosso colégio”, avalia.

Para Luciane, tradição, complexidades do presente e desafios do futuro são elementos que se articulam no planejamento da nova escola que tem clareza de sua história, e a preserva, de seus princípios, mas que se reposiciona para atender aos novos tempos. Com novos espaços de aprendizagem, novas metodologias, aproximação dos problemas reais com o cotidiano da sala de aula a partir de conceitos que auxiliarão os estudantes, nas diferentes etapas da educação básica a adquirirem autonomia, sustentação teórica e experiência para a escolha de seus projetos de vida e profissão.

O desejo de fortalecer o ensino e a marca do Colégio Unesc, de acordo com a Reitora, surge da intenção de valorizar o passado da escola, o trabalho de todos aqueles que por ali já passaram e ainda passam, porém, dando-lhe a oportunidade de utilizar todo o potencial que uma instituição de ensino superior lhe oferece. “Estar dentro da Universidade por si só já é um grande diferencial para a escola. Queremos ampliar cada vez mais essa relação e explorar tudo o que a Unesc tem a oferecer e que certamente contribuirá com a aprendizagem de nossos escolares. Queremos um colégio de referência nos processos pedagógico, inovador e transformador”, pontua.

Excelentes expectativas

Feliz e segura com o novo desafio, a nova coordenadora geral está confiante no êxito do projeto. “Temos metas arrojadas e desafiadoras, mas já posso perceber que estou cercada de profissionais muito competentes e de que temos o aval da reitoria, o que é de extrema importância. O sentimento comum é o desejo de coisas boas, renovadoras e sólidas para o Colégio Unesc e é em busca disso que vamos trabalhar”, destaca.

Para a coordenadora pedagógica Mainara, esse é um processo importante para o novo momento da instituição. “Dentro de toda essa reestruturação que a Universidade vem passando, é essencial voltar os olhares também para o futuro do Colégio. Ele tem uma grande história e pode ter um futuro ainda mais bonito, especialmente com um ensino médio que tenha uma experiência formativa integrada aos problemas reais e que os convoquem a criar, reinventar, criticar e construir argumentação e autonomia”, acrescenta.

As palavras em destaque para novo momento do Colégio Unesc, de acordo com a coordenadora pedagógica Wania, são “confiança, inovação e equipe”. “Estamos bastante confiantes de que poderemos, ocupando diferentes lugares e com diferentes visões, nos complementarmos e fazermos, de fato, o Colégio Unesc que a gente quer”, aponta.

Os trabalhos da nova equipe já iniciaram e serão apresentados em detalhes a alunos e familiares no início do ano letivo, marcado para o dia 13 de fevereiro (quinta-feira).

Antes disso a equipe da escola também estará reunida para uma imersão que tem como foco a formação continuada dos professores, o planejamento do ano letivo, estudos e organização da recepção de nossos estudantes.

Participaram do encontro que serviu para alinhamento das novas propostas do Colégio Unesc, além da reitora e da nova equipe de direção, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, e a assessora pedagógica administrativa da Diretoria de Ensino da Unesc, professora Andréa Rabelo Marcelino.

As matrículas para novos alunos seguem abertas. O Colégio Unesc atende o público das 13h às 19h ao longo do mês de janeiro e mais informações sobre a escola podem ser obtidas pelo telefone (48) 3431-2530.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de janeiro de 2020 às 08:05
Compartilhar Comente

Nota de falecimento – Breno Clasen

Nota de falecimento – Breno Clasen
Breno (à direita na foto) é egresso do curso de Medicina e filho do ex-professor da Unesc Hilmar Luiz Clasen (ao centro) (Foto: Reprodução Instagram) Mais imagens

É com pesar que a Universidade comunica o falecimento nesta quinta-feira (9/1) do médico Breno Clasen. Ele tinha 34 anos e era egresso do curso de Medicina da Unesc (graduado em 2012). Durante o segundo semestre de 2019 foi preceptor externo de interação comunitária do curso de Medicina, atuando com acadêmicos em atividades na ESF (Estratégia de Saúde da Família) do bairro Maria Céu, em Criciúma.

Filho do ex-professor da Unesc, Hilmar Luiz Clasen (conhecido como Mazinho) e de Julia Hélio Lino Clasen, Breno trabalhou no Criciúma Esporte Clube entre 2012 e 2013, fazendo parte da equipe do departamento médico do clube na conquista do Campeonato Catarinense de 2013.  

O velório de Breno ocorre na capela Pérola do Crematório Millenium e a cerimônia de cremação está prevista para as 17 horas desta sexta-feira (10/1).

O Criciúma estreia no Campeonato Catarinense 2020 contra o Concórdia, no dia 22 de janeiro, às 19 horas, no estádio Heriberto Hülse, e será feito o pedido de um minuto de silêncio para homenagear Breno.

Aos pais, familiares e amigos de Breno, os sentimentos de mais profundo pesar e solidariedade de toda a comunidade acadêmica da Unesc.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de janeiro de 2020 às 11:15
Compartilhar Comente