AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Acadêmicos do curso de Educação Física conhecem políticas públicas de municípios da região

Acadêmicos do curso de Educação Física conhecem políticas públicas de municípios da região
Gestores participaram de Seminário de Educação Física e Políticas Públicas nesta quarta-feira (1º/9) (Fotos: Reprodução) Mais imagens

As políticas públicas voltadas ao esporte em vigor nos municípios de Criciúma, Içara e Nova Veneza foram tema do Terceiro Seminário de Educação Física e Políticas Públicas do curso de Educação Física da Unesc, nesta quarta-feira (1/9). O evento teve a participação da secretária da cultura, esporte e turismo de Nova Veneza, Carolina Ghislandi Hoepers, do diretor técnico da Fundação Municipal de Esportes de Içara, Marcos Duarte, do coordenador pedagógico da Educação Física da Secretaria Municipal de Educação de Criciúma, Maurício Abel Coral, e do diretor dos projetos sociais da Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e coordenador adjunto do curso, Bruno Dandolini Colombo.

A atividade, mediada pela professora Ana Lúcia Cardoso, oportunizou que os gestores públicos municipais convidados compartilhassem seus conhecimentos e experiências, promovendo a socialização, reflexão e discussão das principais políticas públicas que estão sendo desenvolvidas e planejadas pelo poder público dos municípios de Içara, Nova Veneza e Criciúma, na área da Educação física em articulação com esporte, cultura, lazer, saúde, formação de professores entre outras. 

Conforme Bruno, partindo da compreensão de que o termo “políticos públicos” se refere ao conjunto das instituições, estruturas, legislações, programas, projetos, ações do Governo ou do Estado com objetivo de garantir os direitos da sociedade em determinada área ou setor, os acadêmicos tiveram a oportunidade de aproximar os conceitos estudados do contexto social, dando concretude ao currículo.

No debate, a acadêmica Chaiani Nava Cologni pôde questionar e se aprofundar sobre as formas de comunicação adotadas pelos municípios para que a população conheça e participe dos programas e projetos desenvolvidos. Foram discutidas questões sobre a democratização do esporte, a participação popular na definição dos programas e projetos e a visibilidade dos recursos públicos utilizados.

Para o coordenador do curso, Joni Marcio de Farias, é de extrema importância a troca de conhecimentos possibilitada entre a Universidade e os municípios. “Isso agrega muito à qualificação na formação dos acadêmicos, na medida participam de debates como esses que estão vinculados ao campo profissional”, aponta.

O Seminário foi organizado junto aos acadêmicos da oitava fase, como atividade da disciplina de Educação Física e Políticas Públicas. No dia 15 de setembro a ação terá continuidade com a discussão em torno das políticas públicas em esfera estadual. Para a data estão confirmadas as participações do secretário de Educação de Santa Catarina, Luís Fernando Vampiro, e do presidente da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), Kelvin Nunes.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

02 de setembro de 2021 às 21:14
Compartilhar Comente

Deixe um comentário