AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc reúne equipe de peso nacional e promove capacitação para startups

Unesc reúne equipe de peso nacional e promove capacitação para startups
Eleita como melhor aceleradora do país por duas vezes consecutivas, a Darwin Startup liderará processo de quatro semanas (Foto: Arquivo Aicom) Mais imagens

A partir do dia 22 de janeiro startups de Criciúma e região terão a oportunidade de aprimorarem e darem o empurrão necessário para seus negócios. Nesta data será iniciado o Programa Galápagos, ação realizada em parceria entre a Darwin Startup, o Startup SC e o Sebrae com patrocínio e suporte da Unesc e sua equipe de inovação. O Programa contará com quatro semanas de intensas atividades ministradas por grandes mentores liderados por profissionais que são referência nacional como André Hotta e, este que vem à cidade especialmente para a condução do primeiro encontro do grupo, João Paulo Marinelli. A ação conta ainda com apoio da prefeitura de Criciúma.

A iniciativa de trazer o projeto para Criciúma, conforme o gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Paulo Priante, tem o objetivo de oportunizar ainda mais avanços para as startups da região. “Possuímos empresas em diferentes níveis de evolução e todas podem aprimorar seus produtos e serviços oferecidos. Com certeza receberão ensinamentos e mentorações valiosas para seus negócios”, destaca.

O empenho para trazer o Programa Galápagos e oferecer o melhor para os empreendedores, de acordo com Priante, é recompensado ainda com os contatos feitos dentro do projeto. “Eles irão criar conexões entre si e com diferentes hubs também por meio das semanas de atividades”, completa.

Entre os diferenciais do evento promovido pela Universidade e realizado no campus, de acordo com Paulo, está o fato de a empresa parceira, Darwin Startup, ter sido eleita por duas vezes consecutivas como a melhor aceleradora de empresas do país. “São grandes nomes envolvidos no nosso objetivo de ajudar o ecossistema de inovação e empreendedorismo da região Sul”, acrescenta.

Ensinamentos e provocações

As atividades do Programa Galápagos seguem até o dia 12 de fevereiro e contam com introdução e alinhamento sobre o mundo das startups, a abordagem de metas e métricas, cálculo de projeções financeiras e discussão sobre o forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de cada negócio. Tudo isso na semana inicial.

Já na segunda etapa do projeto os participantes tratarão sobre cliente, problema e solução, seguida da terceira semana, na qual será realizada a análise de entrevistas, proposta de valor e o questionamento sobre o futuro do negócio, decidindo sobre avançar ou reformulá-lo.

Para a última semana de atividades a programação conta com precificação e teste de mercado, o treinamento do chamado Pitch, a apresentação comercial e ensinamentos para como abordar e realizar as primeiras vendas.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de janeiro de 2020 às 17:54
Compartilhar Comente

Verão Mais Unesc: Saúde, lazer e bons momentos nas areias de Balneário Rincão

Verão Mais Unesc: Saúde, lazer e bons momentos nas areias de Balneário Rincão
Projeto leva serviços, orientações e atividades para toda a família (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os veranistas e moradores de Balneário Rincão vão poder desfrutar dos serviços e orientações de saúde, esportes, dança e outras atividades oferecidas gratuitamente durante mais um fim de semana do Verão Mais Unesc 2020. O projeto ocorrerá em uma arena montada em frente ao Restaurante Verdão, todos os sábados e domingos de janeiro, das 9 às 14 horas. O atendimento e acompanhamento dos participantes é feito por acadêmicos e professores de cursos da Unesc e profissionais da prefeitura de Balneário Rincão.  

A programação do Verão Mais Unesc oferece serviços e orientações de saúde, avaliação física, terapia manual, futebol, voleibol, futevôlei, espirobol e bocha. Há ainda circuito funcional (9h30 e 11h30), aula de ritmos (9h30min e 11h30min), circuito funcional kids (10h30) e aula de zumba (11h30min e 12h30).

