AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

1º Fórum de Futebol reuniu técnicos, preparador físico, narrador e comentaristas

1º Fórum de Futebol reuniu técnicos, preparador físico, narrador e comentaristas
Janete Triches Mais imagens

Uma constelação de estrelas contando suas vivências e experiências dentro e fora das quadras de futsal e dos gramados do futebol, no Brasil e no exterior. Uma verdadeira aula da história passada e presente das duas modalidades esportivas. Este foi o sentimento de quem acompanhou o 1º Fórum de Futebol da Unesc, esta noite (9/6), no auditório Ruy Hülse. O encontro foi uma iniciativa do Gepes (Grupo de Extensão e Pesquisa em Exercício e Saúde) e do curso de Educação Física.

O evento reuniu, numa só mesa, o narrador esportivo Dante Bragattto Neto, que coordenou os trabalhos; os comentaristas esportivos Gilberto Custódio e Paulo Coutinho; o técnico de futebol e o preparador físico do Criciúma Esporte Clube, Roberto Fonseca e Hamilton Fonseca; o técnico interino de Futsal da Seleção Brasileira, Marcos Sorato (Pipoca); e os técnicos e preparador físico de futsal, Antonio José Azevedo (Zego), Hilmar Clasen (Mazinho) e Cleber Medeiros. A coordenadora de ensino da UNAHCE, Robinalva Ferreira, representou os reitores Antonio Milioli Filho e Gildo Volpato. Na platéia, além de estudantes e professores, ex-atletas do Criciúma Esporte Clube, que deram muitas alegrias à torcida.

Conselhos

O primeiro convidado a falar foi o técnico de futsal Antonio José Azevedo, o Zego, inúmeras vezes campeão e com passagens vitoriosas por times de Portugal, Colômbia, Espanha e Rússia, entre outros. Ele falou de suas experiências fora do país, aconselhou o treinamento contínuo e persistente e disse que o grande problema do país é a completa falta de respeito pelo bem público. Para ele, o esporte só tem sentido quando tem finalidade social. "Dom se nasce, mas tem que desenvolver", sugeriu.

Frases

- O maior espetáculo da terra é o futebol. O maior veículo de aproximação entre os povos é o esporte. Técnico Mazinho 

- A criação da Liga Nacional profissionalizou, trouxe mais qualidade e dinheiro ao mundo do futsal. Técnico Mazinho.

- A disciplina e a entrega das meninas é muito grande. Já os marmanjos, qualquer dorzinha no pé já os tira do time. Técnico Pipoca.

- Futsal é a escola dos grandes atletas. Cada vez mais vai fornecer atletas para o futebol de campo. Técnico Pipoca.

- O tempo do futebol sonho, romântico, ficou para trás. Hoje, os esquemas táticos variam de acordo com os técnicos.  Para nós, a variação tática interessa se com ela nós ganhamos ou perdemos. Técnico Roberto Fonseca.

09 de junho de 2009 às 21:56
Compartilhar