AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Tecnologia Assistiva: ferramenta para a inclusão é tema de debate durante Semana de Ciência e Tecnologia

Tecnologia Assistiva: ferramenta para a inclusão é tema de debate durante Semana de Ciência e Tecnologia
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (26/10) no ateliê de projetos do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Mais de 70 acadêmicos da Unesc participaram nesta quarta-feira (26/10) de palestra sobre “Tecnologia Assistiva” com as professoras do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, Aline Eyng Savi e Rúbia Carminatti Peterson. Durante o encontro, elas trouxeram reflexões sobre o que é o tipo de tecnologia, quem utiliza e onde é encontrada. A atividade, que ocorreu na sala no ateliê de projetos do curso, faz parte da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia da Instituição.

Segundo Aline, as inovações tecnológicas têm favorecido as necessidades da população que encontram dificuldades, muitas vezes, no preparo de um alimento, por exemplo, e em outras, até na forma de se comunicar. O que para alguns, segundo ela, é facilidade, para outros é a possibilidade de fazer algo. 

E é aí que entra a função de tecnologia assistiva, que contribui cada dia mais para a inclusão de pessoas com deficiência ou aquelas com mobilidade reduzida. “As tecnologias assistivas são recursos, ajudas técnicas para as pessoas com deficiência terem mais facilidades e maior autonomia”, descreve Aline, lembrando ainda os números de pessoas com deficiência no país, que chega a 17,3 milhões de pessoas, o que corresponde a 8,4%da população. Das pessoas com deficiência e em idade produtiva, apenas 28,3% estão empregados, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE em 2019. 

“Temos uma lacuna grande de trabalho e um grande público para que possamos trabalhar e, para isso, temos a necessidade de cada dia mais pensarmos em espaços inclusivos. É um trabalho muito grande a ser desenvolvido com toda a sociedade”, enfatiza Aline.

Vencendo barreiras

Mas diante desse cenário, como é possível mudar? Para Rúbia, é necessário incluir e vencer as barreiras espaciais e as sociais. “Acessibilidade é para todos, não apenas para quem é deficiente ou com mobilidade reduzida. Em um certo momento de nossas vidas vamos precisar. É um tema relevante e que muitas vezes nos conscientizamos apenas quando nos deparamos com ele”, completa Rúbia. 

E onde podem ser aplicados esses recursos para facilitar a comunicação? Eles podem ser encontrados como auxílio para a vida diária, como exemplo, um apoio maior para a subida de uma escada, pode ser por meio de um aplicativo para uma comunicação aumentativa e alternativa, como recursos de acessibilidade ao computador, por meio de teclados com cores ou sistema de voz, como um sistema de controle de ambiente, nos projetos arquitetônicos para acessibilidade, nas órteses e próteses, nos produtos que oferecem adequação postural, nos aparelhos sonoros, nas as plataformas elevatórias, entre outros. 

“Temos muitos produtos no mercado para auxiliar as pessoas. E discutir isso hoje é uma forma de mostrar que as tecnologias estão aí, que elas existem, e se caso alguém necessite saiba onde encontrar. Esse foi o objetivo do encontro, mostrar a realidade dessa tecnologia e onde ela está inserida”, completou Aline.

Compromisso com a acessibilidade e a inclusão
 

Comprometida com a acessibilidade e inclusão, a Unesc, tem desenvolvido diversas melhorias no âmbito do ensino aprendizagem, da iniciação científica, da extensão e da gestão, envolvendo a comunidade interna e externa e promovendo políticas inclusivas.

O projeto “Observatório de Tecnologia Assistiva”, coordenado pelas professoras Aline e Rúbia, apresentado nesta quarta-feira, é um deles. Com apoio de acadêmicos bolsistas, ele está vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e recebeu recursos por meio de emenda parlamentar da deputada federal Carmem Zanotto. 

Todo esse levantamento apresentado é resultado de um trabalho inicial e que levará dois anos de uma investigação em âmbito nacional do que é produzido em tecnologia assistiva. 

Tecnologia Assistiva

A tecnologia assistiva consiste em soluções para perdas motoras e funcionais das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, de modo a garantir a execução de atividades cotidianas e possibilitar a participação ativa nas atividades sociais no contexto urbano.

A Semana de Ciência e Tecnologia

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), iniciou na segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10). A ação conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link. http://sct2022.unesc.net/

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea-SC) e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; e  Biozenthi e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2022 às 16:23
Compartilhar Comente

Deixe um comentário