O Verão Mais Unesc ocorre em parceria com a prefeitura de Balneário Rincão, Portal 4oito, Rádio Som Maior FM e Weber Empreendimentos. Neste ano, o projeto será itinerante e nos dois últimos finais de semana de janeiro a Universidade e a Weber Empreendimentos levarão as atividades do Verão Mais para Arroio do Silva e Morro dos Conventos. No primeiro fim de semana de fevereiro, o projeto estará em Balneário Gaivota.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

09 de janeiro de 2020 às 12:51
Compartilhar Comente

Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Atenção Básica e Saúde Mental com inscrições abertas na Unesc

Programas de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, Atenção Básica e Saúde Mental com inscrições abertas na Unesc
Profissionais recebem bolsa de estudo para especialização com 24 meses (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os profissionais da área de saúde podem ampliar os seus conhecimentos na Unesc. A Universidade oferece especialização nas áreas de Saúde Coletiva, Atenção Básica/Saúde da Família e Saúde Mental e Atenção Psicossocial por meio do Programa de Residência Multiprofissional. Realizada por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação, a Residência Multiprofissional oferece aos participantes bolsas de estudo ao longo de 24 meses para o desenvolvimento de atividades teóricas e práticas.

Conforme a coordenadora e assessora técnica do Programa de Residência Multiprofissional da Unesc, Lisiane Tuon, ele é um importante auxílio na continuidade da qualificação e para a formação prática dos profissionais. Ela destaca ainda a interlocução da Residência com o Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc e na possibilidade que a Unesc oferece para os profissionais que passaram pela Residência, ampliem o estudo na área de Saúde Coletiva, por meio do Mestrado.

O processo seletivo para cada o Programa em cada uma das três áreas, é composto por etapas como prova escrita, análise dos títulos e entrevistas. As inscrições podem ser feitas até 17 de janeiro de 2020. O resultado final será divulgado em 20 de fevereiro.

Para a Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, há 12 vagas, sendo: duas para bacharéis em Educação Física, duas para enfermeiros, duas para farmacêuticos, duas para fisioterapeutas, duas vagas para nutricionistas e duas para psicólogos.

Já o programa em Atenção Básica/Saúde da Família, irá selecionar nove profissionais: um bacharel em Educação Física, dois graduados em Enfermagem, um em Farmácia, um profissional de Fisioterapia, um nutricionista, dois graduados em Odontologia e um em Psicologia.

 A Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial está disponibilizando 15 vagas para este processo seletivo para profissionais com formação em: Educação Física – Bacharelado (duas vagas), Enfermagem (quatro vagas), Farmácia e Nutrição (duas vagas cada) e Psicologia (cinco vagas).

Inscrições

Os interessados em participar de um dos programas, deve fazer a sua inscrição até 17 de janeiro no CER (Centro Especializado em Reabilitação), localizado nas Clínicas Integradas da Unesc, de segunda a sexta-feira, das 14 às 18 horas.

Também serão aceitas inscrições enviadas pelo correio, desde que a postagem dos documentos seja realizada até o dia 17 de janeiro 2020. O envelope, contendo o formulário de inscrição e os demais documentos obrigatórios, deve ser endereçado a: Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Núcleo de Saúde Coletiva, Bloco S – Sala 114, 1º Piso. Av. Universitária, n. 1105, Bairro Universitário, Criciúma/SC, CEP 88806-000.

Confira o cronograma, a documentação e demais informações dos processos seletivos:

Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva

Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família

Residência Multiprofissional em Saúde Mental e Atenção Psicossocial

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de janeiro de 2020 às 14:30
Compartilhar Comente

Unesc leva Feira da Economia Solidária para Balneário Rincão

Unesc leva Feira da Economia Solidária para Balneário Rincão
Atividades vão ocorrer todas as quartas-feiras durante os meses de janeiro e fevereiro (Foto: Divulgação) Mais imagens

Na temporada de verão 2020, os moradores e veranistas de Balneário Rincão vão poder adquirir artesanatos e alimentos diretamente do produtor. Todas as quartas-feiras dos meses de janeiro e fevereiro, das 8 às 14 horas, ocorrerá a Feira da Economia Solidária da Unesc. Nesta quarta-feira (8/1), artesãos e agricultores familiares de associações e cooperativas do Sul do Estado já estão no calçadão do município comercializando seus produtos. A iniciativa em Balneário Rincão conta com a parceria da prefeitura.

Na manhã desta quarta-feira, os participantes da Feira foram recepcionados pelo coordenador do PAES (Programa de Ações em Economia Solidária), Dimas de Oliveira Estevão, pela diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, Fernanda Sônego e pela professora Caroline Jacques, também membro do Programa. “Estamos muito felizes com a oportunidade de levar a extensão da Universidade por meio da Feira de Economia Solidária, ao Rincão. Com esta iniciativa a Unesc também coloca em prática a sua missão de estimular o desenvolvimento da região e se aproxima ainda mais da comunidade. A Feira da Economia Solidária é uma oportunidade ímpar de mostrar o talento dos expositores e de comercializar produtos com qualidade e a preços acessíveis”, afirma Fernanda.  

Conforme Dimas, o objetivo de realizar o evento é ainda proporcionar oportunidade de renda para os feirantes. “Como a Unesc entra em recesso nesses meses, eles não têm mais renda. Além disso, a maioria dos professores, funcionários e alunos passam férias no Balneário Rincão. Desta forma eles podem continuar consumindo os produtos da Feira, que ainda é conhecida por mais pessoas da comunidade”, salienta.

A Feira é uma realização do PAES, projeto de extensão da Unesc que apoia a geração de trabalho decente e renda através da Economia Solidária. A iniciativa ocorre semanalmente no campus da Unesc desde 2012.

A bandeira da Economia Solidária


A Economia Solidária é um jeito diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para viver. Com o princípio de não explorar e nem querer levar vantagem sobre o outro, a Economia Solidária observa ainda a produção sem degradar o ambiente. Cooperação e fortalecimento da pessoa e do grupo também fazem parte da filosofia da Economia Solidária, que vem se apresentando, nos últimos anos, como alternativa de geração de trabalho decente e renda e uma resposta em favor da inclusão social.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de janeiro de 2020 às 13:06
Compartilhar Comente

Centro de Inovação é pauta de reunião na Unesc

Centro de Inovação é pauta de reunião na Unesc
Discussão desta terça-feira (7/1) foi voltada ao projeto arquitetônico da obra (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Já no primeiro dia de retorno das atividades na Unesc em 2020 as atenções voltaram-se ao Centro de Inovação de Criciúma. O trabalho, protagonizado pela Unesc, está em fase de análise do projeto arquitetônico, assunto amplamente debatido em encontro nesta terça-feira (7/1) na sala de reuniões da Reitoria da Universidade.

O Centro de Inovação de Criciúma será transformado em realidade por meio da concessão do antigo prédio do Complexo Nereu Guidi por parte da Unesc em prol do desenvolvimento do Sul. O valor investido, no montante de R$ 8 milhões concedidos pelo Estado, será voltado à adequação e reforma do espaço, trabalho que deve ser concluído ainda em 2020. O convênio para liberação de recursos está em tratativas com o governo do Estado e a sinalização é de que a assinatura seja feita ainda em janeiro.

A reitora da Unesc, Luciane Bisgonin Ceretta considerou a reunião importante para avaliar os caminhos do projeto arquitetônico que oferece o conceito estrutural do prédio.

Segundo o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da prefeitura de Criciúma, Claiton Pacheco, a reunião desta terça-feira foi a segunda de uma série de encontros que ocorrerão nas próximas semanas, com o objetivo de definir o projeto arquitetônico do Centro de Inovação. “Essas reuniões têm sido muito importantes para alinharmos as funcionalidades e, principalmente, as características que vão permitir que o Centro de Inovação no futuro seja viável financeiramente e permita o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Sul do Estado”.

Também participaram do encontro desta terça-feira o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo; o gerente de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit; o professor Igor Drudi; o assessor de inovação da Universidade, Paulo Priante; o diretor do Senac Criciúma e presidente do Comitê de Inovação de Criciúma, Alexandre Meneguetti; o arquiteto Norberto Zaniboni, entre outros profissionais ligados ao projeto.

Mayara Cardoso – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

08 de janeiro de 2020 às 09:05
Compartilhar Comente